728x90
InícioSão PauloX-9 Paulistana faz segundo ensaio mais cauteloso e prioriza lado técnico

X-9 Paulistana faz segundo ensaio mais cauteloso e prioriza lado técnico

Por Matheus Mattos

x9 2ET2019 3x9 2ET2019 2Com faixa prestando solidariedade pelo incêndio que atingiu o alojamento da equipe de futebol sub-17 do Flamengo, a X-9 Paulistana entrou na pista para realizar o seu segundo ensaio. A escola trouxe um clima mais frio do que o primeiro treino no Sambódromo e priorizou a parte técnica dos desfilantes.

Comissão de Frente

x9 2ET2019 5Coreografada pela Yaskara Manzini, a ala trouxe o que pareceu ser a coreografia oficial. Os bailarinos encenavam passos de danças africanas e com presença do pavilhão com o emblema da escola. No primeiro ensaio o quesito apresentou uma coreografia informal, similar a que fazem na quadra. Eles trouxeram o gigante quadripé, porém optaram por não interagir.

“Foi quase a coreografia oficial, ainda tem um elemento surpresa que está no quadripé e que a gente não mostrou nesse ensaio, mas no próximo vai acontecer. A alma da coreografia veio hoje na avenida”, afirmou a coreógrafa.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

x9 2ET2019 6Cercado por 20 guardiões, o casal Marcos Eduardo e Lyssandra Grooters, levantou a arquibancada ao realizar seu bailado. A dupla dançou com empolgação, carregado de sentimento e visível comprometimento máximo de ambos. Os dois voltaram a dançar após a última ala cruzar a linha final.

“Hoje a gente já conseguiu sentir mais a vibração da escola, até pela conta do som já estar na pista inteira. O gás que a gente tava no primeiro ensaio veio revigorado, foi um saldo positivo”, disse o mestre-sala.

Bateria

x9 2ET2019 9Assim como a bateria da escola anterior, a pulsação Nota Mil também realizou apagões, porém em trechos pontuais. Em comparação ao primeiro técnico, a dupla de mestres, Kito e Fábio, economizou e soltou paradinhas com mais cautelas, valorizando a sustentação do canto da escola.

“Foi um ensaio bem melhor que o primeiro, hoje a gente fez um ensaio pra escola num geral. Conversamos com os diretores de harmonia e vimos que a sustentabilidade é essencial, menos bossas, valorizando o andamento do samba. O primeiro ensaio foi muito na empolgação, hoje foi mais técnico”, explicou o mestre.

Evolução

x9 2ET2019 8A entrada no recuo comprometeu o quesito. A ala da frente não esperou e ocasionou um buraco em frente à torre 04. Problemas de distribuição de componentes e separação dentro das alas também foram notados.

Harmonia

Comparando com o primeiro ensaio, a escola caiu de nível na parte sonora dos componentes. Pelo fato de estar com um número maior de foliões, isso pode ter ocasionado a queda de nível no quesito. Nota-se integrantes que não sabem cantar o samba.

“A gente fez um primeiro ensaio muito na emoção. Hoje não, hoje a gente fez um ensaio mais técnico, tentamos arrumas problemas que tivemos no primeiro técnico. Não apresentamos o que a gente quer apresentar, mas foi um ensaio tecnicamente melhor”, disse o intérprete Darlan Alves.

Samba

x9 2ET2019 10Impulsionados por Darlan Alves, a ala musical teve um desempenho satisfatório. O samba tem pontos de explosão estratégicos e que traz a escola pra uma animação uniforme, principalmente, na retomada do refrão de cabeça e no meio da segunda estrofe.

A agremiação xisnoveana também teve que enfrentar um problema nas caixas de som do Sambódromo. Durante a passagem da bateria em frente ao monumental (setor B), as caixas se desligaram e oscilaram algumas vezes até voltarem definitivo. A falha não comprometeu o treino.

x9 2ET2019 7Outro destaque foi a emoção do presidente Branco durante a passagem da escola. Ele acompanhou o ensaio em frente ao recuo, interagia com a comunidade que passava na sua frente e encerrou o desfile no meio da última ala.

Um desentendimento entre integrantes da entidade no final também foi notado. Alguns diretores procuraram apaziguar a situação.

- ads-

Unidos dos Morros e União Imperial se destacam na segunda noite de desfiles em Santos

Fechando com chave de ouro os desfiles das escolas de samba de Santos de 2025, a segunda noite de desfiles, realizada no último sábado...

Com Milton Nascimento presente, comunidade da Portela faz bonito em nova noite inspirada de Gilsinho

Por Lucas Santos (Colaboraram Allan Duffes, Luan Costa, Freddy Ferreira, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...