InícioGrupo EspecialTV Globo faz visita técnica na Cidade do Samba para gravação das...

TV Globo faz visita técnica na Cidade do Samba para gravação das finais de sambas-enredo para o Carnaval de 2022

Site CARNAVALESCO apurou que haverá um rígido controle sanitário na entrada e que formato de apresentação será de uma passada sem bateria e duas com bateria. Intérpretes podem levar dois cantores de apoio do carro de som

A ansiedade toma conta dos apaixonados em busca de notícias sobre as finais de samba-enredo do Grupo Especial para o Carnaval de 2022. A Rádio Arquibancada e o site CARNAVALESCO, desde segunda-feira, apuram informações sobre como acontecerá o trabalho para escolhas das obras campeãs. Nesta terça-feira, a nossa equipe esteve na Cidade do Samba e presenciou o início do encontro de funcionários da TV Globo, emissora detentora dos direitos de transmissão, membros da Liesa e das escolas de samba.

Não foi permitido que o site CARNAVALESCO acompanhasse todo o encontro. Além de mapear o espaço para produção da equipe de cenografia, os funcionários percorreram os barracões. Como já foi informado pela Rádio Arquibancada, cada agremiação levará 15 ritmistas, seu primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, rainha de bateria, intérprete principal e quatro compositores por parceria. Para que todas gravações sejam realizadas foram reservadas as datas de 26 de setembro até 2 de outubro.

O site CARNAVALESCO apurou que haverá um rígido controle sanitário, inclusive, com a realização de testes de Covid-19. Também nos foi informado que o cantor principal poderá ter o apoio de dois auxiliares do seu carro de som, afinal, o grupo terá que cantar todas três obras finalistas. A gravação será no formato de uma passada sem bateria e duas com bateria. Haverá também passistas e duas baianas por escola.

Ainda não foi confirmado pela TV Globo, mas é provável que Milton Cunha e Pretinho da Serrinha façam comentários após a apresentação de cada finalista. Cada escola terá cinco membros do júri responsável pela definição da obra vencedora.

Os carnavalescos das 12 agremiações vão falar e explicar seus enredos, além dos compositores que poderão falar para o público como é o processo de construção do samba-enredo, mas ainda não sabemos se será nos programas das escolhas ou no último com todas obras definidas.

Além dos quatro programas na TV Globo, aos sábados, antes do “Altas Horas”, como já tinha sido informado pelo diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, haverá um último com todos os sambas escolhidos para os desfiles de 2022.

Resultado gravado gera polêmica

Sem o martelo batido é possível até o último minuto que a TV Globo mude o formato de divulgação dos sambas campeões. Até o momento, o informado para todas escolas é que todos os resultados vão ser definidos na gravação. Porém, ciente que poderá ter vazamento, a emissora liberou que cada escola faça seu plano de divulgação dos sambas escolhidos, que podem acontecer no mesmo dia da gravação.

Algumas escolas ouvidas pelo site CARNAVALESCO, que pediram sigilo, informaram que pensam em realizar encontros em suas quadras para divulgação do samba vencedor, afinal, é tradição que o samba-enredo seja anunciado no chão da comunidade. Como isso acontecerá? Não existe nada concreto. Até o fim da primeira quinzena de setembro haverá um anúncio oficial por parte da Liesa, TV Globo e agremiações.

Pelas redes sociais, os sambistas ficaram divididos sobre o formato para o resultado. Muita gente questionou a realização do programa em outubro, sem novidade na disputa e a ausência da gamificação prometida, afinal, os sambas campeões já seriam conhecidos com antecedência. Por outro lado, algumas pessoas ressaltaram o canhão de divulgação que é a TV Globo e a possibilidade de espalhar pelo país os enredos e sambas para 2022, além dos trabalhos das escolas e dos seus integrantes.

OPINIÃO: O site CARNAVALESCO acredita que é possível um modelo de gravação dos sambas finalistas, além das participações dos comentaristas e explicações dos carnavalescos, mas a divulgação do resultado deve ser feita ao vivo na transmissão da TV Globo. É perfeitamente viável que apareçam ao vivo no estúdio apenas o presidente da escola envolvida e os apresentadores do programa. Todo o material para exibição pode ser produzido e gravado na Cidade do Samba. A disputa de samba é um dos principais produtos das escolas de samba. Tão importante quanto os desfiles, ensaios técnicos de rua ou do Sambódromo e a própria apuração na quarta-feira de cinzas. Caso o resultado seja realmente gravado a medida de encontros nas quadras das agremiações devem ser alinhadas e definidas pela Liesa. Assim, haverá equidade e evitará que uma agremiação informe seu resultado através de uma “arte fria” nas redes sociais.

- ads-

Sinopse da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval 2025

Enredo: “LAÍLA DE TODOS OS SANTOS, LAÍLA DE TODOS OS SAMBAS” INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA "Veje bem", A importância do Laíla para o Samba e o Carnaval é...

Cícero e Lara comentam enredo da UPM para o Carnaval 2025: ‘Foi amor à primeira vista’

Cícero Costa e Lara Mara, pai e filha, são diretores de carnaval da Unidos de Padre Miguel. A escola, em preparação para o Carnaval...

Fazendo jus ao nome escola de samba, Tarcísio Zanon encontra receita para os enredos da Viradouro

Tarcísio Zanon, carnavalesco da Viradouro desde 2020, conversou com o site CARNAVALESCO e revelou o que esperar da Vermelho e Branco de Niterói para...