728x90
InícioGrupo EspecialQuarto carro da Vila Isabel tem homem gigante com estrutura muscular

Quarto carro da Vila Isabel tem homem gigante com estrutura muscular

Segundo o carnavalesco, alegoria mostra para as crianças como é o corpo humano

Vila Esp02 002A Vila Isabel foi a terceira escola a desfilar, nesta segunda-feira (12), no segundo dia de apresentação do Grupo Especial do Rio. A escola, com o enredo “Gbala – Viagem ao Templo da Criação”, no seu quarto carro apresentou a alegoria “A criação do homem”, representando o “corpo humano como uma criação de Oxalá”

“Eu optei em fazer um carro que tivesse o conceito do barro, porém eu mostro ali aquele grande gigante com estrutura muscular, onde as crianças aprendem como é o nosso corpo internamente”, explicou Paulo Barros, o carnavalesco da escola.

A alegoria tem como principal objetivo contar o mito da criação do homem através do barro. No carro marrom, é possível ver um humano sem pele, apenas marcando seus músculos. Na parte debaixo, tem diversas esculturas de corpos.

O carnavalesco explicou que já produziu carros com a mesma estética de barro antes, mas quis inovar de alguma forma e fazer diferente na frente da Vila. “Eu tinha que fazer um carro que fosse diferente da versão anterior e principalmente diferente de dois carros que eu já fiz, um da Tijuca e o outro na Portela. Era um homem de lama, que lembrava um pouco dessa coisa do barro também”, disse.

Vila Esp02 002Para o Carnaval de 2024, a azul e branco planejou trazer de volta seu tema de 1993, enfatizando o papel das crianças na criação de um mundo melhor. O tema revisita um mito antigo, visto sob a perspectiva das religiões afro-brasileiras, no qual Olorum, a divindade suprema, designa Oxalá para formar a humanidade no início dos tempos. Este novo mundo precisava de guardiões para suas maravilhas naturais, incluindo plantas, animais e mares.

No entanto, ao longo do tempo, as pessoas falharam em sua tarefa de proteger esses presentes preciosos. Em resposta a essa negligência, os orixás chamaram crianças de todo o mundo para uma jornada ao templo da criação.

Na passarela, a Vila Isabel espalhou a visão otimista de Oxalá sobre as crianças, abordando a conscientização sobre a preservação ambiental e a importância de cuidarmos do lar que todos compartilhamos.

- ads-

X-9 emociona e vence a chuva em grande noite do carnaval de Santos

A primeira noite dos desfiles das escolas de samba de Santos trouxe inúmeras emoções para os presentes na Passarela do Samba Dráusio de Cruz,...

Beija-Flor homenageia em ensaio técnico 14 figuras essenciais na trajetória da escola

Em um ano marcado pelo reencontro com suas raízes, pela homenagem ao eterno mestre Laíla no enredo do Carnaval 2025, pela despedida da sua...

Acabou o caô! Sambódromo recebe alvará definitivo do Corpo de Bombeiros

A Riotur informa que, pela primeira vez, a estrutura do Sambódromo da Marques de Sapucaí recebeu alvará definitivo para a realização de qualquer evento,...