728x90
InícioSérie OuroSão ClementeTem festa na aldeia, farofa na areia! Saiba como foi a gravação...

Tem festa na aldeia, farofa na areia! Saiba como foi a gravação do samba da São Clemente para o Carnaval 2023

‘Quando o tambor tocar, quebra até o chão, samba de ladinho, vem pro batidão”. Os versos do refrão principal do hino da São Clemente para o Carnaval 2023 já dão o tom que a escola busca reencontrar a irreverência que sempre esteve presente em seus sambas e seus desfiles. Esse é um dos trunfos para voltar ao Grupo Especial em 2024. Na Série Ouro este ano, a escola vai apresentar o enredo “O Achamento do Velho Mundo”, que está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira, de volta ao carnaval carioca e de volta à agremiação da Zona Sul. Indo para o seu sétimo ano como intérprete oficial da São Clemente, Leozinho Nunes falou como vê a obra que a agremiação vai cantar na Sapucaí em 2023.

“Esse samba eu acho que tem a minha cara. Ele foi feito para eu poder cantar. Adnet e toda a parceria pensaram assim ‘vamos fazer um samba para o Leozinho doido, maluco, que incendeia na quadra, que incendeia em outros lugares, e que incendeia na Avenida’. Fizeram um samba para a gente incendiar. Já que nós somos a última escola a desfilar , tem que ser um samba para incendiar. Ainda mais no Grupo em que nós estamos. Se não for um samba para incendiar a Avenida, ainda mais sendo a última, São Clemente é isso, alegria, irreverência, vamos fazer um dos melhores desfiles das nossas vidas, tentando buscar o nosso melhor resultado, e tentar voltar para o lugar de onde nunca deveríamos ter saído”, espera o cantor.

clemente gravacao2223 capa

O samba tem a autoria de Marcelo Adnet, André Carvalho, Baby do Cavaco, Fabiano Paiva, Gabriel Machado, Gustavo Albuquerque, Hamilton Fofão, Luizinho do Méier e Pedro Machado. Leozinho Nunes também comentou a formação do carro de som da escola e as dificuldades que a agremiação agora tem que enfrentar por ter caído.

“A gente ainda está um pouco devagarinho, porque nesse grupo a gente ainda não tem muito recurso. Mas, a partir de dezembro que a gente vai chamar todo o time de carro de som para a gente ensaiar todo mundo junto”, conta o intérprete.

Também presente na gravação do hino da São Clemente para 2023, o presidente Renato de Almeida, explicou a organização que a escola vem fazendo para se adequar à nova realidade na Série Ouro.

clemente gravacao2223 05

“A gente começou os ensaios no final de outubro com os segmentos da escola, e queremos fazer feijoadas aos domingos e roda de samba, porque sexta e sábado a gente aluga muito a quadra, tem muito evento, e terça é o nosso ensaio com os segmentos. Mas eu quero mover a escola. O grande problema que está acontecendo com a São Clemente agora, nós desfilando 12 ou 13 anos no Grupo Especial, com 3300, 3400 componentes, é uma redução assustadora, para 1000, 1200 que vão ter que sair. E isso dá uma dor de cabeça, como vai cortar 1000 pessoas da escola. É um negócio triste, mas a gente vai conversando, vamos procurar quem tem mais frequência. E a São Clemente está querendo voltar para o Especial de qualquer jeito. Eu não me importo com tudo que se fala, com tudo se comenta na cidade. Eu me importo com tudo que eu faço, o que a minha família faz pela São Clemente. O carnavalesco, o Jorge Silveira, é muito bom, muito firme, a escola está muito bem, tanto que os protótipos estão todos prontos, a gravação vai ser uma grande gravação, pois os melhores estão aqui, sempre faço isso e torço muito pela São Clemente, pois eu sou um apaixonado”, promete o dirigente.

Desde 2018 à frente da Fiel Bateria, mestre Caliquinho trouxe seus principais ritmistas e diretores para realizar a gravação da faixa da escola. Caliquinho explicou que a Fiel Bateria e a direção da escola se reuniram para planejar e realizar um bom trabalho para o albúm da Série Ouro.

“A gente trabalha conforme o enredo e a galera diretoria elaborando tudo junto, todo mundo perto, a gente se encontrou na quadra para poder elaborar uma batida indígena e fazer esse samba maravilhoso para frente, já que é a última escola e agitar o povão, fazer o povão descer da arquibancada e vir junto com a gente, abraçar a São Clemente, que a São Clemente merece voltar para o lugar de onde nunca deveria ter saído. Ficamos 12 anos no Especial, aconteceu esse acidente, mas a gente vai voltar com força total “, deseja o mestre.

Sobre os trabalhos para o carnaval 2023, mestre Caliquinho falou sobre os ensaios e convocou os amantes da São Clemente a não abandonar a escola neste momento.

“Voltamos aos ensaios no final de outubro, convocamos a Fiel Bateria toda e a escola toda. Resgatar aquela galera que não está indo mais. A escola está em bom momento. O presidente está tranquilo. O vice-presidente está tranquilo. A escola está abraçando todos que são clementianos de verdade para a gente chegar com força total na Sapucaí na Série Ouro”, explica mestre Caliquinho.

Em 2023, a São Clemente vai encerrar a primeira noite de desfiles da Série Ouro.

- ads-

Nêgo vai ganhar homenagem no Carnaval

O cantor Nêgo será homenageado no desfile dos 50 anos da Banda do Central, na Praia de Icaraí, na manhã deste domingo, 23. Atual...

ibis Styles São Paulo Barra Funda oferece um excelente café da manhã e uma vasta culinária peruana nas demais refeições

O hóspede do ibis Styles São Paulo Barra Funda pode desfrutar de um café da manhã servido em forma de buffet, espetacular e muito...

Funcionamento do MetrôRio nesta sexta, sábado e domingo de ensaios técnicos

O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento para esta sexta, sábado e domingo, com ensaios técnicos e testes de som e luz na...