InícioConfetesRiotur anuncia que carnaval de rua da cidade terá mais de 450...

Riotur anuncia que carnaval de rua da cidade terá mais de 450 desfiles em 2023 e promete estrutura recorde para 5 milhões de pessoas

A Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Riotur, anunciou em coletiva de imprensa, na tarde desta quinta-feira, o esquema operacional para o carnaval de rua na cidade em 2023. A promessa é de uma estutura recorde para atender os cinco milhões de foliões esperados para esse ano. Movimentando R$ 1 bilhão de reais no município. Foram autorizados mais de 456 desfiles de blocos. Além da Zona Sul, que teve uma diminuição de 15% de desfiles, haverá apresentações nas zonas Norte e Oeste e no Centro.

Foto: Augusto Werneck/Site CARNAVALESCO

“É o carnaval da democracia. Depois de dois anos sem carnaval, a motivação é enorme. Nossa preocupação é com a infraestrutura. Vamos receber mais de cinco milhões de pessoas que vão curtir o carnaval de rua do Rio. Tivemos preocupação em diminuir os blocos na Zona Sul e ampliar para zonas Norte, Oeste e o Centro. São 456 desfiles de blocos. Vamos bater recorde de estrutura, como, os banheiros químicos, aumentamos o número de postos médicos, ambulâncias e 2450 mil garis disponíveis. A CET-Rio dobrou o número de operadores de trânsito. A Prefeitura se preparou bastante para o carnaval. A operação está pronta”, explicou Ronnie Aguiar, presidente da Riotur.

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, prometeu uma limpeza muito rápida da cidade, após cada desfile de bloco. “Estamos bastante preparados. São 2450 garis para os blocos. A maior estrutura da história. Estamos com muitos equipamentos de limpeza. Vamos ter postos de reciclagem. Todos resíduos vão ser encaminhados para cooperativas cadastradas. Teremos containers espalhados pelos blocos. Teremos carro-pipa para lavar o espaço”.

A Polícia Militar colocará 10 torres de observação do público em locais espalhados pela cidade. O diretor de operações da Riotur, Luiz Gustavo Mostof, frisou a parceria com os diversos órgãos para o carnaval de rua.

A Dream Factory iniciou a proteção de monumentos e canteiros de vegetação instalados em praças e locais que estejam no trajeto dos blocos autorizados pela Prefeitura. O cronograma estabelecido em conjunto com a Riotur, assim como a definição de quais áreas devem ser protegidas. Ao todo, serão utilizados 20 mil metros lineares e a expectativa é que até o dia 7 de fevereiro todos os pontos determinados estejam prontos.

Entre os canteiros protegidos estão os das orlas da Barra, Recreio, Ipanema e Leblon. Além disso, outros pontos de maior concentração de público, como a Av. Presidente Antônio Carlos, no Centro da Cidade; a Praça Santos Dumont, no Jardim Botânico, e o Aterro do Flamengo, também receberão proteções. Já entre os monumentos, 26 terão cercamento, dentre eles, o monumento de Tiradentes, Obelisco, Paço Imperial, Palácio Tiradentes, Chafariz Marechal Âncora, Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Chafariz da Praça São Salvador, Monumento a Noel Rosa, Praça Barão de Drummond, entre outros.

Números operacionais do carnaval de rua para 2023

Operadores de trânsito: 3250
Oito hospitais: O objetivo é desafogar os hospitais públicos. A empresa vencedora do caderno de encargos é responsável pela montagem e a gestão de pessoal fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde.
220 ambulâncias para reforçar a estrutura
Comlurb: Mil contentores de 240 litros
Banheiros químicos: 34 mil posições – 10% de cabines PCDs, seguindo a legislação
Ambulantes: 10 mil ambulantes sorteados, a maioria mulheres. Sendo: 56,5% mulheres e 44,5¨% homens.
Segurança Pública: 10 torres de observação – Período de 30 dias. Localização fixa; Cercamento para controle de acesso – Fornecimento de grades suficientes para operação de controle de acesso do público no circuito de megablocos, região do centro da cidade, Avenida Presidente Antonio Carlos.

APOIO SEOP
02 caminhões baú – período 18/02 a 06/03
216 frascos de protetor solar
276 garrafas de água 500ml, por dia de operação
6 alicates tesoura corta vergalhão
6 sacos de gelo por dia
10 caixas térmicas
500 adesivos publicidade irregular – tamanho 30cm x 50cm
500 adesivos publicidade irregular – tamanho 50cm x 100cm

SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
24.000 garrafas de água de 510ml
500 sacos de gelo
20 tendas
20 garrafões térmicos
02 caminhões baú – apresentar o cronograma de diárias

- ads-

Opinião: Chegou a vez dele! Gabriel David mexeu no jogo do carnaval, plantou novidades e colheu frutos para o futuro

A semana do feriadão de São Jorge marca também uma nova era na Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), através da eleição presidencial,...

Mangueira lança enredo para o Carnaval 2025 na quinta-feira e começa campanha de divulgação

A Estação Primeira de Mangueira está nas vésperas de revelar seu enredo para o Carnaval 2025. Para isso, ao longo desta semana está divulgando...

Mauro Quintaes estreia ‘Quintas Com Quintaes’ na TV Alerj

Fazendo parte das comemorações de seus 20 anos de fundação, a TV Alerj através de seu diretor geral, Luciano Silva, traz para a sua...