Na última quinta-feira, aconteceu no auditório da Biblioteca Parque a Oficina de Elaboração de Projetos, organizada pela Superliga Carnavalesca do Brasil e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com apoio da FICCCERJ e ministrada pelo SEBRAE/RJ. A ação, que é pioneira no carnaval carioca, teve como prioridade auxiliar os gestores e representantes das agremiações a aumentar a assertividade nos editais. O presidente da Superliga, Pedro Silva, fez um balanço do evento e fez uma análise dos resultados que a oficina oferecerá as escolas:

Foto: Guilherme Maia Reis/SECEC-RJ

“Estamos muito felizes. Nossa parceria com a Secretaria de Cultura abre uma janela de oportunidades para as escolas de samba da Superliga, principalmente no que diz respeito à capacitação e otimização na área administrativa. A Oficina de Elaboração de Projetos para o Carnaval, ministrada pelo SEBRAE/RJ, elevará o nível de conhecimento dos gestores, ampliando a chance de aprovação nos editais abertos e nos que estão por vir. Acredito que, juntos, demos início a um novo movimento, que visa o crescimento, reconhecimento e visibilidade das as escolas que desfilam na Passarela do Povo.”

A Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado, Danielle Barros, comentou sobre a parceria com a Superliga e comentou sobre a importância da capacitação e profissionalização das escolas de samba:

“O carnaval do Estado do Rio de Janeiro é uma referência para todos. E a qualificação faz parte deste processo de aperfeiçoamento da nossa grande festa. A união com a Superliga reforça a importância que o Estado do Rio de Janeiro dá para o nosso patrimônio e todos os segmentos do Carnaval. Este processo de aprimoramento do fazer cultural, através de editais e políticas públicas de fomento, é fundamental para a profissionalização do segmento.”

Com os editais abertos e outros que estão por vir, novas parcerias e oficinas estão em pauta pelas entidades, num objetivo mútuo de profissionalização da gestão do carnaval e fomento à cultura Carioca.