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Pedro Magoo detalha enredo do Barroca Zona Sul para 2025 e fala sobre projeto da escola

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Após um 2024 mais do que especial, quando a escola comemorou o Jubileu de Ouro, o Barroca Zona Sul retorna a uma linha de enredos que já é mais do que tradicional na agremiação: para 2025, a temática será afro. No ano que vem, a verde e rosa desfilará cantando “Os Nove Oruns de Iansã”, contando a história e um poder bastante especial da guerreira dos ventos e das tempestades. Em entrevista ao CARNAVALESCO, Pedro Alexandre, popularmente conhecido como Magoo, detalhou o enredo que será apresentado na avenida e falou sobre o andamento do projeto para o carnaval 2025.

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Pedro Alexandre, popularmente conhecido como Magoo

Pedido do presidente

Ao ser perguntado sobre qual foi a inspiração para falar de Iansã, Magoo destacou que o mandatário barroquense foi quem pediu para que a temática em questão fosse abordada: “A ideia do enredo surgiu de um pedido do presidente Ewerton Cebolinha. Ele tinha em mente há alguns anos esse enredo, ele já tinha essa ideia de falar sobre Iansã. Ele viu que esse ano era uma oportunidade, que a comunidade queria um enredo nessa linha. Ele juntou o útil ao agradável. Foi aí que ele pediu para eu desenvolver a história em cima desse tema: ele passou o tema e ele pediu para eu fazer o desenvolvimento da história a partir dessa temática”, destacou.

Para evocar Iansã, Barroca apresenta samba-enredo para o Carnaval 2025

No evento realizado pela verde e rosa para apresentar o enredo, realizado na Arena Neguinha (quadra da agremiação) no dia 09 de junho, o próprio presidente confirmou a situação: “Alguma intuição minha que pediu para ser esse enredo. Nisso, fizemos a definição da temática e acabou acontecendo. O Magoo desenvolveu – está desenvolvendo, na realidade. O processo ainda está acontecendo. Acho que é um belo enredo, que falar de uma entidade no carnaval tem uma energia a mais. E é isso que o Barroca gosta! O Barroca gosta de falar de temáticas assim, é a cara do Barroca”, detalhou o mandatário.

Identificação com a escola

As palavras de Cebolinha vão ao encontro do que Magoo comentou à reportagem sobre o quanto o fato da escola ser reconhecida por contar enredos afro ajudou na escolha da temática: “É uma característica da escola, né? O ano de 2024 foi um ano festivo, cinquenta anos de Barroca… mas a escola sentiu falta dessa pegada afro, que é o DNA do Barroca Zona Sul. Você conversava com todo mundo da comunidade e é o estilo de enredo que o pessoal se sente bem, o componente gosta de desfilar. É o que muita gente fala no carnaval, que tal enredo é a cara de escola tal. Esse tipo de temática é a cara do Brroca Zona Sul e a festa de lançamento do enredo foi a prova. A comunidade gostou bastante, foi bem receptiva ao anúncio do enredo. Era o que eles queriam, mesmo. Estou feliz com o caminho que a gente está tomando”, comentou.

Ouça o samba da Barroca Zona Sul para o Carnaval 2025

Assinando o carnaval do Barroca pelo segundo ano consecutivo, Magoo já entrou no circuito da verde e rosa: com exceção de 2024, desde 2019, quando o Barroca conquistou o vice-campeonato do Grupo de Acesso I (e o retorno ao Grupo Especial no ano seguinte), todas as temáticas foram afro ou de povos originários.

Detalhamento

Ao falar sobre a história que será contada na avenida em 2025, Magoo foi detalhista: “Começamos a falar sobre Iansã, sobre a vida dela, sobre os poderes dela. Depois a gente vai dar uma pincelada sobre os amores de Iansã, todas as pessoas, todos os outros orixás, com quem ela se envolveu e adquiriu um conhecimento específico de cada um… até o momento do caso de Obaluaiê, que concedeu a ela o poder de passar do mundo material pro espiritual, de ter acesso a esses dois mundos. A partir desse momento, em que nós entraremos especificamente nos Oruns, que são os nove céus de Iansã, os quais ela tem acesso e encaminha cada espírito de acordo com o que eles fizeram em vida, para o respectivo Orun. Da metade do enredo em diante, nós vamos abordar cada um desses nove Oruns, cada um desses nove céus que Iansã tem o poder”, comentou.

Na tradição iorubá, são nove os oruns – citados no enredo barroquense:

Rerê = espaço destinado aos que foram bons durante a vida
Alafiá = lugar tranquilo para pessoas serenas
Funfum = reservado para almas puras e inocentes
Babá Eni = local onde descansam sacerdotes e sacerdotisas
Afefé = espaço para correções com possibilidade de reencarnações
Isolu = espécie de purgatório, onde ocorre o julgamento de Olodumarê
Apadi = lugar onde ficam as almas sem chance de melhorar
Burucu = reservado para pessoas ruins
Marê = local em que ficam as almas supremase divindades

Projeto adiantado

Perguntado sobre como está o progresso verde e rosa de olho em 2024, Magoo mostrou confiança: “A gente faz um lote de fantasias, a diretoria aprova, daí a gente já manda pra reprodução. A medida que a gente vai fazendo os pilotos, a diretoria vai aprovando, a gente já vai mandando pros ateliês. Estamos em um caminho bem animador. Em relação aos carros alegóricos, já iniciamos a produção do nosso carro abre-alas. O carnaval 2025 do Barroca já começou e a gente está animado com esse começo”, empolgou-se.

Intuito

Para encerrar, Magoo destacou a confiança do Barroca e de toda a comunidade: “A mensagem que o Barroca quer passar no Anhembi é justamente mostrar o nosso valor, mostrar que o Barroca Zona Sul sabe fazer carnaval. Nos últimos anos, conseguimos fazer bons carnavais – e, em 2025, a gente quer fazer um carnaval melhor ainda, que encha de orgulho a comunidade da escola, que o pessoal se sinta orgulhoso do que vai ver na avenida. A gente quer mostrar o nosso valor, mostrar que o carnaval de São Paulo tem grandes escolas, escolas muito fortes e o Barroca é uma delas. A gente quer estar nesse bolo aí e fazer um grande espetáculo – e, com certeza, nós vamos fazer”, finalizou.

Em 2024, o Barroca conquistou a melhor colocação no carnaval paulistano desde 1992: com o enredo “Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso, que somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul”, a agremiação ficou na nona colocação no Grupo Especial.

Beija-Flor de Nilópolis dá início à disputa de samba-enredo para o Carnaval 2025

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Na quinta-feira, a Beija-Flor de Nilópolis inicia a tão aguardada disputa pelo samba-enredo que irá embalar o desfile da escola no Carnaval 2025. O evento acontecerá na quadra da escola, em Nilópolis, com abertura dos portões às 21h. Os 12 sambas classificados se apresentarão ao público, e a votação dos segmentos definirá qual samba será eliminado da competição. A ordem de apresentação, que foi definida por sorteio, é a seguinte:

Ouça todos os 12 sambas que seguem na disputa da Beija-Flor para o Carnaval 2025

– Samba 10: Rodrigo Cavanha, Mauro Naval, Gylnei Bueno, Jorge Matias, Alí Gringo e Doguinho
– Samba 2: Junior PQD, Nando Souza, Robinho Donozo, Nathan Walace, Daniel Colete e Andrezinho da -Beija-Flor
– Samba 54: Serginho Sumaré, Marcelo Guimarães, Rogério Damata, Neilson Oliveira, Léo Freire e Ademir
– Samba 15: Raymundo Venâncio, Toninho Z10 e Erasmo Vasconcelos
– Samba 300: Xande de Pilares, Igor Leal, Nurynho AlMawi, Sormany Justen, Cabeça Vinícius e Felipe Mussili
– Samba 1000: Edson Jacaré, Egildo de Nilópolis, Rogério Fabiano, Jr Billy Mandy, Mestre Dudu 7 e Jorge Aila
– Samba 01: Diogo Rosa, Julio Assis, Diego Oliveira, Manolo, Julio Alves e Léo do Piso
– Samba 23: Kirraizinho, Dr. Rogério, Ronaldo Nunes, Clay Ridolfi, Miguel Dibo e Ramon Via 13
– Samba 20: Alceu Maia, Bertolo, Moisés Kadinho, Almyr Moreira, Sérgio Beto Português e Zé Branco
– Samba 5: Rômulo Massacesi, Junior Trindade, Serginho Aguiar Centeno, Ailson Picanço, Gladiador e Felipe Sena
– Samba 44: Arnaldo Matheus, Muca, Ted Carvalho, R. Simpatia, Flávio Avellar e Hélio Brito
– Samba 39: Sidney de Pilares, Jorginho Moreira, Marcelo Lepiane, Valtinho Botafogo, João Conga e Dr. André Lima

Os ingressos para a disputa estão disponíveis por R$ 15,00. Para tornar a noite ainda mais especial, um telão transmitirá ao vivo o jogo do Flamengo na Libertadores da América, garantindo emoção também além da disputa dos sambas.

A grande final da disputa acontecerá no dia 17 de outubro, prometendo encerrar com chave de ouro a competição que definirá o hino do desfile da Beija-Flor para o próximo Carnaval. Em 2025, a azul e branco de Nilópolis será a segunda escola a entrar na avenida na segunda-feira de Carnaval, dia 3 de março. O enredo, “Laíla de Todos os Sambas, Laíla de Todos os Santos”, homenageia o grande diretor de Carnaval Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, eternamente conhecido como Laíla.

Serviço:
Data: 15 de agosto de 2024
Horário: Abertura dos portões às 21h
Local: Quadra da Beija-Flor de Nilópolis
Endereço: Rua Pracinha Wallace Paes Leme, nº 1025 – Nilópolis/RJ
Ingressos: R$ 15,00
Observação: Telão com transmissão ao vivo do jogo Flamengo na Libertadores da América

Grande Rio participa da Rio Innovation Week

O trabalho desenvolvido no barracão da Grande Rio para o carnaval de 2024 é tema de uma mesa-redonda da atual edição da Rio Innovation Week, Semana de Inovação que reúne palestrantes do mundo inteiro. Trata-se de um primeiro desdobramento da exposição “Antropocruzo”, originalmente apresentada pelo curso de Design da PUC-Rio na Saphira & Ventura Gallery, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Tal exposição é produto dos saberes trocados durante as Oficinas de Carnaval da Grande Rio, um projeto interinstitucional e transdisciplinar iniciado no verão de 2020, durante a produção do desfile “Tata Londirá: o Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias”.

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Além da adaptação de parte da exposição para os espaços da Innovation Week, que ocorre no Píer Mauá, foi elaborada uma mesa-redonda, no dia 13, intitulada “Antropocruzo: Pesquisa, Design e Carnaval”. Formam a mesa o carnavalesco Leonardo Bora (que também é professor do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UERJ); os professores Luiza Novaes (PUC-Rio), Nilton Gamba (PUC-Rio), Desirée Bastos (EBA-UFRJ) e Flávio Sabrá (IFRJ – campus Belford Roxo); e a estudante de Mestrado Kallie Dias (PUC-Rio). Segundo os palestrantes, o objetivo da mesa é discutir os passos da exposição, que documenta as repercussões e traduções carnavalescas do Manto Tupinambá, artefato e entidade sagrados para os povos originários brasileiros, como explica Bora:

“A documentação apresentada em ‘Antropocruzo’ se deu a partir da perspectiva de um método de memória e difusão chamado ‘Design de Histórias’. Em 2024, eu e Gabriel Haddad propusemos o enredo ‘Nosso Destino é ser Onça’, guiado pela narrativa mítica do livro ‘Meu Destino é ser Onça’, do escritor Alberto Mussa. O enredo propôs uma reflexão espiralar sobre as presenças e simbologias da onça no nosso imaginário e na cena artístico-cultural brasileira, abordando temas como antropofagia e encantamento. Nesse processo, as Oficinas de Carnaval desenvolveram, no barracão da Grande Rio, uma releitura do Manto Tupinambá, que está profundamente ligado às simbologias da onça. Nesse trabalho, fundamental foi a parceria e o diálogo com a artista Célia Tupinambá, que reverbera os saberes ancestrais de confecção de mantos. É um trabalho em processo, portanto, muito rico, que envolve centenas de pessoas – apenas uma pequena parte da gigantesca produção narrativa e espetacular de um desfile sambista, que é algo muito complexo.” – conclui o carnavalesco.

“Acabamos de voltar de uma temporada em Nova York e agora a exposição foi convidada para estar no Rio Innovation Week, fazendo também uma mesa de abertura, destacando os elementos inovação educacional, social e tecnológica. Para nós é muito importante estarmos de volta ao Rio de Janeiro com esse material para alcançarmos outros públicos, conquistarmos outro tipo de audiência, para que o conteúdo também seja circulado em território nacional”, diz Nilton Gamba Jr, diretor do departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

A edição de 2024 da Rio Innovation Week ocorre no Píer Mauá, de 13 a 16 de agosto.

Salgueiro 2025: samba da parceria de Ian Ruas

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Compositores: Ian Ruas, Caio Miranda, Zé Carlos, David Carvalho, Luiz Fernando, Luana Rosa, Fabiano Mattos, Claudia Balthazar

Meu patuá se esquiva de vento virado
Tem feitiço no meu gingado
Cura no meu axé!
Mandinga, vigia de mau-olhado
Terreiro apaziguado,
Rival cai, eu fico em pé!
Ê Bahia! (Ê BAHIA!)
Igreja louvada faz encantamento de prece ecoar (NO MEU CANTAR!)
É magia! (É MAGIA!)
Sob a madrugada, candeia sagrada a me iluminar!

Em terra de sol, cangaceiro,
Encarnado curandeiro, colhe flor-de-lis
EM SOLO FÉRTIL, DÁ OLIVA, DÁ GUINÉ
PITADINHA A MAIS DE FÉ FORTALECE A RAÍZ

REZA FORTE, MILAGRE DE BAMBA!
REZA FORTE NO REINO DO SAMBA!

Pajé, encantado da floresta,
Alumia nossa festa, entoando o maracá
No candomblé, submersa no abô,
Sentinela de Xangô… sempre nos defenderá!
Meu céu acolhe santo disfarçado de estrela
E quando canto aquece a voz de quem me guia
Feito uma vela acesa no meu coração
Repare no ritual que emana da academia
Nosso batuque tem poder e poesia
Em qualquer religião!

TORRÃO, CORPO FECHADO!
PRETO VELHO MANDINGUEIRO
VIBRA EM NOSSA ORAÇÃO!
TORRÃO ABENÇOADO
MEU SALGUEIRO PEDE PROTEÇÃO!

Salgueiro 2025: samba da parceria de Bernardo Nobre

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Compositores: Bernardo Nobre, João Moreira, Vitor Lajas, André Aleixo e Barreirinha

A Lágrima desceu, é energia
A vibração vai me tomar
Eu peço a benção ao meu padroeiro
Na mandinga do vovô , busco força pra lutar
Seu Zé malandro já baixou na gira
Abrindo caminho pro meu jacutá
Do alcorão a velha Bahia
Em pano ou couro trago a oração
Cruzou Moreno o chapéu do “homi”
As 8 pontas brilham no sertão
na mata, eu vi pajé
No ritual, o poder da cura
do Contra-Egum, o meu axé
Água sagrada deixa a alma pura

Eu não ando só, pode acreditar
Lá na porteira, Exu rege meu cazuá
Nunca estou só, tenho minha fé
O inimigo cai, eu fico em pé

E assim, de corpo fechado eu venço quebrantos
Enfim, nenhum mal olhado vai me derrubar
Carrego tudo que me fortalece
Sigo preceito feito pra ajudar
Tem patuá, incenso, erva, talismã
Pimenta, pemba, reza e defumação
Banho de arruda, alfazema e guiné
A cruz riscada para os males afastar
Rosário, terço e o manto de Maria
Contra panema: a Jurema e o maracá
Palha da costa é proteção para o meu povo
Bato cabeça pro ponto firmar

Lá vem Salgueiro ôoo
Meu guardião, vem vigiar
Nesse chão sagrado
Tranço a minha a guia
Pro corpo fechar

Salgueiro 2025: samba da parceria de Moisés Santiago

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Compositores: Moisés Santiago, Gilmar L Silva, Aldir Senna, Orlandro Ambrosio, Richard Valença, Wilson Mineiro, Gigi da Estiva, Alexandre Cabeça, Marcelo Fernandes e Leandro Thomaz

ASUNCÊ, SARAVÁ! MEU QUELÊ!
VIM PRA VENCER DEMANDA
DEFUMO COM AS ERVAS DA JUREMA, BENJOIM E ALFAZEMA
SALVE O POVO DE ARUANDA;
SALGUEIRO É DE UMBANDA!
PRETO VELHO MANDINGUEIRO QUE BENZEU MEU PATUÁ
PRA SAUDAR MEU PAI XANGÔ… KAÔ! KAÔ!
ACENDO VELA NO CONGÁ

LAROIÊ! NOITE DE SEGUNDA-FEIRA

SEU PIMENTA E MARABÔ, JÁ FIRMEI LÁ NA PORTEIRA

MANDINGO É FEITICEIRO, MAGIA QUE VEM DE LÁ
DE MALI PRO MEU TERREIRO
MEU AXÉ PRO SEU ALAH

TEM DENDÊ, TEM DENDÊ!
ENTRE FIOS E MIÇANGAS
TEM DENDÊ, TEM DENDÊ!
A BENÇA, TIA BAIANA!
JÁ PEDI NA ENCRUZILHADA, REZEI NO PÉ DA CRUZ
MINHA VIDA FOI SELADA POR MARIAS E EXUS

BENDITO SEJA O ROSÁRIO DE MÃEZINHA
QUE ME PROTEGE NAS TRINCHEIRAS DO SERTÃO
CABRA MORENO QUE REZAVA A SORTE
QUE CEGAVA A MORTE, SE VALEU NO CÃO
NAS MATAS, O MEU CABOCLO TEM PENA VERMELHA
XETRO! MAROMBA, XETRO! FLECHA CERTEIRA NA MÃO
JUREMA QUE PLANTEI NO MEU TORRÃO
Ê MARIWÔ! Ê IAÔ!
CORPO FECHADO, O SALGUEIRO INCORPOROU

DESCE O MORRO, QUERO VER QUEM TEM CORAGEM
ACADEMIA É O ALTAR DA MALANDRAGEM
TRAZ PADILHA E SETE SAIAS
PRA NAVALHA, MINHA FÉ
SAI DA FRENTE QUE O SALGUEIRO VEM VIRADO NO SEU ZÉ!

Salgueiro 2025: samba da parceria de Paulo Cesar Feital

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Compositores: Paulo Cesar Feital, Benjamin Figueiredo, Tiãozinho do Salgueiro, Rodrigo Gauz, Tomaz Miranda, Patrick Soares, Gilberth Castro, Osvaldo Cruz, Bruno Papão e Vagner Silva

ARRUDA, FIGA DE GUINÉ
PATUÁ NO BOLSO E BOM DEFUMADOR
JÁ FIRMEI MINHA MANDINGA
É TEMPO DE CURIMBA
MEU BATUQUE É FILHO DE XANGÔ
VIDAS DE ALEM MAR
ENTRELAÇADAS PELAS LINHAS DO ALCORÃO
ABENÇOADAS BEM DE BAIXO DO ALTAR
TRAZIAM CURA E PROTEÇÃO
NO AXÉ DE SÃO SALVADOR, O BABALAÔ JUNTOU NA BAHIA
ATABAQUES, DERBAKES E SINOS NA ENCANTARIA

SEM TER MEDO DE MACUMBA, QUE DIRÁ DE MACUMBEIRO
SE VIER FAZER QUIZUMBA, VA CANTAR NOUTRO TERREIRO
TENHO PEDRA DE CORISCO E MOEDA FEITA EM PRATA
OLHO GORDO NÃO ME ENXERGA, SE ENXERGA, NÃO ME MATA

SEM O SINETE NO CHAPÉU DE VIRGULINO
ESTILETE DO DESTINO FOI A BALA QUE APAGOU LAMPIÃO
SE EU PERDER A SOMBRA QUE É MINHA
O PAJÉ À LUZ DA VERDADE
TRAZ DA MATA, A PRETA RAINHA
CURANDEIRA E LUMINOSIDADE
JUREMA ÊH, JUREMA
ME BENZA PR0 MEU CORPO SE FECHAR
PRA DOR DE AMOR
EU TOMO BANHO DE ABÔ
PRA RENASCER, AO PRETO VELHO AGRADECER
DESFAÇO QUEBRANTO, DEITO PRO MEU ORIXÁ
NEM VEM COM DEMANDA
QUE VOLTA PRA QUEM ME JOGAR

ZUM ZUM ZUM ZUM
VEM ESCOLA DE MALANDRO, SEU ZÉ
INIMIGO CAI, EU SOU BAMBA, FICO EM PÉ
AVENIDA É TERREIRO, A ENCRUZA, MEU LUGAR
AI QUE LINDO, SALGUEIRO, VAI PEGAR FOGO NO GONGÁ

Salgueiro 2025: samba da parceria de Fred Camacho

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Compositores: Fred Camacho, Luiz Antônio Simas, Eri Johnson, Diego Nicolau, João Diniz, Guinga do Salgueiro, Fabrício Fontes, Wilton Tatá, Gustavo Clarão e Francisco Aquino

VAMOS NA DANÇA DO CAXAMBU
QUE VOVÓ ABENÇOOU
NA PEDREIRA DE XANGÔ
Ê PIMENTA, MOJUBÁ!
MALUNGO, MINHA BOLSA DE MANDINGA
GARANTE QUE O MAL NÃO VINGA
EU CARREGO O PATUÁ
DESFAÇO A INVEJA E A MÁ SORTE
FEITO NO SERTÃO SEU MOÇO
MACAMBIRA ESTRELADA
PROTEGE CONTRA TODO DESMAZELO
COMO O SINETE NA ABA DO CHAPÉU DO CANGACEIRO

SAI PANEMA! É RITO DE PAJELANÇA
QUEM CURA DANÇA E BEBE NA CUIA JUREMA
SAI DOENÇA, MAU-OLHADO E DESACATO
FECHO O CORPO NO MATO NO TRONCO DA SAPOPEMA

A MÃO QUE PREPARA O ABÔ
E BANHA MEU CORPO
O CONTRA EGUN, YAÔ
AFASTA, O “ENCOSTO”
KIUMBA DESISTE DE MIM QUE SOU DA MACUMBA!
NO CANDOMBLÉ OU NA LINHA DE UMBANDA
NA RUA, NA GIRA VENCI DEMANDA
INIMIGO CAI, EU FICO DE PÉ
MALANDRO QUE SOU
QUEM ME CARREGA É A FÉ
BATO NA ESQUINA PAÓ
BOTO PADÊ PRA BARÁ
MEU SANTO É FORTE NINGUÉM VAI ME DERRUBAR

O SALGUEIRO TEM MANDINGA DE PRETO VELHO!
FUNDANGA DE MARABÔ! AXÉ!
NA CURIMBA MEU TAMBOR É BRABO
CORPO FECHADO, SARAVÁ SEU ZÉ

Salgueiro 2025: samba da parceria de Marcelo Motta

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Compositores: Marcelo Motta, Rafa Hecht, Thiago Daniel, Clairton Fonseca, Júlio Alves, Kadu Gomes, Alex Oliveira, Daniel Paixão, Fadico

PORTEIRA ABERTA, VELA ACESA E CACHAÇA
BRASA ARDENTE FAZ FUMAÇA, ARDE FEITO PIMENTEIRO
Ê MOJUBÁ, LARÔ, SEU MARABÔ!
PRETO VELHO DESCE O MORRO
FECHA O CORPO DO SALGUEIRO
ENTOA PONTO AO MEU PADROEIRO:
XANGÔ, MEU PAI, AMARRA O INIMIGO E DÁ UM NÓ
DESATA QUALQUER FEITIÇO DA PONTINHA DO CIPÓ
JÁ FUI MUZENZA, RISQUEI MEU PONTO NA PEMBA
ARRIEI OFERENDA, MANDINGA DE MALINQUÊ
CARREGO BÚZIO, PREGO, MOEDA E OSSO
CRUZEI MEU AXÉ NO PESCOÇO, MOÇO
NEM TENTA QUE SOU DO DENDÊ

QUANDO MORENO TACA FOGO NA CABAÇA
O SERTÃO FICA PEQUENO PRA TINHOSO NA GARRAFA
O BICHO É BRABO, TEM UM TRATO COM O DIABO
COISA FEITA NÃO LHE ALCANÇA NEM TOCAIA NO CANGAÇO

MEU CATIMBÓ, CATIMBÓ, CATIMBOZEIRO
MEU CATIMBÓ, CATIMBÓ PRA DEFUMAR
GUARDEI A CHAVE DA ENTRANHA DESSE MATO
E TRANQUEI O CADEADO NA JUREMA, JUREMÁ
SÃO SETE DIAS NO RONCÓ, SÃO SETE ERVAS PRA BANHAR
A QUARTA-FEIRA É DIA DE XIRÊ
NA SILVA TELES, CAZUÁ, REASSENTEI MEU ORIXÁ
PRA RETOMAR O TEMPO DE VENCER!

CORRE GIRA, CORRE TEMPO, CORRE ATÉ NÃO PODER MAIS
MAS UM DIA “TU ME PAGA” NAS VOLTAS QUE O MUNDO FAZ
ô SEU ZÉ, SEJA SEMPRE A MINHA ESCOLTA
SE ALGUÉM ME FEZ MALDADE QUE O SENHOR MANDE DE VOLTA

VOU DE CORPO FECHADO, PEITO ABERTO, SEM MEDO
BATE DE FRENTE PRA VER, NÃO ANDO SÓ!
NÃO TENHO DÓ DE QUEM AFRONTA MEU TERREIRO
QUEM NÃO PODE COM MACUMBA NÃO SE METE COM O SALGUEIRO