728x90
InícioIntendentePlástica impressiona, mas problemas de evolução e no casal atrapalham desfile leve...

Plástica impressiona, mas problemas de evolução e no casal atrapalham desfile leve e divertida da União do Parque Acari

Belo conjunto estérico, leveza do enredo e Comissão de Frente se destacam no desfile da escola

Segunda escola a desfilar na primeira noite de desfiles da Série Prata, na Nova Intendente, a União do Parque Acari apresentou o enredo “Uma Doce Ilusão no Mundo da Imaginação”, desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine. Em 38 minutos, a escola realizou um desfile com destaque para a parte plástica, com um bom conjunto de alegorias e fantasias, a leveza do enredo e a Comissão de Frente. Problemas em evolução e na apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, no entanto, atrapalharam o desempenho da escola.

acari desfile23 6

Comissão de Frente

Coreografada por Adilson Loureiro, a Comissão de Frente da União do Parque Acari representou os “Guardiões do talismã”. Em uma bela roupa, com folhas e galhos de árvores, os bailarinos realizaram uma boa apresentação ao longo da Avenida Ernani Cardoso. Bem sincronizada e de fácil entendimento, a Comissão de Frente da escola cumpriu com maestria o papel de representar os defensores dos segredos guardados no talismã.

acari desfile23 8

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Representando os “Seres encantados”, que trazem a magia do encanto, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da União do Parque Acari, Pablo Chocolate e Layne Ribeiro, vestiu uma bela roupa em tons de verde. O mestre-sala possuía uma asa de borboleta como costeira e a porta-bandeira possuía borboletas em sua saia. Na coreografia apresentada, a dupla apostou na mescla entre elementos da dança tradicional dos casais com elementos em referência a letra do samba-enredo da escola. Durante a apresentação do casal na segunda cabine de julgadores, módulo duplo, porém, o chapéu da fantasia do mestre-sala caiu na pista.

acari desfile23 7

Harmonia

De modo geral, a harmonia da União do Parque Acari em seu desfile foi irregular, com algumas alas deixando a desejar no canto do samba-enredo da agremiação. Com o início muito forte no quesito, as últimas alas da Tricolor apresentaram baixo desempenho e intensidade no canto. O refrão do samba-enredo, sobretudo o trecho “Engrandecendo o carnaval da nossa escola”, foi o mais cantado pela comunidade de Acari.

acari desfile23 3

Evolução

Apesar da empolgação e leveza dos componentes da escola, a União do Parque Acari apresentou problemas no quesito evolução. O tripé de abertura da escola apresentou problemas em sua barra de direção e ocasionou clarões ao longo da avenida, quando o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Tricolor avançava. No final do desfile da agremiação, algumas alas do final da escola tiveram que apertar o passo para encerrar o desfile no tempo regulamentar.

acari desfile23 2

Enredo

Lúdico e divertido, o enredo da União do Parque Acari propunha uma viagem para o portal dos sonhos, no qual a coroa da escola era o passaporte. Guiados pela força da imaginação, as pessoas, no enredo, as pessoas poderiam ver vários mundos, com castelos, feitiços, fadas, duendes, reis e rainhas, bruxas, borboletas e outros seres encantados. Na avenida, a escolha do enredo da escola se provou um acerto. Ao longo dos setores da escola, o carnavalesco André Tabuquine conseguiu traduzir de maneira clara e fácil os elementos da história a ser contado em seu conjunto de alegorias e fantasias.

acari desfile23 5

Alegorias e Adereços

O conjunto de Alegorias e Adereços apresentado pela União do Parque Acari impressionou na Nova Intendente pelo bom acabamento e gigantismo apresentado. Com exceção do tripé de abertura, todas as demais alegorias possuíam esculturas com movimentos. O tripé, representando “Portal encantado do talismã”, trouxe a frente um grande brasão da agremiação revestido de Led. O abre-alas, “A floresta encantada e a grande árvore sábia”, impressionou pela bela escultura com movimentos de uma árvore. A segunda alegoria, “A floresta encantada e a grande árvore sábia”, tinha uma grande bruxa e distribuia maças do amor ao público presente. A última alegoria, “O mundo colorido”, representou um grande circo e distribuiu bolas às crianças da plateia.

Fantasias

Assim como a característica do enredo, o conjunto de fantasias apresentado pela União do Parque Acari se notabilizou pela leveza e facilidade na leitura. De maneira geral, o nível de acabamento e soluções dos figurinos foram bem pensados e executados pelo carnavalesco da escola. A ala de baianas, representados o “Reino das Fadas” apresentou bela fantasia nas cores verde e branca.

acari desfile23 4

Samba-enredo

Composto por Ralfe Ribeiro, Renan Diniz, Marquinhos Beija-Flor, João Vidal, Jotapê, Tem-Tem, Gigi da Estiva, Evandro, Frank, Tainara Martins, Camila, Nego Nascimento, o samba-enredo da União do Parque Acari cumpriu com maestria seu papel na avenida, se adequando perfeitamente a leveza e animação que o desfile da escola pedia. O refrão do samba-enredo, sobretudo o trecho “Engrandecendo o carnaval da nossa escola”, foi o mais cantado pela comunidade de Acari.

Outros Destaques

A bateria da União do Parque Acari, “União de Ritmo”, de mestres Erick Castro e Daniel Silva, foi destaque no desfile da escola e sustentou com maestria o andamento do desfile da agremiação. A bossa do refrão do meio do samba-enredo provocou aplausos das arquibancadas. A bateria contou com a presença de mestres consagrados do carnaval, como Luygui, da Acadêmicos de Vigário Geral.

Outros destaques

A “Tabajara do Samba”, bateria da Unidos de Lucas, comandada por mestre Celso Frazão, também foi destaque na noite, ao conduzir com maestria o ritmo no desfile da escola. A bateria contou com reforço de peso, com a presença dos mestres Fafá, da Grande Rio, tocando tamborim e de mestre Léo Capoeira, da Em Cima da Hora. O casamento entre a bateria e o carro de som da escola, comandado por Clóvis Pê e Marcelo Riva, foi perfeito.

- ads-

Unidos dos Morros e União Imperial se destacam na segunda noite de desfiles em Santos

Fechando com chave de ouro os desfiles das escolas de samba de Santos de 2025, a segunda noite de desfiles, realizada no último sábado...

Com Milton Nascimento presente, comunidade da Portela faz bonito em nova noite inspirada de Gilsinho

Por Lucas Santos (Colaboraram Allan Duffes, Luan Costa, Freddy Ferreira, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e...