InícioSérie OuroUnidos da Ponte encerra desfile com o enaltecimento do legado de Meninazinha...

Unidos da Ponte encerra desfile com o enaltecimento do legado de Meninazinha de Oxum

A Unidos da Ponte, segunda escola da Série Ouro a desfilar neste sábado, 18 de fevereiro, levou para a Avenida uma homenagem a Mãe Meninazinha de Oxum, uma das mais importantes Ialorixá do Brasil. A escola celebrou a ligação da mãe de santo com a cidade de Sala João de Meriti, lugar de origem da agremiação.

A terceira alegoria da escola, entitulada “O Legado Ancestral de Mãe Meninazinha de Oxum”, enaltecia o museu Ilê Omolu Oxum, criado pela mãe de santo em 1968. Atualmente o espaço é um exemplo de projetos contra a intolerância religiosa e desigualdades de gênero e raça. Com muitos detalhes em dourado, o carro apresentava a figura da mulher negra em posição dominante.

A homenageada compareceu e foi o destaque da alegoria. Extremamente emocionada, Mãe Meninazinha de Oxum transmitiu bençãos a todos que fizeram questão de conhecê-la.

Além de Meninazinha, seus convidados desfilaram no carro. Helena Theodoro, de 79 anos, afirmou que escolas de samba são representações da luta de resistência dos escravizados, de visibilidade e do exercício de sua fé e cultura. “Cultivo a minha fé com todos os aprendizados que recebo da minha ancestralidade. A vida religiosa africana está ligada a uma filosofia de vida”, comentou.

Helena também se mostrou honrada por fazer parte de um enredo tão relevante. “O carnaval conta histórias para o povo aprender sobre si mesmo. Note que as escolas fazem enredos sobre personalidades que a história oficial não mostra. Estamos trazendo de volta para que o povo se descubra e se identifique”, completou.

Sandra Gonçalves, de 55 anos, compreende o sentimento de Helena. “O nosso legado costuma ser esquecido ou renegado”, abordou. Assim como a Unidos da Ponte, Sandra afirma que o amor e a união definem sua religião.

- ads-

Presidente da Liesa revela desejo de baixar ingressos de arquibancadas para os desfiles do Grupo Especial

Durante o podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na noite da última segunda-feira, o presidente da Liesa, Gabriel David, revelou que a...

Unidos da Tijuca promove ‘Feijoada do Trabalhador’ no feriado com entrada franca

Para comemorar junto a quem dá duro, sua e veste a camisa, a Unidos da Tijuca realiza no feriado do dia 1° de maio,...

Liesa define horário da entrada gratuita no sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial para o Carnaval 2025

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, revelou na noite desta segunda-feira, durante participação no podcast "Só se for...