Raphaela Nascimento, presidente da Tradição, em entrevista ao site CARNAVALESCO, compartilhou sua experiência durante o período da agremiação na Livres e na Intendente. Destacou como conseguiu manter a força após a perda de seu pai e abordou a situação do espaço da escola e seus planos para os ensaios, além de expressar seu sentimento em relação ao retorno à Sapucaí.
A Tradição passou por momentos significativos desde 2022. Após a morte de Nésio Nascimento, seu fundador e presidente de honra, a escola anunciou sua volta aos desfiles para 2023, competindo na divisão alternativa organizada pela Livres. O enredo homenageava Nésio, e a escola conquistou o vice-campeonato. Após a dissolução da Livres, a Tradição se filiou à Superliga Carnavalesca do Brasil e passou a desfilar na Série Prata a partir de 2024. Com o enredo “Trono Negro”, a escola conquistou o título da Série Prata e o acesso à Série Ouro no carnaval de 2025, marcando seu retorno à Sapucaí após 11 anos.
O relato de Raphaela Nascimento sobre como encontrou forças para seguir em frente sem seu pai é muito comovente. Ela citou que, em um período difícil, chegou a considerar desistir, pois seu pai era o pilar tanto de sua família quanto da escola Tradição, e toda a responsabilidade acabou recaindo sobre ela. Seu pai havia sido presidente da Tradição por 30 anos, o que tornava a tarefa ainda mais desafiadora. No entanto, ao olhar para o seu filho de três anos, ela sentiu a responsabilidade de dar continuidade ao legado deixado por seu pai. Ela viu que ele tinha dedicado sua vida à escola e não poderia deixar que tudo acabasse. Assim, decidiu que era sua vez de fazer a diferença e honrar a memória dele. Raphaela reuniu todas as forças que tinha, e até aquelas que achava que não tinha, e seguiu em frente, determinada a continuar o trabalho e preservar o legado de seu pai na Tradição.
“Por um período eu pensei em desistir, porque o meu pai era o pilar da minha família e da nossa escola. E essa responsabilidade passou para mim em todos os sentidos. Ele foi presidente da Tradição por 30 anos. E eu olhava para o meu filho que hoje tem 3 anos e pensava: seu avô deu a vida por essa escola, não vou deixar ela acabar assim. Agora é a minha vez de fazer a diferença e honrá-lo. E assim eu fiz, juntei todas as forças que eu tinha e as que eu não tinha e segui em frente”, desabafou Raphaela.
O período da Tradição na Intendente foi marcado por desafios e dificuldades para Raphaela e toda a equipe da escola. Ela descreveu como um período muito difícil e doloroso, onde tomaram decisões que tiveram consequências. A Tradição sempre foi uma escola que buscava disputar títulos na Intendente, mas com a situação em que ninguém subia de divisão, a existência da Liga Livres perdeu sentido para eles. O objetivo principal não era apenas desfilar, mas sim conquistar o campeonato. Com a volta da Superliga, a Tradição foi aclamada, o que representa um momento de reconhecimento e retorno ao caminho que a escola sempre buscou.
Tuninho Jr é o novo intérprete da Tradição para o Carnaval 2025
“Foi um período muito difícil e doloroso. Nós tomamos decisões e as consequências chegam. A Tradição sempre foi uma escola de disputar títulos na Intendente. E como não subia ninguém, ficou sem sentido a Livres existir, pois nosso intuito não era só desfilar e oba oba. O objetivo era o campeonato. E esse ano com a volta da Superliga fomos aclamados!” compartilhou Raphaela.
Para Raphaela, a volta da Tradição à Sapucaí representa a promessa cumprida que fez para seu pai. Ela prometeu que iria conseguir colocar a Tradição de volta à Marquês de Sapucaí, e conseguiu cumprir essa promessa em sua memória. O campeonato conquistado foi em homenagem a ele, e o próximo desfile será dedicado a ele, especialmente no ano dos 40 anos da escola: “Para mim pessoalmente representa a promessa cumprida que fiz para o meu pai. Eu prometi que eu iria conseguir colocar a Tradição de volta na Sapucaí e eu conseguir por ele. O campeonato foi por ele e o nosso próximo desfile será para ele e no ano dos 40 anos da nossa escola”.
A presidente revelou que estão avaliando a situação da antiga quadra e buscando a melhor solução para a escola. Por enquanto, os ensaios serão realizados no Clube dos Sargentos. Para o enredo de 2025, podemos esperar que a Tradição traga uma temática centrada na emoção. A presidente afirmou que o fio condutor será justamente esse aspecto emocional.