Compositores: Paulo Cesar Feital, Benjamin Figueiredo, Tiãozinho do Salgueiro, Rodrigo Gauz, Tomaz Miranda, Patrick Soares, Gilberth Castro, Osvaldo Cruz, Bruno Papão e Vagner Silva
ARRUDA, FIGA DE GUINÉ
PATUÁ NO BOLSO E BOM DEFUMADOR
JÁ FIRMEI MINHA MANDINGA
É TEMPO DE CURIMBA
MEU BATUQUE É FILHO DE XANGÔ
VIDAS DE ALEM MAR
ENTRELAÇADAS PELAS LINHAS DO ALCORÃO
ABENÇOADAS BEM DE BAIXO DO ALTAR
TRAZIAM CURA E PROTEÇÃO
NO AXÉ DE SÃO SALVADOR, O BABALAÔ JUNTOU NA BAHIA
ATABAQUES, DERBAKES E SINOS NA ENCANTARIA
SEM TER MEDO DE MACUMBA, QUE DIRÁ DE MACUMBEIRO
SE VIER FAZER QUIZUMBA, VA CANTAR NOUTRO TERREIRO
TENHO PEDRA DE CORISCO E MOEDA FEITA EM PRATA
OLHO GORDO NÃO ME ENXERGA, SE ENXERGA, NÃO ME MATA
SEM O SINETE NO CHAPÉU DE VIRGULINO
ESTILETE DO DESTINO FOI A BALA QUE APAGOU LAMPIÃO
SE EU PERDER A SOMBRA QUE É MINHA
O PAJÉ À LUZ DA VERDADE
TRAZ DA MATA, A PRETA RAINHA
CURANDEIRA E LUMINOSIDADE
JUREMA ÊH, JUREMA
ME BENZA PR0 MEU CORPO SE FECHAR
PRA DOR DE AMOR
EU TOMO BANHO DE ABÔ
PRA RENASCER, AO PRETO VELHO AGRADECER
DESFAÇO QUEBRANTO, DEITO PRO MEU ORIXÁ
NEM VEM COM DEMANDA
QUE VOLTA PRA QUEM ME JOGAR
ZUM ZUM ZUM ZUM
VEM ESCOLA DE MALANDRO, SEU ZÉ
INIMIGO CAI, EU SOU BAMBA, FICO EM PÉ
AVENIDA É TERREIRO, A ENCRUZA, MEU LUGAR
AI QUE LINDO, SALGUEIRO, VAI PEGAR FOGO NO GONGÁ
Compositores: Fred Camacho, Luiz Antônio Simas, Eri Johnson, Diego Nicolau, João Diniz, Guinga do Salgueiro, Fabrício Fontes, Wilton Tatá, Gustavo Clarão e Francisco Aquino
VAMOS NA DANÇA DO CAXAMBU
QUE VOVÓ ABENÇOOU
NA PEDREIRA DE XANGÔ
Ê PIMENTA, MOJUBÁ!
MALUNGO, MINHA BOLSA DE MANDINGA
GARANTE QUE O MAL NÃO VINGA
EU CARREGO O PATUÁ
DESFAÇO A INVEJA E A MÁ SORTE
FEITO NO SERTÃO SEU MOÇO
MACAMBIRA ESTRELADA
PROTEGE CONTRA TODO DESMAZELO
COMO O SINETE NA ABA DO CHAPÉU DO CANGACEIRO
SAI PANEMA! É RITO DE PAJELANÇA
QUEM CURA DANÇA E BEBE NA CUIA JUREMA
SAI DOENÇA, MAU-OLHADO E DESACATO
FECHO O CORPO NO MATO NO TRONCO DA SAPOPEMA
A MÃO QUE PREPARA O ABÔ
E BANHA MEU CORPO
O CONTRA EGUN, YAÔ
AFASTA, O “ENCOSTO”
KIUMBA DESISTE DE MIM QUE SOU DA MACUMBA!
NO CANDOMBLÉ OU NA LINHA DE UMBANDA
NA RUA, NA GIRA VENCI DEMANDA
INIMIGO CAI, EU FICO DE PÉ
MALANDRO QUE SOU
QUEM ME CARREGA É A FÉ
BATO NA ESQUINA PAÓ
BOTO PADÊ PRA BARÁ
MEU SANTO É FORTE NINGUÉM VAI ME DERRUBAR
O SALGUEIRO TEM MANDINGA DE PRETO VELHO!
FUNDANGA DE MARABÔ! AXÉ!
NA CURIMBA MEU TAMBOR É BRABO
CORPO FECHADO, SARAVÁ SEU ZÉ
PORTEIRA ABERTA, VELA ACESA E CACHAÇA
BRASA ARDENTE FAZ FUMAÇA, ARDE FEITO PIMENTEIRO
Ê MOJUBÁ, LARÔ, SEU MARABÔ!
PRETO VELHO DESCE O MORRO
FECHA O CORPO DO SALGUEIRO
ENTOA PONTO AO MEU PADROEIRO:
XANGÔ, MEU PAI, AMARRA O INIMIGO E DÁ UM NÓ
DESATA QUALQUER FEITIÇO DA PONTINHA DO CIPÓ
JÁ FUI MUZENZA, RISQUEI MEU PONTO NA PEMBA
ARRIEI OFERENDA, MANDINGA DE MALINQUÊ
CARREGO BÚZIO, PREGO, MOEDA E OSSO
CRUZEI MEU AXÉ NO PESCOÇO, MOÇO
NEM TENTA QUE SOU DO DENDÊ
QUANDO MORENO TACA FOGO NA CABAÇA
O SERTÃO FICA PEQUENO PRA TINHOSO NA GARRAFA
O BICHO É BRABO, TEM UM TRATO COM O DIABO
COISA FEITA NÃO LHE ALCANÇA NEM TOCAIA NO CANGAÇO
MEU CATIMBÓ, CATIMBÓ, CATIMBOZEIRO
MEU CATIMBÓ, CATIMBÓ PRA DEFUMAR
GUARDEI A CHAVE DA ENTRANHA DESSE MATO
E TRANQUEI O CADEADO NA JUREMA, JUREMÁ
SÃO SETE DIAS NO RONCÓ, SÃO SETE ERVAS PRA BANHAR
A QUARTA-FEIRA É DIA DE XIRÊ
NA SILVA TELES, CAZUÁ, REASSENTEI MEU ORIXÁ
PRA RETOMAR O TEMPO DE VENCER!
CORRE GIRA, CORRE TEMPO, CORRE ATÉ NÃO PODER MAIS
MAS UM DIA “TU ME PAGA” NAS VOLTAS QUE O MUNDO FAZ
ô SEU ZÉ, SEJA SEMPRE A MINHA ESCOLTA
SE ALGUÉM ME FEZ MALDADE QUE O SENHOR MANDE DE VOLTA
VOU DE CORPO FECHADO, PEITO ABERTO, SEM MEDO
BATE DE FRENTE PRA VER, NÃO ANDO SÓ!
NÃO TENHO DÓ DE QUEM AFRONTA MEU TERREIRO
QUEM NÃO PODE COM MACUMBA NÃO SE METE COM O SALGUEIRO
Compositores: Xande de Pilares, Pedrinho da Flor, Betinho de Pilares, Renato Galante, Miguel Dibo, Leonardo Gallo, Jorginho Via 13, Jeferson Oliveira, Jassa e W.Correa
PREPARA O ALGUIDAR ACENDE A VELA
FIRMA PONTO AO SENTINELA, PEDE A BENÇÃO PRA VOVÔ
FAZ A CRUZ E RISCA A PEMBA
QUE CHEGOU EXU PIMENTA E A FALANGE DE XANGÔ
TEM ERVA PRA DEFUMAR, CARREGO O MEU PATUÁ
ADOREI AS ALMAS QUE CONDUZEM MEU CAMINHO
Ê MOJUBÁ MARABÔ INVOQUE A LUA
QUE O POVO DA ENCRUZA NÃO VAI ME DEIXAR SOZINHO
SOU HERANÇA DOS MALÊS, BOM MANDINGO E ARISCO USO A PEDRA DE CORISCO PRA BLINDAR MEU DIA A DIA NO TACHO ARRUDA E ALECRIM ÔÔÔ!
BALA DE CHUMBO CONTRA TODA COVARDIA
TENHO A FÉ QUE HABITA O SERTÃO, DE LAMPIÃO, O CANGACEIRO
FEITO MORENO EU VOU VIVER, MAIS DE CEM ANOS, NO MEU SALGUEIRO
SOU ESPINHO QUAL “FULÔ” DE MACAMBIRA
OLHO GORDO NÃO ME ALCANÇA
ANTE O MAL A PAJELANÇA PRA CURAR
SEMPRE HÁ UMA REZA PRA SALVAR
O NÓ DESATA, LIBERDADE PELA MATA
E OS MISTÉRIOS DO AXÉ, MEU CANDOMBLÉ
DERRUBA O INIMIGO UM POR UM
EU LEVO FÉ NO PODER DO MEU CONTRA EGUM
SALVE SEU ZÉ, QUE ALUMIA NOSSO MORRO
ESTENDE O CHAPÉU A QUEM PEDE SOCORRO
VERMELHO E BRANCO NO LINHO TRAJADO
SOU EU MALANDRAGEM DE CORPO FECHADO
MACUMBEIRO, MANDINGUEIRO, BATIZADO NO GONGÁ
QUEM TEM MEDO DE QUIUMBA, NÃO NASCEU PRA DEMANDAR
MEU TERREIRO É A CASA DA MANDINGA
QUEM SE METE COM O SALGUEIRO ACERTA AS CONTAS NA CURIMBA
Os foliões que desejam acompanhar de perto os desfiles do Rio Carnaval 2025 ganharam mais um motivo para comemorar. A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) anunciou nesta terça-feira que os ingressos de arquibancadas especiais estarão mais baratos do que no ano anterior. As compras poderão ser realizadas online no dia 27 de agosto, a partir das 10h, na plataforma da Ticketmaster.
Foto: Divulgação/Riotur
Dessa vez, os setores 2, 3, 4, 5, 10 e 11 terão o mesmo valor, tanto para os desfiles competitivos como para o Sábado das Campeãs, assim como as cadeiras individuais do setor 12, que custarão R$ 190 (R$ 95 a meia) por dia. Já os setores 6 e 8 custarão R$ 230 (R$ 115 a meia), com o setor 7 saindo a R$ 200 (R$ 100 a meia). Vale destacar que cada CPF poderá adquirir até quatro ingressos, sendo apenas uma meia-entrada.
Além dos ingressos avulsos, será realizada na mesma data a venda do Passaporte Rio Carnaval, uma novidade criada para 2025 que garantirá acesso ao Sambódromo nos três dias de desfiles oficiais pelo preço único de R$ 450. Para essa modalidade promocional, só será possível adquirir uma unidade por CPF, sendo o ingresso pessoal e intransferível.
As apresentações do Grupo Especial em 2025 acontecerão nos dias 2, 3 e 4 de março, no Sambódromo carioca, com as seis primeiras colocadas retornando para o Desfile das Campeãs no dia 8.
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) apresentou o Passaporte Rio Carnaval, novidades para a venda de ingressos dos desfiles do Grupo Especial em 2025, que por R$ 450 dará direito a 1 ingresso para arquibancadas especiais para os três dias dos desfiles (domingo, segunda e terça) do ano que vem. A venda será no dia 27 de agosto, exclusivamente, pela plataforma Ticketmaster. Pagamento poderá ser realizado meio de PIX ou cartão de crédito.
O Passaporte Rio Carnaval está disponível para os setores 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10 e 11. A compra do ingresso será liberada para apenas 1 CPF e de forma intransferível. Segundo a Liesa, a economia para a pessoa que comprar o passaporte é de 35% a menos do valor pago pelos dois dias de desfiles até os desfiles de 2024.
Para o Carnaval de 2025, a São Clemente fez algumas contratações visando o campeonato, incluindo, o intérprete Tinguinha. Em entrevista ao CARNAVALESCO, o cantor compartilhou como se sente com esse novo capítulo na escola, suas expectativas para o Carnaval de 2025 e revelou seu samba preferido da São Clemente.
Foto: Maria Clara Marcelo/CARNAVALESCO
“A São Clemente é uma grande escola e a gente como intérprete que sonha em ser cantor no Carnaval, um cantor reconhecido, um cantor que tem o seu respeito, tem que passar por essas escolas. Eu estou muito feliz de estar aqui, graças a Deus. Eu quero agradecer ao presidente Renatinho e toda a comunidade que me abraçou dessa forma. Eu estou muito feliz aqui”.
Com o enredo “A São Clemente dá voz a quem não tem”, a expectativa do Tinguinha é de que a São Clemente faça um grande desfile em 2025 e que o enredo da escola sirva de alerta para as pessoas, especialmente, após a tragédia no Rio Grande do Sul.
“Esse enredo vai dar o que falar. É um enredo diferente, mas é um enredo que vale o alerta. Ainda mais por tudo que aconteceu no Rio Grande do Sul. Então, é um enredo que vale muito. Eu sei que a São Clemente vai fazer um grande desfile, como sempre faz”.
Quando questionado se tinha um samba preferido da São Clemente, Tinguinha revelou que, embora não tenha um favorito, ele é apegado em alguns: “Eu não tenho um samba preferido, apesar que tem muitos sambas que eu gosto muito, como o “Capitães de Asfalto” (1987), e o “Pamplona” (2015) também. Esses sambas eu me apego mais, mas eu gosto de muitos sambas da São Clemente”.
A Imperatriz Leopoldinense anunciou na manhã desta terça-feira que a parceria de Jeferson Lima, Jorge Goulart, Guilherme Macedo, Fábio Jorge, Mirandinha Sambista e Tuninho Professor está desclassificada do concurso de samba-enredo para o Carnaval 2025. Segundo a escola, “não houve cumprimento do regulamento estabelecido para as Eliminatórias de Sambas-enredo”. Veja abaixo o comunicado da escola.
“A Diretoria do G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense informa que, em função do não cumprimento do regulamento estabelecido para as Eliminatórias de Sambas-enredo (carnaval 2025) no qual ficou estabelecido a proibição de torcidas, o samba da parceria 10, foi afastado da disputa.
Salientamos a qualidade da obra mencionada, mas é fundamental mantermos o compromisso com as regras nas quais todos os compositores concordaram em cumprir”.
A tarde do último sábado na quadra da Porto da Pedra foi marcada por muita emoção, mas também por conscientização. Aproveitando a edição de agosto da feijoada para apresentar oficialmente a nova titular do pavilhão, o Tigre de São Gonçalo preparou uma grande festa para receber Pietra Brum, cria da escola e que nos dois últimos carnavais, desfilou com o segundo pavilhão.
Fotos: Anderson Borde/Divulgação Porto da Pedra
“Estou realizando um sonho que é o de defender o pavilhão principal da minha escola e vocês podem ter certeza de que trabalho e dedicação para alcançar as notas máximas não irá faltar. Quero agradecer ao nosso presidente pela confiança, à minha família e a Squel, que é uma verdadeira inspiração para mim”, disse Pietra, que recebeu das mãos de Francine Montibelo, o pavilhão da escola.
Primeira porta-bandeira da Portela, Squel Jorgéa prestigiou o evento que foi pontuado também pela distribuição de exemplares da Cartilha da Mulher para o público.
“É muito importante que a gente insista na conscientização e no espaço para que essa mulher que sofre qualquer tipo de abuso, possa entender que ela não está sozinha, que ela pode e deve denunciar. Estamos praticando essas ações há bastante tempo aqui na escola e seguiremos reforçando o tema para que possamos dar um basta nessa onda de violência que vem sendo praticada contra as meninas e mulheres, desde a sexual até a moral e psicológica. Esta semana a Lei Maria da Penha completou 18 anos e nós precisamos nos unir”, diz Francine Montibelo.
A Grande Rio preparou um presente para a sua comunidade e o público mergulharem nas Encantarias e já entrarem no clima do enredo para o Carnaval 2025. Nesta segunda-feira, a agremiação lança em todas as plataformas digitais o EP “Pororocas Parawaras”. O Álbum é composto por três canções, sendo uma inédita, criada especialmente para o enredo que a agremiação levará para a Avenida no ano que vem – a saga das Princesas Turcas que navegam pela Amazônia paraense, encontram a Jurema e se tornam poderosas entidades do Tambor de Mina, celebradas em festas, terreiros, Doutrinas e Carimbós.
O projeto traz “Curió do Bico Doce” (Gonzaga Sales) e “Doutrinas Encantadas” (Augusto Rodrigues/Mestre Verequete – Composição “Chama Verequete”; “Verequete é o Rei”) interpretados por Evandro Malandro, voz oficial da Grande Rio, e a composição inédita “Guiança” (Jane Cerdeira e Marcelle Almeida), interpretada por Malandro e Thays Sodré.
Jane Cerdeira e Marcelle Almeida foram as artistas paraenses responsáveis pela obra “Guiança”:
“Participar do trabalho de pesquisa com a Grande Rio foi algo literalmente mágico! A princípio, no momento do convite, senti o peso da responsabilidade e liguei imediatamente para minha irmã/parceira de criações artísticas para passar a missão. Então Marcelle me intimou a trabalharmos juntas! Então começamos o processo na Guiança do mundo encantado, e foi realmente uma viagem linda demais”, conta Jane.
Marcelle Almeida, cantora e compositora da cidade de Santarém, no Pará, falou sobre a alegria de poder compor uma obra em homenagem às Princesas Turcas ajuremadas (Mariana, Herondina e Jarina):
“A Amazônia é o ponto de encontro dos Encantados, onde a força da floresta se mistura aos saberes dos nossos mestres de Carimbó, ao Tambor de Mina, à Pajelança. Esse convite da Grande Rio revelou-se como um presente em minha vida, pois o Samba e o Carimbó sempre cruzaram a minha criação, e a missão de compor um trabalho para o carnaval de 2025 trouxe como produto uma homenagem à magia da festa dos Encantados. Saudamos o encontro dessa magia com os curimbós, os rodopios das Princesas na beira do rio, a celebração da vida, da cura e do amor. Será muito emocionante o que veremos na Avenida!”, frisa Marcelle.
Foto: Divulgação/Grande Rio
A produção do EP “Pororocas Parawaras” foi mais uma etapa do processo de intercâmbio cultural entre o Rio de Janeiro e o Pará, que a Grande Rio iniciou já nas primeiras pesquisas de enredo. Evandro Malandro falou sobre essa troca de conhecimento e a oportunidade de multiplicar e disseminar o Samba e o Carimbó:
“Foi uma experiência maravilhosa. A Grande Rio vem me proporcionando essas experiências de cantar culturas diferentes. Nunca tinha passado por essa experiência de cantar Carimbó. Mas eu acho que me adaptei bem, estudei bastante para pegar o jeito de cantar com a essência dos mestres. E acho que consegui representar bem. Cantar Carimbó e conseguir desenvolver essa parte de Carimbó no Samba e as adaptações que a gente fez entre Carimbó e Samba ficou muito bacana. Acho que vai pegar, acho que vai dar muito certo, o pessoal vai gostar muito do trabalho”, adianta o intérprete.
O projeto contou ainda com a participação do grupo Aturiá, do mestre de bateria, Fabrício Machado, nos arranjos, surdos, caixa, repique e tamborim; Thays Sodré na voz, triângulo e maracas; Panmela de Jesus, no coro e maracas; Andréia de Vasconcelos, nas maracas e matraca; Vitor Hugo Machado, na caixa, repique e tamborim; Vitor Medeiros, no chocalho e maracas; e Rafael Prates na harmonia. Além dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad na direção artística; Sophia Chueke na produção e assistência artística; Filipe Almeida nas artes de divulgação; e Thiago Monteiro na produção executiva. As mixagens ficaram por conta de Leonardo Bessa e produção Estúdio Méier.
Pelo segundo ano consecutivo como responsável pelo desfile da Estácio de Sá, agora em voo solo, o carnavalesco Marcus Paulo frisou que o pensamento da escola está focado no título.
“O desfile de 2024 foi meu primeiro ano. Consegui fazer um trabalho bem legal e trouxe a garra novamente para o estaciano. Agora, a gente quer ir para disputa do título. A ideia do enredo surgiu com meus enredos com pautas sócio-cultural. Estava faltando no meu currículo falar dos povos originários. Vamos apresentar a lenda dos encantados amazônicos, que é uma religião dos povos originários. O nosso samba tem nossas raízes e a lembrança que é uma festa preta e nossa. Toda escola de samba tem o dever de marcar isso. O enredo é muito alegre. Me proporciona viajar mundo. É o real fantasia e a fantasia é realidade. Eles acreditam que os encantados existem, fazem oferenda e pedem proteção. Estou fazendo um enredo muito carnavalizado. Essa é nossa grande surpresa”.