Com muitas caras novas neste 2024, mas ainda alicerçado em alguns pilares que seguem levando a Unidos da Tijuca, a escola realizou seu segundo ensaio de rua mostrando evolução , através de muita organização da direção de carnaval em seus processos, com o carro de som levando bem o samba, tudo isso amparado pela bateria de mestre Casagrande que com muita sobriedade, força e cadência, levou o componente a ter um canto satisfatório do samba e principalmente a fazer uma evolução bastante fluida, espontânea, mesmo tendo algumas alas coreografadas que, na verdade, coroaram o bom desfile da comunidade que participou deste treino mostrando muita alegria e vibração. Um dos destaques da noite, mestre Casagrande explicou mais sobre o processo de trabalho da bateria e enfatizou o esforço que a escola vem fazendo para dar a volta por cima em 2024.
“Já estamos com duas bossas, vamos entrar na terceira bossa, na confecção, a gente está criando uma terceira bossa, e a partir da semana que vem já vamos começar a ensaiar e a partir de quinta-feira que vem já deve estar pronta. Estamos ajustando as coisas, estamos bem, a bateria está bem, o samba está crescendo, agora é ensaio, a comunidade chegar. A comunidade desceu semana passada, hoje desceu mais um pouquinho, e agora é dar sequência no trabalho. O barracão está sensacional, nele não perdemos para ninguém, com todo respeito, ensaiamos terça, de quinze em quinze”, revela o dirigente.
O ensaio ocorreu na Via D1, uma das ruas próximas à quadra da escola. Em pouco menos de 700 metros, o treino começou por volta de 21h40 e teve uma 1h20 de duração. Para o diretor de carnaval Marco Marino a comunidade respondeu bem ao início dos ensaios e já evoluiu bastante de um para o outro.
“Até o dia do desfile tem que estar sempre em evolução, tem que estar sempre em crescente. Para um segundo ensaio, eu acho que a evolução foi cerca de 70 % melhor que no ensaio passado. Acho que isso vem do conhecimento técnico do próprio componente. Fazer o ensaio da forma que a gente faz, com a evolução contínua, em que o componente está sempre se movimentando, brincando, acho que isso ajuda e com a alegria, aparece mais ainda. Hoje, para mim foi difícil apontar um destaque só. A gente viu uma bateria perfeita, uma harmonia bem feita, o carro de som tocando e cantando bem o samba e com educação. Você vê os componentes felizes fazendo aquilo que a gente passou. O destaque hoje vai para a Unidos da Tijuca, vai principalmente para o componente que está acreditando na escola”, aponta o diretor.
Com o enredo “O Conto de Fados”, assinado pelo carnavalesco Alexandre Louzada, a proposta da escola do Borel é fazer uma viagem a Portugal para mostrar diversos aspectos da história do país como fábulas, mistérios e lendas populares. A amarelo-ouro e azul-pavão será a quinta agremiação a cruzar a Avenida no domingo de Carnaval, dia 11 de fevereiro.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
O casal formado para 2024, juntando a experiência de Lucinha Nobre com a juventude do promissor Matheus André, veio para este ensaio vestidos com as roupas em tons mais claros, predominando o branco. Sem a presença da comissão de frente, a dupla teve o privilégio e a responsabilidade de abrir o ensaio da Tijuca desta quinta-feira. E, mesmo, fora, dos lugares em que agremiação estipulou para simular a cabine de julgamento, o casal realizava alguns passos para o público, dando bastante atenção também ao seu deslocamento, com alguns passos, giros, “bandeiradas”. Um destaque, foi um passado típico do “vira”, dança portuguesa , no trecho do samba “Amar o fado…”. Apresentação segura ainda que falte um pouco mais de entrosamento entre os dois e por conseguinte sincronia. Lucinha impôs seu ritmo e Matheus André mostrou seguir.
Harmonia
Comandados por Ito Melodia, badalada contratação da Tijuca para 2024, o carro de som também conta com nomes experientes nas vozes de apoio: Tem Tem Jr, que é primeiro no Império Serrano, Tuninho Jr do Acadêmicos de Niterói, Matheus Gaúcho, que divide o microfone oficial da União de Maricá, além de Maninho, que já cantou no Especial como primeiro ao lado de Leozinho Nunes na São Clemente. O time de vozes foi de grande ajuda, impondo muita força e potência no samba e deixando Ito bastante à vontade para ser o que sempre foi por onde passou, “incorporando” e inflamando os componentes.
“Tivemos essa estratégia de ter vozes experientes no carro de som para reforçar o canto e deixar o Ito mais a vontade, e ter um carro de som seguro atrás deles, aí pegamos pessoas que se destacavam e deixamos só dois que já eram nossos. Pegamos o Tem Tem, o Matheus (Gaúcho), o Tuninho, que já são puxadores só Acesso para dar o reforço e estamos dando conta dos ensaios e isso estamos começando agora, até o dia do desfile, vamos melhorar com certeza”, entende o diretor geral de harmonia da escola, Fernando Costa.
Já o canto da escola, ainda não está em um nível tão empolgante, mostrou evolução, está crescendo e teve destaques em diversas alas. Algumas poucas ainda, se notava, um ou outro componente com a letra. Mas, no geral, há boa expectativa para os próximos testes. Fernando Costa deu a receita para buscar a perfeição no canto.
“Agora é ensaio, começamos semana passada já foi bom. A tendência é crescente. Cada ensaio, a gente vai vendo problemas, defeitos ali, vai corrigindo e quando chegar no dia 14, no ensaio técnico, acredito que vai estar bem melhor e para o desfile vai estar 100%”.
Evolução
Um ponto de muito destaque da noite, pois a Unidos da Tijuca soube mesclar a evolução mais espontânea com algumas alas coreografadas. Uma delas, trazia os componentes fazendo danças típicas portuguesas no trecho “Que o fado vira samba, e o samba vira fado”. Uma das últimas aulas, em determinado momento os componentes se juntavam, formando um único organismo. A escola, em seu treino, não apresentou buracos, realizou bem as paradas para a apresentação, principalmente do casal, já que a comissão de frente não esteve presente. A entrada e saída do recuo foram eficientes, da bateria, tudo de forma bastante organizada e fluída. Legal destacar a velha-guarda vindo ainda no início, logo depois do casal, na cabeça da escola.
Samba-enredo
A obra teve um rendimento bom, impulsionada pelo bom trabalho de mestre Casagrande e seus ritmistas que procuravam colocar a composição em um andamento para favorecer tanto o canto e principalmente para que ela não ficasse arrastada e perdesse suas características de ataque, principalmente na cabeça do samba. Com muita cadência, mantendo o ritmo até o final, a obra acabou gerando uma maior alegria do componente, influenciando na harmonia e evolução. O trabalho de Ito Melodia e do carro de som também ajudou a sustentar o andamento e manter a animação. Os trechos mais cantados foram os dois refrões da obra.
Outros destaques
Milton Cunha gravou antes deste ensaio o quadro “Enredo e Samba” para a emissora detentora dos direitos de transmissão dos desfiles. A rainha Lexa, de visual novo, morena, mais uma vez reinou a frente da Pura Cadência sempre sambando bastante e esbanjando simpatia com a comunidade e seguimentos. O diretor de carnaval, Marco Marino, em seu discurso antes do ensaio, chamou os componentes a responsabilidade no canto, destacando que a escola tem feito a sua parte no barracão. Acompanhando o treino da calçada, no meio do povo, o presidente Fernando Horta parecia gostar do que via.
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