A Riotur realizou na manhã desta quarta-feira, no Sambódromo, o sorteio para definir a ordem de apresentação das candidatas que vão concorrer ao título de Rainha e Princesas do Carnaval 2024. As 106 inscritas foram divididas por sorteio em ordem de inscrição, em quatro grupos, A,B, C e D. Os grupos vão disputar a 1ª eliminatória entre os dias 01 e 04 de agosto. Os grupos A e B têm 27 candidatas e os grupos C e D contam com 26 candidatas.
O concurso foi definido em cinco etapas e acontece em nove dias: A primeira eliminatória ocorre entre os dias 1 e 4 de agosto, a segunda fase entre os dias 10 e 11 e a terceira fase, 15 de agosto. A semifinal deve ocorrer no dia 18 de agosto e a grande final em 1 de setembro. Todas as fases acontecerão na Cidade do Samba, sempre a partir das 19h, com portões abertos ao público.
A primeira fase está dividida em quatro grupos: A,B,C e D. Os dois primeiros contam com 27 candidatas e os dois últimos com 26. Do total de 106 candidatas apenas 64 irão seguir para a segunda etapa, que foi separada em dois grupos com 32 duas participantes em cada. Nesta fase, apenas 40 mulheres seguirão para a terceira eliminatória, que ocorre em um único dia. Em sequência, 20 participantes disputam a semifinal e apenas dez chegarão na grande final.
A vencedora será a Rainha do Carnaval carioca; a segunda e terceira colocadas vão integrar a corte como Princesas. O critério de avaliação foi definido no regulamento publicado pela Riotur e as vencedoras são escolhidas pelo júri e por votação popular. Luís Gustavo Mostof, diretor de operações do órgão, comentou alguns critérios. “São quesitos onde cada candidata será avaliada. Como o domínio da arte de sambar, sociabilidade, facilidade de expressão. Esses são alguns dos critérios principais”.
Outra novidade é a chegada da rainha de bateria Mayara Lima e do coreógrafo Alex Coutinho, crias do Paraíso do Tuiuti, que comandam a parte artística para cada uma das candidatas. Em entrevista ao site CARNAVALESCO a dupla comentou a emoção de poder contribuir com o concurso.
“Ficamos muito lisonjeados quando recebemos o convite. Fazer parte dos bastidores do maior concurso do carnaval é muito importante. Eu sempre vivi isso desde que me entendo por gente. Sempre fui participante e acompanhei. Hoje, estar como coreógrafa ao lado do Alex, meu parceiro de vida, é extremamente importante para a minha carreira dentro do mundo do samba. Estou doida para chegar logo o dia”, disse Mayara Lima.
“Estar inserido neste novo modelo que a Riotur colocou – de cada candidato representar a sua bandeira – só faz o espetáculo ficar ainda maior. A gente tem certeza que esse vai ser o melhor concurso de todos os tempos”, completou Alex Coutinho.
Em entrevista ao CARNAVALESCO, Gustavo Mostof contou que as inscrições para o concurso de Rei Momo começam na próxima sexta-feira. Segundo ele, as agremiações não serão obrigadas a inscrever candidatos.
“Dependendo do número de candidatos a gente analisa em relação às etapas eliminatórias. Mas a expectativa e o que estimamos é que sejam apenas duas fases: uma eliminatória e a final. As escolas não terão obrigação de encaminhar nenhum tipo de candidato, isso é totalmente livre. A escola que quiser mandar será muito bem vinda, mas quem não quiser mandar, tudo bem”, explicou o diretor de operações da Riotur.
Fotos das candidatas que estiveram no sorteio no Sambódromo