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Portela 2025: samba da parceria de Cecília Cruz

Compositores: Cecília Cruz, Cláudio Cruz, Luciano Fogaça, Binho Gomes, Osmar Fernandes e Julio Pagé
Intérprete: Igor Vianna

O dia sorriu
E coloriu toda capela
O sino chamou cantoria
Maria correu pra janela
Eram mais de mil
Chegavam com tanta alegria
Bandeiras de pé, um abraço de fé
O subúrbio em romaria
Os altares nos andores
Valei a multidão
O sagrado dos tambores
Vai guiar meu pavilhão

Roda, gira, gira sol, onde mora outra manhã
Lá detrás do arrebol, raia a luz de Oxalufã

Roda, gira, girassol, onde o canto foi saudar
Nas Gerais, a voz de Deus, Epa Babá!

Solta o grito amolado
Quem pisou aqui primeiro
O afeto aquilombado
E o povo canoeiro
Cai a noite esfria o passo
Verso mudo no cansaço
Subverte a tirania
Vem chegando a alvorada
Fim da estrada pra agonia
Bate um sopro, desperta euforia
Na travessia o afago desse chão
Milton é renascimento
É sentimento que dá voz ao coração

Milton é sol no firmamento
É sentimento, a mais pura emoção

Em busca de um sonho a Águia voou
E um anjo negro nos abençoou
A nossa mania é ter fé no samba
Bituca, Portela te ama

Portela 2025: samba da parceria de Vinicius Ferreira

Compositores: Vinicius Ferreira, Rafael Gigante, Wanderley Monteiro, Jefferson Oliveira, Bira, Hélio Porto & André do Posto7.
Intérprete: Wander Pires

Amanheceu!
O sol compõe o meu caminho
Eis a procissão dos seus fiéis
De Pastoras, menestréis
Arrebol que melodio
Yauaretê, decifra na canção o que habita em nós
Imensa foz, transborda teu azul em nosso rio
Vem Marias, ogãs… Liberdade? Tem!
Acordes, amigos, um trem…
De amores que acordam a mente
Sonho de brisa num tom imponente
Simplicidade que mora na gente

Treme o chão, tambor de Minas
E germina o nosso grão
Aroma de fumo e café, seus traços
Guiam a travessia nesse mar de abraços

Esquina iluminada de chegança
Lua cheia de esperança
Pro cortejo assentar
De mãos grudadas, lembro aquelas madrugadas
Onde a censura não nos pôde amordaçar
O sol no altar da manhã
É de Oxalufã nosso celeiro
E o Povo na Rua cantando
Bituca acenando, o Gênio Brejeiro
A Águia voou pro seu ninho
E trouxe o teu Brasil inteiro

Qualquer maneira de amor vale a pena
Você é um poema que a vida escreveu
O amor é por nós, tem timbre, tem voz
E nasceu Milton pelas mãos de Deus!

Curso Online de Jornalismo de Carnaval começa no dia 18 de julho

O jornalista Anderson Baltar, da Rádio Arquibancada, ministra, entre os dias 18 de julho e 1o de agosto, o seu primeiro curso do ano. O Curso Online Jornalismo de Carnaval: Passado Presente e Futuro trará, em três aulas pelo Google Meet, um amplo panorama do Jornalismo de Carnaval, desde o século 19 até os dias de hoje, projetando quais são suas tendências para o futuro.

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O curso é destinado não apenas a jornalistas, mas sobretudo para pessoas que amam Carnaval e têm interesse em suas dinâmicas na sociedade e nos meios de comunicação. As aulas acontecem nas quintas-feiras, a partir das 20h, e ficam gravadas, com o aluno podendo assistir quantas vezes quiser. Não é necessário ser jornalista. Basta gostar de Carnaval e querer aprender sobre o tema.

Cronograma de aulas

18/07/24 – A trajetória do Jornalismo de Carnaval
25/07/24 – Questões atuais do Jornalismo de Carnaval
01/08/24 – Jornalismo de Carnaval e seus desafios para o futuro

O curso custa R$ 130, oferece certificado e está com inscrições abertas na Hotmart, com possibilidade de parcelamento no cartão de crédito e pagamento por pix. O link de inscrição é este: https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/curso-online-jornalismo-de-carnaval-passado-presente-e-futuro/E93742666A

Mais informações no e-mail [email protected]

Orádia Porciúncula representa em arte a final de samba da Em Cima da Hora para o Carnaval 2025

A Em Cima da Hora escolheu no fim de semana o samba-enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para Avenida o enredo “Ópera dos Terreiros – O Canto do Encanto da Alma Brasileira”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Rodrigo Almeida. Ao site CARNAVALESCO, a ilustadora Orádia Porciúncula preparou uma arte especial para a escolha do samba-enredo da agremiação. Ela explica a ilustração.

“O samba já foi escolhido, a Ópera dos Terreiros mal pode esperar chegar o dia de se apresentar, e será pontual. Em Cima da Hora é só o nome da escola”, disse Orádia Porciúncula.

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‘Nossa forma de falar do preconceito é mostrar o poder do negro’, diz Rodrigo Almeida, carnavalesco da Em Cima da Hora

Em Cima da Hora abre temporada de finais de samba-enredo para o Carnaval 2025 e faz junção de parcerias

Vai começar! Divulgada data do início da temporada do ‘Salgueiro Convida’

O Salgueiro divulou a data de início da temporada do “Salgueiro Convida” 2024. A abertura é no dia 20 de julho. A escola receberá a Viradouro, atual campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro. As outras datas são: 27 de julho (Unidos de Padre Miguel), 3 de agosto (Império Serrano) e 10 de agosto (Estácio de Sá).

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Foto: Anderson Borde/Divulgação Salgueiro

Depois do dia 10 de agosto, o Salgueiro começa a fase de eliminatórias de samba-enredo para o Carnaval 2025. O “Salgueiro Convida” voltará após a final de samba para o desfile do ano que vem. Veja abaixo o texto de divulgação do Salgueiro.

“Tá aí o anúncio que todos vocês queriam. O SALGUEIRO CONVIDA voltou! E vamos estrear com o pé direito a temporada 2024/2025. No dia 20 de julho, receberemos a Campeã do Carnaval 2024, @unidosdoviradouro E agora só vamos parar em março, hein?! É samba todo sábado até o Carnaval!

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Abrimos as portas da quadra às 20h30 e vocês vão conferir nosso tradicional pagode de esquenta, logo depois o Show incrível do elenco principal da nossa Academia do Samba junto da @furiosaoriginal e por fim, o show da nossa convidada @unidosdoviradouro

Abriremos venda antecipada de camarotes, mesas e ingressos de pista, fiquem de olho que já já divulgamos o link para você garantir seu ingresso”.

Sinopse do enredo do Salgueiro para o Carnaval 2025

Jorge Silveira: ‘enredo tem o objetivo de reconectar a espiritualidade do Salgueiro’

Sidclei e Marcella já trabalham para 2025: ‘Começando a entender nosso papel dentro do enredo’, diz a porta-bandeira

Unidos de Padre Miguel faz feijoada com Acadêmicos do Salgueiro

No próximo domingo, dia 14 de julho, a Unidos de Padre Miguel abre novamente suas portas para mais uma edição da tradicional feijoada da escola. Com início previsto para às 13h, o evento promete um domingo recheado de sabor, samba e muita diversão.

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Entre as atrações confirmadas, estão o grupo Samba de Passistas, a participação especial dos Acadêmicos do Salgueiro, e, claro, os segmentos da Unidos de Padre Miguel, que prometem um show à parte.

A entrada é gratuita até às 16h. Após esse horário, o valor simbólico de R$ 5,00 será cobrado. O prato da feijoada custará R$ 25,00. Para quem deseja um pouco mais de conforto, mesas e camarotes podem ser reservados antecipadamente através do WhatsApp (21) 99744-1223.

A quadra da Unidos de Padre Miguel, está localizada na Rua Mesquita, 8, Padre Miguel.

Serviço:
Evento: Feijoada de Julho da Unidos de Padre Miguel
Atrações: Salgueiro e Samba de Passistas
Data: 14 de julho
Horário: A partir das 13h
Local: Rua Mesquita, 8, Padre Miguel
Entrada: Gratuita até as 16h; R$ 5,00 após esse horário
Valor do Prato da Feijoada: R$ 25,00
Reservas de Mesas e Camarotes: WhatsApp (21) 99744-1223

Pedrada! Tuiuti lança letra do samba-enredo para o Carnaval 2025

O Paraíso do Tuiuti já tem hino para a próxima temporada. A agremiação de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, vai retratar na Avenida a história de Xica Manicongo, considerada a primeira travesti não indígena do Brasil. O samba-enredo é assinado pelos compositores Claudio Russo e Gustavo Clarão. A obra, que está sendo finalizada em estúdio, chama atenção por versos que colocam o dedo na ferida ao lembrar o assassinato da população trans.

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“Eu travesti / Estou no cruzo da esquina / Pra enfrentar a chacina / Que assim se faça”

O lançamento do samba-enredo vai ocorrer em uma grande festa no próximo dia 9 de agosto, na Cidade do Samba. Os ingressos já estão à venda, através da plataforma Guichê Web. Confira a letra do samba-enredo:

Só não venha me julgar Ô Ô
Pela boca que eu beijo
Pela cor da minha blusa
E a fé que eu professar
Não venha me julgar
Eu conheço o meu desejo
Este dedo que acusa
Não vai me fazer parar
Faz tempo que eu digo não
Ao velho discurso cristão
Sou Manicongo
Há duas cabeças em um coração
São tantas e uma só
Eu sou a transição
Carrego dois mundos no ombro

Vim Da África Mãe Eh Oh
Mas se a vida é vã Eh Oh
Mumunha
Jimbanda me fiz
N Ganga é raiz
Eu pego o touro na unha

A bicha, invertida e vulgar
A voz que calou o “Cis tema”
A bruxa do conservador
O prazer e a dor
Fui pombogirar na Jurema

Chama a Navalha, a da Praia e a Padilha
As perseguidas na parada popular
E a Mavambo reza na mesma cartilha
Pra quem tem medo o meu povo vai gritar

Eu travesti
Estou no cruzo da esquina
Pra enfrentar a chacina
Que assim se faça

Meu Tuiuti
Que o Brasil da terra plana,
Tenha consciência humana
Chica vive na fumaça

Eh! Pajubá!
Acuendá sem xoxá pra fazer fuzuê
É Mojubá
Põe marafo, fubá e dendê (Pra Exu)

Novo casal da São Clemente cita emoção do enredo e fala em dança leve e com muito amor

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, Alex Marcelino e Thais Romi, casal de mestre-sala e porta-bandeira da São Clemente, compartilharam suas experiências no novo trabalho, opiniões sobre o enredo da escola e as expectativas para o desfile de 2025. Alex Marcelino, que está na São Clemente desde 2023, recebeu a porta-bandeira Thais Romi para o desfile do ano que vem. Com o objetivo de defender a causa animal, a São Clemente levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “A São Clemente dá voz a quem não tem”. Thais acredita que a escola realizará um carnaval muito bonito, refletindo a leveza e o amor presentes no enredo.

Foto: Maria Clara Marcelo/CARNAVALESCO

“É um enredo com uma causa muito importante e é uma coisa nova no carnaval. A São Clemente vem com um desafio, mas é um desafio de muito amor. Acredito que vai ser um carnaval muito bonito. Todo mundo que tem um pet, tem um amor de filho por eles. Acho que a São Clemente vem com o carnaval importante, com uma causa relevante, baseada em leveza e amor. E eu acho que a gente quer uma dança assim também, uma dança leve, solta, com muito amor”.

Alex também está otimista com o Carnaval 2025, principalmente, pelo impacto emocional do enredo.

“É um enredo irreverente e muito comovente também. A gente tem uma expectativa que seja um belo carnaval, que as pessoas entendam o enredo e que a gente consiga fazer um bom trabalho para que todos sejam felizes e que a São Clemente ganhe o título e volte para o Grupo Especial”.

Sobre sua chegada na São Clemente e a parceria com Alex, Thais contou que foi uma surpresa muito grande o convite da São Clemente e que estar dançando com o Alex é uma oportunidade muito importante.

São Clemente abraça a causa animal no Carnaval de 2025 e quer volta da carnavalesca Rosa Magalhães

“Eu estou muito feliz, foi uma surpresa muito grande. Estar dançando com Alex é uma grande oportunidade, ele é um excelente mestre-sala, ele corteja, ele tem uma dança tradicional, e ter a oportunidade de dançar com ele é um crescimento, eu estou muito feliz”.

Para Alex, também é um momento de grande felicidade, e ele acredita que o resultado será positivo para o Carnaval 2025.

É um novo trabalho, estou sendo muito feliz, estou muito feliz na verdade, a gente tem conseguido se encaixar bastante, se entender bastante, eu acho que vai dar um fruto muito bom e muito gostoso de se provar”.

Conheça o enredo e a sinopse da São Clemente para o Carnaval 2025

Homenagem merecida! Estação do VLT em frente a Cidade do Samba recebe o nome de Tia Ciata

A estação do VLT em frente a Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, foi reinaugurada com o nome de “Cidade do Samba Tia Ciata”, na tarde desta terça-feira, em homenagem a histórica mãe de santo que ajudou a fomentar o samba carioca na região da Pequena África através de encontros de sambistas em sua casa, em um tempo onde o samba era marginalizado pelo Estado. Ela, que é uma das grandes matriarcas do samba, ganha esta homenagem no ano do centenário de seu falecimento.

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Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata. Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

O ato de “batismo” foi marcado pela homenagem a memória de Tia Ciata e toda a sua resistência, e contou com a presença de Gracy Mary Moreira, bisneta de Tia Ciata, e da equipe da Casa de Tia Ciata mantida pela família da matriarca na região da Pequena África, e por onde é fortalecido o legado de Tia Ciata, através de atividades culturais e formativas voltadas ao samba. Também presentes, a vereadora Thais Ferreira (PSOL), autora da lei que mudou o nome da estação, representantes do VLT, e integrantes das escolas de samba.

Gracy Mary ressaltou a importância de sua bisavó e de outras mulheres negras para o surgimento e a resistencia do samba e dos sambistas no início do século passado destacando como essa homenagem abrange também a diversas mulheres negras da historia da cidade.

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Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“É o reconhecimento de uma mulher que foi a frente do seu tempo, e eu fico muito feliz com isso e quero outras homenagens também. Este ano é o cenetenário de Tia Ciata e teremos várias ações em torno disso, e essa é uma delas. A gente tem que massificar e mostrar quem foi essa mulher e a importância dela pra esse terriório da Pequena África, e a gente vê que não é só hoje, é o tempo todo que se respira Tia Ciata nesse território, falando sobre ela, refletindo as ações que ela tomou, essas acões afordiaspóricas. Quando a gente fala de mulher empreendedora, mulher de axé, mulher de atitude, mulher com assistência social, a gente se remete a Tia Ciata também. É uma valorização a Tia Ciata e a todas as mulheres negras que desbaravaram esse país”.

Gracy Mary contou também sobre a valorização da memória da cidade através de nomes como o de Tia Ciata e outras matriarcas.

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“É uma memoria ancestral que a gente cultua e vê na nossa pequena áfrica e é essa memoria que traz Tia Ciata, Tia Bibiana, Tia Amélia, Tia Mônica, essas baianas que contribuiram e estão junto conosco. A memória tembque ser viva e constante”.

A herdeira da matriarca ressaltou como é importante a estação que da acesso a onde hoje se faz o carnaval das escolas de samba, o maior espetáculo da Terra, leve o nome de uma mulher que lutou e resistiu pelo ritmo e pela cultura que embasa este espetáculo.

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Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“Colocar aqui em frente a Cidade do Samba, eu vejo como um reconhecimento ímpar de uma mulher que abrigou o samba e fez que tudo prosperasse. Em uma época em que o samba era marginalizado e a polícia batia, reprimia, que julgava o sambista como vagabundo. E hoje eles veem a importancia do samba não só do Brasil, mas para o mundo, e é através do samba que a gente conta as histórias dos nossos girôs, das nossas griôs”.

O projeto de lei que mudou o nome da estação foi protocolado pela vereadora Thais Ferreira, que comentou como foi o processo de reconhecimento e a importancia de manter a memória ativista de Tia Ciata para a cidade e para o samba, e que foi isso que a motivou.

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Vereadora Thais Ferreira. Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“Trazer o nome dessa matriarca do samba, mulher negra, que já tem seus remanescentes que continuam atuando não só pela cultura, mas pela direito a cidade do Rio de Janeiro, para o VLT, simbolicamente em frente à cidade do samba, para a gente, foi uma lei de extrema importância para que a gente possa ter realmente esse marco histórico na cidade do Rio, respeitado a partir da perspectiva política da vida das mulheres negras, como foi Tia Ciata. Nós trouxemos a história dela na justificativa, falamos sobre essa questão do direito à cidade a partir da perspectiva das mulheres negras. Depois de quase quatro anos, essa lei toma não só forma na cidade, mas se torna concreta, de fato, com a alteração do nome da estação”.

Sambistas presentes

Dentre os sambistas presentes, estavam integrantes da Velha-Guarda do Salgueiro, o diretor de harmonia e barracão da Tijuca, Alan Guimarães, e as baianas da Viradouro, acompanhadas do presidente da escola, Hélio Nunes, que ressaltou a importância do transporte para acessar a Cidade do Samba e declarou que a mudanca de nome da estação foi uma grande conquista para o samba carioca e para a cidade como um todo.

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Hélio Nunes, presidente da Viradouro. Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

Alan Guimarães comentou sobre como o transporte ajuda os trabalhadores da Cidade do Samba para vir para o local e para realizar as compras e outras necessidades de preparação das escolas.

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Alan Guimarães, diretor de harmonia da Unidos da Tijuca. Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“A gente que precisa estar sempre no Centro do Rio, que é o mercado onde a gente faz todo tipo de compra, isso aqui é uma mão na roda para gente, para a mobilidade dentro do centro do Rio de Janeiro. E esticando até aqui a Cidade do Samba, é de suma importância pra gente. Isso é uma memória que não pode, jamais, morrer. E esse tipo de homenagem, essa eternização, com mais uma situação envolvendo o nome da Tia Ciata, é muito importante porque os nossos ancestrais, as pessoas que passaram, que hoje deixaram os seus legados pra gente, é esse caminho que a gente precisa pra poder continuar”.

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Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

A baiana Juciara Maria Muniz também falou sobre a importância do VLT para as instalações da Cidade do Samba, resaaltando a importância que o veículo elétrico também possui para os sambistas em relação aos eventos que ocorrem no lugar, e destacou também a homenagem que passa a ficar eternizada na estação, agora com o nome da matriarca.

“Nós sambistas, como a tia Ciata, somos resistência. Porque se não houvesse pessoas como a tia Ciata, como nós sambistas, isso tudo tinha morrido. Então nós estamos levando, ascendendo o povo preto, trazendo a nossa cultura, a nossa religiosidade, trazendo toda a nossa energia”.