728x90
InícioGrupo EspecialPavilhão foi escolhido pelo público como símbolo do carnaval das escolas de...

Pavilhão foi escolhido pelo público como símbolo do carnaval das escolas de samba

Marca, que estampará todo o Sambódromo em abril deste ano, terá o lançamento oficial nos dias 26 e 27 de fevereiro, em um evento na Cidade do Samba

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira, na Cidade do Samba, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), apresentou oficialmente a nova marca do carnaval das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Criada pela Tátil Design, o desenho traz a força da comunidade do samba e foi inspirado no balanço da porta-bandeira, personagem icônico dentro de uma agremiação, para a sua construção.

rio carnaval 1
Foto: Henrique Matos/Divulgação Liesa

Escritório responsável por criar a marca, a Tátil Design montou uma equipe multidisciplinar e foi a campo para identificar os elementos essenciais para a construção da festa e do símbolo que representasse o Carnaval. A empresa trouxe para o time de criação o André Rodrigues (carnavalesco do Sossego e integrande da Beija-Flor), que desde os 15 anos trabalha com o Carnaval contribuindo com a visão de quem está dentro do universo.

“Ouvimos profissionais e amantes do Carnaval do Rio, foram mais de 3 mil pessoas envolvidas. Tivemos a honra de conversar com verdadeiras personalidades do samba. Ouvimos histórias de como tudo começou e a pergunta que sempre nos fazíamos era: Se fosse preciso escolher apenas um símbolo que representasse o Carnaval das Escolas de Samba, qual seria? Foi quando descobrimos que a bandeira, ou o pavilhão, como os mestres se referem, foi unanimidade, símbolo da origem de tudo”, conta Alice Gelli, diretora criativa do projeto.

O processo de construção da marca durou em torno de seis meses que envolveu entrevistas com ícones do samba, entre eles, Rosa Magalhães, Laíla, Milton Cunha; e Monarco.

“Fomos para Cidade do Samba, aumentamos o time, abrimos mais experimentações para o processo e mergulhamos para entender o que estava por trás desse ícone, qual seria a essência da bandeira. Estudamos o movimento, o rastro que ela produz e a magia que ela transmite”, explica Fred Gelli, CEO da Tátil.

- ads-

Aos gritos de ‘fica’, Paolla Oliveira declara amor para Grande Rio: ‘Não vou sair, vivo essa energia, só vou me deslocar’

Ovacionada pelos componentes da Grande Rio, no ensaio de quadra, em Duque de Caxias, na noite da última terça-feira, Paolla Oliveira fez sua "despedida"...

Paulo Barros fala sobre carreira no Grupo Especial e desfiles marcantes ao longo dos anos. ‘Cada carnaval que faço me traz alegrias particulares’, afirma

Paulo Barros chega ao seu terceiro carnaval consecutivo na Vila Isabel e comemora seu vigésimo primeiro desfile como carnavalesco no Grupo Especial. O CARNAVALESCO...

ibis Styles Barra Funda: hotel estratégico para o Carnaval 2025 com sabores e benefícios exclusivos

O ibis Styles São Paulo Barra Funda está localizado em um dos principais pontos da cidade de São Paulo. A Avenida Marquês de São...