InícioSérie OuroSão ClementeSão Clemente anuncia enredo para o Carnaval 2023

São Clemente anuncia enredo para o Carnaval 2023

A São Clemente anunciou que “O Achamento do Velho Mundo” é o título do enredo para o Carnaval 2023. O desenvolvimento é do carnavalesco Jorge Silveira. Leia abaixo o texto publicado pela escola. A sinopse será divulgada no dia 14 de julho.

“Se é pra falar de identidade eu tenho repertório! A São Clemente construiu sua trajetória através de uma sequência de enredos críticos e irreverentes. Cria das areias de Botafogo, a escola da Zona Sul nasceu envolta pela espontaneidade carioca, do carnaval de rua, do futebol e de toda essência que paira no ar dessa cidade que respira o carnaval. Ela tem tatuada na pele a alma do Rio de Janeiro; o Pão de Açúcar gravado em seu pavilhão.

Sua voz sempre foi uma forma de defender os interesses da massa, se colocando ao lado do povo. Foi assim quando ela denunciou o problema dos menores abandonados; quando mostrou mais de uma vez os males que assolavam a nação; quando colocou o dedo na ferida da educação; até mesmo quando o “samba sambou” (parte 1 e “o retorno”). “São Clemente consciente, irreverente”. Suas bandeiras sempre foram as pautas que mais importavam a população, afinal “maiores são os poderes do povo”.

E sempre fez isso com o melhor do bom humor do carioca, lembrando sobretudo que é carnaval! Que é através da catarse dessa festa que nós nos conhecemos e nos reinventamos todos os anos. Sempre invertendo a lógica, propondo a reflexão, nos fazendo pensar “fora da caixinha”. Esse é o jeito de ser da São Clemente: carioca da gema do ovo.

A adversidade faz parte de toda caminhada. Tropeço também. Mas só se levanta quem tropeça. E ela já se levantou, sacudiu a poeira (no caso, a areia de Botafogo) e está se aprontando para brilhar mais uma vez na Sapucaí. Ela é carioca: adversidade a gente come com farofa! “Não adianta jogar água malandragem, que a poeira vai subir”. “Afinal “sou eu que faço a Zona Sul vibrar”.

Em 2023 a São Clemente vai fazer uma viagem no tempo, de um jeito que só ela sabe fazer. Vamos propor uma reflexão muito bem humorada na avenida: e se fosse ao contrário? Vem ai …”

- ads-

Balanço: ordem dos desfiles do Carnaval 2025 em São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=EySmcYOr3iM

Presidente da Liga-SP faz balanço do carnaval de São Paulo e fala do futuro do julgamento

O presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, Sidnei Carriuolo conversou com exclusividade para o site CARNAVALESCO, fez um breve balanço...

Confira a ordem dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo para o Carnaval 2025

A Liga-SP definiu na noite deste sábado, em evento na Fábrica do Samba, a ordem dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo. As...