InícioIntendenteUnidos de Lucas: Parte musical se destaca, mas erros de evolução prejudicam...

Unidos de Lucas: Parte musical se destaca, mas erros de evolução prejudicam desfile em homenagem a Sonia Capeta

Samba-enredo, bateria e conjunto de fantasias são destaques na apresentação do Galo de Ouro da Leopoldina

Primeira escola a desfilar pela Série Prata na sexta-feira, na Nova Intendente, a Unidos de Lucas apresentou o enredo “É ela! A maravilhosa rainha do samba”, do consagrado carnavalesco Fran Sérgio, em homenagem a eterna rainha da Beija-Flor de Nilópolis, Sonia Capeta. Durante 37 minutos, o belo samba-enredo, a bateria “Tabajara do Samba” de Mestre Celsinho e belo conjunto de fantasias foram destaques do Galo de Ouro da Leopoldina. Problemas de evolução, falhas de acabamento e canto irregular foram pontos baixos.

Comissão de Frente

Coreografada por Alessandra Oliveira, a Comissão de Frente da Unidos de Lucas representou “O Cortejo dos Orixás”. Na coreografia, eram realizados diversos passos remetentes à cultura afro-brasileira. O ponto alto da apresentação se dava quando uma das personagens, representando Oyá, orixá da homenageada, ganhavam asas de borboletas, animal associado a Iansã. A comissão arrancou aplausos do público ao longo da Avenida Ernani Cardoso.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos de Lucas, Luã Mackenzie e Bia Oliveira, representou “Africanidade, na pele e na alma”, em um figurino nas cores azul, laranja e lilás. Em sua coreografia, a dupla apostou na associação de elementos tradicionais da dança com passos afro, dentro das características do enredo da escola. Na apresentação no primeiro módulo, no entanto, o pavilhão da escola, durante o giro da porta-bandeira, toca no mestre-sala da escola.

Harmonia

A harmonia da Unidos de Lucas demonstrou irregularidades entre as alas durante a apresentação da escola. Algumas alas, sobretudo do começo do desfile, cantavam o samba-enredo a plenos pulmões, enquanto outras, mais pro final da escola, pouco cantavam a obra. O forte refrão principal do samba-enredo, com o trecho “Quem ama Lucas vai saudar Sonia Capeta”, foi a parte mais cantada pela comunidade da Zona da Leopoldina.

Evolução

Sem sombra de dúvida, o quesito evolução foi o que apresentou maiores problemas durante a apresentação da escola na Nova Intendente. Logo no início, após a apresentação do casal no primeiro módulo, a ala coreografada que vinha logo atrás não avançou, provocando um clarão. Além disso, o último carro da escola apresentou problemas na avenida e, ao longo de todo o desfile, provocou a abertura de buracos na pistas, o que suficientemente preenchido pelos destaques vinham logo a frente.

Alegorias e Adereços

O conjunto alegórico apresentando pela Unidos de Lucas na avenida apresentou irregularidades e falhas visíveis de acabamento, sobretudo nas esculturas. Na avenida, o destaque principal no quesito se deu para o último carro da escola, representando A Filha de uma Beija-flor Guerreira na raça, no sangue e na cor”, por trazer a homenageada do enredo, Soninha Capeta, a frente.

Fantasias

O conjunto de fantasias da Unidos de Lucas foi um dos destaques do desfile da agremiação em 2023. Apesar das conhecidas dificuldades encontradas pela escolas da Série Prata, o carnavalesco Fran Sérgio, multicampeão do carnaval carioca, encontrou soluções simples e eficientes para montar os figurinos da escola. A mensagem do enredo foi passada com maestria e fácil assimilação, com destaque para a ala 13, “Sonia Capeta, uma história de amor, meu amor, com o carnaval da Beija-flor” e ala de baianas, fantasiadas de Oxum.

Enredo

No carnaval de 2023, a Unidos de Lucas apresentou o enredo “É ela! A maravilhosa rainha do samba” para homenagear a eterna passista e rainha de bateria da Beija-Flor Soninha Capeta, pelas mãos do carnavalesco Fran Sérgio. Na avenida, a escolha do enredo do Galo de Ouro da Leopoldina se provou um acerto. O conjunto de fantasias e alegorias da agremiação passaram com maestria a ideia e a história a ser contada, com fácil assimilação pelo público presente na Nova Intendente.

Samba-Enredo

Composto por Tem Tem Jr, João Vidal , Jr Fionda, Marcelinho Santos, Rondi Valença, Júlio Assis, Romeu Almeida, Diego Oliveira, Rafael Ribeiro e Valtinho Botafogo, o samba-enredo da Unidos de Lucas se destacou na avenida por sua bela letra e melodia. A obra serviu com maestria a ideia do enredo contado pela escola na avenida. O forte refrão principal do samba-enredo, com o trecho “Quem ama Lucas vai saudar Sonia Capeta”, foi a parte mais cantada pela comunidade da Zona da Leopoldina.

- ads-

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...

‘O Auto da Compadecida’ é o enredo da Unidos de Lucas no Carnaval 2025

Uma das maiores obras do mito da Literatura Brasileira, Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida” será enredo no carnaval de 2025. A Unidos de...

André Rodrigues: ‘sonho de verdade com a valorização trabalhista dos profissionais do carnaval’

O carnavalesco André Rodrigues, da Portela, fez uma publicação nas redes sociais, na manhã desta quarta-feira, sobre o Dia do Trabalho e falou da...