Segunda escola a entrar na pista na noite de sexta-feira de ensaios técnicos do Sambódromo do Anhembi, em preparação para o Carnaval 2023, a Brinco da Marquesa realizou seu único treino geral previsto. Com destaque para a parceria samba e bateria, que casaram muito bem, a agremiação da Zona Sul realizou ensaio seguro e agradável de se acompanhar, com elementos a serem corrigidos no quesito Evolução. A escola da Vila Brasilina será a terceira a se apresentar pelo Grupo de Acesso 2, no dia 11 de fevereiro, com o enredo “É Festa!! No Brasil é alegria o ano inteiro. A Marquesa comemora com você”.

Comissão de Frente

Os 11 dançarinos da comissão de frente realizaram uma dança simples, mas carregada de energia e disposição. Era visível a felicidade deles de estarem representando a Brinco da Marquesa. De acordo com o coreógrafo Danilo Pacheco, o primeiro quesito da escola representará o povo brasileiro se divertindo nas festas populares. A liderança do artista mostrou fazer a diferença, com os componentes seguindo suas orientações e respondendo positivamente a cada observação. Ainda há certo polimento a ser feito em alguns detalhes, mas no geral, a comissão de frente cumpriu bem seu papel de apresentar o enredo.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Samuel e Juliana Ferreira defenderam o pavilhão da Brinco da Marquesa com uma dança inicialmente simples, porém certeira. Mas enquanto evoluíam entre os setores, mostraram serem capazes de demonstrar mais energia, respondendo a exigência de mais giros da parte de seu instrutor. Com isso, a dupla mostrou potencial de animar o público que comparecer ao Sambódromo do Anhembi no dia do desfile oficial, podendo aproveitar os treinamentos até lá para aplicarem mais desse potencial vigor percebido.

BrincoDaMarquesa Et PrimeiroCasal

Harmonia

A Brinco da Marquesa é uma escola com uma comunidade pequena, mas com o espírito necessário para aproveitar um bom Carnaval. Mesmo com pouco volume de componentes nas alas, o canto do samba foi notável, com destaque para a Ala 4, que veio com adereços em referência à comunidade LGBTQIAPN+. Ainda há o que melhorar, bastando apenas aos diretores colocarem na consciência de cada um a capacidade que eles possuem.

Evolução

Ponto delicado da escola, a evolução pecou de forma desnecessária em certos momentos. Apostando em uma estratégia de colocar a bateria logo após a Comissão de Frente, seria uma oportunidade de aproveitar o buraco técnico do grupo cênico para evoluírem sem riscos, mas mesmo assim espaços muito grandes ocorreram, principalmente entre a ala seguinte e o primeiro casal, e que precisam ser acertados. Havia espaço excessivo também entre algumas alas, com os diretores discutindo a respeito durante o ensaio. Fecharam os portões com 47 minutos, muito tempo de sobra, então basta à equipe organizar esse elemento até o dia do desfile.

BrincoDaMarquesa Et Baianas

Samba-Enredo

Samba leve, com uma letra fácil de cantar. A Brinco da Marquesa acertou em cheio com uma obra que sintetiza de maneira bem carnavalesca a essência de seu enredo sobre as festas populares. O samba funcionou no Avenida, e permitiu a bateria ousar com bossas de alto nível. Quesito forte que pode favorecer a escola no dia do desfile oficial.

BrincoDaMarquesa Et AlaMusical

Outros destaques

A bateria “Fantástica”, comandada por Mestre Juan Cotto foi grande destaque positivo. Bem ensaiada, casou muito bem com o samba da escola e apresentou excelentes bossas. À frente dos ritmistas, a madrinha Magali Alves chamou atenção com uma fantasia com clara referência às passistas Globeleza e agradou o público com sua dança.

BrincoDaMarquesa Et MestreBateriaJuanCotto

A Brinco da Marquesa mostrou neste único ensaio técnico que teve a sua disposição que é possível fazer um bom Carnaval mesmo com recursos limitados. Em 2022, na sua estreia no Grupo de Acesso 2, a escola mostrara ter uma comunidade unida, e agora para este ano a melhora é explícita. A expectativa é de um desfile gostoso de assistir, de uma comunidade disposta a brincar o Carnaval da melhor forma possível.