InícioGrupo Especial'Roteiro dos Desfiles' é o companheiro indispensável para curtir os desfiles na...

‘Roteiro dos Desfiles’ é o companheiro indispensável para curtir os desfiles na Marquês de Sapucaí

O melhor companheiro dos sambistas na Marquês de Sapucaí o “Roteiro dos Desfiles” é fundamental para acompanhar os desfiles das escolas de samba da Série Ouro e do Grupo Especial. Para a edição do Carnaval 2023 a festa é maior com o aniversário de 14 anos. A cada ano que passa o projeto ganha mais novidades.

Luciana Lima é a produtora executiva do ‘Roteiro dos Desfiles’. Foto: Divulgação

“O Roteiro passou por diversos processos de atualização. Desde a implantação de novos quadros, colunas, a edição especial de 12 anos (2021) à reestruturação da marca. Reestruturar a identidade visual e a editoração dos roteiros marcam os aperfeiçoamentos do projeto. A cada ano, entendemos um pouco mais qual é a melhor forma de adaptar as informações inéditas das escolas aos libretos. Tudo, para que os leitores tenham um acesso rápido à informação e identifique imediatamente o que representa aquela fantasia ou aquele carro, o nome dos sambistas durante os desfiles”, disse Luciana Lima, produtora executiva e diretora executiva da Cia Multiplicar.

A Cia Multiplicar, responsável pelo “Roteiro dos Desfiles”, é formada por Luciana Lima, diretora executiva da Cia Multiplicar, além das produtoras Gabriela Catarino e Natália Leotério, o professor João Gonzales, responsável pelos textos, o designer Luis Felipe Campos e o gestor de mídia Thadeu Vianna.

O libreto é editado em português e inglês, com distribuição gratuita em todos os setores da Sapucaí. São cinco revistas, uma para cada dia de desfile, que circulam nas mãos de milhares de pessoas, durante as cinco noites de apresentação no Sambódromo.

“O esforço é justamente chegar ao mínimo de 100 mil exemplares por ano. Somado à produção digital, que visa alcançar pessoas do mundo inteiro”, comenta Luciana.

Segundo Luís Felipe Campos, responsável pelo design da publicação desde a primeira edição, para desenvolver uma nova edição dos roteiros é necessário dedicar cerca de 15 horas por dia, com todos os núcleos atuando, em conjunto, para dar conta do tempo, que sempre é curto, até o dia dos desfiles.

Através da transformação digital, o “Roteiro dos Desfiles” avançou para o novo mercado. O “novo figurino” trouxe mais força e inovação.

“Humanizar o nosso conteúdo significa transcender dos espaços da Sapucaí e chegar a um número muito maior de pessoas. Produzir conteúdo informativo, num formato leve, dinâmico e interativo, resume esta ação. A busca não é somente por engajamento, mas por ampliar o diálogo e fortalecer nossos ambientes digitais: site e redes sociais”, explica Luciana.

Através dos canais do “Roteiro dos Desfiles”, você pode acessar todas as versões digitais das edições anteriores, participar do canal do leitor-sambista, deixando suas perguntas e sugestões de pautas ligadas à cultura do samba e do carnaval, para o quadro “Editor por um dia”.

- ads-

União do Parque Acari anuncia renovação de Cida Lima e novo reforço para direção de carnaval

A União do Parque Acari está a todo vapor preparando-se para o Carnaval de 2025, e as novidades não param de chegar. A agremiação...

Multivacinação movimenta dia de ações sociais no Salgueiro

No último sábado, a quadra do Acadêmicos do Salgueiro, localizada na Rua Silva Teles, no bairro do Andaraí, foi palco de uma importante iniciativa...

Marcus Ferreira é o novo carnavalesco da União da Ilha

Após a reeleição do presidente Ney Filardi, no domingo, a União da Ilha anunciou a contratação do carnavalesco Marcus Ferreira, que estava em 2024...