InícioIntendenteRenascer de Jacarepaguá faz desfile de alto nível plástico e mostra força...

Renascer de Jacarepaguá faz desfile de alto nível plástico e mostra força dos quesitos

A Renascer de Jacarepaguá foi a quinta agremiação a desfilar na noite desta sexta-feira, pela Série Prata. A agremiação levou para a avenida o enredo “Ubuntu – do berço ancestral, um ideal para mudar o mundo”, do carnavalesco Rodrigo Pacheco. A apresentação foi marcada pelo alto padrão plástico e pela ótima comissão de frente.

Comissão de Frente

Brilhou. Comandada pelo coreógrafo Carlos Fontinelle, a comissão de frente da Renascer teve o objetivo de caracterizar o elo entre o divino e as raízes da humanidade. Com 11 componentes, o quesito contou com um tripé que representou baobá, uma árvore africana que, na cultura local, representa a vida e a ancestralidade. A escultura chamou a atenção do público pelo bom acabamento e pelos movimentos sincronizados com os bailarinos. A apresentação repleta de expressão e referências ao samba abrilhantaram ainda mais a ótima apresentação.

Mestre-sala e Porta-bandeira

A dupla formada por Luiz Felipe Russier e Juliana Lázaro uniu o bailado tradicional a pequenos passos coreografados em referência ao samba. Destaque para a ótima sincronia e conexão entre o casal. A indumentária, que representou a riqueza ancestral de Ubuntu, também chamava a atenção pela luxuosidade.

Enredo

O enredo “Ubuntu – do berço ancestral, um ideal para mudar o mundo”, foi desenvolvido pelo carnavalesco Rodrigo Pacheco e Alex Santos. Ubuntu é uma palavra africana que sintetiza uma filosofia de respeito, igualdade, união e resistência. A proposta, segundo a escola, foi ressaltar que “o continente africano também pode e deve ser mostrado pelo seu conhecimento a respeito do papel dos seres humanos no conjunto de fatores que determinam a vida no Universo”. Uma obra atual e com uma importante mensagem pela construção de um mundo democrático, inclusivo e antirracista.

Alegorias

A agremiação da Zona Oeste levou para a Intendente Magalhães três alegorias. O abre-alas, que representou “África, o ventre ancestral”, chamou a atenção pelo ótimo acabamento, além da riqueza de detalhes. O comprimento e altura dos carros alegóricos também impressionaram. A Renascer foi ousada no quesito e mostrou um trabalho espetacular.

Fantasias

Acima do padrão da Intendente Magalhães. Bem acabadas, ricas em detalhes e luxuosas. A qualidade das alegorias e fantasias da agremiação foi surpreendente e realçou o bom desfile da escola. Destaque para a ala 13, que representou “A educação a chave para mudar o mundo”. Os componentes da ala desfilaram com as tradicionais becas de formatura.

Harmonia

Destaque para o intérprete Leonardo Bessa, que comandou o carro de som da Renascer. No estilo puxador, o cantor foi fundamental para o sucesso do samba-enredo na avenida e levantou a comunidade. Os componentes apresentaram um canto regular, mas bom o suficiente para somar ainda mais ao belo desfile da agremiação de Jacarepaguá.

Samba-enredo

A obra é de autoria dos compositores Arlindinho Cruz, Diogo Nogueira, Daniel Kattar, Fábio TRF, Igor Federal, Igor Leal, Inácio Rios, Leonardo Bessa, Marcelo Valencia, Marcio André, Marcio André Filho e Vaguinho. Um samba-enredo forte e que teve um grande rendimento na Intendente Magalhães. A letra contribuiu ainda mais para a fácil leitura do enredo. Entre a comunidade, o último verso do refrão final marcava um ápice: “Ninguém solta a mão de ninguém”. O verso “Racismo nunca mais” também era cantado a plenos pulmões pela comunidade.

Evolução

Alegres, os componentes puderam brincar carnaval e evoluir sem pressa. O único problema ocorreu na terceira cabine de julgadores, quando o motorista do carro de som – que não é de responsabilidade da escola – demorou para acelerar e ocasionou um pequeno buraco. O desfile foi encerrado com calma, aos 38 minutos.

Outros destaques

Destaque para a bateria “Guerreira”, que deu um verdadeiro show na Intendente Magalhães. Os ritmistas, sob o comando do mestre Felipe D’Lélis, mostraram um grande entrosamento com o carro de som

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...