A disputa pela organização da Série Ouro recebeu duas posições claras. De um lado a atual gestão da Liga-RJ, sob direção de Wallace Palhares, e, de outro lado, a fala crítica de Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa, sobre os desfiles de sexta e sábado na Marquês de Sapucaí, apontando diversos problemas estruturais, principalmente, em relação ao horário de término dos desfiles na Avenida.

Foto: Divulgação

“Acho que a Liga-RJ tem sua direção. Fiz crítica como sambista e não presidente da Liesa. Tem que melhorar e muito o acesso. Dentro de todas limitações que possuem, eles precisam dar qualidade de espetáculo, não podem terminar os desfile às 8h30, como fizeram no sábado. O povo merece ser respeitado. Não vou interferir na organização deles. Lá atrás fiz sugestão ao Guimarães (Capitão, ex-presidente da Liga) para Liesa ter o comando da divisão do acesso. Tem cinco ou seis anos que todo mundo já sabe quem vai ganhar. Tem que ganhar com referendo popular. Precisam melhorar muito o carnaval para poder ter dignidade para apresentar o carnaval”, disse Jorge Perlingeiro para Rádio Arquibancada, durante a apuração do Carnaval 2023.

Durante a transmissão dos desfiles da “Nova Intendente”, o presidente da Liga-RJ, Wallace Palhares, respondeu sobre a possibilidade da Liesa assumir os desfiles da Série Ouro.

“Isso aí (Liesa assumir a Série Ouro) uma sandice sem tamanho. São duas entidades distintas. Com o corpo de associados eleitos democraticamente. Essa posição não foi da Liesa, mas de uma pessoa somente. Sinceramente, está faltando respeito e digo que como presidente essa pessoa é um ótimo leitor de notas. A gente não vai entrar nessa polêmica com a Liesa, continuamos firme com a Liesa, temos uma parceria muito sólida e boa”, garantiu Palhares.

Nos bastidores do carnaval, antes dos desfiles de 2023, surgiu a possibilidade da Prefeitura do Rio assumir o corpo de jurados, porém nada aconteceu. Agora, já é especulada a possibilidade de não ser paga a subvenção para Série Ouro em 2024, enquanto não houver uma mudança no Acesso. Apesar da especulação, em nenhum momento, o pode público municipal sinalizou abertamente a intenção de assumir o júri do carnaval da Série Ouro.