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Mocidade lança nova linha de produtos em parceria com a Kappa

Após o sucesso do lançamento da camisa de futebol que inspirou a criação da Mocidade Independente de Padre Miguel, a escola se une novamente à Kappa para dar sequência à série de produtos destinados aos seus torcedores. Desta vez, a Estrela Guia aposta em uma linha casual, ampliando as opções de vestuário para o público.

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Fotos: Divulgação/Mocidade

O diretor da Kappa Brasil, Caio Campos, destacou o início promissor da parceria com a escola: “Novas linhas de produtos e uma linha especial para a escola estão sendo planejadas a médio e longo prazo. O projeto, que começou com o desenvolvimento de apenas uma camiseta comemorativa, irá se transformar em um verdadeiro casamento”.

Para promover a campanha, que será composta por camisas da linha “supporter” da Kappa, além de um calção, a Mocidade reuniu seu elenco de mestres-sala, Diogo Jesus, Diego Moreira e Jeferson Pereira, em uma sessão de fotos em locais emblemáticos da Zona Oeste do Rio, reforçando a conexão da agremiação com suas origens.

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Segundo o diretor de Marketing da Mocidade, Bryan Clem, esta é mais uma iniciativa pioneira no Carnaval: “A nossa parceria com a Kappa veio para mudar o cenário comercial do licenciamento da escola. A camisa de lançamento foi um sucesso, e seguiremos com diversos produtos para atender todos os públicos. Esta linha é voltada para o dia a dia, com um preço mais atraente, reforçando a mensagem de que atenderemos todos os perfis dos independentes. E não para por aí; o torcedor pode esperar uma grande novidade para o final do ano”.

A nova linha de produtos já está disponível na loja online da escola, no site www.boutiquemocidade.com.br.

Unidos de Padre Miguel apresenta duas fantasias para o Carnaval 2025

A Unidos de Padre Miguel apresentou duas fantasias para o Carnaval de 2025. Em 2025, a Unidos de Padre Miguel será a primeira escola a desfilar no Grupo Especial, trazendo à Marquês de Sapucaí uma narrativa que destacará a importância de Iyá Nassô e da Casa Branca na preservação do candomblé no Brasil, através do enredo Egbé Iyá Nassô, desenvolvido pela dupla de carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato.

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A primeira fantasia é intitulada “Cultos Domésticos a Xangô, a escolha desta data especial não é por acaso; ela coincide com a tradicional festa de Xangô, celebrada no terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, em Salvador, um dos principais homenageados do enredo da Vermelha e Branca da Zona Oeste.

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Fotos: Fausto Ferreira/S1 Fotografia e Comunicação

A fantasia da ala 16 simboliza os cultos a Xangô que, diante de um intenso período de opressão política e religiosa, precisavam ser realizados dentro dos lares, longe dos olhares repressores. Naquela época, os filhos de Iyá Nassô, precursora do candomblé no Brasil e uma das homenageadas no enredo, mantinham viva a devoção ao orixá, praticando os rituais em suas casas, preservando sua fé de maneira discreta.

De acordo com os carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato, a fantasia representa a resistência cultural e religiosa, destacando a importância de Xangô e o papel de Iyá Nassô na preservação do candomblé no Brasil.

A segunda fantasia é da ala 03 e representa a “Realeza de Ketu”. Na sagrada Casa Branca do Engenho Velho, resplandece o Candomblé Ketu, cujas raízes ancestrais foram semeadas pelas mãos divinas de Iyá Nassô, em comunhão com suas irmãs espirituais vindas da cidade de Ketu. Iyá Adetá e Iyá Akalá atravessaram o oceano, trazendo consigo o poder e a sabedoria dos seus ancestrais. A realeza de Ketu chegou ao Brasil carregando no peito a liberdade e a resistência de um legado imortal!

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𝑭𝒊𝒄𝒉𝒂 𝑻é𝒄𝒏𝒊𝒄𝒂
Carnavalescos: Alexandre Louzada e Lucas Milato
Direção de Carnaval: Cícero Costa e Lara Mara
Texto: Clark Mangabeira e Victor Marques
Fotos: Fausto Ferreira / S1 Fotografia e Comunicação
Coordenadores de Protótipos: Anderson Alves, Edmo Cabral e Ronny Morays
Costura e Modelagem: Dailze
Maquiagem: Tiago Costa
Modelos: Henrique Lameiras, Reinaldo Sorriso e Iaffa de Paula

Primeiro ensaio de canto da Unidos da Tijuca acontece nesta quinta-feira

Com hino escolhido e já gravado para o CD oficial dos sambas-enredo 2025, a Unidos da Tijuca inicia nesta quinta-feira, 10 de outubro, a preparação de sua comunidade para o desfile realizando o primeiro ensaio de canto. O treino, que acontece a partir das 19h, reúne todos os segmentos e a comunidade que irá desfilar na segunda de Carnaval defendendo o enredo “Logun-Edé – Santo Menino que Velho Respeita”, tema com o qual disputará o campeonato do Grupo Especial e sua quinta estrela.

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Foto: Allan Duffes/Divulgação

“Nossa comunidade é muito forte e sempre dá um show de canto. A intenção dos ensaios é a de aprimorar, fazer com que o componente aprenda a letra e cante muito o samba porque eles são decisivos para o sucesso do desfile. Após o canto aprimorado, vamos para a rua”, explica Allan Guimarães, diretor de harmonia.

Para quem quer desfilar na escola, as inscrições estão abertas e acontecem também todas as quintas, das 19h até as 22h. Os interessados devem levar uma foto 3×4, cópia da identidade, comprovante de residência e efetuar o pagamento da taxa. Para o recadastramento, também é necessário levar o comprovante de devolução da fantasia do carnaval 2024. Para ter direito a fantasia, será obrigatória a presença nos ensaios realizados todas as quintas-feiras até o carnaval.

Alas Comerciais

Os torcedores que vivem fora da cidade do Rio de Janeiro ou que não possuem disponibilidade de ensaios poderão se inscrever nas alas comerciais. Os interessados na compra terão duas opções de fantasias para participar do desfile da escola do Pavão no próximo ano. Para adquirir mais informações sobre preço, forma e condições de pagamento e posição da ala no desfile, basta entrar em contato com Jorge Santos ou Ricardo Ribeiro nos telefones (21) 97005-5353 ou 96413-1989.

A entrada para o ensaio da comunidade é gratuita. Em 2025, a Unidos da Tijuca será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de carnaval, dia 03 de março na Marquês de Sapucaí.

Serviço
Ensaios de Comunidade – Unidos da Tijuca
Toda quinta-feira de outubro e novembro
Horário: 19h
Endereço: Avenida Francisco Bicalho nº 47 – Santo Cristo
Entrada Franca

Imperatriz Leopoldinense dá início aos ensaios de comunidade e segmentos para o Carnaval 2025

Rumo ao Carnaval 2025, a Imperatriz Leopoldinense já tem data marcada no calendário para o retorno de seus ensaios. A atual vice-campeã do Carnaval carioca agendou para o próximo dia 25 de outubro, sexta-feira, em sua quadra, em Ramos, o seu start ao lado de sua comunidade e segmentos.

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Foto: Nelson Malfacini/Imperatriz

Este será o primeiro contato da comunidade do Complexo do Alemão e de toda Zona da Leopoldina com o hino oficial da Rainha de Ramos para o próximo Carnaval, após a grande final de samba-enredo realizada no fim do mês passado. O samba, inclusive, já foi gravado nesta semana para a Rio Carnaval e deve chegar às plataformas até o fim do ano.

“É um momento muito esperado por nós, de sentir o samba ao lado da nossa comunidade e daqueles que vibram pela Imperatriz. Se em 2024 tivemos a potência da cigana, agora para 2025 teremos a força de Oxalá, podem esperar. Já estamos ansiosos para ver nossa quadra cheia. Espero por todos”, afirma a presidente Catia Drumond.

Em 2025, a verde, branco e dourado levará para a avenida o enredo “ÓMI TÚTU AO OLÚFON – Água fresca para o senhor de Ifón”, do carnavalesco Leandro Vieira, que vai para o seu terceiro desfile consecutivo na escola.

A agremiação, que abordará a temática ligada ao culto orixá e ao candomblé depois de 46 anos, será a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval (02/03), contando a história da saga de Oxalá ao reino de Oyó para visitar Xangô.

A quadra da Imperatriz Leopoldinense fica na Rua Professor Lacé, 235, em Ramos.

Alunos do Senac visitam barracão da Grande Rio e aprendem sobre Segurança do Trabalho no carnaval

Um grupo de alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac teve a oportunidade de visitar o barracão da Grande Rio, em uma atividade enriquecedora que visou aprofundar o conhecimento sobre as normas de segurança em ambientes de produção do carnaval carioca.

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Fotos: Rafael Arantes/Divulgação Grande Rio

Recepcionados pela responsável pela segurança do trabalho da agremiação, Carolina Costa, os alunos não só conheceram as dependências do barracão, como também participaram de um treinamento prático, realizado com os colaboradores da escola. Essa experiência permitiu que os estudantes avaliassem e compreendessem melhor as práticas de segurança essenciais para a realização dos desfiles.

Os estudantes estavam acompanhados do Supervisor Técnico e Instrutor, Luciano Teixeira, que enalteceu a importância da prática para a formação profissional deles.

aula grio“A visita no barracão da Grande Rio, com os alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho foi de imensa importância para nossos alunos, pois geralmente eles não têm noção de como é o processo produtivo do carnaval carioca. Os alunos gostaram muito, relataram que a visão deles para o carnaval agora é outra pelo aprendizado. Quero agradecer a equipe da Grande Rio por ter aberto as portas e nos dar essa excelente oportunidade”.

Portela apresenta samba-enredo de 2025 em sua tradicional feijoada

No próximo sábado, a Majestade do Samba realizará mais uma tradicional feijoada da família portelense. A edição de outubro contará com a apresentação do samba que a Azul e Branca de Oswaldo Cruz e Madureira irá levar para Marquês de Sapucaí em 2025, na voz do intérprete Gilsinho e todo o seu carro de som.

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Além do samba, o público também poderá desfrutar da apresentação da Velha Guarda Show e de todos os segmentos da escola, incluindo passistas, casal de Mestre-sala e Porta-bandeira, e é claro, a bateria Tabajara do Samba sob os comandos do Mestre Nilo Sérgio. A abertura do evento será feita pelo cantor Niu, garantindo uma tarde inesquecível com muito samba.

Devido ao quadro de saúde da cantora Maria Gadú, que testou positivo para Covid-19, sua participação no evento foi adiada para o próximo mês.

Serviço
Data: 12 de outubro
Local: Quadra da Portela, localizada na rua Clara Nunes, 81 – Madureira.
Horário: A partir das 13h
Ingressos na bilheteira da escola ou pelo site ingresses.com

Eugênio Leal conversa com compositores finalistas do Salgueiro

O Salgueiro faz na sexta-feira a final de samba-enredo para o Carnaval 2025. Três parcerias estão na decisão. A escola, em 2025, terá o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”. Ouvimos um compositor de cada parceria defendendo seus sambas. Ouça abaixo.

Dragões da Real aprova dinâmica para escolha de samba-enredo

O processo para a escolha de um samba-enredo para embalar um desfile pode ser realizado das mais diversas maneiras – e, até por isso, cada uma delas possui a sua própria dinâmica. Para o carnaval 2025, a Dragões da Real, mais uma vez, inovou. A agremiação da Vila Anastácio, Zona Oeste de São Paulo, ciente das dificuldades que parcerias possam vir a ter, arcou com os custos de produção e disponibilizou o intérprete oficial e a Ritmo Que Incendeia, bateria da instituição, para que cada obra fosse gravada. O CARNAVALESCO entrevistou alguns dos responsáveis pela dinâmica para verificar qual foi a avaliação de cada um deles a respeito.

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Modelo que se replica e traz benefícios

A Dragões, tão acostumada com pioneirismo, pode dizer que foi a primeira escola de samba em São Paulo a fazer tal dinâmica. Algumas agremiações, entretanto, fazem processos semelhantes. Em relação à escola da Vila Anastácio, ela foi a primeira instituição do gênero a gravar com o intérprete e com a bateria e divulgar para a comunidade. O Rosas de Ouro, por exemplo, bancou os custos com o estúdio; já a Unidos de Vila Maria não fez a divulgação.

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Na visão de Márcio Santana, diretor de carnaval da Dragões da Real, o fato da agremiação disponibilizar a estrutura física e de profissionais traz uma imensa vantagem para todos: “Dentre tantos benefícios que o processo novo traz, o maior é democratizar a disputa. Quando a escola assume a responsabilidade da produção de todos os sambas, ela possibilita a inúmeras parcerias que, hoje, já não se aventuram mais a uma disputa (até por conta do altíssimo custo que é uma disputa de samba-enredo nos dias de hoje), como o Armênio Poesia, que não compunha há tempos, mas topou nesse formato. Outros parceiros históricos, que já venceram sambas aqui na escola, estão no mesmo grupo – que fizeram sambas em dupla ou até mesmo solo. Furar a bolha, trazer sangue novo e oxigenar a disputa é o grande trunfo do formato”, comentou.

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Renê Sobral, intérprete da agremiação (logo, responsável por cantar todas as obras que chegaram), sentiu o mesmo que o diretor: “Tivemos novos compositores chegando, junções e parcerias surgindo… tivemos gente que fez samba-enredo pela primeira vez, abrindo porta para que todos pudessem disputar. Tivemos obras muito bonitas que, caso a pessoa tenha interesse, ela certamente pode se tornar compositora de samba-enredo”, comentou.

Visão do intérprete

O cantor oficial da Dragões não escondeu que tal método, para ele, também trouxe desafios – mas, mesmo assim, aprovou o formato: “Para mim, foi uma novidade. Me desgastou, tive que decorar todos os sambas, mas fizemos um formato que foi muito bom. É um formato que veio para ficar na Dragões”, disse Renê.

Ele, por sinal, também comemorou o tradicional pioneirismo da escola: “Geralmente, se grava só os dois sambas finalistas – e nos bastidores, para consumo interno. Não é algo que você faça para soltar para a mídia. A Dragões inovou por dar oportunidade para aos compositores, arcando com os custos e investindo neles. Tivemos lindas obras e demos igualdade na disputa para todos: saímos do estúdio com todos os sambas iguais e o samba se destaca por si próprio. Na quadra, você tem a disputa apresentando a obra para que a escola e a comunidade façam a escolha”, destacou.

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Também vale destacar o cuidadoso trabalho feito por Renê Sobral para que a isonomia fosse respeitada: “Eu avisei a todos que eu gravaria da mesma forma que as gravações-guia no estúdio. Se um verso tem trava-língua, o compositor seria prejudicado porque eu cantaria daquela forma. Mantive todos os tons, mesmo os que eu, na minha região vocal não chegava, para manter a originalidade diante do que recebemos. Nosso maior cuidado foi esse. Nada de cacos de exaltação, apenas de chamadas de viradas de frases”, avaliou.

Tem futuro?

Tanto a presidência quanto a diretoria da instituição, em entrevista ao CARNAVALESCO, destacaram que a dinâmica em questão agradou e tem boas chances de ser mantida para os próximos carnavais.

Ao comentar o processo, Renato Remondini, o Tomate, presidnte da instituição, aproveitou para relembrar algumas outras escolhas de samba-enredo na instituição: “O processo deu certo – até pela quantidade e qualidade dos sambas: foram vinte e cinco recebidos, um recorde absoluto na escola. É claro que temos algumas coisas para ajustar, mas o processo de manter eliminatórias é muito importante. Como vice-presidente da Liga-SP, vou lutar muito para que as escolas tenham esse formato. Cada escola tem sua opinião e filosofia de trabalho – e nós temos que respeitar. Em 2017, encomendamos um samba por achar mais fácil. No ano passado, tivemos alguns problemas depois do resultado – mas problemas criados por pessoas que achavam que eram maior que o pavilhão, e não são. Nesse ano, colocamos na cabeça de todo mundo que você tem o direito de torcer pelo samba que você quiser; mas, ao acabar a apresentação, é o samba da Dragões. Desse jeito, nós conseguimos ter um resultado fantástico na quadra”, refletiu, no dia 24 de agosto – data em que a escola fez a final do concurso.

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Márcio Santana também deu a deixa: “Foi aprovado e acredito que podemos ter esse caminho daqui para frente, sim. As parcerias saíram muito felizes com o resultado final das obras. Tentamos respeitar integralmente o que cada parceria nos entregou. As gravações que estão na voz do nosso intérprete é o que cada parceria nos deu como cada caminho a seguir. É caro que é um trabalho oneroso e cansativo, já que são muitas obras. Mas esse método engrandece demais o concurso por furar a bolha da mesmice. A Dragões tem buscado a todo instante isso – e esse formato de disputa permite o surgimento de novas parcerias, de compositores individuais se lançarem. Isso é muito positivo, não podemos deixar o carnaval cair na mesmice. Temos que revelar e buscar o novo a todo instante. A Dragões vem fazendo isso e está funcionando. Foi uma disputa maravilhosa, com um resultado maravilhoso e um produto final que é esse lindo samba”, finalizou.