InícioGrupo EspecialWander Pires ‘A voz’ Pires promete emoção no desfile do Paraíso do...

Wander Pires ‘A voz’ Pires promete emoção no desfile do Paraíso do Tuiuti e dispara: ‘Vai surpreender mais que em 2018’

Dono de uma das mais potentes e conhecidas vozes do carnaval carioca, Wander Pires estreia no Paraíso do Tuiuti para o carnaval de 2023. No ensaio técnico do último domingo, comandou o carro de som da escola na Marquês de Sapucaí com um dos sambas mais bem avaliados e uma das melhores gravações deste ano.

Fotos de Allan Duffes/Site CARNAVALESCO

Participando do “Entrevistão”, do site CARNAVALESCO, sobre as expectativas para o próximo carnaval, Wander Pires revela suas referências, expõe o que acha das críticas e revela suas expectativas para o próximo desfile.

Aquele menino que começou na Mocidade pensava que poderia chegar no topo e ter o nome na história dos maiores cantores?

Wander Pires: “Eu sempre sonhei, sempre pedi a Deus, mas não imaginava que iria acontecer as coisas maravilhosas que aconteceram em minha vida”.

Quais cantores são suas referências?

Wander Pires: “Sempre ouvi muito Neguinho da Beija-Flor, me inspira na garra, na elegância e na beleza negra; Dominguinhos no canto lírico e mais um que tenho que citar, claro, é o Rixxa”.

Wandinho, seu filho, será intérprete um dia?

Wander Pires: “Ele está naquela fase que quer tudo. Hoje também joga futebol, mas o que ele é mais apaixonado é o samba, é a música. Ele está na escola mirim da Grande Rio e torço para que seja, porque ele tem todo o conforto para ser, estou sofrendo e tomando as pancadas por ele. Mas se seguir pelo futebol também vou apoiar”.

Como cantor qual é seu desfile inesquecível e por qual motivo?

Wander Pires: “Primeiro é ‘Criador e Criatura’. Mas não posso falar só um, tem Villa Lobos, Mandela, samba meu e do André, e o desfile do Peru na Vila Maria, que só não foi campeã porque foi penalizado em alegorias e adereços”.

Fica chateado quando falam que você estava rouco na Mocidade em 2022?

Wander Pires: “Eu canto há 29 anos e falaram pouco do meu desempenho, da minha voz, das minhas passagens maravilhosas pela avenida. Há mais ou menos seis anos eu venho sendo criticado. Fomos criticados mesmo ganhando com Marrocos, depois falando da Índia com um samba dificílimo de cantar, fui criticado, Tempo e Elza. Agora em 2022 de novo. Não dou ouvidos, porque quem fala não canta como eu e só quem pode tirar meu dom é quem deu que foi Deus. Não sou melhor que nunguém, mas sou estudado. Café da manhã, almoço, café da tarde e janta é sempre com música. Sem contar os cantores que são meus afilhados e sou referência para esses grandes nomes, até em Belém, no Rio. Meu Deus, até criança”.

Sua chegada no Tuiuti foi uma das maiores contratações do ano. Sentiu esse carinho todo da escola?

Wander Pires: “Acho que em 2023 o Tuiuti, pelo enredo, pelo que estou vendo no barracão, a Rosa e o João Vitor juntos com o presidente estão fazendo um trabalho maravilhoso e a Tuiuti vai surpreender mais que em 2018 e vai envolver, emocionar. A comunidade inteira está sendo contemplada com um lindo desfile que está sendo preparado. Me sinto tratado da melhor maneira possível”.

Como foi essa chegada no Tuiuti?

Wander Pires: “Prometi ao presidente que viria para a Tuiuti desde 2016, já estamos conversando há um tempo e precisava vir pra cá”.

O que representa quando você ouve que fez a melhor gravação dos sambas do Especial de 2022?

“É fruto de muito trabalho. Só tenho a agradecer o carinho de todos vocês que são referência no mundo do samba por me indicarem tão bem assim”.

- ads-

É a bateria do Zaca! Mestre Serginho se diz contente pela proposta diferente e conquista do Estrela do Carnaval

A “Bateria do Zaca” vive uma fase espetacular. É o segundo ano consecutivo em que a batucada comandada por mestre Serginho conquista os 40...

‘Reflete a alma e a ancestralidade que o Salgueiro tanto valoriza’, diz Jorge Silveira sobre o enredo para o Carnaval 2025

O carnavalesco Jorge Silveira falou sobre o enredo do Salgueiro para o Carnaval 2025, que foi divulgado na noite desta sexta-feira. Intitulado "Salgueiro de...

Conheça o enredo do Salgueiro para o Carnaval 2025

“De corpo fechado”: preparo o tacho de óleo de oliva, arruda, guiné, alecrim, carqueja, alho e cravo. Com o sinal da cruz na fronte,...