InícioGrupo EspecialSão Paulo elege a Corte do Carnaval 2024 em noite de discursos...

São Paulo elege a Corte do Carnaval 2024 em noite de discursos fortes e muito samba no pé

Evento realizado na Fábrica do Samba contou com grande público e personalidades

Por Lucas Sampaio e Fábio Martins

A cidade de São Paulo conheceu na noite do último sábado a Corte do Carnaval 2024, eleita em concurso realizado na Fábrica do Samba. A comunidade do carnaval compareceu em peso para reverenciar os novos monarcas, com todos os participantes contando com volumosas torcidas para dar apoio. Ricardo Lima, da Tom Maior, foi eleito Rei Momo em uma disputa envolvendo sete candidatos. Entre as doze mulheres postulantes, foram eleitas a Rainha do Carnaval Jennifer Weida, da Mocidade Unida da Mooca, a Primeira Princesa Bruna Negreska, da Tom Maior e a Segunda Princesa Tatá Soares, da Unidos do Peruche. Os vencedores foram escolhidos após o julgamento de três diferentes atuações para o júri que contou com a participação da atriz Rita Cadillac compondo o corpo de sete jurados.

Fotos: Fábio Martins/CARNAVALESCO

Rainha que quebrou paradigmas

Quando subiu ao palco para se apresentar no quesito Comunicação e Elegância, a Rainha Jennifer Weida começou a manifestar sua majestade. “Se presenteie com a chance de ao menos tentar” foi uma das marcantes frases de seu cativante discurso, com direito a uma risada sutil ao final que levou o público ao delírio e conquistou aplausos dos jurados. A apresentação da dança no ritmo do Partido Alto e Samba Rasgado foi o suficiente para tirar qualquer dúvida que o júri poderia ter, também marcada por um desempenho de alto nível. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, a vencedora maior do concurso falou sobre o que representou para ela a conquista.

“É representatividade de quebrar barreiras, paradigmas. É como eu falei, eu tenho um perfil diferente do que geralmente o carnaval, o samba adota para uma Rainha do Carnaval de São Paulo. A mulher alta, grandona, do corpão. Eu quebrei essa barreira, essa era a intenção. Existem muitas outras meninas com o mesmo perfil que eu que sonham em subir nesse palco e se tornar da Côrte Real, se tornar uma grande Rainha, mas infelizmente o seu perfil não é adotado por mais talento que ela tenha. Uma precisava vir, enfrentar todas as dificuldades e dar o seu melhor para as demais falarem: ‘na próxima vez sou eu’. Para mim está sendo grandioso, estou muito feliz com essa oportunidade. Agradeço à torcida, agradeço à Mocidade Unida da Mooca e ao presidente Falanga pela oportunidade. Eu sou prata da casa da escola de samba do Vai-Vai, sou prata da Unidos de Guaianazes, mas foi a MUM que me deu a oportunidade para realizar o meu sonho. Chegar aqui com o pensamento que eu sempre mantive desde o começo de quebrar essa barreira. Da menina magrinha, pequenininha, mirradinha se tornar uma grande Rainha. Eu espero que as portas sejam abertas para outras meninas. Para mim está sendo gratificante”, declarou.

A preparação para o concurso contou com o apoio de seus professores como suporte, além da necessidade de superar os tantos questionamentos feitos a sua capacidade para ser uma candidata competitiva.

“Comecei em abril. Eu ia o ano passado caso a minha escola, Unidos de Guaianazes, conseguisse subir. Não aconteceu, e foi quando esse ano os meninos conversaram comigo, meus professores Marcus Prado e Victor Allonzo: ‘vamos para o Rainha’. ‘Tem certeza?’. ‘Tenho’. ‘Tá comigo, tô com você’, e eles fecharam comigo. De lá para cá a gente vem enfrentando algumas dificuldades, mas eles não largaram da minha mão, me apoiaram. Bem agora nesse período final de dois, três meses do concurso, essa preparação mais intensa, eles foram fazer turnê lá fora. Foi assim: eles lá e eu aqui, online, sem perder o foco, sempre conversando. Continuar na persistência não foi fácil, enfrentei muitas dificuldades. Como falei, você se preparar para um concurso de tal tamanho como esse e tendo muitos nãos, muitas pessoas desacreditando de você, não é fácil. Não é fácil, de verdade. Eu chorava bastante. Falei: ‘meu Deus, o que que está acontecendo?’, mas eu não podia desistir do meu sonho. Eu não podia desistir. Acabei blindando tudo isso e comecei a trabalhar com o que eu tinha, ensaiar com o que eu tinha, como eu podia. Era trabalho, era sair tarde do serviço para poder ir procurar um espaço para poder ensaiar às altas da noite, dormindo sempre de madrugada… Deu, deu certo”, detalhou.

Fotos: Fábio Martins/CARNAVALESCO

A Rainha do Carnaval 2024 demonstrou grande apreço a festa que tanto ama, clamando pela alegria e respeito às diferenças ao falar sobre suas expectativas para o próximo ano.

“Eu espero o que sempre nós esperamos como sambistas do carnaval. Com ele, o maior espetáculo da Terra, cheio de energia, cheio de alegria, de diferenças. Todos os padrões, todos os perfis se encaixam em um só. Que a gente possa comemorar essa festa que a gente trabalha incansavelmente todo ano para poder fazer acontecer. Cada um no seu setor, mas trabalha grandiosamente para fazer acontecer. Para receber o folião que vem lá de fora do Brasil, de todo canto do mundo, para ver de perto o mais lindo show, o maior espetáculo da Terra, de pertinho. Eu espero que seja tudo maravilhoso. Já está sendo, já começou muito bonito para mim e vou dar o meu melhor, vou me dedicar junto da minha Côrte para fazer o diferencial nessa festa linda”, concluiu.

Verde e Amarelo em dose dupla

A comunidade da Tom Maior, que compareceu em peso para torcer por seus candidatos saiu da Fábrica do Samba em estado de graça com Ricardo Lima coroado como Rei Momo e Bruna Negreska como Primeira Princesa. Seus discursos orgulhosos em defesa da ancestralidade somados à leveza na dança foram fundamentais para convencer os jurados e garantirem suas conquistas.

O monarca eleito para reinar no carnaval de 2024 falou a respeito da emoção de vencer o concurso.

“É uma emoção única, não tem como descrever. Você não sente nem as pernas, nem o palco, nem nada. Você sente só entrando e o mais gostoso é saber que a gente tá fazendo pelo carnaval, pelo samba e pela nossa ancestralidade. É isso que eu sinto muito no meu coração pulsar muito. Eu acho que a minha missão é abrir os desfiles trazendo alegria pra todos os públicos que estão ali receber a escola com muita alegria, com muito mais amor.

Ricardo anseia para o próximo carnaval uma festa repleta de paz em nome do elemento maior que é o samba.

“Um Carnaval perfeito, com muita paz, com muito amor, fazendo tudo igual fazer sempre, sempre pelo samba. Quando a gente faz pelo samba e traz com paz, tudo flui normalmente. E quando flui normalmente acaba sendo muito mais fácil”, completou.

Há dez anos defendendo o pavilhão da Tom Maior, Bruna Negreska demonstrou sua emoção ao falar sobre ser a Primeira Princesa do Carnaval 2024.

“Eu estou em êxtase. Poder vir pela segunda vez nesse concurso, que eu vim em 2020. Não entrei na corte, mas foi uma comunicação marcante as pessoas lembrando esse dia. Poder vir esse ano e ser coroada é sobre não desistir. É sobre resiliência, é representar a Tom Maior em dez anos que eu estou nessa escola. Isso aqui é deles, essa coroa, essa faixa são deles. Eles me receberam há dez anos e estão ali sentados me esperando. É só a união de uma família mesmo, e eu poder levar um pouquinho dessa alegria para eles não tem preço”, disse.

Bruna fez questão de clamar para que os sambistas compareçam aos desfiles das escolas de samba para também celebrarem esse momento tão especial.

“Há 10 anos em carnavais maravilhosos, mas esse vai ter um gostinho muito especial, com certeza. Estou vindo também de musa da minha escola, e poder ser coroada como princesa é um misto de emoções. Eu espero que nossos sambistas venham para o Anhembi e se divirtam, que a gente vai estar lá, esperando por eles”, completou.

Emoção da princesa confeiteira

Com direito a um forte discurso demonstrando o orgulho de suas conquistas ao empunhar um fuê, uma de suas ferramentas de trabalho, Tatá Soares conquistou a coroa de Segunda Princesa do Carnaval 2024 somando palavras encorajadoras com muito samba no pé. A confeiteira falou a respeito da emoção dessa importante conquista.

“Como eu estava falando eu tive vários momentos de superação, passei por algumas dificuldades em relação à saúde e por estar aqui hoje representando os meus amigos que me apoiaram, a minha religião da Umbanda, dos meus orixás, por Deus no universo que conspirou o meu favor por estar aqui hoje. É uma emoção que eu ainda não estou sabendo explicar, não estou sabendo mensurar, porque poder lembrar da Talita que tinha 12 anos e hoje, no auge dos 35 anos, estar aqui hoje liberando tudo e ter conquistado como segunda princesa não tem, eu não tenho como mensurar a felicidade que eu estou, estou tendo gratidão e obrigado pela oportunidade de vocês me entrevistarem”, declarou.

Questionada sobre o que significará para ela a conquista a partir de agora, Tatá fará da coroa de princesa mais um item de seu trabalho, além de garantir que cumprirá com sua missão de maneira honrada.

“Vai ter Tatá Soares na cozinha, de faixa e coroa, que não sou obrigada. Eu vou pegar metrô e trem também porque eu não obrigada. Essa segunda-feira eu trabalho, então temos a realidade. Vocês podem esperar muito de mim na Avenida porque eu vou sambar, vou curtir com todo mundo e vou poder mostrar o lado realmente que eu sou e vender meus brigadeiros, que eu vendo bastante brigadeiros”, afirmou.

Tatá falou sobre a necessidade de acelerar a recuperação de uma cirurgia para conseguir se apresentar em alto nível.

“Eu fiz uma cirurgia diária umbilical tem dois meses e o médico falou que eu só podia sambar depois de seis. Então eu tive trinta dias para poder me preparar, quando eu fiquei sabendo do concurso foi a corrida para poder me recuperar e para poder preparar a comunicação e tudo e deu tudo certo. Então assim, foi trinta dias de loucura e superação, mas deu tudo certo”, explicou.

Tatá pretende demonstrar no carnaval de 2024 a força da superação que fez a diferença para se tornar Segunda Princesa.

“É mais fácil o que o carnaval espera da Tatá, porque com certeza que com essa superação e essa conquista que eu tive hoje, eles podem esperar muita coisa boa que realmente vou representar todo mundo na Avenida”, concluiu.

Mais fotos

Fotos: Fábio Martins/CARNAVALESCO

- ads-

Unidos da Tijuca renova com mestre Casagrande

A Unidos da Tijuca anunciou a renovação com mestre Casagrande para o desfile do ano que vem. Ele segue no comando da bateria "Pura...

Nícolas Gonçalves acerta com Tucuruvi para fazer parceria com dupla de artistas da escola

Além da renovação de Dione Leite e Yago Duarte, o Tucuruvi anunciou a chegada do carnavalesco Nícolas Gonçalves que estará na parceria com a...

Tucuruvi anuncia renovação de carnavalescos para o desfile de 2025

O Tucuruvi anunciou nesta segunda-feira a renovação da dupla de carnavalescos, Dione Leite e Yago Duarte, para o desfile do ano que vem. Confira...