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Força do enredo mexe com a comunidade e gera muita emoção no primeiro ensaio do Tuiuti para o Carnaval 2025

Em uma noite muito emocionante, o Tuiuti realizou seu primeiro ensaio de rua, em São Cristóvão, com um grande engajamento de sua comunidade, que se destacou pelo canto forte, e pelo conjunto da performance da bateria “Super Som”, comandada por mestre Marcão, em parceria com o carro de som liderado por Pixulé. O ensaio contou com a presença do mestre-sala Raphael, que não ensaiou devido a questão de saúde, mas que acompanhou cada momento. A agremiação levará para a avenida o enredo “Quem tem medo de Xica Manicongo?”, do carnavalesco Jack Vasconcelos, sendo a segunda escola a desfilar na inédita terça-feira de carnaval.

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Fotos: Matheus Morais/CARNAVALESCO

Rodrigo Soares, um dos diretores da comissão de carnaval da agremiação, estava com uma boa expectativa para o primeiro ensaio da Azul e Amarelo de São Cristóvão, e para a temporada dos ensaios de rua como um todo, destacando a maturação que a escola teve trabalhando com o samba para o próximo carnaval e como o foco será treinar a evolução ao longo dos ensaios.

Vídeo: veja arrancada e ala a ala do Tuiuti no primeiro ensaio de rua para o Carnaval 2025

“A escola se preparou, sendo a primeira a lançar o samba, a gente vem com esse tempo todo de maturação, trabalho de quadra, com a bateria e carro de som. Hoje é conseguir colocar o contingente na rua e começar a trabalhar a parte de evolução. A expectativa é grande, a comunidade está abraçando muito esse projeto do Tuiuti 2025. É uma comissão formada de novo esse ano, e eu volto com uma bagagem do meu passado na escola, mas o que acho é que a gente precisa que o componente acredite na escola, nessa retomada, e esse enredo tem tudo a ver para esse momento”.

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Rodrigo Soares, um dos diretores da comissão de carnaval da agremiação

Destacando o que esperava para o ensaio, Rodrigo também comentou sobre o andamento do barracão e como o projeto da agremiação corre dentro do tempo, com algumas partes já adiantadas.

“Espero que o pessoal tire a poeira, bata a camisa, e que a gente comece bem, no sentido de o componente estar alegre. A escola sabendo o que ela quer, o trabalho que precisa desenvolver para alcançar resultado. O barracão está aquela correria, tem bastante coisa adiantada, principalmente, de fantasia. A parte de carros já está toda na madeira. Estamos bem adiantado com o projeto da escola”.

De frente para o tradicional Colégio Pedro II, o intérprete Pixulé iniciou os trabalhos com uma introdução realizada em parceria com a bateria, e com a voz de Bel Barbosa, que entoou os primeiros versos do samba. O cantor levou a obra tranquilamente, com o auxílio do carro de som.

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Intérprete Pixulé

“É o primeiro ensaio, a partir de hoje, a porrada começa a cantar e as expectativas são as melhores possíveis. Fizemos uma introdução diferente, uma parada legal que envolve a bateria. Uma novidade muito bacana, que foi elaborada por nós, da ala musical, não só pelo Pixulé, porque uma andorinha não faz verão sozinha. Nós trouxemos essa introdução e a bateria abraçou e a escola gostou. Espero a comunidade cantando, porque o samba é um boom, é muito esperado, não só no minidesfile, mas no ensaio técnico e no desfile oficial”.

Em decorrência do rompimento no tendão de aquiles, o mestre-sala Raphael Rodrigues, ainda em processo de recuperação, acompanhou o ensaio da escola, assim como Dandara Ventapane, primeira porta-bandeira da agremiação. O segundo casal da escola, Leonardo Thomé e Rebeca Tito, participaram do posto durante o ensaio. O CARNAVALESCO também conversou com Dandara e Raphael sobre o que eles esperam desta temporada de ensaios de rua. Dandara afirmou que será um ano com uma motivação a mais de superação para o casal.

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“Quando a gente vem para a rua, a primeira coisa que a gente repara, e hoje foi a primeira vez que eu assisti o ensaio de rua do Tuiuti, é o canto da comunidade, a força, e foi muito bom, foi uma energia a mais para mim, de assistir por um outro olhar, como a escola se apresenta. A rua é o termômetro, a energia da escola, é agora que a gente começa a fazer o samba crescer, o canto, a evolução. Vai ser um ano de preparação intensa, todo ano é intensa, mas um ano com uma superação a mais, mas que a gente está muito motivado”.

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Dandara falou também sobre a recuperação de Raphael e a previsão de retorno do ensaio do casal em vista do próximo carnaval, também fazendo um balanço do que eles buscam manter e do que buscam melhorar em vista do próximo carnaval.

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Porta-bandeira Dandara Ventapane

“A gente volta a ensaiar essa semana, primeiro internamente, entendendo como está o processo dele, está fazendo um acompanhamento muito forte, a gente vai aliar a dança junto com essa recuperação dele que tem sido incrível em tudo que eu venho acompanhando. Estamos muito ansiosos para essa semana que a gente retoma, fizemos algumas reuniões remotas, eu fiquei ensaiando um pouco sozinha, preparando já o que a gente vai colocar em prática agora. Já estávamos muito com o intuito de ter uma coreografia com bastante fluxo de dança, e isso é o que a gente procura manter, se apropriar ainda mais desses elementos. Faltam alguns pequenos detalhes assim de ajuste em relação a isso e principalmente trazer mais ainda o significado do bailado do casal, que a gente vem buscando desde o último ano”.

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Mestre Marcão, comandante da “Super Som”, destacou como o trabalho realizado ao longo dos meses ajuda nos ensaios de rua, mas mesmo assim, há algumas questões que só podem ser vistas no momento em que se vai para a rua.

“Foi o primeiro ensaio de rua, mas a gente já vem trabalhando há longos meses. É tudo mais fácil o modo de criar, de fazer as coisas, porque a gente vê a dinâmica mesmo lá fora. Algumas coisas que dá, tem outras coisas que não dá, hoje mesmo a gente já estava debatendo a respeito disso, do que foi bom, o que foi ruim, e o que a gente pode melhorar. Algumas coisas mínimas que a gente vai trocar, porque estamos no tempo”.

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Mestre Marcão

Marcão também comentou o que vem preparando de bossas, e como está sendo o processo de criação das mesmas, baseadas em cima da melodia do samba.

“Muita gente pensa que o nosso enredo é África, a gente passa na África, passa na Bahia. Estamos vendo na bateria o que podemos fazer com esse enredo, o que a gente pode não fazer. Tem umas partes que a gente vai bem fazendo bossa, uma melodia que fica maneira. No refrão do meio a gente está fazendo um reggae, que eu já tinha essa ideia lá atrás. O outro lado a gente faz tipo um Congo. Gosto de trabalhar muito em cima de melodia, porque ela te dá um caminho”.

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Mestre-sala Raphael Rodrigues revela acidente, explica recuperação e garante que ensaiará e desfilará normalmente pelo Tuiuti no Carnaval 2025

O mestre-sala Raphael Rodrigues, do Paraíso do Tuiuti, viveu na última segunda-feira um dia de muita emoção. Primeiro, ele revelou que sofreu um acidente, há 70 dias, rompeu o Tendão de Aquiles, treinando na academia, e teve que passar por uma cirurgia. Segundo, o sambista esteve no primeiro ensaio de rua da escola, em São Cristóvão, para o Carnaval 2025. Não dançou, mas acompanhou de perto o segundo casal, Leonardo Thomé e Rebeca Tito. Em entrevista ao CARNAVALESCO, Raphael falou do processo de recuperação e garantiu que em breve estará presente nos ensaios, dançando, e que vai desfilar ao lado da porta-bandeira Dandara Ventapane no ano que vem.

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Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

“A data da minha volta depende do meu fisioterapeuta e do meu preparador físico. Está tudo correndo bem. Temos um cronograma. Acredito que em breve, muito antes do que a gente imaginou, estarei dançando. Pesquisei que esse tipo de lesão a recuperação é de oito meses e até um ano. Porém, com 70 dias estou muito mais avançado do que possa imaginar. Em breve, vou voltar. É um assunto muito delicidado para mim falar do acidente e que mexe comigo (o mestre-sala explicou tudo em uma publicação nas redes sociais). Quando soube da cirurgia e do tempo de recuperação passou muita coisa na minha cabeça. Estou aí e vocês vão o casal Raphael e Dandara juntos. Nos ensaios também vão ver”, garantiu.

Raphael Rodrigues explicou o que sentiu ao ver o primeiro ensaio de rua do Tuiuti para o Carnaval 2025. Ele citou que foi a primeira vez que saiu de casa após sofrer o acidente.

“Foi emocionante estar no ensaio hoje. É a primeira vez que estou saindo de casa depois do meu acidente. Fazem 70 dias que não vejo minha escola. É sempre bem ver o ensaio do Tuiuti. Costumo dizer que é um dos melhores do carnaval. Tudo está correndo muito bem. O segundo casal, Leo e Rebeca, cuidando direitinho do nosso quesito. Fiquei bem satisfeiro com o que vi hoje. O Hudson Luiz, do nosso carro de som, foi essencial na minha vida. Ele foi a primeira pessoa a me ajudar. É meu irmão de vida. Quando encontrei com ele hoje, começou a chorar, me abraçou forte e não tive como contar e emoção. Mexeu muito comigo, estou indo muito feliz para casa”.

‘Mangueira vem potente em 2025’, diz presidente Guanayra Firmino

Em entrevista ao CARNAVALESCO, a presidente Guanayra Firminou revelou com exclusividade que será candidata para reeleição. O pleito será realizado no ano que vem.

“Vou ser candidata para reeleição. Não é fácil ser mulher e presidente da Mangueira, mas dou conta. Não tenho e nunca tive medo de desafio”, garantiu a dirigente da Verde e Rosa”.

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Foto: Matheus Morais/CARNAVALESCO

Ela também falou sobre a contratação do carnavalesco Sidnei França, multicampeão em São Paulo. “Acompanhava o trabalho do Sidnei França em São Paulo. Gostava muito do que fazia lá. Quando ele apresentou o enredo da Mangueira para 2025 foi amor à primeira vista. Tem a nossa cara. É forte”.

Guanayra ainda citou que não faltará recursos para o projeto do desfile de 2025 da Verde e Rosa. “O mangueirense pode esperar um desfile potente. Temos um samba valente e que descreve muito bem o nosso enredo. Nos últimos dois anos, não dei muita sorte nas alegorias, mas o investimento fiz, não depende só de mim o resultado, mas garanto que não faltará recursos para o Sidnei França desenvolver o projeto inteiro. Acho que agora vai dar certo. Já estamos reproduzindo nossas fantasias. Nossos carros já estão na madeira e o abre-alas começou a decoração”, revelou a dirigente, durante a final de samba.

Veja o clipe feito pela Mangueira para o samba-enredo de 2025

Acadêmicos do Cubango é declarada patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio

Agora é Lei. O Acadêmicos do Cubango – que se confunde com a história do carnaval -, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. A Lei, de número 10.571 e de autoria do deputado estadual Vitor Junior (PDT), ressalta, ainda mais, o serviço prestado pela agremiação na preservação da cultura carnavalesca, tanto nas cidades de Niterói, Rio de Janeiro, como em todo território do estado. Fundado em 17 de dezembro de 1959, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Cubango nasceu pelas mãos de Ney Ferreira e Carlinhos Manga-Espada – após o fim do Império Serrão.

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Foto: Ewerton Pereira/Divulgação Cubango

O Cubango surge após a fusão de sambistas dos morros São Luiz, Mangueirinha, Abacaxi e Serrão, que decidem criar uma nova escola de samba; dessa vez que atendesse aos anseios da comunidade: o famoso “chão”. O presidente da Cubango, Pablo Coutinho, ressaltou a importância da Lei, que reconhece a Mais Querida de Niterói como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

“Estamos muito felizes com a lei de autoria do deputado Vitor Junior. A Cubango nasce com a vontade da comunidade de fazer um carnaval de verdade, um carnaval do povo. Esse reconhecimento vem no momento certo: em que nos preparamos para mais um lindo carnaval, em 2025. Em nome do meu vice-presidente, Anderson Leko, e do meu presidente de Honra, Anderson Pipico, quero agradecer o enorme carinho, dado pela Alerj e pelo deputado estadual Vitor Junior, que nos garantiram essa honraria”, declarou Pablo

O Acadêmicos do Cubango eternizou a história do carnaval de Niterói, ganhando onze títulos do Grupo Especial de Niterói e quatro títulos do “Academias do Samba”. A verde e branca tornou-se tão tradicional para o carnaval que, em 1986, atravessou a ponte e participa, até hoje, dos desfiles na Cidade Maravilhosa. Para o carnaval do ano que vem, a Verde e Branca levará para a avenida o enredo “Àyàn, o Espírito dos Tambores”, sendo a nona escola a desfilar na Série Prata, no dia 4 de março de 2025, na Intendente Magalhães.

Unidos de Vila Isabel inicia ensaios de rua nesta quarta-feira

A Unidos de Vila Isabel realizará nesta quarta-feira o primeiro ensaio de rua da temporada 2025. A partir das 20h, todos os segmentos, comunidade e bateria iniciam a concentração no Boulevard 28 de Setembro, na altura da Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

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Foto: Luan Costa/CARNAVALESCO

Os ensaios de rua acontecerão todas as quartas-feiras, até fevereiro de 2025, com um período de pausa entre a última quinzena de dezembro e a primeira semana de janeiro. “Esta etapa é essencial para avaliarmos o canto e a evolução da comunidade e o entrosamento entre o carro de som e a bateria, além de ser um momento de festa no qual tanto a comunidade quanto o público podem sentir um gostinho do que será o nosso desfile”, afirmou o diretor de Carnaval Moisés Carvalho.

Última agremiação a desfilar na segunda-feira de Carnaval, a Vila Isabel levará para Sapucaí o enredo “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”. A escola vai transformar medo em alegria ao carnavalizar as assombrações que atazanam o imaginário popular, demonstrando como elas fazem parte do nosso dia a dia de várias formas, em diversas etapas da vida – desde a infância até a fase adulta.

Serviço
Ensaios de rua – Unidos de Vila Isabel
Data: todas as quartas-feiras, a partir de 20/11
Hora: concentração a partir das 20h
Endereço: Blvd 28 de Setembro – Vila Isabel
Entrada franca

Gaviões da Fiel desliga Ana Paula Minerato após manifestações de cunho racista

A direção dos Gaviões da Fiel anunciou o desligamento de Ana Paula Minerato após “manifestações de cunho racista” contra a cantora Ananda, vocalista do grupo Melanina Carioca.

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Foto: Instagram/Reprodução

Circulou nas redes sociais, uma fala de Ana Paula Minerato, de conteúdo racista, em conversa com o rapper KT. “Você gosta de mina do cabelo duro? De neguinha? O pai ou a mãe veio da África?”, falou a ex-integrante de “A Fazenda”, que foi demitida da Band após o episódio.

Veja o comunicado dos Gaviões da Fiel

“A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.

Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.

Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história”.

Paraíso do Tuiuti é declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Rio

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei, do vereador Alexandre Beça, que declarou o Paraído do Tuiuti como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro.

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Foto: Allan Duffes/CARNAVALESCO

“A Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, fundada em 1952, desempenha um papel vital na cultura carioca, sendo uma das mais tradicionais agremiações do Carnaval do Rio de Janeiro. Sua trajetória de luta e resistência simboliza a força e a resiliência do povo brasileiro, especialmente das comunidades mais vulneráveis. Paraíso do Tuiuti não apenas preserva e dissemina a cultura do samba, mas também promove importantes iniciativas sociais e educacionais, beneficiando a comunidade local e fortalecendo a identidade cultural do Rio de Janeiro. Seus desfiles, conhecidos por abordarem temas relevantes, trazem à tona questões sociais e políticas de grande impacto. Reconhecer a Escola de Samba Paraíso do Tuiuti como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro é uma forma de valorizar sua história, suas contribuições artísticas e seu papel na formação da identidade cultural carioca. Este reconhecimento também promove a preservação do samba e das tradições carnavalescas, que são essenciais para a cultura brasileira. Trata-se de um passo importante para o fortalecimento da cultura carioca e para a promoção da inclusão social através da arte e da educação”, disse o vereador em sua justificativa.

Diante do exposto, solicito aos nobres edis a aprovação deste projeto de lei, reconhecendo a importância da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro.

Segundo a publicação, foram estabelecidas ações de proteção e valorização do Paraíso do Tuiuti. São elas: “promoção de atividades culturais, educacionais e de pesquisa que visem à divulgação da história e das contribuições da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti para o desenvolvimento cultural da Cidade; incentivo à realização de parcerias, acordos, convênios ou outros instrumentos congêneres com entidades da sociedade civil, órgãos públicos afins, instituições educacionais e culturais para a promoção de projetos e eventos relacionados à instituição; elaboração e implantação de programas de educação patrimonial, visando conscientizar a população sobre a importância da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti para a identidade e memória da Cidade; incentivo à pesquisa e documentação da história da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti e sua contribuição para a cultura carioca”.

Entrosamento do carro de som e macumba na bateria marcam gravação do samba do Arranco para o Carnaval 2025

Um mês após a final da disputa de sambas-enredo, o Arranco do Engenho de Dentro gravou a faixa para o disco da Liga-RJ no estúdio em Marechal Hermes. Com o enredo “Mães que alimentam o sagrado”, desenvolvido pela artista Annik Salmon, a equipe do CARNAVALESCO esteve presente e conversou com Gabriel Sorriso, um dos compositores vencedores, junto aos co-escritores Nego Vinny, Jr Fionda, Cláudio Russo, Vando Cardoso e Manolo, além de ser também voz de apoio no carro de som.  Ele nos contou como foi o processo.

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Fotos: Gabriel de Souza/CARNAVALESCO

“O processo foi diferente do que eu costumo fazer com os meus parceiros que é, no caso, estar presente. Nós escrevemos pelo WhatsApp. Cada um escreveu as suas ideias e chegamos em um denominador comum, com algumas mudanças que a carnavalesca pediu”.

É o segundo ano que Gabriel faz parte do coro do Arranco. Sobre esse momento em desfilar na Avenida com uma obra própria, ele confessou qual é o sentimento “Eu estou até me perguntando como será no dia do desfile, em saber como será dividir a atenção entre a obra e o trabalho no carro, devido à emoção. Só agradecer a confiança na escola em escolher o samba e agradecer aos meus parceiros que estiverem presentes nesse processo comigo”.

Casamento entre intérpretes

A dupla de intérpretes Thiago Acácio e Pamela Falcão encabeçam o carro de som. É o segundo ano que os cantores trabalham em conjunto e, para o próximo carnaval, Thiago falou sobre a parceria durante o processo de gravação.

“Nós dois temos o trabalho unificados, então eu e a Pamela estamos trabalhando o samba desde a final. Diariamente, estamos discutindo qual será a melhor nota, a melhor melodia, como fazer tal passagem. É um trabalha unificado. Estávamos ensaiando na quadra, com o nosso diretor musical e o mestre de bateria, para fazer ajustes e chegar no estúdio com tudo certo”.

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A sinopse, escrita pela Annik Salmon e Artur Vinícius Amaro, reforça a força feminina através da maternidade espiritual em consonância com o Arranco ser uma agremiação predominante feminina. Desse modo, Pamela pontuou o trabalho em dividir o comando do carro.

“É um casamento. Isso que é o mais legal. Não precisou de eu colocar menos da minha voz ou vice-versa, pois são formas diferentes de interpretação. Nós temos tudo para fazer um desfile maravilhoso. É um enredo sobre mulheres e a escola é predominantemente feminina, mas o legal é falar desse casamento em até ponto podemos ir para cada um brilhar.”

Thiago ecoou a parceria após a fala dela, além de revelar um segredo. “Nós viremos com mais mulheres na nossa equipe, com mais vozes femininas”.

Gilmar Cunha, mestre de bateria do Arranco, segue no comando da Sensação em 2025. No último carnaval, a bateria conquistou três notas 9,9 e um 10. Com objetivo de conquistar as quatro notas máximas no seu quesito, ele explicou como foi a gravação da bateria para o disco.

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“Foi muito tranquilo. Desde a escolha, nós sabíamos o que iria acontecer, porque o samba tem uma melodia fácil. Acho que o samba tem tudo para acontecer. O enredo não é sobre macumba, mas iremos escutar um pouco dessa melodia”.

Além disso, Gilmar falou à nossa equipe sobre quais serão as melodias que podemos esperar da Sensação no Sambódromo ano que vem.

“Há várias bossas, não tem como colocar. Esse ano temos um trabalho mais consolidado. Nós teremos o atabaque, vamos ter macumba no esquenta e no setor um. Será um momento de arrepiar.

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Em 2025, o Arranco do Engenho de Dentro irá se apresentar na sexta de carnaval, primeiro dia de desfiles da Série Ouro, sendo a segunda escola a cruzar a Marquês de Sapucaí.

Gilsinho e ‘Tom 30’ mostram versatilidade na gravação do audiovisual da Tom Maior

No segundo dia disponibilizado para gravações, a Tom Maior usou o espaço para realizar o seu trabalho. Desta faixa o sambista pode esperar atributos de alta performance, pois é um samba-enredo muito querido no carnaval paulistano e, agora, eternizado na voz do intérprete Gilsinho. Dentro do estúdio, o cantor da comunidade vermelho e amarelo gravou rapidamente, sem precisar de repetições. Apesar de ter tido uma gravação como todas as outras, como etapas e tempo máximo, a escola terminou tudo mais cedo. Sem dúvida, a faixa número 1 do Grupo de Acesso 1, que corresponde à Tom Maior, será a grande ‘xodó’ do sambista paulistano. O clima de nostalgia da reedição do enredo de Angola em 2009 irá tomar conta. O CARNAVALESCO conversou com representantes da agremiação e todos avaliaram o trabalho feito.

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Fotos: Gustavo Lima/CARNAVALESCO

Antes de entrar no espaço da gravação, o intérprete Gilsinho frisou que a escola vem se preparando com a reedição de 2009. “A gente vem se preparando bem. A gente tem um samba muito bom, que é bem conhecido já. É uma reedição de 2009. A gente fez uma boa gravação para o samba. Agora, se Deus quiser, vamos fazer uma boa gravação para o audiovisual”, disse.

O cantor revelou que, para o audiovisual, separou surpresas com o mestre de bateria Carlão. O músico exaltou o canto da vermelho e amarelo. “Eu não posso contar, se não é spoiler, mas sempre tem. A gente sempre tem uma surpresa. A gente sempre tem uma carta na manga. A comunidade está feliz com a reedição, cantando muito e não tinha como ser diferente. Depois do problema que a gente teve da escola descer, eu acho que ganhou uma força maior com isso. Está todo mundo muito feliz com a escolha do enredo. É um tema fácil, um samba que todo mundo conhece, já era muito cantado nos ensaios dos nos anteriores. Tudo se torna bem mais fácil”, completou.

Oportunidade de divulgação, comunidade forte e samba com empoderamento

Feliz com a gravação, a diretora de carnaval e harmonia, Érica Ferreira, parabenizou a Liga-SP pela realização do projeto. A líder diz que é uma forma de divulgar o trabalho da Tom Maior, visto que a agremiação teve o descenso e não há a divulgação em rede nacional. “A gente vem se preparando desde quando a Liga anunciou. Inclusive, quero parabenizar a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo e toda a equipe por mais uma vez voltar a fazer esse tipo de ação, que isso é super importante para a valorização do carnaval de São Paulo, principalmente nós que estamos no acesso e a gente não vai ter esse ano a Rede Globo. Só tem vocês da mídia do carnaval que fazem um trabalho excelente. É um meio de podermos estarmos divulgando o trabalho da escola também”, afirmou.

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Érica teceu elogios à sua comunidade, especialmente sobre o canto que os componentes têm realizado em todos os ensaios. Sobre a gravação, a diretora contou que quis dar oportunidade a todos os departamentos dentro do coral. “Todos os segmentos se prepararam. Bateria, casal, musas e o coral. É muito importante a gente valorizar as pessoas da nossa comunidade. A gente pegou as alas, harmonias, alegoria, um pouco de cada departamento da escola, ensaiou e está aí com uma nova Angola para realizar a gravação. O pessoal vem cantando, os ensaios a cada domingo na nossa quadra a partir das 17 horas vêm crescendo bastante. Estou muito orgulhosa com o trabalho da comunidade vermelha e amarela”, contou.

Perguntada da sua parte favorita do samba-enredo, a gestora disse que é onde se encontra o verso da ‘Rainha Nzinga’, uma personagem importante na luta contra a escravidão no continente africano. Érica diz que se vê representada na força da mulher. “Quando fala da rainha Nzinga guerreira. Pela história dela, pelo empoderamento, porque eu sou uma mulher e sou preta. Quando você vai estudar toda a história da rainha Nzinga, eu me identifico muito. É a parte que me toca muito por esse empoderamento”, concluiu.

Etapa concluída

Com a gravação já concluída, o mestre e presidente Carlão declarou que o audiovisual foi mais uma etapa da Tom Maior realizada rumo ao Carnaval 2025. “Eu sempre falo que o carnaval é feito de etapas. Essa gravação é mais uma etapa que a gente vai vencendo em relação ao Carnaval 2025. Eu gostei muito da produção. A Liga está de parabéns, o Guma também faz um trabalho muito bom, e principalmente também que agora tem um aspecto visual melhor para as pessoas poderem conhecer quem são os personagens da escola, desde as baianas, componentes, casal e todos os outros. Eu saio daqui muito satisfeito e o carnaval de São Paulo realmente está no caminho correto”, comentou.

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Enaltecendo a competitividade da Tom Maior, Carlão diz que a escola sempre sai de sua quadra preparada. “Eu sempre falo que quando você sai da sua quadra, do seu terreiro, você tem que estar pronto pra fazer em qualquer circunstância. Para o desfile, ensaio técnico, apresentação e gravação também. Nós ensaiamos sim, e por isso que chegamos e fizemos de primeira”, disse.

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O gestor também exaltou a reedição, afirmando que a agremiação fez a escolha certa ao levar Angola de 2009 novamente. “É um samba que, todos esses anos, desde 2009, é o mais cantado da escola. isso já fazia parte do nosso projeto, e hoje nós estamos cantando um samba que a comunidade adora, que o mundo do samba também conhece bastante e nós estamos felizes com essa escolha”. Finalizou.