Segunda escola a desfilar na primeira noite de desfiles da Série Prata, na Nova Intendente, a União do Parque Acari apresentou o enredo “Uma Doce Ilusão no Mundo da Imaginação”, desenvolvido pelo carnavalesco André Tabuquine. Em 38 minutos, a escola realizou um desfile com destaque para a parte plástica, com um bom conjunto de alegorias e fantasias, a leveza do enredo e a Comissão de Frente. Problemas em evolução e na apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, no entanto, atrapalharam o desempenho da escola.

acari desfile23 6

Comissão de Frente

Coreografada por Adilson Loureiro, a Comissão de Frente da União do Parque Acari representou os “Guardiões do talismã”. Em uma bela roupa, com folhas e galhos de árvores, os bailarinos realizaram uma boa apresentação ao longo da Avenida Ernani Cardoso. Bem sincronizada e de fácil entendimento, a Comissão de Frente da escola cumpriu com maestria o papel de representar os defensores dos segredos guardados no talismã.

acari desfile23 8

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Representando os “Seres encantados”, que trazem a magia do encanto, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da União do Parque Acari, Pablo Chocolate e Layne Ribeiro, vestiu uma bela roupa em tons de verde. O mestre-sala possuía uma asa de borboleta como costeira e a porta-bandeira possuía borboletas em sua saia. Na coreografia apresentada, a dupla apostou na mescla entre elementos da dança tradicional dos casais com elementos em referência a letra do samba-enredo da escola. Durante a apresentação do casal na segunda cabine de julgadores, módulo duplo, porém, o chapéu da fantasia do mestre-sala caiu na pista.

acari desfile23 7

Harmonia

De modo geral, a harmonia da União do Parque Acari em seu desfile foi irregular, com algumas alas deixando a desejar no canto do samba-enredo da agremiação. Com o início muito forte no quesito, as últimas alas da Tricolor apresentaram baixo desempenho e intensidade no canto. O refrão do samba-enredo, sobretudo o trecho “Engrandecendo o carnaval da nossa escola”, foi o mais cantado pela comunidade de Acari.

acari desfile23 3

Evolução

Apesar da empolgação e leveza dos componentes da escola, a União do Parque Acari apresentou problemas no quesito evolução. O tripé de abertura da escola apresentou problemas em sua barra de direção e ocasionou clarões ao longo da avenida, quando o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Tricolor avançava. No final do desfile da agremiação, algumas alas do final da escola tiveram que apertar o passo para encerrar o desfile no tempo regulamentar.

acari desfile23 2

Enredo

Lúdico e divertido, o enredo da União do Parque Acari propunha uma viagem para o portal dos sonhos, no qual a coroa da escola era o passaporte. Guiados pela força da imaginação, as pessoas, no enredo, as pessoas poderiam ver vários mundos, com castelos, feitiços, fadas, duendes, reis e rainhas, bruxas, borboletas e outros seres encantados. Na avenida, a escolha do enredo da escola se provou um acerto. Ao longo dos setores da escola, o carnavalesco André Tabuquine conseguiu traduzir de maneira clara e fácil os elementos da história a ser contado em seu conjunto de alegorias e fantasias.

acari desfile23 5

Alegorias e Adereços

O conjunto de Alegorias e Adereços apresentado pela União do Parque Acari impressionou na Nova Intendente pelo bom acabamento e gigantismo apresentado. Com exceção do tripé de abertura, todas as demais alegorias possuíam esculturas com movimentos. O tripé, representando “Portal encantado do talismã”, trouxe a frente um grande brasão da agremiação revestido de Led. O abre-alas, “A floresta encantada e a grande árvore sábia”, impressionou pela bela escultura com movimentos de uma árvore. A segunda alegoria, “A floresta encantada e a grande árvore sábia”, tinha uma grande bruxa e distribuia maças do amor ao público presente. A última alegoria, “O mundo colorido”, representou um grande circo e distribuiu bolas às crianças da plateia.

Fantasias

Assim como a característica do enredo, o conjunto de fantasias apresentado pela União do Parque Acari se notabilizou pela leveza e facilidade na leitura. De maneira geral, o nível de acabamento e soluções dos figurinos foram bem pensados e executados pelo carnavalesco da escola. A ala de baianas, representados o “Reino das Fadas” apresentou bela fantasia nas cores verde e branca.

acari desfile23 4

Samba-enredo

Composto por Ralfe Ribeiro, Renan Diniz, Marquinhos Beija-Flor, João Vidal, Jotapê, Tem-Tem, Gigi da Estiva, Evandro, Frank, Tainara Martins, Camila, Nego Nascimento, o samba-enredo da União do Parque Acari cumpriu com maestria seu papel na avenida, se adequando perfeitamente a leveza e animação que o desfile da escola pedia. O refrão do samba-enredo, sobretudo o trecho “Engrandecendo o carnaval da nossa escola”, foi o mais cantado pela comunidade de Acari.

Outros Destaques

A bateria da União do Parque Acari, “União de Ritmo”, de mestres Erick Castro e Daniel Silva, foi destaque no desfile da escola e sustentou com maestria o andamento do desfile da agremiação. A bossa do refrão do meio do samba-enredo provocou aplausos das arquibancadas. A bateria contou com a presença de mestres consagrados do carnaval, como Luygui, da Acadêmicos de Vigário Geral.

Outros destaques

A “Tabajara do Samba”, bateria da Unidos de Lucas, comandada por mestre Celso Frazão, também foi destaque na noite, ao conduzir com maestria o ritmo no desfile da escola. A bateria contou com reforço de peso, com a presença dos mestres Fafá, da Grande Rio, tocando tamborim e de mestre Léo Capoeira, da Em Cima da Hora. O casamento entre a bateria e o carro de som da escola, comandado por Clóvis Pê e Marcelo Riva, foi perfeito.