Os presidentes das doze escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro conheceram na noite desta quinta-feira, em plenária na Cidade do Samba, a nova marca do Carnaval Carioca. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o diretor de marketing da Liga, Gabriel David, contou sobre a data de lançamento. Apuramos que ela terá o nome de Rio Carnaval.
“A logo foi apresentada hoje na plenária pela primeira vez para os presidentes das escolas de samba. A ideia é que a gente lance a logo no início do mês de dezembro, ainda vamos confirmar como será isso”, comentou Gabriel.
O diretor de marketing confirmou que no próximo sábado, dia 16 de outubro, será divulgados os três primeiros sambas-enredo, já na versão oficial da Liesa, gravado na Companhia dos Técnicos.
“Meia-noite de sábado os três sambas (Mangueira, Mocidade e São Clemente) que vão ao ar na TV Globo já vão ser estar nas plataformas digitais. A cada semana vamos liberar três sambas. Ao final da quarta semana, vai ter o EP completo com os 12 sambas do Grupo Especial e aí começa o trabalho intenso de divulgação. Estou muito feliz com a parceria que estamos construindo com a TV Globo. Tem sido grande aliada. Ela reforça que os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro são a maior representação cultural desse país para o mundo. Ainda acho que falta mundo, estamos dando pequenos passos, extremamente importantes, cada pequena conquista é uma vitória. Pode ser melhor, claro. Ter a divulgação do carnaval em setembro/outubro é fantástico para o carnaval. Vamos chegar lá em cima e conseguir coisas cada vez maiores com certeza”, disse.
Perguntado sobre os patrocinadores para o Grupo Especial, Gabriel David revelou que já foi fechada com uma cervejaria e mais dois apoiadores.
“Já temos fechados alguns contratos. Não posso divulgar nomes ainda. Já temos a cervejaria e mais dois patrocinadores confirmados. Agora, a gente está na grande virada de chave do mercado, a certeza absoluta que terá o carnaval em 2022. Já conseguimos avanços comerciais muito importantes para o futuro do carnaval. Melhoria significativa do ponto de vista financeiro e também um aumento da capacidade de entrega da Liga. Vai ser nítido para todo que tiver perto do carnaval quem são os patrocinadores, o que estão fazendo e a importância que possuem. Vão ver ativações e um cuidado muito grande com os patrocinadores. Não queremos um patrocinador para os desfiles de 2022, mas para os próximos 10, 20, 30 anos. Empresas que acreditem no carnaval e no sambista”.
Sobre o Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro, Gabriel David prometeu um grande evento, atendendo os protocolos sanitários vigentes no período.
“É o grande dia para gente. Será de fato o start do Carnaval 2022. Temos como muito importante. Será para enaltecer os sambistas. Pretendemos fazer um grande evento, dentro das permissões sanitárias. A ideia do presidente Perlingeiro é usar a Cidade do Samba. Estamos organizando”.
A Liesa projeta uma grande divulgação dos desfiles das escolas de samba. Segundo Gabriel David, a cidade vai sentir o clima no pré-carnaval.
“Estou lutando muito para isso. Temos o aval da Prefeitura e Riotur. Posso afirmar que teremos muita coisa de divulgação do carnaval pela cidade. A ideia é que comece em dezembro e se intensifique no início do ano. Ainda será muito distante do que considero o modelo ideal. Por uma série de quesitos, inclusive, porque nunca fizemos isso antes e ainda não temos verba para isso”.
Sincero, o diretor de marketing da Liesa reconheceu que as redes sociais ainda não estão no padrão esperado para essa nova gestão, mas prometeu novidades nos próximos dias.
“Estamos horríveis, sendo sincero. Falta verba. Hoje, o que entra vai diretamente para toda escolas que possuem emergências e concordo com isso. As redes da Liga vão ser mais com assuntos institucionais, de dia a dia da presidência e pautas. Vamos usar a da nova marca. Vamos começar atacando só Instagram e Twitter. Não quero fazer trabalho meia-boca. Estou falando de interação e atualidades. Garanto que será de alta qualidade”.