A Unidos de Padre Miguel anuncia uma mudança significativa para o próximo carnaval: Mestre Dinho não seguirá no comando da Bateria Guerreiros. Após mais de 15 anos à frente do ritmo da escola, ele encerra seu ciclo na função.
Ao longo de sua trajetória na UPM, Mestre Dinho demonstrou talento, dedicação e amor ao pavilhão, conduzindo a bateria com maestria e contribuindo para momentos inesquecíveis na Marquês de Sapucaí. A escola expressa profunda gratidão por todo o trabalho.
A Unidos de Padre Miguel deseja sucesso a Mestre Dinho em seus novos desafios e, em breve, anunciará novidades sobre o futuro da Bateria Guerreiros.
A Unidos da Tijuca definiu o novo responsável pelo microfone oficial para o carnaval 2026. Marquinhos Art’ Samba será a voz da amarelo ouro e azul pavão do Morro do Borel. Nascido em Mesquita, na Baixada Fluminense, o novo intérprete acumula mais de duas décadas de empréstimo de sua voz aos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Sua brilhante trajetória, contempla passagens pelos times de canto dos Acadêmicos do Grande Rio, Portela e Mocidade Independente de Padre Miguel. Sua estreia como intérprete oficial guiou desfiles marcantes pela Unidos de Padre Miguel, Império Serrano, Imperatriz Leopoldinense e Estação Primeira de Mangueira.
“É uma grata surpresa hoje pertencer ao time maravilhoso da Unidos da Tijuca, agremiação quase centenária com grandes sambas-enredo e grandes cantores em sua história. Espero fazer o meu trabalho com excelência e atender a expectativa do Morro do Borel. Vamos em busca do campeonato. Vim pra fazer parte da história”, avisa o novo profissional.
A chegada de Marquinhos Art’ Samba ao solo sagrado da Unidos da Tijuca, traz para a agremiação a memória afetiva dos timbres marcantes que acompanharam os melhores anos da trajetória da escola.
“Para além das características e histórias que se entrecruzam, o novo intérprete acompanha a busca pela excelência técnica nos quesitos, afirmando um compromisso de exclusividade e dedicação total em busca das notas máximas que merecemos e pelas quais lutaremos para honrar o esforço e dedicação de nossa comunidade”, avisa o presidente Fernando Horta.
A Unidos da Tijuca se reestrutura internamente para o Carnaval 2026 almejando o campeonato do Grupo Especial do carnaval carioca.
Nesta sexta-feira (28), a Liga RJ divulgou os detalhes do sorteio que definirá a ordem dos desfiles da Série Ouro no Carnaval 2026, marcado para os dias 13 e 14 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí. O evento ocorrerá em abril, com data e local a serem anunciados em breve, reunindo representantes das agremiações para um momento decisivo na organização do maior espetáculo da Terra.
S1 Comunicação/Liga RJ
Seguindo o regulamento, algumas definições já estão estabelecidas. Campeã da Série Prata, a Unidos do Jacarezinho será a primeira escola a desfilar na sexta-feira, enquanto a Botafogo Samba Clube, 11ª colocada da Série Ouro 2025, abrirá os desfiles no sábado.
A Inocentes de Belford Roxo e a Em Cima da Hora, de acordo com o regulamento do último carnaval, serão as segundas escolas a entrar na Sapucaí na sexta e no sábado, respectivamente. Por outro lado, a Estácio de Sá, vice-campeã deste ano, participará do sorteio para definir em qual dia desfilará, podendo escolher sua posição na ordem dos desfiles.
Pares do sorteio:
Estácio de Sá x Unidos de Padre Miguel
Porto da Pedra x União da Ilha
União de Maricá x Vigário Geral
Arranco do Engenho de Dentro x União do Parque Acari
Sorteio excepcional
As três escolas que não foram julgadas no Carnaval 2025, Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte, disputarão um sorteio à parte. Nele, uma vaga será para sexta-feira e outras duas serão para sábado.
“Hoje nos despedimos do Mestre Laion, que esteve à frente da nossa bateria por três carnavais, marcando sua trajetória com talento, dedicação e paixão. Foram anos de conquistas, prêmios, notas altas e um trabalho excepcional que ficará para sempre na história da Caldeirão da Zona Oeste. Agora, ele segue novos caminhos, e nós, da família Banguense, só podemos desejar muito sucesso nessa nova jornada. Obrigado por tudo, @mestrelaion!”
Foi lançado o álbum “Som da Avenida – Acesso II” pela Liga-SP. O lançamento faz parte de
uma trilogia composta por três álbuns: Acesso II, Acesso I e Especial . Os sambas, gravados ao vivo, são esperados pelos sambistas de todo o Brasil que veem na obra a possibilidade de reviver as noites de desfiles com praticidade, qualidade e de forma acessível. Isso porque os dez sambas do Grupo de Acesso II estão disponíveis nas principais plataformas de streaming do mundo.
Para o presidente Sidnei Carriuolo, o Som da Avenida representa muito mais que um compilado de sambas: “Na verdade trata-se de um registro histórico da emoção e da energia do Sambódromo do Anhembi. Diferente da gravação em estúdio, os registros ao vivo capturam a vibração da comunidade e a emoção de cada escola”.
O esquenta com os hinos ou exaltações das escolas e as falas dos presidentes não apareceram na edição 2024 do Som da Avenida e os comentários nas redes sociais clamavam pela volta desses momentos nos áudios. Sobre este tema, o vice-presidente Renato Remondini refletiu: “A Liga-SP está de olho nas movimentações das redes sociais e certamente ouve o clamor dos sambistas apaixonados. Com o Som da Avenida não foi diferente: na edição de 2025 estão incluídos os esquentas e as falas dos presidentes para que todos possam, de verdade, reviver as noites mágicas que vivemos no Sambódromo do Anhembi”.
A Unidos da Tijuca para o carnaval 2026 não seguirá com o intérprete Ito Melodia no microfone oficial da escola. Ito Melodia, filho de Aroldo Melodia, que teve uma conhecida e longa trajetória comandando o carro de som da União da Ilha, se despede como intérprete oficial da escola do Morro do Borel no carro de som do Pavão.
Ito estreou como intérprete oficial em 1996 ao lado do seu pai. De 2002 a 2022, Ito Melodia foi o cantor da tricolor insulana. Pela União da Ilha recebeu seis vezes o prêmio Estandarte de Ouro, além do Estrela do Carnaval, Tamborim de Ouro, entre muitos outros. Em 2010, gravou o CD “O samba em minha vida” além de gravações produzidas por Mauro Diniz e Prateado, fazendo turnê com o show “Raízes”. Pela Unidos da Tijuca foi campeão do prêmio Estandarte de Ouro de melhor intérprete do Grupo Especial do Carnaval 2025
“A Unidos da Tijuca se reestrutura internamente para o Carnaval 2026 com o objetivo de melhores notas, almejando o campeonato do Grupo Especial do carnaval carioca”, informa a escola.
A Acadêmicos de Vigário Geral anunciou a renovação dos carnavalescos Alex Carvalho e Caio Cidrini para o Carnaval de 2026. A dupla, que chegou à escola para o desfile de 2025, foi responsável por um trabalho memorável, que deu o prêmio Estrela do Carnaval, oferecido pelo CARNAVALESCO, na categoria “Revelação”. A escola ganhou também como “Desfile do Ano”. Além da renovação com a dupla de carnavalescos, a Acadêmicos de Vigário Geral também confirmou para o Carnaval 2026 o intérprete Danilo Cezar, e o coreógrafo Handerson Big, que venceu o Estrela do Carnaval, na categoria “Comissão de Frente”.
“Estamos muito felizes em poder dar continuidade ao trabalho iniciado. O Carnaval passado foi muito significativo para nós, como estreantes na Sapucaí, e também para a escola, que alcançou um resultado histórico. Sabemos que a responsabilidade aumentou. Agora, somos os ‘meninos da Vigário’, e tanto a comunidade quanto o público esperam um desfile ainda mais marcante. Só temos a agradecer pela oportunidade e por poder continuar colaborando com a Betinha, a direção de carnaval e todos os outros segmentos para fortalecer cada vez mais a nossa Vigário”, afirmou Alex Carvalho, um dos carnavalescos.
No final do mês da folia, neste sábado, às 21h, a TV Brasil estreia o documentário original “ Mais um Carnaval ”. A produção realizada pela emissora pública acompanha os preparativos de três escolas de samba da Série Prata do carnaval carioca para o desfile de 2025 na Estrada Intendente Magalhães. A via na Zona Norte do Rio recebe um dos eventos carnavalescos mais populares da capital fluminense. O conteúdo inédito fica disponível no app TV Brasil Play e ainda pode ser visto no site e no YouTube do canal.
O especial destaca os bastidores da indústria criativa do carnaval das agremiações que não têm tantos recursos e desenvolve enredos menos luxuosos na disputa por uma vaga para desfilar na sonhada Marquês de Sapucaí. Segundo o regulamento, apenas uma das 30 escolas garante o acesso à Série Ouro.
O fio condutor da narrativa é o trabalho de três personagens – uma passista, uma aderecista e uma ritmista – que revelam um lado menos conhecido do carnaval do Rio de Janeiro. O glamour da Passarela do Samba contrasta com os dilemas e desafios impostos à realidade da festa popular com menos investimento. As vidas familiares e o envolvimento comunitário ganham destaque na preparação da festa que remete aos valores e às tradições com as novas gerações dando continuidade ao legado ancestral.
O filme intercala sequências do ofício realizado por três mulheres que enfrentam pressões e conflitos para preparar o desfile a tempo sob condições financeiras escassas. O corpo em movimento, as fantasias suntuosas e a batida vibrante do samba são os elementos fundamentais que embalam essa rotina.
A trama mostra a jornada desses profissionais que vivem o universo da folia com seriedade durante o ano inteiro. Geovanna Alves é diretora do Naipe de Tamborins da Acadêmicos da Rocinha. Grávida, Izabelly Barboza é passista da Acadêmicos do Cubango, enquanto Luana Rios atua como diretora do Ateliê da Vizinha Faladeira. A apresentação do esforço das três é uma amostra da mobilização coletiva para o resultado final.
Produzido desde junho de 2024, o filme mostra o planejamento dessas trabalhadoras por vários meses em cada uma dessas áreas, o andamento das atividades no decorrer do ano e os ajustes às vésperas do desfile, seja nos barracões, nas quadras, nos ensaios de rua ou até durante os últimos momentos antes do desfile.
O incêndio em uma fábrica de fantasias na Zona Norte do Rio de Janeiro no mês de fevereiro às vésperas da festa momesca também é lembrado na produção. O clímax do filme traz surpresas e se apresenta ao público com a performance das agremiações na Intendente Magalhães neste mês de março.
Com 31 minutos, a obra tem direção do documentarista João Borsani . “Quem acompanha os desfiles das escolas de samba não imagina o trabalho que dá desenhar e confeccionar todas aquelas fantasias e alegorias para centenas de pessoas, criar e repetir as coreografias, organizar e alinhar as alas, conceber e ensaiar todo o desenho de bateria. Tudo é feito com muito esforço, um trabalho detalhado e exaustivo que dura todo um ano. A ideia do documentário era dar visibilidade a esses trabalhadores que vivem o carnaval no seu cotidiano, não apenas nos dias de folia”, explica o diretor da nova película da TV Brasil.
Produções originais
O documentário “Mais um Carnaval” (2025) é o terceiro produto desenvolvido pela equipe do canal público neste formato de produções originais. Os lançamentos anteriores foram os especiais “Estação Oswaldo Cruz” (2024), sobre o Trem do Samba e berço da cultura popular carioca, e ” 1 dia na MEC, 100 anos no Rádio ” (2023), que celebrou o centenário da Rádio MEC , emissora pública que assim como a TV Brasil faz parte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) .
O projeto mais recente tem a experiência da roteirista Antonia Pellegrino na Diretoria de Conteúdo e Programação da EBC. A equipe da área, que já rendeu frutos na telinha como a série Cine Resenha e o programa DR com Demori, conta ainda com a premiada documentarista Maria Augusta Ramos na Gerência Executiva de Conteúdo, além de Alice Lanari e Linei Lopes, respectivamente nas gerentes de criação de conteúdos artísticos e produção de conteúdo audiovisual.
Com direção de João Borsani, o filme “Mais um Carnaval” é uma ideia original com roteiro do próprio diretor com Alice Lanari e Zeca Ferreira. A produção executiva reuniu Ingrid Gasset, João Borsani, Linei Lopes e Poliana Guimarães. A pesquisa para o conteúdo é de Rafael Tavares e Ingrid Gassert.
Ficha Técnica
País: Brasil
Ano: 2025
Gênero: Documentário
Classificação indicativa: Livre
Duração: 31 min.
Direção: João Borsani
Produção executiva: Ingrid Gasset, João Borsani, Linei Lopes e Poliana Guimarães
Roteiro: Alice Lanari, João Borsani e Zeca Ferreira
Pesquisa: Rafael Tavares e Ingrid Gassert
Edição e Finalização: Diego Lourenço e Jean Albernaz
Edição: Leonardo Lamad e Marcos Paulo da Silva
Direção de Fotografia: Denis Vianna e Márcio de Andrade
Imagens: Amâncio Roqui, Denis Vianna, João Victal e Marcio de Andrade
Operação de Áudio: André Pichitelli, André Valente e Eduardo Sá
Auxílio de Iluminação: Pablo Costa e Paulo Telles
Auxílio Operacional: Elias Carneiro, João Carlos de Lima e Fábio Anunciação
Design Gráfico: Péricles Silva
Videografismo: Bruno Godinho e Ronaldo Lúcio
Sonorização e Mixagem: Maurício Azevedo
Correção de Cor e Colorização: Ricardo Alexandria
Estágio de Finalização de Cor: André Godoy
Intérprete de Libras: Thamires Ferreira
Apoio à Produção: Andrea Palma e Iara Bezerra
O carnavalesco Flávio Campello foi para o seu quarto ano consecutivo na Tom Maior. Dentro desses trabalhos e dos níveis de apresentações que a escola estava realizando nos carnavais anteriores, jamais imaginava um descenso. Entretanto, mesmo com este ocorrido, Flávio optou por ficar na agremiação e ajudou a conquistar o título do Grupo de Acesso 1, ocasionando o retorno da ‘vermelho e amarelo’ à elite. Vale ressaltar que o artista já está com contrato renovado e irá com força total rumo ao Carnaval 2026. No Desfile das Campeãs, Flávio conversou com o CARNAVALESCO e celebrou a vitória com a reedição da ‘Nova Angola’, realizada com sucesso.
Nova identidade com título
O artista celebrou a volta do histórico samba à avenida, dando uma nova identidade ao enredo e, sobretudo, concedendo o título do Acesso 1 para a escola. “Foi um presente, porque é um enredo que merecia uma nova oportunidade e uma nova roupagem. Acho que a justiça foi feita esse ano com um samba inesquecível da escola, onde a gente pôde pelo menos ser campeão, mesmo que tenha sido no acesso. Foi um título que para a gente foi inesquecível, pois simboliza o nosso retorno ao grupo especial”, afirmou.
Foco no objetivo: Desfile de elite
Flávio Campello é um dos carnavalescos mais requisitados do carnaval paulistano. Em termos de resultado e pista, o profissional entrega ótimos trabalhos há vários anos. Mesmo com a queda da Tom Maior, o artista aceitou o desafio de encarar o Grupo de Acesso, tendo como missão realizar um desfile no patamar de Grupo Especial. “Desde o início, quando a escola fez a proposta para que eu continuasse, eles me pediram para fazer um desfile de Grupo Especial. Realmente foi o que a gente tentou apresentar. Para mim foi como se eu estivesse no Grupo Especial pelo tamanho do trabalho, do projeto, gigantismo das alegorias, das fantasias e eu acho que a gente conseguiu”, disse.
Alegorias em destaque
Ainda comentando sobre o nível do desfile, o carnavalesco declarou que o gigantismo das alegorias foi o principal ápice da Tom Maior dentro da pista. “O ponto alto foi as alegorias, porque sempre foi um quesito xodó meu. Acho que alegoria sempre vai ter um grande carinho na minha vida. A gente cumpriu um papel de trazer uma Angola nova, com outra identidade e isso nos concebeu o resultado que a gente tanto almejava”, concluiu.
O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Viradouro, Julinho e Rute, viveu uma verdadeira montanha-russa de sentimentos ao longo da temporada 2024, que culminou no desfile do sábado das campeãs. Com uma mistura de superação, leveza e responsabilidade, eles não apenas brindaram o público com uma apresentação impecável, mas também renovaram seu contrato com a escola para o Carnaval 2026, reafirmando seu compromisso com o pavilhão que defendem com tanto orgulho desde 2018.
Julinho, o mestre-sala, refletiu sobre a jornada intensa que a dupla enfrentou. “Foi árdua, de superação. Cada um com suas dificuldades, mas unidos de mãos dadas, agarrados à fé”, disse ele, destacando o peso de representar uma escola como a Viradouro. “Nosso pavilhão representa milhares de pessoas, centenas que já não estão mais aqui, mas que estão conosco em espírito, torcendo pela Viradouro. É um privilégio enorme, e isso equilibra a responsabilidade. Acho que isso se traduziu em luz e encantamento”, declarou.
A porta-bandeira Rute, por sua vez, fez um balanço emocionado do trabalho realizado. “Foi muito intenso. Nós nos cobramos muito, porque queríamos entregar o melhor para a escola”, afirmou. Ela destacou o processo minucioso de preparação, que começou em junho do ano passado e incluiu aulas de dança afro e danças tradicionais de Pernambuco. “Foi um trabalho de formiguinha, muito sério e bem feito. Aprendemos até a respirar”, brincou.
O casal conquistou os 40 pontos dos jurados e a renovação para a próxima temporada foi cercada de tranquilidade e confiança mútua. Julinho revelou que o processo foi natural. “Sentamos, conversamos, e já estava tudo encaminhado. É uma honra e um privilégio continuar defendendo o pavilhão da Viradouro”, disse ele. Rute complementou, destacando o apoio da diretoria. “Antes mesmo da apuração, já sabíamos que estaríamos renovados. O presidente de honra (Marcelo Calil) deixou claro que só sairia da Viradouro quem quisesse. Isso nos deu ainda mais responsabilidade, porque não queremos decepcionar quem acredita em nós”, afirmou a porta-bandeira, que revelou que as conversas sobre a renovação começaram 20 dias antes do carnaval.
O casal também falou sobre a leveza que encontraram no desfile do sábado das campeãs, livre das preocupações que marcaram o carnaval. “Não tinha preocupação com vento, pista molhada ou óleo. Foi só alegria, luz e felicidade”, disse Julinho. Rute concordou com o parceiro, acrescentando: “A gente pôde sorrir mais, brincar mais, sem se preocupar com cada detalhe. Foi um momento mágico”.
Com a renovação confirmada, Julinho e Rute já se preparam para a temporada 2026, cientes dos desafios que virão, mas também da força que os une desde 2008. “Estamos prontos para honrar nossa escola e nossa comunidade”, finalizou Julinho. Rute completou: “É com essa gana que entramos na avenida. A Viradouro é nossa casa, e vamos continuar dando nosso melhor por ela”.