InícioSão PauloSem receio de fechar o sábado de carnaval, Tucuruvi confia na qualidade...

Sem receio de fechar o sábado de carnaval, Tucuruvi confia na qualidade do samba para ter sucesso em 2024

Desde quando voltou a desfilar no Grupo Especial do carnaval de São Paulo, em 2022, a Acadêmicos do Tucuruvi tenta se livrar de um incômodo número: onze. Nos dois desfiles, a escola do extremo norte da capital paulistana ficou apenas duas colocações acima das instituições que são rebaixadas para o Grupo de Acesso I no ano seguinte. Se, antes, por força do regulamento, a décima primeira colocada era a segunda agremiação a desfilar no sábado de carnaval, agora a instituição está encarregada de fechar as exibições da folia paulistana. Nada que tire a tranquilidade de Rodrigo Delduque, vice-presidente e diretor de carnaval da instituição.

Foto: Magaiver Fernandes/CARNAVALESCO

Em entrevista para o CARNAVALESCO, o diretor abordou detalhes sobre “Ifá”, enredo do Zaca para o carnaval 2024, que será apresentado no sétimo (e último) horário do sábado de carnaval (10 de fevereiro). Na foto, ele está ao lado de Joilma Araújo, presidente da Velha Guarda da agremiação.

Samba aclamado

Para muitos, a escola terá o melhor samba-enredo de todo o carnaval 2024. A qualidade da obra foi muito destacada pelo diretor durante a entrevista. “Falando de Ifá, não poderia ser diferente. Além de ser uma filosofia de vida, é a primeira religião do mundo. Para nós, é muito gratificante ter esse enredo e, principalmente, uma obra dessas – que a parceria acertou na veia”, contou. Os compositores da obra são Macaco Branco, Carlos Bebeto, Djalma Santos, Chiquinho Gomes, Dr. Marcello Medeiros e Denis Moraes.

A obra possui uma característica bastante evidente: o grande número de palavras em idiomas africanos. Na visão do diretor, o enredo está muitíssimo bem explicado na canção. “Quanto à adaptação com a escola, fomos pela linha de poder explicar bem o enredo, o que significava cada palavra, cada item, cada ponto, cada situação, cada vírgula que os nossos babás nos direcionavam. A escola foi abraçando com muita força de vontade. É uma África diferente, falamos através da religião. Tenho certeza que o Tucuruvi vem forte, vem firme, porque está todo mundo bem empenhado em cantar o samba”, afirmou, aproveitando para elogiar o canto da comunidade.

Horário atrapalha?

Ao ser perguntado sobre o impacto de fechar a série de apresentações do Grupo Especial, Delduque desconversou. “Mais uma vez, é nas mãos de Ifá e de Exu. Para muitos, não é bom ser a última a desfilar. Se Exu quis assim, está tranquilo para nós. Vamos em busca do nosso sonho”, finalizou, destacando o trabalho para obter o título.

- ads-

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...

‘O Auto da Compadecida’ é o enredo da Unidos de Lucas no Carnaval 2025

Uma das maiores obras do mito da Literatura Brasileira, Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida” será enredo no carnaval de 2025. A Unidos de...