Indústria que movimenta a economia criativa ao longo de todo o ano, o carnaval é um dos principais pilares que ajudam a impulsionar o turismo e a rede hoteleira entre dezembro e fevereiro. No entanto, pouco se sabe como acontece o planejamento, desenvolvimento e realização da maior festa popular do país. Pensando nisto, os Acadêmicos do Salgueiro realizam neste sábado, a partir das 11h30, um ciclo de palestras gratuitas e abertas ao público com intuito de mostrar como funciona a engrenagem da folia que gera milhares de empregos diretos e indiretos ao longo do ano.
Contemplado no edital Não Deixe do Samba Morrer 2, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC RJ), o projeto “Salgueiro 70 anos – Um dia de Imersão no Carnaval”, promoverá rodas de conversa, oficinas diversas, além de uma exposição de fotografias que conta parte da história vitoriosa da Academia do Samba e de seus 09 títulos no Carnaval carioca.
Centro Médico terá palestras e exames voltados para o público feminino
Antes do início das atividades, o Centro Médico Miro Garcia, que funciona dentro da quadra da escola, atenderá o público feminino com consulta ginecológica e palestras preventivas, além de ginástica para a terceira idade e um curso rápido de autodefesa. O espaço coordenado pela psicóloga Vilma Araújo, atende diariamente a comunidade com consultas em diversas especialidades de segunda a sexta-feira.
Confira a agenda de atividades do projeto neste sábado
09h às 11h: atividades do Centro Médico
11h30: roda de conversa com dir. de carnaval, carnavalesco, enredista, dir. de harmonia e dir. de barracão
13h: oficina de adereços
13h30: roda de conversa com comissão de frente
14h: oficina de samba no pé
14h30: oficina de mestre-sala e porta-bandeira
15h: palestra com oficina de percussão
15h30: oficina de fantasia
16h: conversa de sambista e samba – roda de samba com carro de som do Salgueiro, compositores e convidados.
De 11h às 16h: exposição Sal70