Faltam menos de 70 dias para os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2024, e a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), anunciou na tarde de ontem, no Centro do Rio, o maior patrocínio privado da história do carnaval. O valor não foi divulgado, mas nos bastidores especula-se que cada agremiação deve receber anualmente entre R$ 500 mil e R$ 1 milhão. O acordo com a Brahma, através da Ambev, traz a exclusividade para marca comercializar seus produtos nas quadras das doze agremiações, além do Sambódromo, nos ensaios técnicos e desfiles.

Fotos: Eduardo Hollanda/Divulgação Rio Carnaval

O diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, explicou que o acordo traz ainda mais protagonismo para o sambista e para a cultura do Rio de Janeiro.

“O carnaval precisava passar por essa revolução comercial. Começamos a conversa há dois anos e agora vivemos um novo momento. É muito mais do que falar do presente. É o futuro. Estamos nos estruturando para dar garantias e certezas para o carnaval, as escolas, os sambistas e a nossa cultura. A Liga precisa estar em constante evolução e se adaptando para todas mudanças do mundo atual”, disse Gabriel.

O dirigente explicou que a parceria mudará o marketing do carnaval, promovendo uma experiência imersiva aos fãs das escolas de samba.

“É um formato novo dentro do carnaval. Fechamos um contrato de três anos. Gerando valor e potência para todas escolas de samba. Nossa estratégia de visibilidade é investir no sambista. Fomentar isso. É quem realmente faz o carnaval e leva isso, inclusive, para fora do país”, afirmou David.

Além de espalhar a divulgação do Carnaval 2024 das escolas de samba, como já acontece com os blocos de rua, a parceria envolve a produção de latinhas especiais de cerveja cada uma com a marca de uma escola de samba do Grupo Especial.

“As quadras das escolas do Grupo Especial vão receber os bares com os produtos da marca da nossa parceira. Teremos ações durante o pré-carnaval. Mostrando o potencial do carnaval das escolas de samba, incluindo, homenagens para escolas de samba. As latinhas comemorativas das 12 agremiações do Especial colocam os sambistas como protagonistas. Incialmente, elas vão ser vendidas nas quadras, nos ensaios técnicos na Sapucaí e nos desfiles oficiais”, explica Gabriel David.