InícioGrupo EspecialViradouroPoetas finalistas da Viradouro revelam ansiedade e expectativa para grande decisão deste...

Poetas finalistas da Viradouro revelam ansiedade e expectativa para grande decisão deste sábado

A Viradouro vai definir na noite deste sábado o seu hino oficial para o Carnaval 2020. Três parcerias, das 22 inscritas, seguiram até a grande decisão. A reportagem do CARNAVALESCO conversou com um representante de cada uma delas antes da final.

Disputando sua terceira na final na escola de seu coração, Dan Passos fez um emocionante relato sobre a possibilidade de vitória. O jovem compositor revela que vencer na Viradouro é seu grande sonho e enumera as qualidades de seu samba para a disputa.

“Samba de enredo é como um filho, é quase impossível escolher uma parte preferida. Acho que a força do nosso samba é o todo, porém sentimos que a frase que diz ‘Toda mulher tem a força de Maria’ é o grande destaque do samba, pois de maneira objetiva e emocionante destaca a força da mulher e sua capacidade de superar adversidades. Nos dedicamos muito na criação desta obra, nos aprofundamos no enredo, em pesquisas para elucidá-lo da forma mais clara possível nesse samba. Ao fechar os olhos posso ouvir o Zé Paulo cantando esse samba, fizemos pensando na interpretação dele também, dentre muitas outras preparações para que o samba estivesse a altura da Viradouro. Sou apaixonado pela Viradouro, ter um samba na Sapucaí na minha escola do coração é meu maior sonho, não há exagero nenhum em dizer isso. É um enredo que exalta a mulher brasileira que é guerreira. É um enredo com a cara da minha mãe, minha vó, de muitas mulheres que eu conheço. A sinopse ajudou a elaborar um samba valente, com a força dessas Marias, mas ao mesmo tempo dolente, com a delicadeza que o universo feminino permite”, disse.

Outro jovem poeta presente na grande finalíssima da Viradouro é Thiago Meiners. Segundo ele o samba concorrente de sua parceria tem passagens que podem ficar marcadas na história da Viradouro, como outros sambas marcantes da discografia da vermelha e branca.

“Acreditamos muito na força do nosso samba e no trabalho que a gente vem fazendo na quadra. Acreditamos também que o nosso samba tem todo o potencial pra levar a Viradouro a um grande desfile, obviamente junto com a força da escola. Achamos que o nosso refrão tem muito a cara da escola e acreditamos que a frase ‘Sou Viradouro até morrer’ pode marcar a história da escola assim como outros versos marcantes de sambas antigos como: ‘o amor está no ar’; ‘canta Viradouro’; ‘sou Viradouro, sou paixão’; ‘o brilho no olhar voltou’; entre outros. Acreditamos muito na força do nosso samba e no trabalho que a gente vem fazendo na quadra. Acreditamos também que o nosso samba tem todo o potencial pra levar a Viradouro a um grande desfile, obviamente junto com a força da escola”, explica.

Fadico, experiente compositor com vitórias alcançadas em outras escolas, enaltece o enredo da Viradouro e avalia que as apresentações de sua parceria vêm crescendo à cada semana na quadra, o que lhe confere bastante esperança na vitória.

“É uma disputa bastante difícil, com grandes sambas mas nossa parceria a cada semana se apresenta melhor. Estamos muito esperançosos nessa briga. Acho que quem levar a vitória, fará a Viradouro estar muito bem representada no desfile de 2020. Nosso samba tem dois trechos que eu destaco: o refrão do meio e na mesma proporção o bis do final do samba para colar no refrão de baixo, ‘Ó mãe ensaboa’. O enredo da Viradouro é excelente e nos proporcionou uma excelente sinopse. A equipe dos carnavalescos merece os parabéns. Uma pegada cultural, a luta das ganhadeiras desde o período da escravidão, uma cultura que se perdura até hoje em Itapoã”.

- ads-

Ao vivo: sorteio da ordem dos desfiles do Grupo Especial do Rio

https://www.youtube.com/watch?v=OPepqf6oZ_4

Primeiro casal da Mocidade Independente de Padre Miguel tem nova coreógrafa para o Carnaval 2025

A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou nesta quinta-feira (23) a contratação de uma nova coreógrafa para o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira,...

Em busca do bi da Viradouro, Julinho espera repetir encerramento dos desfiles, enquanto Priscilla Mota não tem posição preferida

Campeã do Carnaval de 2025, a Viradouro vem em busca do bicampeonato. Com enredo já anunciado, a escola quer agora saber em que posição...