O departamento de Comunicação da Mocidade Independente de Padre Miguel foi o tema da aula inaugural do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. O bate-papo, conduzido pelo diretor de Marketing da escola, Bryan Clem, apresentou os cases de sucesso da agremiação na área e como tem utilizado as plataformas digitais para promover a cultura carnavalesca, atrair novos torcedores e gerar receitas adicionais.
Foto: Amanda Girelli e Agatha Cristy/Divulgação Mocidade
“É sempre muito gratificante ver o carnaval na sala de aula e o grande interesse dos jovens. A Comunicação hoje é fundamental dentro do cenário, e precisamos cada vez mais de futuros profissionais engajados”, destacou Bryan.
Durante a aula, o diretor também compartilhou insights sobre a estratégia de marketing do enredo de 2024, “Pede Caju Que Dou… Pé de Caju Que Dá!”, explicando como o tema foi conectado a marcas relacionadas à fruta para criar ações publicitárias inovadoras.
“É sempre muito interessante que os nossos alunos tenham a possibilidade de ouvir profissionais trazendo sua prática e experiência de mercado para dentro da sala de aula. A Mocidade hoje virou um case dentro da área, e ficamos muito felizes em estreitar ainda mais essa parceria”, ressaltou o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Estácio, Rodrigo Perestrelo.
Em 2025, a Mocidade levará para a Sapucaí o enredo “Voltando para o futuro, não há limites para sonhar”, dos carnavalescos Renato e Márcia Lage.
A Riotur abre inscrições para a escolha da Corte Real do Carnaval 2025, que vai ser composta por sete integrantes: Rei Momo, Rainha, Primeira e Segunda Princesas, Muso e Musa LGBTQIA+e Cidadão não binário. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 16 de outubro e podem ser feitas por e-mail ([email protected]) ou pessoalmente na sede da Riotur.
Foto: Alexandre Macieira/Riotur
Podem participar pessoas com no mínimo 18 anos completos na data da inscrição, residentes e domiciliados no Estado do Rio de Janeiro, ter ensino fundamental completo, identificar-se como pessoa integrante do grupo LGBTQIA+ para os cargos de Muso, Musa e Não Binário.
Os vencedores nas categorias Rei Momo e Rainha receberão, cada um, R$ 45,5 mil de premiação. Os demais serão premiados com R$ 32,5 mil, cada.
As datas das eliminatórias serão divulgadas em breve. O júri será composto por profissionais indicados pela Riotur, e as análises serão baseadas nos seguintes quesitos: domínio da arte de sambar, facilidade de expressão e desembaraço, simpatia e espírito carnavalesco.
O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos por e-mail [email protected] ou na sede da Riotur.
No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar cópias dos seguintes documentos:
a) identidade;
b) CPF;
c) Comprovante de Residência na Região Metropolitana do Rio de Janeiro ou, em caso de não possuir, declaração de próprio punho informando que reside na Região Metropolitana do Rio de Janeiro;
d) Diploma ou declaração de escolaridade;
e) Número de inscrição no INSS/PIS/PASEP ou NIT;
f) 01 fotografia nítida e recente de corpo inteiro;
g) Atestado de aptidão física com validade mínima de 06 meses a contar da data final de inscrição atestando condições de saúde que permitam o cumprimento do contrato, caso sejam eleitos (as) para o mandato da Corte do Carnaval de 2025;
h) Declaração constante do Anexo II, informando estar ciente de que se declarada qualquer irregularidade, falsificação ou omissão de informações, o(a) candidato(a) se tornará inelegível por até 2 concursos e desclassificado(a) deste. Fazem parte deste conjunto de informações os dados cadastrais:
– Nome completo,
– Endereço.
– Documento de identificação.
i) Declaração de que não é servidor (a) Público (a) Federal, Estadual ou Municipal, nos termos do Parágrafo Segundo, do art. 7ª do presente regulamento.
Os pedidos de esclarecimento sobre o regulamento, só poderão ser feitos até o dia 10 de outubro de 2024 e a Riotur terá até o dia 14 de outubro de 2024, para resposta dos pedidos aos interessados. Todos os esclarecimentos serão realizados por meio de e-mail [email protected] ou através do telefone 21 2088-0049.
Serviço:
Inscrições para o Concurso Corte Real Carnaval 2025
Data de início: 19/09
Data final: 16/10
Inscrições por e-mail: [email protected]
Presencial: Rua Dom Marcos Barbosa nº 02 – 2º andar, Cidade Nova, das 10h às 17h
Outras informações: (21) 2088-0049.
A Grande Rio inovou ao fazer uma parceria entre as escolas de samba de Belém, no Pará, e a ligas que comanda os desfiles locais, a Escolas de Samba Associadas de Belém (ESA), para que todas agremiações do Grupo Especial pudessem disputar o concurso de samba e que duas obras fossem escolhidas (OUÇA AQUI) para entrarem na semifinal, dia 24 de setembro, na quadra da Tricolor de Duque de Caxias. No ano que vem, a Grande Rio levará para a Avenida o enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”, dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.
Ao CARNAVALESCO, o diretor de carnaval da Grande Rio falou da parceria da agremiação com todas escolas do Especial de Belém. “Diferente das outras vezes que as escolas abriam participações de fora do Rio, a gente quis fazer de forma diferente, já que o Pará é um país, proporciona vários enredos, e os carnavalescos foram pelo lado das três princesas e das encatarias. Pensei em fazermos um intercâmbio cultural e que passasse pelo carnaval de Belém. Mergulhando mais no universo deles. Conversamos com a liga ESA e cada escola do Grupo Especial de Belém forneceu um samba para disputa. Isso movimentou nove escolas de lá, estivemos algumas vezes em Belém, falei com os presidentes, expliquei a seriedade da nossa disputa e que o melhor samba ganhará. Eles acreditaram na lisura do projeto, na nossa palavra, apresentamos a sinopse lá com os carnavalescos e todo staff da Grande Rio. Foi uma disputa em pé de igualidade. A única diferença é que a primeira gravação foi com cantores paraenses. Houve a seletiva, duas parcerias classificadas, e o Evandro (Malandro, cantor) gravou os semifinalistas. Envolvemos nove escolas e ficamos muito felizes pelo pioneirismo da Grande Rio. Extrapolamos a fronteira do Rio, do Pará e de outros estados”, contou.
Para a semifinal, no dia 24 de setembro, a Grande Rio receberá os dois sambas classificados em Belém. Das escolas Bole-Bole e Deixa Falar. Thiago Monteiro comentou a safra paraense.
“Agora, eles vão jogar fora de casa. Vão ser muito bem acolhidos. São duas grandes obras. Tem plenas condições de representar a Grande Rio. A disputa se resolve em quadra, ao vivo e com bateria. Vamos observar todos os sambs, do Rio e de Belém, e vai vencer o melhor. Estou sabendo que tem escola que vem de Belém com três ônibus. Sabemos o projeto de desfile que temos para 2025 e vamos escolher a obra vencedora como muita calma”.
O diretor de carnaval citou a parceria entre a Grande Rio e as escolas paraenses e o sucesso que foi a seletiva no Pará.
A seletiva paraense reuniu cinco mil pessoas e encantou o diretor de carnaval da Grande Rio. “Foi maravilhoso. O intercâmbio foi muito rico. Essa riqueza cultura entre escolas e comunidades isso tem que ser exaltado. Estamos muito felizes com os sambas produzidos. As escolas conseguiram se mostrar para o mundo. A visilidade foi enorme. Uma troca muito especial e importante”.
Thiago Monteiro contou ainda sobre os workshops que foram feitos entre integrantes da Grande Rio e os componentes das escolas de samba do Grupo Especial do Pará.
“Dentro do intercâmbio fizemos diversos workshops em Belém. Falei sobre harmonia, o mestre Fafá de bateria, o nosso casal falou da arte do mestre-sala e porta-bandeira. Passamos como é o espetáculo no Rio de Janeiro. Foi muito produtivo. Todos ficaram satisfeitos. Fui convidado para estar nos desfiles deles, que será após o nosso, e tenho muito prazer de estar presente. Me sinto também muito acolhido pelo povo paraense”, afirmou Thiago Monteiro.
Atual campeã do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro, a Unidos do Viradouro, por mais um ano, tem a safra com maior número de sambas inscritos da elite do carnaval carioca. O CARNAVALESCO conversou com o diretor de carnaval da escola, Dudu Falcão, para saber os segredos da Viradouro para ter, mais uma vez, uma grande safra em número de sambas e muito elogiada no mundo do carnaval. Segundo Dudu, um conjunto de ações da escola possibilitam uma boa safra.
“É a certeza dos compositores em saber que aqui é uma disputa muito íntegra, muito correta e acreditar, de fato, que a escolha será do melhor. É uma sinopse muito bem trabalhada, mas voltada para o compositor, além de procurar externar da melhor maneira possível a história. O Tarcísio (Zanon) e o Gustavo (Melo) buscam que a sinopse seja clara para o compositor pegar e escrever o samba. Mas, principalmente, são as etapas do tira-dúvidas, junto com a audição, que nos ajudam a chegar em uma safra satisfatória. Juntando tudo isso, é sempre a escolha de um bom enredo e uma boa sinopse”, explicou Dudu Falcão.
As audições, citadas por Dudu Falcão, são uma das etapas do processo realizado pela Viradouro antes do sambas serem apresentados para o público. “Depois de alguns tira-dúvidas, nos reunimos e cada parceria mostra seu samba, junto com uma parte musical e ali, nós vamos tentando achar, junto com a parceria, o melhor caminho. A maioria já chega lá com tudo muito feito e cabe só uma orientação nossa de ajuste. São três processos desses, que têm dado muito resultado. Isso tem sido, nos últimos dois anos, muito importante para o nosso resultado”, completa.
Disputa de samba
Com a grande safra, a disputa de samba da Viradouro para a escolha do samba-enredo para o carnaval de 2025 está muito acirrada. Dudu Falcão comentou sobre o que o samba campeão precisa ter para ser escolhido como hino da Unidos do Viradouro para o carnaval de 2025.
“Precisa juntar o que nós precisamos mostrar de projeto, respeitar muito bem o enredo, balançar a escola e principalmente, passar o recado correto e perfeito do nosso chão para as arquibancadas e para o mundo do samba. No final de tudo, é emocionar a Sapucaí”,
disse.
A Unidos do Viradouro será a terceira escola a desfilar no primeiro dia de desfiles (Domingo) do Grupo Especial no carnaval de 2025. A Vermelha e Branca de Niterói levará para a avenida o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon.
O Império Serrano lançou no fim de agosto o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para Avenida “O que espanta miséria é festa”, uma homenagem a Laudeni Casemiro, o Beto sem Braço, histórico cantor e compositor da Serrinha e do samba carioca, que trabalhava como feirante, e compôs grandes sambas do Império como “Bumbum paticumbum prugurundum”, que levou a escola ao seu último campeonato no Especial. O desenvolvimento será com o carnavalesco Renato Esteves. Em entrevista ao CARNAVALESCO, ele falou um pouco mais sobre como o enredo foi escolhido pela agremiação, reforçando a necessidade de se falar sobre as raízes da escola, e como Beto é uma delas.
“Essa era uma das propostas de enredo que a gente tinha das três. Quando eu vim para o Império, eu pensei numa proposta que tivesse mais a cara do Império, que foi esse enredo do Beto. Uma proposta, uma história mais curiosa, com um apelo cultural um pouco diferenciado em relação ao Beto. O Beto é a raiz do Império e teve a questão do enredo patrocinado. E aí a gente foi andando e aí chegamos em comum acordo de que seria melhor a gente seguir com a proposta do Beto, que esse era o momento de cantar o Beto sem Braço e as raízes do Império Serrano”.
O artista responsável pelo desfile do Império Serrano também conversou com a comunidade e os compositores sobre o enredo de 2025.
“Família imperiana, verás que os filhos seus não fogem à luta. Não vamos deixar de fugir. Vamos entrar naquela avenida no dia 2 de março, na manhã de carnaval, para cantar um samba, para Beto sem Braço. Eu quero aqui agradecer, especialmente a família, que foi muito, muito, muito importante nesse processo. Agradecer a cada um de vocês que fizeram parte do processo da pesquisa desse enredo e dizer que o Império Serrano vai entrar na avenida para disputar, não. Nós vamos ganhar a Série Ouro. Nós vamos voltar pro Grupo Especial. Vamos fazer um samba para o Beto Sem Braço. Alô, meus compositores, confio em vocês, vamos honrar o nome dessa escola, vamos honrar o nome de Beto Sem Braço, um dos maiores compositores da história da Música Popular Brasileira, fazer um carnaval gigantesco para buscar o título da Série Ouro. Eu conto com cada um de vocês, salve Beto sem Braço, pega eles Beto sem Braço!”.
Diretor financeiro da Liesa desde abril, João Drumond conversou com o CARNAVALESCO sobre os primeiros meses da sua gestão, e falou sobre esse início de gestão e dos desafios da administração financeira na Liesa, do financeiro das escolas para o próximo carnaval e o sucesso da venda de ingressos para o próximo carnaval. Ele começou contando sobre como estão sendo esses meses se adaptando ao cargo, fazendo um balanço deste início de trabalho, com destaque, na sua visão, para o valor do preço dos ingressos.
“O balanço é o mais positivo possível, primeiro que as coisas estão fluindo muito bem, acho que a gestão está alcançando marcos importantes para as escolas e para o carnaval, e segundo, porque o grande objetivo inicial que era conseguir de fato uma melhora na condição dos valores de arquibancada foi alcançado. Vamos passo a passo, respeitando e procurando sempre o melhor para os sambistas e as escolas de samba, alcançar coisas ainda maiores durante esses anos que vem pela frente”.
Em seguida, o diretor contou sobre a relação com a Rede Globo, e como, durante este último ano do contrato vigente, tudo vem seguindo conforme o esperado pela Liesa nos repasses da emissora. “Em relação a Globo a gente tem um contrato em vigor, e nesse contrato a gente tem a previsão de pagamento e valores estabelecidos, e a Globo está cumprindo o contrato como sempre fez com a Liga e não tem nada de novo. O que a gente sabe é que é o último ano de contrato, mas está tudo correndo na normalidade, não tem nada de novo ou de anormal. A Globo está cumprindo como sempre cumpriu com a Liga”.
O diretor também comentou sobre o financeiro pras escolas em vista do desfile de 2025, falando sobre o esforço que a Liga vem fazendo para ajudar com a captação de recursos para ajudar a viabilizar os desfiles: “A gente não se pode ser leviano de falar em números absolutos, porque existem uma série de fatores que podem alterar essa questão daqui até o carnaval, mas é lógico que a gente tem um planejamento traçado, objetivos traçados, e respostas muito positivas em relação a isso, esse momento é muito positivo e eu creio, que se pode dizer, sem sombra de dúvidas que vai ser um ano muito bom, um ano, quem sabe, melhor que o ano passado. Acho que a diretoria está fazendo um esforço muito grande para viabilizar recursos para as escolas. A Liga é uma instituição sem fins lucrativos, então a gente trabalha unicamente para dar condições às escolas e consequentemente dar condições de trabalho aos sambistas e aos trabalhadores. O que eu posso dizer é que financeiramente vai ser um ano muito positivo para as escolas”.
João comentou também sobre o fluxo de caixa e repasses das escolas, na expectativa de que tudo ocorra de forma tranquila na preparação para o próximo carnaval: “As escolas têm tido repasses mensais até então. A gente sabe que a questão de fluxo de caixa e de recebimento das escolas sempre foi um problema, é um problema histórico dentro da casa, e a gente trabalha para que isso não ocorra esse ano. É como eu disse, tem uma série de fatores que podem alterar isso daqui para lá, mas a gente tem a perspectiva e a expectativa de que as escolas tenham repasses mensais daqui até o carnaval e que não passem pelo problema que passaram no passado distante, e num passado próximo. A expectativa é muito positiva de repasses mensais, de um respiro melhor para as escolas, no que diz respeito a fluxo de caixa, estamos trabalhando para isso”.
João também contou sobre a venda dos ingressos do Grupo Especial, destacando uma grande procura por parte do público, incluindo a terça-feira de carnaval: “Sem a menor dúvida. A venda de ingressos foi um sucesso, está sendo. A terça-feira, que foi algo muito questionado no início, acho que está aí a prova de que o sambista abraçou, o público abraçou e de que vai ser um sucesso a inclusão da terça-feira no nosso calendário. Você pode ver que os ingressos estão praticamente esgotados”.
Por fim, João Drumond comentou como está sendo para ele essa nova função, e como ele encara a gestão de uma entidade maior, no sentido estrutural, que uma escola de samba : “Aqui estamos representando as escolas, a gente não olha a bandeira a cor da escola, a gente quer viabilizar, a gente quer fazer, quer ajudar, a gente trabalha todos os dias, dia e noite, para que a gente consiga entregar para as escolas a condição delas fazerem o melhor carnaval artístico de todos os tempos, delas remunerarem de melhor forma os seus trabalhadores, delas darem melhores condições aos seus desfilantes. A gente trabalha para melhorar o espetáculo e é o grande desafio porque tem muita coisa para ser feita, tem muito a alcançar ainda. Já foi alcançado muita coisa, mas tem muito a ser feito ainda. O desafio é acordar todo dia de manhã pensando em melhorar e evoluir”.
A equipe do CARNAVALESCO, através da série “Eliminatórias”, acompanhou a etapa de quartas de final da disputa de samba-enredo da Grande Rio para o Carnaval 2025. Cinco parcerias se apresentaram. A semifinal acontece no dia 24 de setembro. * OUÇA AQUI OS SAMBAS CONCORRENTES
Parceria de Dere: A parceria de Dere, Licinho Santos, Robson Moratelli, Rafael Ribeiro e Eduardo Queiroz abriu a noite. Tem-Tem Jr. e Igor Pitta foram os intérpretes da obra e conduziram muito bem a mesma. Apresentação bem cadenciada de um samba que é muito melódico, com destaque para a segunda parte do samba, após o refrão do meio, especialmente os primeiros versos: “Não sei quantas luas eu vou navegar/A fé me insinua até Guajará/A corte é de Parailô/É de Mina, Jejê e Nagô/’Quatro Contas’ vão me guiar”. O refrão principal “Ê meu carimbó, carimbolou, carimbolá…” também passou muito bem durante a apresentação, que foi bem satisfatória.
Parceria de Elias Bililico: A segunda ao subir ao palco foi a parceria de Elias Bililico, Xande de Pilares, Manfredini Henrique, Edinho Games, Sergio Daniel, com Nino do Milênio, Thiago Britto e Victor Cunha que cantaram muito bem. A torcida estava animada, assim como algumas pessoas presentes na quadra. Destaque nesta apresentação vai para os versos: “Nas águas doces dos meus encantos/Ajuremadas na sagrada pajelança/Vi no espelho uma linda borboleta/Nesse gongá a fé me guia em quatro contas”, cuja melodia é muito bonita e chama a atenção dentro do samba, assim como o falso refrão final que também se sobressai na obra. Foi uma apresentação bem correta da parceria.
Parceria de Diogo Nogueira: Terceira da noite, a parceria de Diogo Nogueira, Myngal, Inácio Rios, Federal e Igor Leal foi defendida por Igor Vianna que segurou muito bem o ritmo da obra e animou os presentes, incluindo a grande torcida, que apresentou um espetáculo de carimbó, enquanto a parceria se apresentava. A apresentação foi bem para cima, mostrando um samba bem cadenciado, que é um dos destaques da safra da escola. Destaque para a subida pro refrão “Chamegado está me chamando/O povo mandou me chamar/Pororocas Parawaras, é de parailá”, que tem uma boa sonoridade e chama a atenção durante a escuta da obra, assim com os versos com as princesas, na segunda parte do samba, também é bem melódico: “Quando a boiúna serpenteia encantaria/Ela é Herondina, feiticeira e turquiana/Irmã de Jarina e Mariana”.
Parceria de Mariano Araújo: Composta por Mariano Araújo, Foca, Moisés Santiago, Dionísio M. Bombeiro, Wolkester Rolleigh, a quarta parceria da noite teve Chicão, Ciganerey e Tuninho Jr. como cantores. A obra teve uma apresentação animadíssima, contagiando alguns dos passistas presentes na quadra, tendo, além disso, uma torcida também animada. Dentre os trechos que se destacaram nesta apresentação: “É de parailô!, É de parailá!” marca o início da subida para o refrão principal de uma forma que é interessante melodicamente. Destaque também para os versos que contam da chegada das princesas, e que ajudam a imaginar bem o que foi proposto pelo enredo. A segunda parte também cresceu bastante.
Parceria de Márcio André: Última a se apresentar, a parceria de Márcio André, Denilson Sodré, Dinho/ Artigrili, Marco Moreno e Lico Monteiro teve Wantuir e Charles Silva defendendo o samba. A parceria escolheu não trazer torcida nesta eliminatória. A apresentação foi bem tendo uma pegada bem suave e bem conduzida pelos intérpretes, com destaque para o refrão final: “Vem carimbó/Quero mais carimbolar/Sou Grande Rio no encontro do mar/O destino me leva… Princesa/Tá na barra da saia o balanço da correnteza”, que cumpre muito bem seu papel de levantar a música. Destaque também para os versos a partir de “Ela é Jurema…”, que é onde começa a subida do samba. Foi muito bem entre os concorrentes da noite.
Faleceu na noite da última segunda-feira, a produtora Luiza Biá, que foi trabalhou durante anos no carnaval, inclusive, com o ex-presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro. Foram mais de 55 anos de carreira. O sepultamento aconteceu no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste, na tarde desta terça-feira.
Foto: Reprodução/Facebook
Ao DIA, Jorge Perlingeiro falou sobre a Luiza Biá. “A Luiza, para mim, foi amiga, mãe, irmã, conselheira… Chegava ao ponto de, às vezes, ‘brigar’ com ela pelo excesso de cuidado comigo. Era uma parceira de primeira linha, uma perda irreparável. A falta será eterna! Foi uma pessoa que trabalhou a vida inteira, e era muito querida por todos”.