InícioGrupo EspecialPrêmio 'Destaques do Ano': Beija-Flor vence na categoria Responsabilidade Social

Prêmio ‘Destaques do Ano’: Beija-Flor vence na categoria Responsabilidade Social

A Beija-Flor de Nilópolis é muito mais que uma escola de samba. A Deusa da Passarela é referência nas atividades sociais com sua comunidade. Na categoria “Responsabilidade Social”, a Azul e Branco foi a vencedora na votação popular e entre a equipe do site CARNAVALESCO. Entre os jornalistas convidados, a Grande Rio foi a vencedora.

“Essa premiação é diferente de tudo no carnaval. É um prêmio muito legal de receber. O reconhecimento do trabalho social da Beija-Flor não é feito somente agora na pandemia. A escola há muito tempo tem diversas ações sociais para população de Nilópolis. Durante a pandemia, foi mostrado mais das nossas atividades. Um dos pilares da Beija-Flor é cuidar da sua comunidade, com escolinhas de bateria, mestre-sala e porta-bandeira, distribuindo comida na rua, dando cestas básicas. É bom ser valorizado pela imprensa. O Almir Reis, nosso vice-presidente, é o cara que se dedica muito também na parte social da Beija-Flor. Temos o compromisso com o mundo do samba que vamos continuar sempre fazendo nossas ações sociais”, disse Dudu Azevedo, diretor de carnaval.

Conheça alguns dos projetos da Beija-Flor:

Desde da década de 1980, a Beija-Flor faz ações sociais com crianças, jovens e adultos. Segundo a escola, são mais de 1500 famílias impactadas por ano, com 40 mil jovens formados.

O Educandário Abrão David, fundado em 1987, atende mais de 900 alunos, de 6 aos 16 anos, no espaço que conta com três prédios onde estudam até o 9º ano.

“Acompanhava o desenvolvimento das atividades da Creche, quando vi que, passados os anos, as crianças que estudavam lá desde pequenas estavam ameaçadas de ver seu desenvolvimento educacional suspenso. Até aquele momento, o futuro delas era sair da Creche e serem ‘jogadas’ na rede pública de ensino, que na época era bastante ruim. Para que o trabalho da Creche tivesse uma continuidade, criamos o Educandário. Lá (no Educandário), as crianças estudam até a oitava série”, relembra Anizio.

A creche Júlia Abrão David, criada em 1980, atende 276 crianças entre seis meses e seis anos de idade, em 2 turnos com 4 refeições por dia (Café da manhã, almoço, lanche e jantar). Para atender com qualidade as crianças matriculadas na Creche – e seguindo as recomendações da Secretaria de Educação – as crianças de cada turma são divididas em dois grupos: no turno da manhã o primeiro grupo estuda na sala de aula, enquanto o segundo grupo fica no pátio com as recreadoras em atividades livres, mas educativas. No turno da tarde, a situação se inverte.

O projeto profissionalizante “Talentos da Beija” atua com 1 mil pessoas. Nessa iniciativa, os alunos (crianças, adolescentes e adultos) recebem aulas de Jiu-Jitsu, tênis de mesa, futebol, natação, dança, dentre outras.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...