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Unidos da Tijuca volta a ensaiar na rua Conde de Bonfim neste domingo após 20 anos

Aproveitando ao máximo os últimos dias antes do carnaval, a Unidos da Tijuca visando se preparar para o desfile oficial, realizará uma “dobradinha” de ensaios neste final de semana, almejando o campeonato do Grupo Especial. A agremiação promoverá neste sábado, a partir das 20h, em sua quadra localizada no Santo Cristo, mais um ensaio comercial e no domingo, treinará na principal rua do seu bairro, a Conde de Bonfim, no coração da Tijuca, 20 anos depois. Já no final de semana seguinte, além do tradicional Ensaio de Rua, quinta-feira na Via D1, a escola ensaiará na Marquês de Sapucaí, no sábado.

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Foto: Alex Maia/Divulgação Tijuca

Aos sábados, até o carnaval, a quadra da Unidos da Tijuca terá noites de samba. A abertura do ensaio show fica por conta do Grupo Bora Amor, que apresenta os maiores sucessos da música nacional numa roda de samba DJs agitam os intervalos. Em seguida, a bateria ‘Pura Cadência’ de mestre Casagrande e o intérprete oficial da escola, Ito Melodia embalam os presentes no show da escola com as apresentações de todos os segmentos: casais, baianas, passistas e velha guarda.

Já no domingo, a escola realizará ensaio de rua aos pés da sua comunidade. A concentração acontece a partir das 17h na rua Conde de Bonfim esquina com rua José Higino. O ensaio inicia às 19h e o trajeto segue até a rua Uruguai. Participam do treino todos os segmentos e todas as alas. Na semana seguinte, dia 25, a Unidos da Tijuca será a segunda escola a ensaiar na Marquês de Sapucaí. A concentração acontece a partir das 18h nos Correios e o treino inicia às 20h30. A escola convoca toda a sua comunidade e torcida.

Além dos ensaios realizados aos finais de semana, toda quinta-feira até o dia 13 de fevereiro, acontecem os ensaios de rua da escola. A preparação ocorre tradicionalmente há quase três décadas. O encontro é na Via D1 – Rua Geógrafo Milton Santos, atrás da quadra da agremiação, às 21 horas, no Santo Cristo.

A Unidos da Tijuca será a primeira escola a desfilar na segunda de carnaval, dia 03 de março, com o enredo “Logun-Edé – Santo Menino que Velho Respeita” de auditoria e desenvolvimento do carnavalesco Edson Pereira.

Ensaio Show da Unidos da Tijuca
Datas: 18/01/2025
Horário: 20h
Endereço: Avenida Francisco Bicalho nº 47 – Santo Cristo
Ingressos: Pista – R$ 20,00 /Mesa – R$ 150,00/ Camarote Inferior – R$ 300,00 (10 pessoas)/ Camarote Superior – R$ 400,00 (10 pessoas)
Vendas: Sympla

Ensaio de Rua na Conde de Bonfim
Data: 19/01/2025
Horário: 16h
Endereço: Rua Conde de Bonfim com José Higino

Sambaço, quesitos em alta e escola pulsante; Unidos de Padre Miguel faz ensaio de rua mais forte de sua temporada

A Unidos de Padre Miguel fez mais um ensaio de rua na noite da última sexta-feira, faltando uma semana para seu ensaio técnico na Marquês de Sapucaí. A escola, que tem feito ensaios vibrantes e bem organizados, conseguiu melhorar mais a condução do desfile e fez o treino mais forte de sua temporada, impulsionada pela emoção e precisão da dança do primeiro casal, a condução magnífica do excelente samba pelo carro de som e mais um show da bateria do mestre Dinho, que já apresenta suas coreografias. O Boi Vermelho será o primeiro a desfilar, pelo Grupo Especial de 2025, no domingo de carnaval. A escola contará as histórias de Iyá Nassô e do Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho conhecido como o mais antigo do Brasil, com o enredo “Egbé Iyá Nassô”, desenvolvido pelos carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato.

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A UPM mais inspirada que nunca nesta temporada. Conseguiu o feito de melhorar o que já era bom. Acompanhar os ensaios da escola era certeza de primor técnico e ver uma comunidade cantar alto o samba. Mas, na última noite a comunidade gritou e atendeu perfeitamente o pedido do presidente no discurso que antecedeu o ensaio. Lenilson Leal falou sobre o tempo que a escola, segundo ele, “bateu na trave” e disse que um grande desfile, está nas mãos da comunidade. Ele ainda prometeu que a direção da escola está preparando um belo carnaval. Os componentes atenderam com precisão.

“Aqui é sempre gostoso de ensaiar. A rua ajuda, a comunidade gosta de ensaiar aqui. A gente sempre tem algumas coisinhas para acertar, pontuar algumas coisas e observar o que ainda nos incomoda e ajustar nesses 44 dias (para o desfile). No técnico da Sapucaí é ensaio também. Podem acontecer coisas que não agrade, e a gente vai acertar até o dia do desfile, é por isso que tem dois ensaios técnicos”, comentou o diretor de carnaval Cícero Costa.

Mestre-sala e porta-bandeira

Protegidos por nove guardiões que mostraram coreografia durante o ensaio, Vinícius Anteunes e Jéssica Ferreira, seguiram a grande apresentação que o mundo do samba tem se acostumado a assistir neste pré-carnaval. Com uma coreografia formidável e, para repetir trecho de outra análise, a mais bem trabalhada desta temporada de ensaios de rua, a apresentação chega a emocionar o público, que faz comentários positivos durante o número.

Jéssica não tem do reclamar na questão de testes. Em várias oportunidades na primeira cabine, uma ventania acontece na hora de sua dança. Ela tenta domar do vento em seus giros, desafiando o sopro da natureza em sentidos horário e anti-horário e ainda em uma vibrante bandeirada, quando o samba diz “no meu Egbé, governado por mulher”, no final da apresentação.

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Fotos: Allan Duffes/CARNAVALESCO

Vinicius é craque demais. Até quando a bandeira tentou fugir dele, ele previu o vento e pegou o pavilhão na dobra, no primeiro módulo. Ele desfila classe durante a apresentação. Uma dança tão contagiante que só aumenta a expectativa de ver a apresentação do casal no domingo de carnaval.

Harmonia e samba

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Um dos melhores sambas do Grupo Especial 2025 e com um refrão que sacode o público por onde passa, fica fácil trabalhar a harmonia e a condução da obra. A musicalidade da Unidos de Padre Miguel está simplesmente impecável. Bruno Ribas tem uma joia para cantar e, junto dele, um time enérgico de cantores que sustentam o canto com tanto talento que, a cada semana, percebe-se que eles conseguem deixar o samba ainda melhor. O refrão está na disputa para ser o melhor do carnaval. Quem não se deixa levar por uma letra tão potente?

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O intérprete Bruno Ribas, após uma atuação brilhante no ensaio, comentou que não tem dúvidas de que o samba da UPM explodirá no desfile. Ele acrescentou: “A evolução do samba vem do trabalho. A cada dia que passa o samba toma mais corpo, a bateria toma mais forma e a gente vai crescendo gradativamente. Sem precisar fazer esforço porque o samba fala por si”.

No canto da comunidade, volumes aumentados. O povo da Vila Vintém gritou o samba em harmonia perfeita com o carro de som. Quando o canto era jogado para componentes, era de arrepiar a força que eles entoavam o hino do Carnaval 2025.

Evolução

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A comunidade gritou o samba, ao mesmo tempo que pulsava na pista. Componentes pulando, alas coreografadas em andamento perfeito e compactação certa para manter a massa de componentes devidamente vibrante. Mesmo com a ausência da comissão de frente, a escola fez as marcações dos tempos de apresentação. As alas não embolaram e a entrada da bateria no recuo aconteceu sem problemas.

Outros destaques

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A bateria “Guerreiros” segue desfilando suas bossas que mexem com o público. Agora com coreografias, em certos momentos, os ritmistas abaixam e jogam o canto para a comunidade. A bossa dos atabaques é sem um ponto forte da apresentação do time do mestre Dinho. À frente da bateria, a rainha Dedê Marinho exibiu seu carisma durante todo o percurso do ensaio, saudando o público com muito samba no pé.

Vai começar! Liga-SP inicia ensaios técnicos no Sambódromo do Anhembi

A temporada de ensaios técnicos para o Carnaval SP 2025 terá início neste sábado, no Sambódromo do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo/SP). O evento, que é aberto ao público e com entrada gratuita, se estende até 16 de fevereiro, com ensaios acontecendo de sexta a domingo.

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Foto: Fábio Martins/CARNAVALESCO

Neste período, as 32 escolas de samba filiadas à Liga-SP realizarão mais de 50 ensaios técnicos, incluindo agremiações do Grupo Especial, do Grupo de Acesso e do Grupo de Acesso 2. Os ensaios são uma oportunidade valiosa para os sambistas e fãs conferirem de perto os preparativos para o desfile oficial e sentirem o clima único do Carnaval paulistano.

Programação de abertura

Os primeiros ensaios acontecem no sábado, 18 de janeiro, com a seguinte programação:
• 17h50 – Raízes do Samba
• 18h40 – Unidos de São Lucas
• 19h40 – Vai-Vai
• 20h45 – Colorado do Brás
• 21h50 – Império de Casa Verde
• 22h55 – Barroca Zona Sul

No domingo, dia 19 de janeiro, o público poderá acompanhar:
• 17h50 – X-9 Paulistana
• 18h50 – Rosas de Ouro
• 19h55 – Estrela do Terceiro Milênio

Informações ao público
• Abertura dos portões: Sempre uma hora antes do primeiro ensaio do dia.
• Estacionamento: Terreno da Av. Olavo Fontoura, ao custo de R$ 30,00 para
carros.
• Itens proibidos: Não será permitido o ingresso com bebidas alcoólicas,
substâncias tóxicas, fogos de artifício, papéis em rolo, balões, armas de
qualquer tipo, comidas, bebidas em geral, bandeiras com mastros ou guardachuvas.

Desfiles oficiais do Carnaval SP 2025
Os desfiles das escolas de samba acontecem nos dias 22 e 28 de fevereiro, 1, 2 e 8
de março no Sambódromo do Anhembi. A entrada para assistir às agremiações do
Grupo de Acesso 2, no dia 22 de fevereiro, será gratuita nas arquibancadas. Ingressos
para os demais dias estão disponíveis no site: www.clubedoingresso.com/carnavalsp

Rodeado de amigos na Colorado do Brás, mestre Acerola de Angola relembra a própria trajetória

Ao completar dez anos no comando de baterias na cidade de São Paulo, mestre Acerola de Angola ganhou um presente mais do que especial: logo no ano de estreia à frente da Ritmo Responsa, da Colorado do Brás, ele conquistou o acesso ao pelotão de elite do carnaval paulistano.

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Indo para o segundo ano na escola do Centro de São Paulo, o ritmista-mor da Ritmo Responsa concedeu uma entrevista exclusiva ao CARNAVALESCO falando sobre uma série de assuntos pertinentes à trajetória dele.

Como que veio o convite para chegar na Colorado do Brás – e, também, qual que é o balanço em relação ao trabalho no Grupo de Acesso I em 2024?

“O convite veio através do presidente Ká e de diretores da escola. Foi muito bom, eu assumi e, de prontidão, falei que estávamos juntos. Depois eu entendi como é que funcionava: a escola se parece muito comigo. É uma escola muito tranquila, muito de boa e eu sou muito de boa, muito tranquilo, muito alegre. Eles falam que é a escola mais feliz, é a escola mais alegre, a Colorado é alegre e eu sou muito alegre. Quem me conhece sabe que eu sou alegre, eu danço na avenida e tudo mais. É uma escola muito alegre, então parece muito comigo. Entre o carnaval de 2024 para o de 2025, a mudança foi mais difícil para mim porque eu entrei em uma escola em que eu não era daqui e a bateria não era completamente da agremiação – chegou bastante gente que gostava do meu trabalho e veio acompanhar. A escola que eu nasci, que eu fiz parte, vai desfilar logo em seguida da minha. Bastante gente que eu criei, então, não vaid esfilar comigo porque eu falei pra eles irem desfilar na outra agremiação. A gente teve um processo de agregar mais ritmistas novos, fazer a escolinha do zero, pegar mais ritmistas, pegar o pessoal que era antigo da escola, resgatar pessoas daqui. A gente está formando um trabalho e, no final, se Deus quiser, vai dar tudo certo”.

Você já mudou algumas coisas em relação ao trabalho do mestre Allan Meira. Para o ano que vem, o que muda? Como você pretende fazer para balancear a bateria da escola?

“A gente vai tocar Bahia – então, nesse ano, a escola vai ser um ano que a gente vai ter timbau na bateria, algo que não tinha no ano passado. Em 2024, a gente fez umas coisas mais voltadas para o Nordeste, mais pensando no xaxado, no Baião, no forró. Nesse ano, viremos mais para o afoxé, para o afro. É uma parada mais voltada só para a Bahia. Tem timbau, os repiques-mor vão fazer paradas que vão remeter à Bahia. Essa é a ideia de diferente que a gente tem. A gente tem uma bossa que usa o guiso – pra quem não conhece, é um instrumento que dá um brilho para a canção. Na parte que fala de magia, a gente dá uma magia toda especial. A gente pretende levar isso para a avenida”.

Já te vi em alguns eventos com o Léo do Cavaco. Como é a sua relação com ele e também com o restante do carro de som?

“Eu sou fã do Léo, ele é um cantor da nova geração igual eu, que sou um mestre da nova geração. Hoje a gente é realidade, mas ele é novo no processo e eu também sou novo no processo. A gente tem essa parada de ser novo e estar junto e falar que esse aqui é o momento das nossas vidas. A gente não pode perder, a gente vai entregar junto, a gente vai se abraçar e vai correr junto até o final. É maravilhoso o processo, não tem o que reclamar dele e da ala musical inteira. Essa ala é maravilhosa!”.

Qual o seu desfile inesquecível e por quê?

“O desfile inesquecível da minha vida foi o meu primeiro desfile. Não foi no Anhembi, foi no Butantã. Para quem não sabe, eu assumi a bateria do Barroca no Butantã, Faltando dois meses para o carnaval. Era meu sonho ser mestre de bateria da minha escola. Eu sou Colorado hoje, mas a minha escola é o Barroca. O meu desfile inesquecível foi esse porque foi muito difícil. A gente ralou! E o pessoal da escola falou que a gente só largaria isso aqui quando a gente estivesse no Especial. E o Barroca, hoje, é do Grupo Especial. O mestre de bateria de lá é meu irmão, para quem não sabe – e tem muita gente que sabe, mas é meu irmão de sangue. A gente esta no Especial, Graças a Deus eu voltei para o Especial e a gente desfila seguidamente. É até engraçado desfilar em seguida, primeiro eu desfilo na Colorado e depois vem o Barroca. E o meu desfile inesquecível foi esse de 2014 no Barroca, no Butantã, ainda na UESP”.

Quais são as suas principais referências enquanto mestre bateria porquê?

“Enquanto mestre de bateria, as principais referências são os meus amigos com quem eu cresci. Assumimos baterias quase ao mesmo tempo, eu falo que é a nossa geração de mestres. O Pelé, da Leandro de Itaquera, o Fernando Neninho, o Klemen… a gente virou mestre meio que com um ano ou outro de diferença, mas tudo ao mesmo tempo. E, é lógico, os mais velhos. O Sombra, o Zoinho e o Tadeu são todos meus amigos, a gente está sempre se falando, estamos direto juntos, fazendo churrasco, conversando. E tem os mais novos, que veio um pouquinho depois da gente – o Dennys, o Guma – eu fui diretor do Guma na Tucuruvi, pra quem não sabe. Todos eles são minhas referências. E, lógico, o maestro Neno, que é a nossa maior referência não só de mim, mas da maioria dos mestres. Foi o que ensinou muita coisa em concepção de bossa, de balanço, de swing. Foi o que mais ensinou a gente”.

Camarote Camisa 10 abre o Carnaval em parceria com a Approve com presença de personalidades do samba

O Camarote Camisa 10, reconhecido como um dos espaços mais exclusivos da Marquês de Sapucaí, deu início ao seu Carnaval com um evento de apresentação das camisas oficiais para a temporada, realizado na última quinta-feira, no VillageMall.

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Fotos: Divulgação/Camarote Camisa 10

As peças, assinadas pela marca Approve, são uma homenagem ao samba e ao espírito vibrante que define o Carnaval. Sempre autêntica em suas criações, a marca de roupas e acessórios streetwear foi escolhida para traduzir o que o espaço representa.

“Nosso objetivo é oferecer proporcionar uma vivência única, onde o samba é o protagonista. Essa parceria traz um toque especial de autenticidade para esse projeto que tanto amamos”, destacam Yuri Cruz e William Bottino, sócios-fundadores do camarote.

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O evento foi conduzido com a energia inconfundível de Milton Cunha, um dos maiores embaixadores do samba. Sua presença trouxe um brilho especial à noite, conectando os convidados ao espírito vibrante do Carnaval.

“O Camarote Camisa 10 não é apenas um espaço no Carnaval, ele é uma verdadeira celebração do samba! Um lugar onde a energia da avenida se encontra com o conforto, onde a emoção toma conta de cada esquina e onde o samba, de fato, é o protagonista”, destacou.

A noite teve ainda apresentação da Unidos de Vila Isabel que colocou todos os convidados para entrar no clima do carnaval.

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Entre os presentes, Capitão Guimarães, ex-presidente da Vila Isabel, chamou atenção como símbolo do legado do samba com as novas gerações do Carnaval. O evento reuniu ainda nomes como as ginastas Flávia Saraiva e Lorrane Oliveira, as cantoras Gabi Martins e Marvilla e Ivo Madoglio, da TV Globo. A musa da Vila Isabel, Luiza Caldi, também marcou presença, ao lado de personalidades como Daniel Trovejani, Matheus Crivella (Novinho), as Influenciadoras como Sarah Fonseca e Ana Carolina, e muito mais.

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Com vista privilegiada para o Desfile das Escolas de Samba, localizado no setor 8, open bar de primeira linha, gastronomia premium e uma vista privilegiada para o coração da Sapucaí, o Camarote Camisa 10 não é apenas um espaço, mas uma experiência completa. É onde a tradição do samba encontra a sofisticação e onde o Carnaval se torna ainda mais vibrante.

Aí sim, Academia do Samba! Salgueiro demonstra garra dos componentes em ensaio de rua vibrante

O Salgueiro realizou mais um ensaio de rua na Maxwell, com a presença forte de seus componentes e sua comunidade na noite da última quinta-feira. A agremiação tijucana cantou bem forte, contando com apresentações bem corretas e empolgantes da comissão de frente de seu primeiro casal. A Academia do Samba vai levar a Sapucaí o enredo “Salgueiro de corpo fechado” sob o comando de Jorge Silveira, carnavalesco da escola, que será a terceira escola a desfilar no segundo dia de desfiles do Grupo Especial, na segunda-feira de carnaval. O próximo ensaio da escola ocorrerá na quinta-feira.

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Ao fim do ensaio, o presidente André Vaz falou ao CARNAVALESCO sobre o desempenho da escola.

“A cada dia é melhor, com a escola empolgando mais, cantando mais o samba, sentindo mais confiança e a crescente é para chegar na Marquês de Sapucaí dia 3 de fevereiro e conquistar esse campeonato tão sonhado”.

Comissão de frente

Comandada por Paulo Pinna, a comissão da Academia se apresentou com uma coreografia bem dinâmica e descritiva, retratando a letra do samba, com movimentos relacionados ao que estava sendo cantado como a risca no chão ao início e os gestual relacionado a Xangô durante a citação ao orixá na obra, terminando a apresentação com alguns componentes realizando a dança própria dos orixás representados como Oxum e Iansã. A comissão também teve o espaço de tripé demarcado por alguns membros da mesma.

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Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Sidclei e Marcella fizeram uma apresentação bem tradicional da dança de mestre-sala e porta-bandeira. O bailado foi bem executado, com diversos giros mostrando bem o já conhecido entrosamento da dupla responsável pelo pavilhão salgueirense em mais uma apresentação na Maxwell.

Harmonia

Com a forte presença de sempre, os componentes do Salgueiro cantaram bem forte o samba de 2025 da escola, com muita constância e firmeza nos versos do samba, com todas as alas bem engajadas durante a passagem da escola. Igor Sorriso, e seu carro de som, guiou bem a comunidade durante mais este treino na rua.

Evolução

Durante a passagem pela Maxwell a agremiação veio forte e com uma evolução bem potente tanto dos componentes em alas normais quanto nas coreografadas, como a penúltima ala que veio no ensaio, e a tradicional ala do maculelê, passando bem como um todo. A escola veio com os componentes bem soltos e animados, ainda que na busca de respeitar as fileiras das alas.

Samba

A obra salgueirense para o próximo carnaval teve uma boa execução na voz de Igor Sorriso, com o intérprete dando um bom rendimento ao samba, ao longo do ensaio de rua da última quinta-feira. O samba teve seus versos bem cantados pela escola.

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Outros destaques

A “Furiosa” deu mais um show com o comando dos mestres Gustavo e Guilherme, e com a presença da rainha Viviane Araújo usando um biquíni prateado com franjas, à frente dos ritmistas. As musas da Vermelho e Branco também estiveram presentes, com a estreia de Flávia Alessandra como musa da escola.

Tinga diz estar feliz no Império de Casa Verde e exalta o carnaval paulistano: ‘Vem melhorando cada vez mais’

O renomado intérprete Tinga caiu nos braços da comunidade do Império de Casa Verde. Há muito tempo, no Rio de Janeiro, o cantor é dono de uma das vozes mais potentes do carnaval brasileiro, e a agremiação da Zona Norte é muito feliz em tê-lo. Nos ensaios, Tinga se doa e faz a festa com os componentes, anima o povo e mostra cada vez mais estar entrosado com a comunidade do Tigre Guerreiro. O intérprete conversou com o CARNAVALESCO e passou suas impressões do carnaval paulistano e também falou sobre como é cantar no Império de Casa Verde.

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Como vem sendo esses anos no Império de Casa Verde?

“Aqui é maravilhoso. Toda comunidade recebe a gente bem, a gente tem muito carinho, muita alegria, o que é muito importante. Confiar bastante no trabalho que está sendo feito. Por isso que a gente está aqui até hoje. Eu quero sempre fazer o trabalho com muita seriedade e buscar fazer o melhor para ajudar o Império sempre”.

Qual samba gostou mais de cantar? Império dos Tambores em 2023 ou Fafá de Belém 2024?

“Os dois foram maravilhosos. Espero que esse também seja para 2025. Se Deus quiser vai ser. Tem sido muito abraçado nos ensaios. É muito bom ter esse calor humano, esse carinho, esse respeito, essa confiança que eles dão para a gente de cantar aqui no Império, vindo depois de um grande cantor que tinha na casa. A gente recebe esse carinho e fica bem feliz”.

O que tem de impressão do carnaval de São Paulo?

“O carnaval de São Paulo sempre vem numa crescente, vem melhorando cada dia mais. A gente espera que sempre melhore, assim como o do Rio também. A gente fica feliz de chegar aqui e encontrar sempre alguma coisa diferente”.

O que vê de diferença entre o carnaval do Rio e de São Paulo?

“Não tem muita diferença. É o mesmo trabalho, todo mundo trabalha bastante para chegar ao seu objetivo, todo mundo é apaixonado pela sua agremiação, pela sua bandeira”.

Hoje temos muitos enredos afro, mas você vai cantar dois sambas lúdicos no próximo carnaval. Gosta disso?

“Para mim é maravilhoso não ficar na mesmice do afro. Não tenho nada contra, mas no Rio, principalmente, se eu não me engano de 12 escolas, nove são enredos afro. A Vila vem com um enredo diferente, divertido, que vai falar sobre assombrações, e no Império vai ser um conto de fábulas, mas também vai ser uma crítica”.

Jorge Perlingeiro comemora aniversário de 80 anos, 55 de carreira em show no Rio e diz estar pronto para apuração do Carnaval 2025

O comunicador Jorge Perlingeiro, ex-presidente da Liesa, faz na próxima terça-feira uma grande festa, apenas para convidados, no Ribalta, na Barra, Zona Oeste do Rio, para celebrar 80 anos de vida e 55 de carreira. O evento terá participações de grandes nomes da MPB. A abertura será com o ballet, de Jaime Arôxa, e o encerramento com show da Vila Isabel.

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Foto: Divulgação

“Terça-feira. Vou comemorar 80 anos e mais de 55 carreira. Decidi fazer também como uma prestação de contas. Completar 80 anos é uma dádiva. É um desafio chegar aos 55 anos de carreira. Luta incessante para ficar em atividade e ser respeitado. Grandes artistas vão estar presentes para me abraçar. A grande maioria começou comigo. Tem gente que trabalha há mais de 40 anos. Será também um resgate a memória e a imagem do meu pai. Ele me deu anzol, isca, e só não me deu o peixe. Tenho orgulho dele”, disse Perlingeiro.

Ao citar artistas que recebeu em seu programa, Perlingeiro lembrou de nomes de pessoas ilustres. “O Xande de Pilares fez o primeiro programa comigo. Ele tremia igual vara verde. Ele sempre conta isso. É um dos grandes nomes do samba. Tem a carreira solo consagrada. O Zeca Pagodinho na época não tinha 50 kg, hoje é amigo particular. E o carnaval é parte integrante da minha vida. A Vila Isabel vai fechar minha festa. É a escola que admiro e que cheguei em 1984 com meu amigo Capitão Guimarães”.

Durante a entrevista ao CARNAVALESCO, Perlingeiro falou do trabalho na apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial.

“Vou fazer apuração. São 32 anos. É uma marca. Vai ser novamente na Cidade do Samba. O dez nota dez é patrimônio imaterial da cidade do Rio de Janeiro. Continuo com meu podcast com 2 milhões de visualizações. Estou recebendo todas escolas”.

Perguntado sobre um susbtituto futuro para ler as notas do Grupo Especial, Perlingeiro falou: “O Wanderley Borges (atual apresentador das escolas no Sambódromo), que já faz a Avenida. Ele começou comigo. Tem presença muito boa. Ali, requer seriedade. Compartamento para apresentação”.

A celebração de 55 anos de carreira traz também uma reflexão sobre o momento da televisão. “Eu sinto falta de programa de samba na TV. O grande problema é a comercialização. Tem que captar dinheiro para manter produção, horário e equipe. É preciso ter vontade e garra. Não está fácil. Mercado e o mundo mudaram”, afirmou Perlingeiro.

Luiz Felipe relembra começo da carreira no Vai-Vai e exalta a Escola do Povo

Intérprete oficial do Vai-Vai desde 2022 e empunhando o microfone principal da Saracura de maneira solo, cantor Luiz Felipe relembrou começo da carreira na Bela Vista. Leia o papo abaixo.

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Quais cuidados você toma nos dias anteriores à gravação do samba? 

“Procuro dormir bastante, não beber gelado, fazer exercícios, falar pouco, escutar músicas relaxantes, esses são meus cuidados”.

Alguns intérpretes tentam ser mais técnicos ao gravar, outros preferem se deixar levar pela emoção. O que você buscou na faixa do Vai-Vai para 2025?

“Eu estudo muito o samba antes de gravar, busco técnica e também emoção, mas na hora de soltar a voz, a emoção me toma conta, cantar no Vai-Vai é pura emoção. A faixa de 2025 é pura emoção pelo próprio homenageado, Zé Celso é fogo, Vai-Vai é fogo”.

O que você sente quando está com a comunidade do Vai-Vai?

“Sinto uma sensação de leveza, de felicidade, de estar nas nuvens. É uma troca de carinho e uma união muito grande, coisa de família mesmo. É difícil explicar exatamente a sensação, mas é coisa de estar sempre vivendo um sonho”.

Como é trabalhar em uma escola de torcida tão forte como o Vai-Vai? Tem pressão?

“Trabalhar com essa torcida é estar de mãos dadas e irmos juntos em busca de um só ideal: o melhor para o Vai-Vai. Tem pressão, tem tudo que se tem em uma escola da dimensão do Vai-Vai. Lido com isso com tranquilidade, já que ser nascido e criado aqui ajuda bastante. Confesso que não sinto pressão, mas o frio na barriga eu tenho sempre”.

Como é sua relação com a bateria?

“A melhor possível! Tenho total intimidade com os mestres, com os diretores, com os ritmistas. Eu vim de lá, então temos essa intimidade, nos falamos no olhar”.

Como é a relação com o presidente? Ele cobra muito? Como são os papos?

“Clarício é um presidente muito tranquilo em relação a mim. Sou um Intérprete que não dou problemas e isso também facilita o trabalho, facilita a relação entre presidente e intérprete, é tudo muito tranquilo e calmo. Sobre as cobranças, não tem comigo: porque eu já me doo muito, me entrego muito. Não tem nada de cobrança. Vindo dele tem muita tranquilidade, calmaria e paz”.

Qual o samba-enredo da sua vida? Por qual motivo?

“Pergunta muito difícil, é complicado escolher um só. Eu escolho o samba-enredo de 2006 do Vai-Vai, foi o início de tudo, o pontapé inicial da minha vida no carnaval”.

E qual você não cantou, mas gostaria de ter cantado de qualquer escola?

“Eu gostaria de ter cantado o samba-enredo de 2005, e em 2023 eu tive a honra e a felicidade de cantar ele quando o reeditamos. Ainda colocamos ele na história como um samba campeão – então, esse sonho eu também realizei”.