InícioGrupo EspecialRebaixamento interrompe sequência de 11 anos da São Clemente no Grupo Especial

Rebaixamento interrompe sequência de 11 anos da São Clemente no Grupo Especial

A São Clemente teve um desfile muito acidentado na homenagem a Paulo Gustavo e acabou punida pelo julgamento do Grupo Especial em 2022. Além da tristeza que se abate sobre toda escola que cai, no caso da preta e amarela de Botafogo interrompe uma sequência de 11 anos desfilando no Grupo Especial.

A escola sempre teve de lutar contra o estigma de iôiô, aquela que sobe e cai no ano seguinte. A São Clemente conseguiu interromper essa sequência desfilando na elite entre 1987 e 1991. A sequência de cinco desfiles consecutivos foi por muitos anos a maior da história da escola. Foi justamente o período onde nasceram os enredos críticos da escola.

Depois disso jamais a São Clemente conseguiu engatar dois desfiles seguidos no Especial. A história mudou em 2011. Campeã do Grupo A no ano anterior se beneficiou de não haver rebaixamento em razão do incêndio da Cidade do Samba. Se estruturou e engatou 11 anos na elite, com direito a desfiles muito elogiados pela crítica. Com um novo rebaixamento é preciso que a São Clemente se reinvente para voltar.

- ads-

Galeria de fotos: festa das campeãs de 2024 na Mocidade Alegre

CLIQUE EM CADA IMAGEM PARA AMPLIAR A FOTO

Bicampeã em São Paulo, Mocidade Alegre apresenta enredo para o Carnaval 2025

Após dez anos, a Morada do Samba vai voltar a falar da fé brasileira, mas agora sobre uma perspectiva histórica. No nosso próximo carnaval,...

Luiz Guimarães sobre enredo da Vila Isabel para 2025: ‘martelo batido’

O presidente da Vila Isabel, Luiz Guimarães, publicou um vídeo nas redes sociais, na manhã deste sábado, informando que o enredo para o Carnaval...