A Portela anunciou na última segunda-feira a primeira musa da comunidade da história da escola: Amanda Oliveira! A partir de agora, a passista que já desfila na agremiação há 12 anos será alçada ao posto maior e irá brilhar ao lado das outras musas da Majestade do Samba, Shayene Cesário e Alice Alves.

Amanda foi pega de surpresa com o cargo de musa, mas confessa que este era um sonho antigo, que carrega desde os tempos de menina, quando ainda desfilava na escola mirim, Filhos da Águia.

“Nunca deixem que lhe digam, que não vale a pena acreditar no sonho que se tem. Há 15 anos eu almejava ser passista da ala mais premiada do carnaval. A ala de passistas da Portela, coordenada por Nilce Fran e, na época, Valci Pelé. O sonho de toda passista é ser reconhecida pela sua escola, pois abdicamos de ter uma vida social, de momentos com a família, é uma dedicação em tempo integral pela sua agremiação. Sempre falei que se um dia eu tivesse a oportunidade de ter um cargo dentro da escola, seria o de Musa da Comunidade. Em meio a uma nova era do carnaval onde as escolas de samba enfim, estão valorizando as passistas em cargos como rainha, princesas e musas, a Portela muito me orgulha em, no ano do seu centenário, eleger a sua primeira musa da comunidade, cria da sua ala de passistas”, comemora a carioca de 28 anos.

Foto: Divulgação/Portela

O convite foi feito pelo próprio presidente da escola, Fábio Pavão, que aponta a escolha de Amanda como uma forma de prestigiar ainda mais a comunidade portelense.

“A Amanda desfila com a gente há muito tempo. É daquelas passistas que vestem a camisa da escola. Elevá-la à condição de Musa é uma forma de valorizar o talento dela como sambista, mas também de prestigiar a nossa comunidade”, frisa o presidente, que tem total apoio de seu vice-presidente, Junior Escafura, na decisão de torná-la musa da comunidade.

“Além de ser grande passista, ela está sempre participando de todos os ensaios e eventos da Portela. Queremos cada vez mais valorizar nossa comunidade. A Amanda como musa será uma grande representante para abrilhantar mais ainda nossa escola”, celebra.

Uma das grandes incentivadoras e responsável pelo sucesso de Amanda Oliveira, é a diretora da ala de passistas, Nilce Fran. Emocionada com a conquista de mais uma integrante de sua equipe, a veterana não esconde o orgulho.

“É a minha recompensa para a minha luta com cada menina e menino. É a certeza de estar no caminho certo. Gratidão a minha diretoria”.

Fazendo coro com sua orientadora, Amanda aponta o seu destaque na escola como um feito coletivo.

“Essa conquista é nossa, da ala de passistas da Portela! Só tenho a agradecer a minha diretora Nilce Fran, que me fez ser a profissional que sou hoje. Espero que em breve eu possa partilhar a mesma emoção com outras passistas da ala, sendo eleitas como “Musa da Comunidade. Além da minha escola querida, agradeço muito à minha mãe. Sou filha de mãe solteira, professora e pedagoga, que nunca teve ajuda de ninguém para nada na vida. Mesmo com toda dificuldade financeira que nós já tivemos, ela sempre me incentivou. Se eu cheguei até esse momento tão sonhado eu devo à minha mãe!”, enfatiza a nova musa da Portela.