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Donos do Ritmo: Mestre Sombra garante que ainda não pensa em deixar cargo na Mocidade Alegre

Marcos Rezende, talvez, poucas pessoas saberiam identificar quem é só pelo nome, mas com certeza ao revelar o apelido muitos sambistas reconhecem. Quando era pequeno, acompanhava seu tio pra todo canto, e, através disso surgiu o famoso apelido: “Sombra”. Naquela época ninguém poderia imaginar, mas hoje o mestre Sombra é uma das grandes personalidades do carnaval paulistano.

mestre sombra1Antes de firmar sua história na Morada do Samba, Sombra também desfilou pela Tom Maior, Pérola Negra, Águia de Ouro e a tradicional escola de samba Camisa Verde Branco. Além de principal responsável pelo som da batucada, ele também assume o cargo de vice-presidente da agremiação, ao lado de sua esposa Solange Cruz, atual presidente. São 25 anos de envolvimento com a Mocidade Alegre. Mestre Sombra é respeitado por muitos sambistas consagrados, não estranhe quando ouvir: “Eu aprendi tudo com esse cara aqui”, essa é uma das frases mais repetidas quando citam o nome dele.

“É muito bom saber que o trabalho é reconhecido e que as informações que a gente passa estão sendo úteis, isso é gratificante. Acho que a nossa função de diretor de bateria é essa, passar informação, corrigir, cobrar e fazer as pessoas entenderem o trabalho proposto, e acho que temos que fazer valer o nome ‘escola de samba’. Sou um diretor com perfil disciplinador, sou rígido na cobrança de resultados, mas procuro momentos de descontração, porque eu sou chato no trabalho, entendo que o carnaval é sério, mas precisamos de um ambiente agradável para todos”, afirma Sombra.

mestre sombra2A Bateria Ritmo Puro carrega características fortes, a começar pela formação de início do desfile, a primeira linha de naipes é formada só por cuícas, e logo atrás vem a famosa cozinha (Surdos, Repiques e Caixas). Os instrumentos leves, tamborim, chocalho e agogô, vem no final da formação. Após o recuo a proposta se inverte, fazendo com que os leves formem a frente da bateria. A batida de caixa da morada é igual desde a formação da escola, que segue as características do partido alto, acentuando no tempo. As terceiras seguem o desenho proposto seguindo a melodia do samba-enredo. Os tamborins da Ritmo Puro são uns dos destaques, qualidade nos desenhos e execução são notórios.

A expectativa sobre quem será o sucessor do cargo de mestre Sombra é um assunto de muita indecisão, sobre isso ele defende: “Não pensei nisso, por enquanto estamos caminhando. Acho que dá pra ir um pouco mais ainda, sucessores é o que não faltam, Graças a Deus. Vamos ver o que o Sombrinha vai amadurecer ainda”.

Atual vice-campeã do carnaval de São Paulo e detentora de 10 títulos do Grupo Especial, a escola de samba Mocidade Alegre será a terceira escola a desfilar na noite de sábado, 02/03, às 00h40, com o enredo indígena: “Ayakamaé – As Águas Sagradas do Sol e da Lua”.

Especial Barracão: Águia de Ouro traz enredo sobre exploração do Brasil e promete críticas no desfile

Por Matheus Mattos

barracao aguia2019 5Diante de um cenário onde escolas de samba comercializam enredos, a Águia de Ouro vem na contramão, aborda em seu desfile um tema que crítica as situações de abuso de poder e se posiciona sobre as corrupções presentes no Brasil. A agremiação conta com nomes influentes para o desenvolvimento do enredo: “Brasil, Eu Quero Falar de Você!”. São eles: Laíla, Fran Sérgio, Sérgio Caputto Gall e Beth Trindade. Dando sequência ao especial que visita os barracões das escolas do Grupo Especial de São Paulo, a reportagem do CARNAVALESCO conversou com o Fran Sérgio, que explicou detalhes sobre o carnaval de 2019.

barracao aguia2019 1“Quando eu e o Laíla viemos pra decidir o enredo, junto com o presidente Sidnei, a gente queria uma história atual que tocasse as pessoas, que trouxesse uma mensagem. Resolvemos falar da exploração do país desde o início, nós somos um povo explorado desde quando os portugueses chegaram aqui. Eles não descobriram, eles invadiram e começaram a explorar. Isso vem até hoje. Tem a exploração do negro, escravidão, você teve uma nobreza luxuosa e o povo sempre passando fome. Hoje você tem as mazelas políticas, o roubo, a Lava-Jato está ai pra provar isso. O povo passa fome, não tem educação, saúde, segurança e se rouba bilhões nesse país, está um caos. O Águia da um grito de basta, a gente pode mudar alguma coisa mudando nós mesmos, fazendo algo pelo próximo, votando certo e tendo fé. É um absurdo um país como esse ter gente que passa fome. O Águia quer que todos gritem e façam o país mudar”, defende.

O carnavalesco afirma que o enredo não tem uma crítica direcionada, ele se baseia em tocar o consciente do cidadão e, a partir disso, fazê-lo refletir sobre sua atitude.

barracao aguia2019 3“É uma crítica política não direcionada, é uma política no geral, até pra nós mesmos. A população vende o voto desde o voto do cabresto, isso é muito comum. É uma situação que o povo se acostumou com isso e tem que mudar. Então, se cada um fizer a sua parte a gente começa a mudar isso tudo. O Águia com alegria vai jogar essa mensagem de mudar, de ter consciência de mudar”.

Estreante na Águia de Ouro, Fran Sérgio revela que enredo surgiu com ideias em comum entre a direção da agremiação e destaca curiosidade durante elaboração da sinopse.

barracao aguia2019 4“O Sidnei já tinha essa ideia de fazer algo social, uma crítica e eu e o Laíla também queríamos uma mensagem que tocasse o coração de cada um. Com muita emoção e muita alegria, mas que a gente pare pra pensar um pouco e que consiga mudar um pouco. Se conseguirmos mudar 1% de cada já vira vários porcentos. Realmente, o que me chamou atenção é você constatar que o povo é explorado desde o início. O índio já estava aqui quando os portugueses chegaram, e ai eles foram mortos, tentaram catequizar, roubaram as terras, e até hoje é assim, te roubam, vendem o que é seu pra fora. É uma realidade triste mas que a gente tem a consciência disso”.

Sobre o cronograma do barracão ele demonstra segurança e garante um grande desfile.

barracao aguia2019 6“A gente tem muito detalhe pra fazer, mas a estrutura está pronta. O Águia está se preparando muito para esse carnaval. O presidente está fazendo tudo que ele pode, a comunidade está ensaiando muito e o samba é bom. Pode esperar uma Águia de Ouro bonita, mas valorizando o humano, fantasias leves, alegorias teatralizadas, mostrando a essência”.

Cauteloso sobre possíveis surpresas, Fran Sérgio brinca e diz que intuito é mostrar a verdadeira essência do assunto trabalhado.

“Não posso adiantar, surpresa é surpresa (risos). Mas cada ponto desses cinco setores vai chamar a atenção pelo teatro que a gente está fazendo. A realidade que se quer mostrar mesmo com alegria do carnaval, mas mostrando a essência do nosso carnaval”.

Conheça o desfile

1° SETOR

“A gente começa com uma grande revoada de águias de ouro, trazendo com seu voo a história que a escola está contando.

2° SETOR

barracao aguia2019 2“Começamos lá do inicio quando chegaram as caravelas da ganância, descobriram a nossa terra mas exploraram o índio, trocaram mercadorias com os índios, exploraram o pau-brasil, café, cana de açúcar, as pedras preciosas, enfim, até hoje”.

3° SETOR

“A gente fala da monarquia, da ostentação, o banquete para os poderosos e a população passando fome nas ruas”.

4° SETOR

“Falamos da escravidão, das senzalas, da vinda do negro pra cá, com muito sofrimento mas nunca perderam a fé. Os negros mostraram isso, eles passaram o que passaram e construíram o nosso Brasil”.

5° SETOR

barracao aguia2019 7“Falamos das mazelas políticas, o que está acontecendo, a lava-jato, a roubalheira, essa coisa de não se importar. A gente elege as pessoas e eles roubam bilhões e a população fica passando fome e o social, o povo na rua procurando comida, os necessitados. O Águia vem com esse final falando da necessidade e mostrando que a gente pode com fé ter realmente um mundo melhor”.

História do Fran Sérgio

barracao aguia2019 1“Eu sou nilopolitano, nasci e moro até hoje em Nilópolis e comecei desfilando na Beija-Flor aos sete, já são 40 anos na escola. Comecei como estagiário, fui crescendo e aprendendo com a escola, me tronei carnavalesco. Foram grandes carnavais, oito títulos. Em 2007 já achava que estava na hora alçar novos voos e aí vim pra São Paulo. Fiz Vila Maria e agora estou na Unidos da Tijuca no Rio de Janeiro e na Águia de Ouro em São Paulo, jornada dupla Rio e São Paulo”.

Carnaval Capixaba: Jucutuquara quer voltar a ser protagonista com enredo sobre Bispo do Rosário

Por Vinicius Vasconcelos. Fotos: Toninho Ribeiro

jucutuquara foto toninho ribeiro 1Durante 1992 a 2001 o carnaval capixaba passou por um momento de reestruturação e não houve competição, apenas apresentação das escolas. Quando a competição voltou a valer a partir de 2002, uma escola despontou por quase toda a década: a Unidos de Jucutuquara. Campeã em 2002, 2004, vice em 2005 e campeã novamente em 2006, 2007, 2008 e 2009, com o espetacular desfile sobre o Convento da Penha. Que para muitos, foi o divisor de águas da maneira de pensar carnaval em Vitória.. Com esculturas gigantescas e fantasias luxuosas a Jucutuquara sobrou no Sambão do Povo e sagrou-se tetracampeã. Apesar de ainda ser uma gigante entre as escolas, seu protagonismo foi sendo substituído por desfiles que apenas passavam pela avenida e não brigavam por campeonato. Os motivos foram os de sempre. Dívidas se acumulando de administração para administração e com isso os carnavais eram os principais prejudicados.

jucutuquara foto toninho ribeiro 6Porém, em abril de 2018 uma diretoria já conhecida dos torcedores voltou a dar as ordens na coruja. Presidida por Rogério Sarmento e com o lema #TodosPorUmaNação os novos gestores prometem fazer novamente a Jucutuquara brigar por posições mais altas. E para isso, algumas movimentações foram feitas no quadro de profissionais. Orlando Júnior, três vezes campeão na própria agremiação foi contratado. O intérprete Kléber Simpatia que estava na Unidos da Piedade retornou. E Rafael Brito e Nay Nascimento assumiram o cargo de primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira.

O site CARNAVALESCO conversou com um dos integrantes da comissão de carnaval da escola, Armando Chafik, que explicou sobre o enredo e qual a forma de abordagem para contar a história do Bispo do Rosário.

jucutuquara foto toninho ribeiro 3“A Jucutuquara sempre teve uma tradição de fazer concursos de enredo. Nós abrimos para comunidade que escreve e apresenta as propostas. Dentre as diversas que tivemos uma delas era a do Bispo do Rosário que foi sugerida pelo próprio Orlando. Essa foi uma das mais interessantes e percebemos que daria para fazer um carnaval com materiais reciclados, diminuindo os custos e vislumbrando um desfile diferente. Vamos contar a história do bispo a partir do momento da anunciação, quando ele recebe a sua missão. Invertemos um pouco para não ficar um enredo cronológico, afinal o próprio personagem que é fio condutor afirmava ter simplesmente aparecido. E só se tornou bispo a partir dessa missão de criar o inventário e propagar pelo mundo. Começamos a partir daí e vamos contando de forma lúdica, principalmente para apresentar o bispo ao povo capixaba. A história dele é muito conhecida no Rio mas muitas pessoas em Vitória não conheciam suas obras, essa é nossa missão”.

Armando confidenciou que está sendo preciso arrecadar dinheiro para dois carnavais. Um para ser mostrado na avenida e outro para pagar dívidas deixadas por administrações passadas. Mas mesmo assim, as pretensões da Jucutuquara são grandes e o público já perceberá a diferença da nova gestão.

jucutuquara vice e carnavalesco foto toninho ribeiro“Nosso grande desafio é resgatar a Jucutuquara. Queremos novamente mudar a cara do carnaval capixaba assim como foi em 2009. Passamos pela fase difícil e esse retorno vem com a reestruturação. A volta do Rogério que era presidente do tetra e a volta do Orlando faz parte de um movimento de união das pessoas que estavam afastadas. Estamos todos por uma nação e queremos colocar novamente nossa escola na briga por títulos. Nosso presidente ficou 10 anos a frente da Liga, hoje possui uma bagagem gigantesca, um amplo conhecimento de carnaval e se tornou um grande gestor. A organização financeira está fazendo dois carnavais. O para pagar as dívidas e outro para organizar a casa. A ideia é que o público sinta a diferença a longo prazo, mas 2019 já será diferente. Com outra cara. Não sei se já vamos conseguir dar o salto para o campeonato logo no primeiro ano mas estamos trabalhando para que a escola cresça novamente”.

jucutuquara foto toninho ribeiro 2Com uma proposta pré-estabelecida de utilizar materiais alternativos e que ainda assim mantivessem o efeito desejado na avenida, Armando afirmou ver no Bispo do Rosário o enredo certo na hora certa.

“O desfile do Bispo acabou não saindo muito caro por conta dos materiais alternativos. As alegorias tem um custo não muito alto por conta disso. Dependemos de patrocínios e estamos conseguindo construir o carnaval com a ajuda dessas verbas. Quem estiver nas arquibancadas e camarotes pode esperar uma nova Jucutuquara. Grandiosa e voltando a fazer grandes carros e vindo para brigar”, garantiu o diretor.

Entenda o desfile

jucutuquara foto toninho ribeiro 5Setor 1: É quando o Bispo recebe a missão divina em meio a sete anjos com sua anunciação. Sua missão é criar o seu próprio universo. Vai mostrar todos lugares que ele passou, incluindo as igrejas, e termina na sua prisão.

Setor 2: Momento em que ele está na colônia e fazemos um retorno. Traz toda a obra criada por ele durante a internação com diversas referências a infância dele e ao nordeste. Festas religiosas como catumbi e tudo que foi visto por ele que refletiu em suas obras.

Setor 3: Momento de criação. Uma homenagem as obras como tabuleiro de xadrez e manto da anunciação.

Setor 4: Subida do Bispo aos céus. Morte e a ida ao reino como ele imaginava com ouro e prata. Última alegoria é ele levando as pessoas que conviviam ao seu redor como loucos, marginais, mulheres e que mesmo assim mereciam subir para o lado dele.

Ficha técnica

jucutuquara foto toninho ribeiro 4Enredo: O Rosário do Bispo e o seu delirante inventário do universo.
Presidente: Rogério Sarmento
Vice-presidente: Maurinho Carnaval
Carnavalesco: Orlando Júnior
Diretor de carnaval: Armando Chafik, Anderson Ferreira e Bernadete Ladislau
Diretor de harmonia: Marinilce Pereira
Intérprete: Kléber Simpatia
Compositores do samba-enredo: Luiz Felipe, Kátia Maués, Leonardo Reis e Igor De Boni
Mestre de bateria: Junior Caprichosos
Rainha de bateria: Schyrley Moura
Coreógrafo comissão de frente: Mauro Marques
Alas: 20
Alegorias: 3
Tripés: –
Componentes: 1200
Baianas: Momento religioso da mensagem que o bispo recebeu dos céus para criar o inventário
Bateria: Marinheiros, uma das profissões do bispo

Carnaval Capixaba: Boa Vista vai homenagear os 90 anos da Polícia Rodoviária Federal

Por Vinicius Vasconcelos. Fotos: Toninho Ribeiro

foto toninho ribeiro 3Qual o limite entre o que pode virar tema de carnaval e o que não deve passar pela avenida? A vice-campeã em 2018, Independente de Boa Vista, tenta conquistar o pentacampeonato mostrando que um enredo pode ser bem resolvido na passarela desde que possua início, meio e fim. Intitulado de “Entre rodovias e fronteiras… Honras e glórias. PRF 90 anos dos Anjos do Asfalto”, o tema desenvolvido pelo carnavalesco Robson Goulart é uma homenagem aos noventa anos de história da Polícia Rodoviária Federal.

A equipe do site CARNAVALESCO abre a série de matérias dos barracões de Vitória e conversa com o artista que retorna a escola depois de três anos. Robson confessou que primeiro momento se assustou com a proposta que foi levada pelo presidente. Mas depois de muita pesquisa aceitou o desafio.

carnavalesco boa vista foto toninho ribeiro“Eu tinha alguns enredos guardados, mas em conversa com o presidente ele me trouxe essa proposta. Em primeiro momento todos podem achar que é um tema que não dá samba, comigo também foi assim. Muita pesquisa foi feita e a história foi construída até surgir a sinopse. Confesso que até eu ter esse enredo em minhas mãos não acreditava que tudo poderia virar desfile. Hoje acredito que sim. Fiquei com muito pé atrás, pedi ajuda, li muito e no final deu um samba belíssimo”.

Ciente das críticas e julgamentos prévios desde a divulgação do enredo, o artista dispensa o pensamento de que será um simples desfile. Segundo ele a Boa Vista prepara um carnaval grandioso. A começar pelo abre-alas da escola que possui 27 metros.

foto toninho ribeiro 1“Iremos com um enredo diferenciado. Está sendo muito esperado e muitas críticas chegaram até nós, positivas e negativas. Muitos disseram que falar da PRF não tem nada a ver com carnaval, pois eu digo a esses que esperem um carnaval alegre e descontraído contando a história da corporação. São diversos projetos sociais desenvolvidos por eles, será um outro lado da PRF. A escola está colorida, alegre, com um samba empolgante e vamos fazer o máximo para abrilhantar ainda mais o carnaval capixaba”, explicou.

Com passagens executando trabalho de figurinista pela Caprichosos, Mocidade Independente e Inocentes, Robson explica que o problema financeiro existe em grande parte das escolas e que o carnavalesco tem que saber lidar com as adversidades.

foto toninho ribeiro 2“Já trabalhei no Rio de Janeiro e sinto um pouco a diferença financeira. É complicado e difícil por carnaval na rua aqui. Quando idealizamos um projeto queremos extrair dele o que tem de melhor. Devido a pouca verba muita coisa acaba ficando pra trás. Criamos e recriamos em cima durante todo o processo de construção do desfile. Tem materiais que custam caro e infelizmente não conseguimos usar e optamos pelo material mais em conta que reproduz um efeito similar. Tento adaptar meu projeto o máximo possível as condições da escola. Não podemos deixar a desejar porque é um desfile, tem uma comunidade em volta que acredita no trabalho. Posso não usar material luxuoso mas a maneira de fazer e o carinho fazem toda a diferença”, completou o carnavalesco.

A Independente de Boa Vista será a quinta a escola a passar pelo Sambão do povo em busca do quinto título para a comunidade de Cariacica.

Entenda o desfile

foto toninho ribeiro 5Setor 1: A história da corporação. Como surgiu, quais foram os primeiros policiais, os baluartes que fizeram história entre as rodovias.

Setor 2: Homenagem a todas as séries de televisão e filmes que possuem polícia rodoviária envolvida. Focando no filme “O vigilante Rodoviário”, de 1962. Novelas que também tiveram a PRF envolvida.

foto toninho ribeiro 4Setor 3: Reeducação no trânsito. A importância do pedestre atravessar na faixa, os perigos que motoristas e pedestres correm quando alguém tenta dirigir e falar no celular ao mesmo tempo, o não uso do cinto de segurança, álcool e bebida.

Setor 4: Homenagem a um dos primeiros rodoviários chamado Turquinho. Um dos mais importantes da corporação. Através dele a PRF escolheu sua padroeira Nossa Senhora das Medalhas. Segundo as histórias, uma moeda foi encontrada por ele cujo a imagem era uma santa que se tornou a padroeira. O setor enfatiza todos os romeiros que usam as rodovias com apoio da polícia federal.

Ficha técnica:

Enredo: Entre rodovias e fronteiras… Honras e glórias. PRF 90 anos dos Anjos do Asfalto
Presidente: Emerson Xumbrega
Carnavalesco: Robson Goulart
Diretor de carnaval: Iscley Nascimento
Diretor de harmonia: Anderson Binao
Intérprete: Emerson Xumbrega
Compositores do samba-enredo: Ciraninho, Myngal, Emerson Xumbrega, Bid do Cavaco e Flavinho
Mestre de bateria: Gustavo Mascarenhas
Rainha de bateria: Fabíola Monteiro
Coreógrafo comissão de frente: Márcia Cruz
Alas: 18
Alegorias: 4
Tripés: 1
Componentes: 1600
Baianas: Fronteiras nas rodovias
Bateria: Heróis da Polícia Rodoviária Federal
Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira: As estradas da paz

Carnaval Capixaba: Em busca do bi, MUG aposta no sorriso para conquistar os jurados

Por Vinicius Vasconcelos. Fotos: Bruno Barros

A Mocidade Unida da Glória, atual campeã do carnaval capixaba, decidiu manter sua linha de enredos irreverentes. Indo para o segundo ano na agremiação, o carnavalesco Osvaldo Garcia optou pelo tema “Sorrir e sambar, é só começar!” para tentar levar a MUG ao seu oitavo título. Segundo o artista, três enredos foram colocados na mesa junto da diretoria para linha de pesquisa e o sorriso saiu vencedor.

mug foto bruno barros 1“Nós tínhamos uma outra proposta de enredo que foi engavetada a pedido do patrocinador. A escola queria trabalhar novamente com uma linha irreverente e eu tinha três linhas de pesquisa nesse aspecto. O sorriso era uma delas e agradou a todos da diretoria. Fui descobrindo a partir da pesquisa que era realmente a cara da escola, principalmente porque em 84 no primeiro ano em que a MUG começou a disputar carnaval, o enredo era “No Reino Onde Chorar é Proibido”. Com esse gancho viemos fazendo a história da humanidade através dos sorrisos de forma lúdica. Passamos pela diabolização do sorriso, o riso como forma de comunicação e o sorriso irreverente com relação ao grande circo brasil trazendo o trabalhador que segue rindo meio em tantas adversidades”.

Osvaldo garante ao torcedor e amante da MUG que o vermelho e branco da escola estará presente, mas de forma diferente dos anos anteriores. Será revelado apenas no último carro, que é a homenagem ao título de 84.

mug foto bruno barros 3“O público que gosta de ver a MUG passando pela avenida está acostumado e sempre espera pelas cores do pavilhão estarem em foco durante todo o desfile. Esse ano optamos por uma forma diferente de construção de carnaval. Trazemos mais colorido e só desvendamos as cores da agremiação no último carro homenageando o ano de 1984”.

É mais do que tradição os artistas que fazem carnaval no Espírito Santo reclamarem da crise e ausência de verba para elaborar os desfiles. Cada profissional lida com isso de maneira diferente tendo que por ainda mais em prática suas experiências e vivências durante todo período de trabalho. Hoje, a Mocidade Unida da Glória é uma das escolas mais bem estruturadas no quesito financeiro e consegue propor uma certa tranquilidade a seus profissionais como pontua o Osvaldo.

mug foto bruno barros 2“Em meus 20 anos de avenida tive dificuldade por todas as escolas por onde passei. Não tinha estrutura nem condições financeiras. Mas desde 2018 quando cheguei na MUG a diretoria me deu o maior respaldo. A pressão para trazer o bicampeonato existe mas eu senti ainda mais forte quando cheguei. Pelo passado recente da escola com outro carnavalesco que saiu muito vitorioso. Esse ano estou bem confiante no bicampeonato, as dificuldades existem sempre, mas conseguimos manter 100% do projeto inicial que foi criado”, finalizou.

A Mocidade Unida da Glória será a terceira escola a desfilar em busca do oitavo título.

Entenda o desfile

mug foto bruno barros 5Setor 1: O mergulho no universo do sorriso lúdico. Com abordagem a alguns personagens do Tim Burton como Alice no país das maravilhas.

Setor 2: A era medieval com a diabolização do sorriso quando o ato de mostrar os dentes era pecaminoso.

Setor 3: O desvendar da janela da alma, o sorriso como forma de grande aceitação da humanidade.

Setor 4: Sorria, você está se comunicando.

Setor 5: Sorriso resiliente.

Ficha técnica

Enredo: Sorrir e sambar, é só começar
Presidente: Robertinho da MUG
Carnavalesco: Osvaldo Garcia
Diretor de carnaval: Jurandy Machado
Diretor de harmonia: Slin Ribeiro
Intérprete: Thiago Brito
Compositores do samba-enredo: Diego Nicolau e Dudu Nobre
Mestre-sala e porta-bandeira: Juliander Agrizzi e Gessya Santana
Mestre de bateria: Carlos Magno
Rainha de bateria: Fernanda Figueiredo
Coreógrafo comissão de frente: Rodrigo Carvalho
Alas: 19
Alegorias: 4
Tripés: 2
Componentes: 1800
Baianas: Grande lona de circo distribuindo sorrisos
Bateria: Chapeleiro Maluco

 

Carnaval Capixaba: Boa Vista vai homenagear os 90 anos da Polícia Rodoviária Federal

Por Vinicius Vasconcelos. Fotos: Toninho Nascimento

foto toninho ribeiro 3Qual o limite entre o que pode virar tema de carnaval e o que não deve passar pela avenida? A vice-campeã em 2018, Independente de Boa Vista, tenta conquistar o pentacampeonato mostrando que um enredo pode ser bem resolvido na passarela desde que possua início, meio e fim. Intitulado de “Entre rodovias e fronteiras… Honras e glórias. PRF 90 anos dos Anjos do Asfalto”, o tema desenvolvido pelo carnavalesco Robson Goulart é uma homenagem aos noventa anos de história da Polícia Rodoviária Federal.

A equipe do site CARNAVALESCO abre a série de matérias dos barracões de Vitória e conversa com o artista que retorna a escola depois de três anos. Robson confessou que primeiro momento se assustou com a proposta que foi levada pelo presidente. Mas depois de muita pesquisa aceitou o desafio.

carnavalesco boa vista foto toninho ribeiro“Eu tinha alguns enredos guardados, mas em conversa com o presidente ele me trouxe essa proposta. Em primeiro momento todos podem achar que é um tema que não dá samba, comigo também foi assim. Muita pesquisa foi feita e a história foi construída até surgir a sinopse. Confesso que até eu ter esse enredo em minhas mãos não acreditava que tudo poderia virar desfile. Hoje acredito que sim. Fiquei com muito pé atrás, pedi ajuda, li muito e no final deu um samba belíssimo”.

Ciente das críticas e julgamentos prévios desde a divulgação do enredo, o artista dispensa o pensamento de que será um simples desfile. Segundo ele a Boa Vista prepara um carnaval grandioso. A começar pelo abre-alas da escola que possui 27 metros.

foto toninho ribeiro 1“Iremos com um enredo diferenciado. Está sendo muito esperado e muitas críticas chegaram até nós, positivas e negativas. Muitos disseram que falar da PRF não tem nada a ver com carnaval, pois eu digo a esses que esperem um carnaval alegre e descontraído contando a história da corporação. São diversos projetos sociais desenvolvidos por eles, será um outro lado da PRF. A escola está colorida, alegre, com um samba empolgante e vamos fazer o máximo para abrilhantar ainda mais o carnaval capixaba”, explicou.

Com passagens executando trabalho de figurinista pela Caprichosos, Mocidade Independente e Inocentes, Robson explica que o problema financeiro existe em grande parte das escolas e que o carnavalesco tem que saber lidar com as adversidades.

foto toninho ribeiro 2“Já trabalhei no Rio de Janeiro e sinto um pouco a diferença financeira. É complicado e difícil por carnaval na rua aqui. Quando idealizamos um projeto queremos extrair dele o que tem de melhor. Devido a pouca verba muita coisa acaba ficando pra trás. Criamos e recriamos em cima durante todo o processo de construção do desfile. Tem materiais que custam caro e infelizmente não conseguimos usar e optamos pelo material mais em conta que reproduz um efeito similar. Tento adaptar meu projeto o máximo possível as condições da escola. Não podemos deixar a desejar porque é um desfile, tem uma comunidade em volta que acredita no trabalho. Posso não usar material luxuoso mas a maneira de fazer e o carinho fazem toda a diferença”, completou o carnavalesco.

A Independente de Boa Vista será a quinta a escola a passar pelo Sambão do povo em busca do quinto título para a comunidade de Cariacica.

Entenda o desfile

foto toninho ribeiro 5Setor 1: A história da corporação. Como surgiu, quais foram os primeiros policiais, os baluartes que fizeram história entre as rodovias.

Setor 2: Homenagem a todas as séries de televisão e filmes que possuem polícia rodoviária envolvida. Focando no filme “O vigilante Rodoviário”, de 1962. Novelas que também tiveram a PRF envolvida.

foto toninho ribeiro 4Setor 3: Reeducação no trânsito. A importância do pedestre atravessar na faixa, os perigos que motoristas e pedestres correm quando alguém tenta dirigir e falar no celular ao mesmo tempo, o não uso do cinto de segurança, álcool e bebida.

Setor 4: Homenagem a um dos primeiros rodoviários chamado Turquinho. Um dos mais importantes da corporação. Através dele a PRF escolheu sua padroeira Nossa Senhora das Medalhas. Segundo as histórias, uma moeda foi encontrada por ele cujo a imagem era uma santa que se tornou a padroeira. O setor enfatiza todos os romeiros que usam as rodovias com apoio da polícia federal.

Ficha técnica:

Enredo: Entre rodovias e fronteiras… Honras e glórias. PRF 90 anos dos Anjos do Asfalto
Presidente: Emerson Xumbrega
Carnavalesco: Robson Goulart
Diretor de carnaval: Iscley Nascimento
Diretor de harmonia: Anderson Binao
Intérprete: Emerson Xumbrega
Compositores do samba-enredo: Ciraninho, Myngal, Emerson Xumbrega, Bid do Cavaco e Flavinho
Mestre de bateria: Gustavo Mascarenhas
Rainha de bateria: Fabíola Monteiro
Coreógrafo comissão de frente: Márcia Cruz
Alas: 18
Alegorias: 4
Tripés: 1
Componentes: 1600
Baianas: Fronteiras nas rodovias
Bateria: Heróis da Polícia Rodoviária Federal
Primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira: As estradas da paz

Entrevistão com Paulo Barros: ‘Modismo de enredo crítico e social eu vejo como oportunismo’

paulo barros 1Com o carnaval praticamente pronto desde o fim do ano passado, Paulo Barros não perde aquela tensão tradicional às vésperas do desfile. De volta à Viradouro, o artista com mais conquistas nos últimos anos, recebeu a reportagem do CARNAVALESCO para a série ‘Entrevistão’. Firme convicto nas respostas, reconhece falhas nas últimas comissões de frente que criou, acha os enredos com cunho político e social oportunistas e declara que não pretende deixar a Viradouro.

Muita gente tem dito que a Viradouro não disputa o rebaixamento. Você credita isso à sua chegada?

“As pessoas já creditaram quem é que desce? Você estão estão carecas de saber que desfile se ganha ou se perde na hora. Não tem essa história. O carnaval é dito pelo que você apresenta na avenida. Fui parar em 9º lugar no ano passado. Alguém acreditava? Tem muita Zora Ionara solta por aí”.

Seu desfile de 2004 completa 15 anos. Você mudou o patamar estético da festa?

paulo barros 2“Eu não considero que eu tenha mudado absolutamente nada. Tenho convicção de que eu adquiri novos ensinamentos, tendo conhecimento. A vida nos traz exatamente isso, ir agregando ano após ano, coisas que deram errado e você vai acertando. Traduzo minha trajetória como um eterno aprendizado. Infeliz daquele que acha que sabe tudo. O carnaval é um processo realizado por uma equipe, que é esmiuçado durante o ano e se concretiza ali no dia”.

A existência do ‘fio condutor’ nos seus enredos virou tendência. Como surgiu?

“Eu nem sabia que eu tinha implantado essa característica de fio condutor. Sempre enxerguei em desfiles que acompanhei, o chamado fio. Não é o diferencial, mas as pessoas começaram a agregar isso a mim, pois é sempre um personagem. Eu não vejo isso como uma criação minha. Embora tenha se tornado uma constante em meus trabalhos. É uma ferramenta usada para justificar e pontuar bem o enredo. Fazemos isso para dar referência à história que será contada”.

Você é o único carnavalesco com a sala no térreo do barracão. Algum motivo especial?

Viradouro Ensaio Tecnico 2019 013“Eu estou ficando velho. Tive a oportunidade de usar esse espaço, que é morto para construção de carro alegórico. Essa sala já existia e construir carros aqui ficaria inviável. Aproveitei pois isso facilita a solução. No terceiro andar é um sobe e desce o tempo todo. A coisa fica mais tranquila”.

Já parou para pensar que pode ser o primeiro carnavalesco campeão por uma agremiação oriunda do Acesso?

“Quem não gostaria de exercer um feito dessa magnitude? Querendo ou não isso entra no currículo. Quem não gostaria de ter tirado a Portela do jejum? Mas o feito é dividido entre todos. Eu não vou mentir, é muito possível a gente ser campeão. Estamos indo para a avenida com igualdade de condições. Essa possibilidade que se cria da escola que sobe, desce, é pela estrutura que é muito mais difícil. A gente precisou colocar todos os carros praticamente no zero. Isso é um custo grande. E a Viradouro hoje tem estrutura para partir para uma disputa. Eu posso garantir que estamos dentro”.

Enredos críticos e sociais viraram uma tendência no carnaval?

viradouro finalsamba2019 11“Eu não considero uma tendência. Foi algo que deu certo ano passado. Algumas escolas estão decidindo enredos dentro de um mesmo conceito, mas cada um é dono de seu nariz. Chegamos à conclusão aqui na Viradouro que precisávamos de uma estratégia de enredo. Fizemos um estudo de possibilidades e a que mais se adequou foi a que escolhemos. Por conta da minha plástica, das características da bateria. O modismo de enredo crítico e social eu vejo como um oportunismo. O povo gosta da lamúria e do sensacionalismo. Cada um tem um direito de fazer a sua escolha. Escolhemos outro caminho”.

Você concorda que suas comissões de frente não repercutiram nos últimos anos?

viradouro finalsamba2019 13“A minha linha de frente será a comissão de frente. Tenho uma dedicação enorme com esse segmento. Minhas últimas comissões não deram certo? Não estou aqui para concordar ou discordar. Cada um tem direito a emitir sua opinião. Tive problemas sérios de entrosamento com os coreógrafos nos meus dois últimos trabalhos. Precisei substituir há poucos dias do desfile e isso obviamente tem um impacto. No ano passado, por exemplo, na Vila Isabel eu tive um problema técnico, o equipamento que fomos buscar não funcionou, no que diz respeito ao que ele deveria fazer e não fez. Precisei fazer adaptações e isso impactou o resultado final. Tive a felicidade de contar com o Alex Neoral, ele foi bastante guerreiro. Esse ano pela primeira vez eu tive praticamente um ano de trabalho. A comissão tem um trabalho totalmente seguro. Se ela vai surpreender é outra coisa. Essas coisas acontecem na hora. Minha ideia e meu olhar é de que promete grandes momentos em nosso desfile”.

Qual desfile derrotado você mais lamenta?

“Não me sinto derrotado em momento algum. Tenho boas lembranças de todos. O julgamento me amadureceu. Ele vai te colocar no lugar que ele quiser. Se eu tivesse que escolher o meu desfile preferido talvez fosse preciso arrancar algo de cada um e criar um super desfile”.

O Paulo Barros vai ficar na Viradouro pós desfile de 2019?

paulo barros viradouro 1“Estou querendo ficar quieto em um lugar. Para você fazer um trabalho sólido você necessita no mínimo de três anos. Isso de ficar trocando de escola não é bom. Se eu pudesse ficaria um tempo maior nas agremiações. Quantos frutos a minha permanência na Unidos da Tijuca me trouxeram? Quando há a troca você tem que começar do zero e é muito ruim. Se eu pudesse escolher, escolheria ficar aqui. Minha última lembrança aqui não foi boa. Mas eu tenho inteligência suficiente para entender que o momento da escola é outro. A essência da Viradouro é que não mudou”.

Liesa vende nesta quarta ingressos a R$ 10 para os setores populares

    mangueira ensaiotecnico 2019 101A Liesa coloca à venda, nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, a R$ 10 (meia entrada a R$ 5), os ingressos das arquibancadas populares dos setores 12 e 13 para os desfiles do Grupo Especial de 2019, domingo (3 de março) e segunda-feira (4 de março).

    As reservas serão feitas das 9h às 12h ou até se esgotarem os ingressos.

    Os interessados deverão ligar para:
    Setor 12 – 3032-0012
    Setor 13 – 3032-0013

    Na ligação, o comprador deverá informar o número do CPF, o dia do desfile que deseja adquirir e a quantidade de ingressos, limitada em quatro para cada apresentação. Serão disponibilizados 14 mil ingressos para domingo e 14 mil ingressos para segunda-feira.

    Se desejar ingresso de meia-entrada, o comprador deverá informar esse desejo em ligação única, com esta finalidade, lembrando que terá direito a adquirir apenas 1 (hum) ingresso, pessoal e intransferível.

    Atenção – O pagamento será dia 23 de fevereiro, sábado, das 9h às 15h, no estande Bradesco/Liesa montado atrás do setor 11 do Sambódromo, com acesso pela Rua Salvador de Sá. O pagamento será em dinheiro e a retirada dos ingressos no ato.

    Outras informações:
    Central Liesa de Atendimento e Vendas
    Rua da Alfândega, 25 – lojas B e C – Centro/RJ
    e-mail: [email protected]
    tel. (21) 2233-8151