A Portela foi homenageada, na manhã desta segunda-feira, no Congresso Nacional, em Brasília, pelo centenário, completado no dia 11 de abril. O presidente Fábio Pavão, Tia Surica, a porta-bandeira Squel e o segundo mestre-sala Emanuel Lima participaram da cerimônia na capital do país.
“É com muita alegria que nos reunimos nessa sessão solene para celebrarmos um marco na cultura brasileira, o centenário da Portela”, disse Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, que teve sua mensagem lida pelo deputado Murilo Gouvea (União-RJ).
Em seu pronunciamento, o presidente da Portela, Fábio Pavão, agradeu a homenagem feita pelo deputado Murilo Gouvea e a presença da escola de samba na Câmara dos Deputados.
“A Portela foi a primeira escola de samba a completar 100 anos. Nossos fundadores enfrentaram dificuldades para apenas existir. Lutaram contra o preconceito e a discriminação da sociedade. Hoje, a Portela está sendo homenageada no Congresso Nacional. É a prova que nossos fundadores venceram. Essa homenagem também é justa porque a Portela é instituição que é a síntese do Brasil. Dar voz para uma escola de samba é valorizar grupos que ainda lutam pela invisilidade por parte da sociedade, mas agora em novos contextos”, disse Pavão.