InícioGrupo EspecialPavilhão foi escolhido pelo público como símbolo do carnaval das escolas de...

Pavilhão foi escolhido pelo público como símbolo do carnaval das escolas de samba

Marca, que estampará todo o Sambódromo em abril deste ano, terá o lançamento oficial nos dias 26 e 27 de fevereiro, em um evento na Cidade do Samba

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, na Cidade do Samba, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), apresentou oficialmente a nova marca do carnaval das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Criada pela Tátil Design, o desenho traz a força da comunidade do samba e foi inspirado no balanço da porta-bandeira, personagem icônico dentro de uma agremiação, para a sua construção.

rio carnaval 1
Foto: Henrique Matos/Divulgação Liesa

Escritório responsável por criar a marca, a Tátil Design montou uma equipe multidisciplinar e foi a campo para identificar os elementos essenciais para a construção da festa e do símbolo que representasse o Carnaval. A empresa trouxe para o time de criação o André Rodrigues (carnavalesco do Sossego e integrande da Beija-Flor), que desde os 15 anos trabalha com o Carnaval contribuindo com a visão de quem está dentro do universo.

“Ouvimos profissionais e amantes do Carnaval do Rio, foram mais de 3 mil pessoas envolvidas. Tivemos a honra de conversar com verdadeiras personalidades do samba. Ouvimos histórias de como tudo começou e a pergunta que sempre nos fazíamos era: Se fosse preciso escolher apenas um símbolo que representasse o Carnaval das Escolas de Samba, qual seria? Foi quando descobrimos que a bandeira, ou o pavilhão, como os mestres se referem, foi unanimidade, símbolo da origem de tudo”, conta Alice Gelli, diretora criativa do projeto.

O processo de construção da marca durou em torno de seis meses que envolveu entrevistas com ícones do samba, entre eles, Rosa Magalhães, Laíla, Milton Cunha; e Monarco.

“Fomos para Cidade do Samba, aumentamos o time, abrimos mais experimentações para o processo e mergulhamos para entender o que estava por trás desse ícone, qual seria a essência da bandeira. Estudamos o movimento, o rastro que ela produz e a magia que ela transmite”, explica Fred Gelli, CEO da Tátil.

- ads-

Carnaval com 15 escolas no Especial do Rio? Foliões aprovam ideia de expansão

A proposta de aumentar o número de escolas no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro para 15 agremiações, em vez das atuais...

Tucuruvi anuncia renovação de Hudson Luiz

O Tucuruvi divulgou na noite desta segunda-feira a renovação do intérprete Hudson Luiz. Recheado de elogios na comunidade e com identificação imediata, o cantor...

Tuiuti realiza feijoada e concurso para eleger segundo casal no Dia de São Jorge

O feriado do Santo Guerreiro será de celebração na quadra do Paraíso do Tuiuti. Nesta quarta-feira, a partir das 13h, a sede da agremiação...