A volta do calendário regular do Carnaval incentivou os cariocas foliões a saírem de casa e irem para o ensaio técnico na Marquês de Sapucaí no fim de semana. Com as arquibancadas e frisas dos setores 2 e 3 cheios, no último sábado, o público pode assistir aos terinos de três escolas de samba da Série Ouro: Lins Imperial, Inocentes de Belford Roxo e Estácio de Sá.
Depois de um ano sem carnaval e outro com os desfiles fora da data, nos anos de 2021 e 2022, respectivamente, as escolas de samba fazem seu retorno à Passarela do Samba. Para alguns, o amor é tanto que a Marquês de Sapucaí é como o “quintal de casa”. Essa é a perspectiva de Rosemeri Costa, responsável pela Ala das Feras do Império Serrano, que foi curtir o primeiro dia de ensaio técnico e estava ansiosa para assistir Lins Imperial e Estácio de Sá.
“A gente está vindo com uma nova esperança. Um novo carnaval!”, comentou Rosemeri. “É uma experiência maravilhosa. Eu fiz amizade com pessoas do Uruguai, pessoas do Peru. É gratuito, a gente pode trazer nossa comida, nossa bebida, mas não é só isso. A gente veio para assistir o carnaval, mesmo sendo ensaio técnico. Está no nosso sangue. Quem é carioca adora isso”.
Durante os ensaios técnicos, a entrada é gratuita e há permissão para trazer alimento e bebidas para consumo próprio. Genilce Gouveia, torcedora da Estácio de Sá, veio para a avenida com amigos e comentou sobre a sensação de estar assistindo.
“Aqui é o melhor lugar do mundo! Todo mundo se entende, ninguém briga, todo mundo se respeita. Eu venho no desfile, eu compro o ingresso para a arquibancada. Só que no ensaio técnico é mais povão, a gente come e bebe, todo mundo junto e misturado”.
O sábado sem chuva ajudou no ânimo dos apaixonados por carnaval. Segundo a imperiana Terezinha Soares, “São Pedro ajudou!”. Ela foi para a Sapucaí assistir ao ensaio da Lins Imperial e falou sobre os vínculos de amizade criados naquele momento. “Isso aqui é uma família! A gente se conhece, faz um círculo de amizade. É maravilhoso! Chegamos mais tarde, não tinha mais esse lugarzinho aqui [a grade da frisa]. A amiga cedeu e já fizemos amizade, amizade de carnaval”, comentou Terezinha.
A Baixada Fluminense também esteve presente na Passarela. Naidée Medeiros, torcedora da Beija-Flor de Nilópolis e entusiasta das escolas da região, estava bem próxima da Avenida, não tinha pretensão inicial de ir ao ensaio técnico, mas não negou o convite de uma amiga.
“[Eu estou sentindo] uma energia muito boa. Estamos amando! Pretendemos vir no desfile principal.”, declarou Naidée.
Os ensaios técnicos da Série Ouro acontecerão nos próximos sábados, até dia 4 de fevereiro. Diferentemente do primeiro dia de ensaio, os outros dias começarão às 19h30. Já no Grupo Especial, os ensaios serão aos domingos até o dia 12 de fevereiro, a partir de 20h30. Uma exceção será o sábado 11 de fevereiro, em que haverá a lavagem da pista às 18h30 e Unidos de Vila Isabel e Unidos do Viradouro farão o teste de luz e som.