Início Site Página 1427

Série Barracões: Águia de Ouro prepara desfile questionador e carnavalesco destaca organização

Por Matheus Mattos

A equipe de reportagem do CARNAVALESCO visitou o barracão da Águia de Ouro, que está localizado na Fábrica do Samba, pra detalhar o enredo do carnaval 2020: “O poder do saber. Se saber é poder… quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. O carnavalesco Sidnei França faz a sua estreia na agremiação e explica resumidamente a proposta do tema.

aguiaouro barracao2020 3

“A ideia é fazer uma viagem pela história da humanidade, ou seja, ele começa no passado, resvala no presente e projeta o futuro. Nessa viagem a gente destaca momentos em que o saber foram fundamentais pra que o homem crescesse na sua trajetória. Começamos na idade da pedra quando a sabedoria era sobrevivência. É como fosse um game, se eu não cumpro uma fase, eu não vou pra outra. Se o homem primitivo não sobrevivesse, não estaríamos aqui, escrevendo livros, inventando internet. A gente vai evoluindo dentro do desfile, até chegar no amanhã. O que é a sabedoria no futuro? É reflexivo. Será que vai ter futuro? A gente está tendo uma sabedoria mais reflexiva ou destrutiva? É um enredo altamente filosófico nesse aspecto, ele busca questionar que tudo que o homem conquistou foi pro bem e foi pro mal, e onde tudo isso vai nos levar”.

aguiaouro barracao2020 1

O carnavalesco conta que ideia já existia e afirma que proposta combina com agremiação.

“Quando eu cheguei na escola, já existia esse projeto de falar sobre o saber, mas também tinha outras opções, e o presidente me deixou bem livre pra escolher outras propostas. Todos os carnavalescos tem enredos guardados, mas eu achei esse bem interessante. Além disso, acho que o Águia tem esse viés social, de falar da educação. Eu enxergo a escola engajada nessas questões”.

aguiaouro barracao2020 2

Segundo Sidnei, a questão das pessoas distorcerem o que é o saber é o principal ponto do tema, mas é algo que não vai ser retratado de uma forma clara.

“Durante a pesquisa eu conversei com muitos pesquisadores, filósofos, especialistas, e eu percebi que as pessoas estão se afastando muito do que é saber. Hoje em dia ninguém sabe o número de outras pessoas, porque o aparelho anota pra você. Hoje em dia ninguém faz conta de cabeça, tem uma calculadora no celular. A sabedoria está sendo substituída por ferramentas”.

aguiaouro barracao2020 4

O responsável pelo desenvolvimento do carnaval aproveitou para destacar organização da Águia de Ouro para o carnaval de 2020, e assegurou confiança na comissão de frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira.

“A comissão vai ser um ponto forte do desfile. Não só pela proposta, mas pela execução. Pra mim está sendo um prazer trabalhar com o coreógrafo Anderson Rodrigues, que é um amigo particular. O casal eu também destacaria, está sendo um prazer trabalhar com eles. Já terminamos a fantasia, e posso dizer que em todos os meus anos como carnavalesco, está sendo um dos mais tranquilos. A escola é organizada e estou muito tranquilo. Não gosto de falar de resultado, mas falo que a escola vai desfilar pra surpreender. É um carnaval grandioso”.

Carnavalesco traz mensagem subliminar no enredo

Analisando os carnavais que Sidnei França confeccionou, nota-se sempre uma postura de reflexão e valorização do humano. Por exemplo, em 2009 quando ainda estava na Mocidade Alegre, ao invés de falar exclusivamente sobre o espelho como objeto, desenvolveu um carnaval onde o ser humano enxergava a sua alma através do reflexo. Da mesma forma em 2019, onde alterou o final do enredo reeditado dos Gaviões com uma mensagem, como se cada um é diretamente responsável pelas próprias atitudes.

aguiaouro barracao2020 5

“Eu sou muito inquieto, nunca fui conformista, e gosto de colocar isso nos enredos. De repente o sambista nem se toca, mas acho que é a minha função colocar um sentindo mesmo que não captem uma boa parcela da mensagem. Se for estudar o que é um desfile de escola de samba, você vai ver que é uma manifestação popular, e quando se trabalha com o conceito de cultura popular, você tá falando também com pessoas que não tiveram a oportunidade de viajar o mundo, de ler livros. Essa é a graça do carnaval, é uma festa multissensorial. Pode ter pessoas que viajaram muito do lado de pessoas que nunca viajaram, e elas vão ser tocadas de alguma porque tem música, tem visual, tem ritmo. Tudo isso junto forma uma simbiose. Agora falando do meu trabalho, eu tenho que propor uma mensagem subliminar pra fazer as pessoas se questionarem. Será que estamos no caminho certo? Todos os meus enredos o ser humano é está em primeiro plano, é uma característica minha. Eu gosto de tocar nisso porque é quando o público se conecta”.

No Águia de Ouro, o carnavalesco traz reflexões ao sambista, utilizando o presente para questionar o futuro. Tal ponto fica muito claro no último setor, onde não existe afirmações, apenas questionamentos para trabalhar ideias através da proposta.

aguiaouro barracao2020 6

“Falando exclusivamente do enredo do Águia, a sabedoria é muito humana. E o enredo questiona exatamente isso ‘será que o humano fez bom uso da sabedoria’? ‘Será que estou fazendo certo?’ Com as redes sociais, o humano para de questionar e entra no modo automático. Agora as pessoas escrevem no whatsapp sem interrogação, o ‘você’ virou ‘cê’, ‘estar’ virou ‘tá’. A pressa do dia a dia faz as pessoas diminuírem as coisas pra acelerar, e se a gente não tomar cuidado, a arte vai se reduzindo ao ponto de não ter mais arte, não tem mais criação. Esse conceito de fazer algo fácil para as pessoas entenderem me angustia muito. Inclusive quando eu vou entregar sinopse pra diretoria, já ouvi ‘nossa, mas você não está indo muito fundo nessa análise?’, mas eu procuro resistir”.

Ficha técnica

5 alegorias
3 tripés (1 na comissão de frente)
25 alas
2.800 componentes

Conheça o desfile

1° setor – Era primitiva
“Naquela época a sabedoria não era algo intelectual, era instintivo, ou seja, o homem se safava de perigos naturais. Eram vulcões, animais ferozes, então a sabedoria que mantiveram eles vivos. No começo a gente mostra que o saber era sobreviver”.

2° setor – Templo oriental
“O segundo carro vai mostrar quando a sabedoria deixou de ser algo instintivo pra se tornar sofisticado. O carro é um templo oriental pra mostrar o saber. Por que eu escolhi o templo oriental? Lá não tem só um sentido de fé, também tem um sentido de arte. A sabedoria humana foi testada ao limite pra construir um templo daquele, pode parecer bobo agora em 2020, mas imagina isso em milênios atrás”.

3° setor – 2° Guerra Mundial
“Até aqui a gente está numa crescente. No começo ele vivia no instinto até conseguir erguer um monumento. Nesse setor a gente traz um carro que é altamente questionador, mais até que os dois primeiros. Se a gente for fazer um estudo cronológico da existência humana, o episódio da segunda guerra mundial testou o limite da inteligência humana, principalmente quando os americanos jogaram a bomba atômica em Hiroshima e Nagasaki. Santos Drumont inventou o avião e Albert Einstein aprimorou os conceitos da teoria atômica. Eles nunca imaginariam que isso seria usado para atacar uma cidade e devastar milhões em segundos. Ou seja, usaram o poder do saber pra propagar o caos. O enredo não é só ‘olha como o homem é maravilhoso’, não, nós somos imperfeitos por natureza”.

4° setor – Educação
“Aqui o enredo da uma reviravolta. A gente mostra que só da pra mudar a regra do jogo com educação. Nessa parte do enredo nós mostramos como a educação pode salvar da ignorância. Vamos homenagear os professores, porque o aprendiz de hoje é o mestre de amanhã, e isso renova a mente do humano, torna lúcida. Somente mentes educadas pro novo, pra diversidade, vai conseguir construir gerações melhores. Aqui também eu faço uma homenagem ao Paulo Freire”.

5° Setor – Futuro
“A escola termina o desfile com um questionamento; ‘o que é o saber no futuro’, ‘será que estamos plantando o amanhã com sabedoria?’. O homem tem se desviado tanto do seu eu original, que ele precisa reaprender a viver. Cada ala nesse setor é um novo saber, e temos sete tipos de diversidades que o homem precisa saber respeitar pra promover esse futuro. Temos a ala do meio-ambiente, é preciso conservar a natureza. O último carro é sobre um futuro meio utópico, de paz”.

Prefeitura monta esquema especial para os blocos do fim de semana

A CET-Rio programou operações especiais de trânsito para os blocos com maior previsão de público que ocorrerão neste final de semana: Desliga da Justiça, Spanta Neném, Imprensa que eu Gamo, Banda de Ipanema, Carnaval Square, Me Esquece, Banda Amigos da Barra.

blocos rio2019

A operação de trânsito contará com 150 pessoas por dia – entre controladores da CET-Rio e apoiadores de tráfego com 20 veículos operacionais e 33 motocicletas. As equipes trabalharão para ordenar os cruzamentos, orientar os pedestres, coibir o estacionamento irregular e executar bloqueios necessários para garantir a manutenção da fluidez da rede viária e a segurança de pedestres e motoristas.

Além disso, 12 reboques da CET-Rio estarão posicionados para imediata desobstrução das vias em caso de acidentes ou quebras de veículos nas rotas de desvio.

O Centro de Operações Rio (COR) estará monitorando todos os eventos com câmeras para que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito. Planos semafóricos especiais serão programados para garantir a fluidez nas rotas alternativas em função do bloqueio de vias.

Serão utilizados 17 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as condições de trânsito e desvios necessários.

A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

SÁBADO

IMPRENSA QUE EU GAMO

O Bloco Imprensa que eu Gamo ocorrerá em Laranjeiras neste sábado com concentração prevista para às 13h na Rua Gago Coutinho. O desfile do bloco começa às 15h seguindo pela Rua Gago Coutinho, Largo do Machado, Rua das Laranjeiras e Rua Gago Coutinho. Término previsto para às 19h.

· A Rua Gago Coutinho será bloqueada ao tráfego para concentração do bloco;

· Assim que o bloco atingir o Largo do Machado, o acesso de veículos será bloqueado a partir da Rua do Catete;

· Quando o bloco estiver na Rua das Laranjeiras, será feito também o bloqueio na Travessa Euclides Matos;

· E assim que o bloco estiver todo na Rua das Laranjeiras, os bloqueios na Rua Bento Lisboa e no Largo do Machado serão desfeitos, desviando o tráfego para a Rua Conde de Baependi.

As vias serão liberadas assim que o Bloco liberar a Rua das Laranjeiras.

Proibição do estacionamento

Para que o desfile seja realizado com segurança e que haja fluidez nas rotas de desvio, o estacionamento será proibido das 18h do dia 07/02 às 22h do dia subsequente, nas seguintes vias:

· Rua Gago Coutinho, em ambos os lados;

· Rua Ministro Tavares de Lira, lado esquerdo do sentido do trânsito;

· Rua Martins Ribeiro, lado direito do sentido do tráfego, no trecho compreendido entre a Rua Conde de Baependi e a Rua São Salvador;

· Rua São Salvador, em ambos os lados, no trecho compreendido entre a Rua Martins Ribeiro e a Rua Ipiranga;

· Rua Dois de Dezembro, em ambos os lados.

· No dia do desfile (08/02), as vans que operam para o Corcovado passarão a fazer o embarque na rua de serviço da Praça do Largo do Machado.

BANDA DE IPANEMA

Entre os blocos de grande impacto na Zona Sul, destaque para os desfiles da tradicional Banda de Ipanema. A concentração será no sábado às 16h, na Rua Gomes Carneiro, no trecho entre a Rua Prudente de Moraes e a Av Vieira Souto.

O desfile do bloco segue a partir das 17h pela Av. Vieira Souto (ambas as pistas), Rua Joana Angélica, Rua Visconde de Pirajá e Praça Gal. Osório (encerramento às 21h).

Para a concentração, será interditada a Rua Gomes Carneiro (entre a Rua Tereza Aragão e a Avenida Vieira Souto), a partir das 16h.

A partir das 16h será interditada a Av Vieira Souto (pista da praia). E a partir das 17h será interditada também a pista junto às edificações, com o desvio do tráfego da seguinte forma:

· Os motoristas que estiverem circulando pela pista da praia, em direção a Copacabana deverão seguir pela Avenida Epitácio Pessoa, podendo acessar a Rua Visconde de Pirajá ou seguir até a Lagoa (Av. Epitácio Pessoa);

· Os motoristas que estiverem circulando pela pista junto às edificações em direção ao Leblon, deverão seguir pela Rua Prudente de Morais, sendo que

Os veículos provenientes da Rua Joaquim Nabuco serão desviados para a Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica, que terá o trecho entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Tereza Aragão invertido, para que os motoristas possam acessar a Rua Prudente de Morais;

Quando o desfile ultrapassar a interseção da Av. Vieira Souto com a Rua Teixeira de Melo, o desvio do tráfego para a Rua Prudente de Morais deverá ser realizado pela Rua Teixeira de Melo.

· Na passagem da banda pela Rua Joana Angélica, há a necessidade de interrupção do tráfego da Rua Prudente de Morais, com desvio pela Rua Vinícius de Morais.

· Durante o desfile pela Rua Visconde de Pirajá o fluxo proveniente do Leblon deverá seguir pela Av. Epitácio Pessoa até a Lagoa. Também será efetuado um bloqueio viário no cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Maria Quitéria, desviando o tráfego por esta última.

· Quando o cruzamento da Rua Visconde de Pirajá com a Rua Joana Angélica estiver liberado, o tráfego da Rua Visconde de Pirajá deverá ser desviado pela Rua Joana Angélica.

Proibição do estacionamento

Para que o desfile seja realizado com segurança e com o objetivo de viabilizar os desvios do tráfego, o estacionamento será proibido a partir de 18h do dia 07 de fevereiro, sexta-feira, às 22h do dia subsequente:

· Rua Tereza Aragão;

· Rua Prudente de Moraes;

· Rua Gomes Carneiro, entre a Rua Teresa Aragão e a Av. Vieira Souto;

· Av. Rainha Elizabeth da Bélgica, trecho entre a Rua Tereza Aragão e a Av. Viera Souto;

· Rua Teixeira de Melo, entre a Av. Vieira Souto e aruá Prudente de Morais;

· Rua Farme de Amoedo;

· Rua Joana Angélica;

· Av. Vieira Souto, entre a Rua Gomes Carneiro e a Rua Joana Angélica, inclusive nas baias de estacionamento;

· Av. Bartolomeu Mitre, lado direito, entre a Av. Delfim Moreira e a Av. Gal. San Martin

SPANTA NENÉM

· A concentração do Spanta Neném será às 11h na av Epitácio Pessoa, próximo ao campo de beisebol (altura do Corte do Cantagalo). O desfile inicia às 13h de sábado seguindo pela Ciclovia da Lagoa do Corte do Cantagalo até ao Clube Caiçaras. O término está previsto para as 17h.

· No horário do desfile, uma faixa de rolamento será bloqueada na Avenida Epitácio Pessoa junto à Lagoa entre a Rua Vinicius de Moraes e a Rua Garcia D’Àvila. Já entre a Rua Garcia D’Àvila e o Jardim de Alah, a interdição da pista junto a Lagoa será total.

· Deve-se, sempre que possível, evitar a região durante a passagem do Bloco.

Proibição do estacionamento

A partir das 18h de sexta-feira dia 07 de fevereiro às 22h do dia subsequente, o estacionamento ficará proibido nas seguintes vias:

· Avenida Epitácio Pessoa, na baia de estacionamento junto à ciclovia, localizada em frente à interseção com a Rua Garcia D’Ávila;

· Rua Nascimento Silva, em ambos os lados, no trecho entre a Rua Maria Quitéria e a Rua Aníbal de Mendonça.

DESLIGA DA JUSTIÇA

O bloco “Desliga da Justiça” ocorrerá no bairro Jardim Botânico. A concentração está marcada para as 08h de domingo na Rua Jardim Botânico, altura da Rua Pacheco Leão. O desfile começará às 10h seguindo pela própria Rua Jardim Botânico até a Praça Santos Dumont. O término do bloco está previsto para às 14h.

A partir das 06h, a Rua Jardim Botânico será bloqueada, em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a Rua Pacheco Leão e a Praça Santos Dumont.

Os veículos deverão utilizar preferencialmente a Avenida Borges de Medeiros:

· Aqueles vindos da Gávea sentido Botafogo serão desviados para Rua Marquês de São Vicente, Rua Vice Governador Rubens Berardo, Avenida Padre Leonel Franca, Rua Mario Ribeiro, Av. Borges de Medeiros, Av. Lineu de Paula Machado, Avenida Alexandre Ferreira, Rua Abelardo Lobo, Rua Humaitá.

· No sentido contrário o desvio será feito pela Rua Jardim Botânico, Rua General Garzon, Avenida Borges de Medeiros, Rua Mário Ribeiro.

Proibição do estacionamento

· Rua Pacheco Leão, lado esquerdo do tráfego, no trecho entre a Rua Visconde de Carandaí e a Rua Jardim Botânico.

· Av. Bartolomeu Mitre, lado esquerdo, no trecho entre a Avenida Visconde de Albuquerque e a Praça Santos Dumont.

DOMINGO

AMIGOS DA BARRA

A Banda Amigos da Barra ocorrerá na Barra da Tijuca, com concentração prevista para às 13h de domingo na Avenida Lúcio Costa, altura do número 3.350. O desfile começará às 15h seguindo pela própria Avenida Lúcio Costa pista da Orla até as proximidades da Praça do Ó. O término do bloco está previsto para às 18h.

No horário do desfile, a Av. Lúcio Costa junto à orla será interditada entre a Av Afonso Arinos de Mello Franco e a Av. Érico Veríssimo.

Os motoristas devem usar preferencialmente a Av. das Américas.

ME ESQUECE

O bloco ocorrerá no bairro Jardim Botânico. A concentração está marcada para as 08h de domingo na Rua Jardim Botânico, altura da Rua Pacheco Leão. O desfile começará às 10h seguindo pela própria Rua Jardim Botânico até a Praça Santos Dumont. O término do bloco está previsto para às 14h.

Durante a passagem do bloco, a Rua Jardim Botânico será bloqueada em ambos os sentidos no trecho compreendido entre a Rua Pacheco Leão e a Praça Santos Dumont.

Os veículos deverão utilizar preferencialmente a Avenida Borges de Medeiros:

Aqueles vindos da Gávea sentido Botafogo serão desviados para Rua Marquês de São Vicente, Rua Vice Governador Rubens Berardo, Avenida Padre Leonel Franca, Rua Mario Ribeiro, Av. Borges de Medeiros, Av. Lineu de Paula Machado, Avenida Alexandre Ferreira, Rua Abelardo Lobo, Rua Humaitá,

No sentido contrário o desvio será feito pela Rua Jardim Botânico, Rua General Garzon, Avenida Borges de Medeiros, Rua Mário Ribeiro.

Proibição do estacionamento

· Rua Pacheco Leão, lado esquerdo do tráfego, no trecho entre a Rua Visconde de Carandaí e a Rua Jardim Botânico.

· Av. Bartolomeu Mitre, lado esquerdo, no trecho entre a Avenida Visconde de Albuquerque e a Praça Santos Dumont.

MEGABLOCO NO CENTRO – CARNAVAL SQUARE

O evento Carnaval Square acontecerá na Av Presidente Antônio Carlos no dia 09 de fevereiro, domingo, com concentração prevista para 07h na Av Presidente Antônio Carlos, nas imediações da Rua São José (próximo ao Terminal Menezes Cortes).

O desfile terá início às 09h seguindo pela avenida até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre, com término previsto para às 12h.

A partir das 04h, a Avenida Presidente Antônio Carlos será bloqueada no trecho compreendido entre a Avenida Almirante Barroso e a Avenida Presidente Wilson. O acesso ao Terminal Menezes Cortes estará bloqueado no mesmo período.

Os veículos provenientes da Zona Sul deverão utilizar o desvio via Túnel Marcello Alencar para acessar a Av Brasil ou a Ponte Rio-Niterói; ou seguir pela Av Mem de Sá, na Lapa, para outros destinos no Centro e Zona Norte.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

• Sempre que possível, evitar circular de carro. PRIORIZAR O TRANSPORTE PÚBLICO (Metrô, Trens , Barcas, BRT e VLT)

• Respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários de interdições.

• Pedestres devem atentar para as travessias. Para sua segurança, devem atravessar nas faixas e em locais semaforizados.

• Para aqueles que têm como destino o aeroporto Santos Dumont, programar-se para chegar com antecedência

Tinga brilha em ensaio de rua da Vila Isabel e faz comunidade vibrar

Por Gabriella Souza

O bairro de Noel, antigo reduto de bambas e de muito samba, recebeu mais uma noite de quinta-feira com o ensaio da Unidos de Vila Isabel, treino com grande público na rua. Gente que veio do asfalto e gente que veio do morro, todo mundo desceu para ver a Vila ao longo do seu mais urbano lar, a famosa 28 de Setembro. Com cerca de 1h10 de treino a azul e branco se mostrou segura e já bem consistente para a reta final de preparação para o carnaval, um pouco mais técnica para já realizar seus últimos ajustes. Quem abrilhantou o ensaio foi o intérprete Tinga, que deu um show com seu carro de som marcante, o gás que faltava para o componente e o público curtir e viver aquele ensaio com a animação necessária, iniciando sua arrancada convocando a comunidade a se entregar.

“Está chegando a hora de mostrar a força do povo de Noel. Faltam duas semanas para irmos em busca do nosso sonho”, falou Tinga emocionado, ao também relembrar a terceira colocação da escola em 2019, o combustível para a busca do título em 2020.

Harmonia e Samba

vila rua0602 42

O carro de som de Tinga fez o ensaio tomar outra proporção, contagiando o público, desde o início com seu discurso emocionado ao motivar os componentes. E foi assim o ensaio todo, sempre chamando a comunidade a cantar com força. O intérprete e sua equipe foram os que fizeram a festa acontecer, chamaram o público e se mostraram seguros em cada passo do ensaio, com uma qualidade alta e muita experiência. Tinga realmente participou do treino inteiro, foi no meio das alas cantar com os componentes, abraçar todo mundo, foi na bateria cantar para com o mestre e a Swingueira e levantar o público a vibrar junto na explosão do samba. A arrancada veio com sambas históricos e emocionou muitos fãs da Vila com o “Kizomba, Festa da Raça” clássico samba de 1988 entoado por toda a escola.

vila rua0602 44

“Foi maravilhoso hoje, a escola está de parabéns e muito feliz com o samba. E com certeza, vamos mais uma vez em busca desse título, nosso sonho. Com respeito a todos, mas a Vila Isabel está se preparando para fazer uma grande carnaval e um desfile incrível. Do nosso carro de som, sempre melhorando e evoluindo, o objetivo é beirar a perfeição, mas está tudo ajustado e vamos nessa. Solta o bicho!”, disse Tinga animado com o ensaio.

vila rua0602 20

O que se notou também foram algumas variações no canto da escola, as primeiras alas estavam afiadas com a letra e cantavam com muita vontade. Mas para o meio e final da escola, o canto já ia se tornando menos vivo, na ponta da língua, mas com pouca força, algo que a emoção dos dias finais e da Sapucaí se encarrega de proporcionar e estimular.

Evolução

Faltando duas semanas para o desfile o que se viu foi uma escola já muito bem segura de suas estratégias, todas as alas evoluíram com o andamento esperado e controlado por uma equipe bem atenta aos passos dos componentes, assim como do controle do público ao redor. A escola em si estava cheia, todas as alas bem completas e equilibradas em números de componentes. Destaque para a primeira ala da escola já vindo coreografada com um número exato de componentes que simulavam barcos e remadas em um encenação já bem ensaiada e interessantíssima. A animação dos componentes foi o toque interessante, as mãos para o alto e os gingados de um lado ao outro foram os mais comuns, a maioria com um sorriso no rosto e festejando um ensaio leve de uma escola segura. Muitas alas com adereços próprios, formando um visual alegre e bonito para a estética do ensaio. O setor da escola mostrou-se mantendo o nível de disciplina, controle e organização para 2020, com grande parte da equipe se comunicando por rádios e fazendo o ensaio ser tranquilo, nada fora do planejado pela diretoria de carnaval.

vila rua0602 14

O diretor de carnaval da escola, Wilsinho Alves, destacou que a Vila já está pronta para pisar na Avenida nessa reta final de ensaios, assim como vem se comprometendo com a organização em já conseguir entregar todas as fantasias aos componentes nesta semana.

Wilsinho fala ainda da novidade testada no ensaio desta quinta e que irá ser definitiva para o desfile, uma paradinha com a escola toda, deixando o canto livre aos componentes, algo que criou um efeito bonito e emocionante.

vila rua0602 17

“Estamos chegando perto do carnaval e sempre evoluindo, um degrau após o outros. Nossos ensaios tem sido cada vez melhores, hoje botamos em prática uma nova paradinha que a gente já vem testando internamente algum tempo e botamos para a comunidade cantar e deu certo. A questão do andamento do samba, o Macaco sempre entre 145/146 BPM (batidas por minuto) tranquilamente com a bateria perfeita. Do Tinga, nem se fala, não é? Incrível! E bom, a nossa comunidade está pronta, estamos já com oito alas entregues e até quarta-feira eu termino de entregar todas as fantasias. Serão mais três ensaios, domingo agora, quinta da próxima semana e o outro domingo para chegarmos bem no carnaval e disputar o título de novo. E, sem dúvida, a Vila vai chegar muito bem preparada nesse carnaval como chegou no do ano passado”, declarou o diretor.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

vila rua0602 19

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos de Vila Isabel, Raphael Rodrigues e Denadir Garcia, realizou uma apresentação ao som de incessantes aplausos do público que os assistia, o motivo foi uma dança bonita, consistente, e, acima de tudo, claramente experiente. Os dois apresentam um entrosamento perfeito, uma sinergia, que torna a dança mais leve, consistente e claro, em um nível alto de qualidade. Mesmo que segundo a equipe, a apresentação deste ensaio tenha sido somente um esboço da coreografia completa visto a escolha de poupar o casal que ainda teria um ensaio no Sambódromo nesta madrugada, o que se viu foi uma dança bem teatral, bonita e muito bem ensaiada por ambos, que são treinados pela coreógrafa Ana Formigheri.

Bateria

O show da noite ficou por conta da Swingueira de Noel, bateria de nível alto. Mestre Macaco Branco, em apenas um carnaval no cargo, já vem afirmando a sua identidade na construção da bateria, inclusive, mais importante, resgatando a personalidade dessa bateria que hoje se sustenta como uma das mais consistentes. O trabalho é de ano em ano e a Swingueira vem crescendo e promete cada vez mais se destacar, e muito, na Avenida, devido também a organização de seus ritmistas.

Cada naipe muito bem dividido, com diretores de alto padrão, a sonoridade e o andamento respeitam a tradição da escola e se encaixam bem com o samba. Destaque para os naipes de marcações e caixas bem fortes e ressaltados e o de tamborins muito bem executados e com desenho bonito e harmônico, com força e que contribuem para um qualidade da bateria. O trabalho de Macaco vem ganhando elogios no meio e o que se viu foi o motivo, a qualidade e a boa noção musical que ele trouxe para bateria a fará decolar. Interessante também a coreografia da bateria inteira em uma paradinha, cria um efeito bonito, assim como o já entrosamento da recém chegada rainha de bateria Aline Riscado, que mostrou o samba no pé e a proximidade com a comunidade da Vila e sua bateria.

vila rua0602 12

Macaco Branco conta que está está feliz com o bom casamento de toda a escola e o entrosamento encaixado de sua bateria com Tinga e sua comunidade, assim como ressalta a busca pela nota máxima que diz estar trabalhando muito para ‘cravar’ e concretizar esse desejo da Swingueira em 2020.

vila rua0602 1

“Hoje o nosso ensaio foi maravilhoso graças a Deus, fizemos mais um grande ensaio. Esse casamento com da Swingueira com o Tinga e seu carro de som, a harmonia, nossa comunidade que está muito feliz com esse samba, está tudo no caminho e a Vila vem brigar pelo título. A nossa bateria irá cumprir seu papel e conseguir a nota máxima do carnaval que a gente tanto almeja. E agora é ensaiar bastante e cair dentro, se o carnaval já fosse amanhã a gente já estaria pronto para estar desfilando”, declarou.

Galeria de fotos: ensaio de rua da Vila Isabel para o Carnaval 2020

Morre Carlinhos Maracanã, ex-presidente da Portela e fundador da Liesa

O ex-presidente da Portela, Carlos Teixeira Martins, o Carlinhos Maracanã, faleceu na madrugada desta sexta-feira, aos 93 anos. Sócio benemérito e membro nato do Conselho Deliberativo da agremiação, Carlinhos estava internado desde o início da semana no Hospital Casa, no Rio Comprido. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. O ex-dirigente sofria de mal de Alzheimer. O horário e local do enterro ainda serão informados pela família.

carlinho maracana

Nascido em Portugal, Carlinhos Maracanã foi diretor do Madureira Esporte Clube antes ter contato com o samba. Convidado pelo lendário Natal da Portela, passou a frequentar a Portela na década de 1960. Em 1972, assumiu a presidência da Azul e Branco.

O início da sua gestão foi marcada pela construção da nova sede da escola, o Portelão, na Rua Arruda Câmara, que anos depois passaria a se chamar Rua Clara Nunes. Em 1984, Carlinhos integrou o grupo de fundadores da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). Seu último carnaval à frente da Portela foi em 2004. Anos depois, virou patrono da coirmã Estácio de Sá.

Carlos Teixeira Martins deixa a mulher, dona Uyara, uma filha e dois netos.

O presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, o vice-presidente Fábio Pavão e toda a diretoria da escola lamentam o falecimento de Carlinhos Maracanã e se solidarizam com seus familiares e amigos neste momento de luto.

Pérola Negra leva muita gente e mostra organização em seu segundo ensaio técnico no Anhembi

Por Gustavo Lima

O Pérola Negra realizou seu segundo e último ensaio técnico na noite desta quinta-feira no Sambódromo do Anhembi. O treino foi marcado pela ótima exibição da comissão de frente e a harmonia satisfatória da escola, também pelo fato de a agremiação estar numerosa, apesar de o ensaio ter sido no meio da semana. A “Joia Rara” do samba terminou seu treino com muita festa dos componentes, que estão celebrando a volta ao Grupo Especial depois de três anos na divisão inferior.

“Hoje deu uma boa melhorada, conseguimos ajustar o tempo, os movimentos, e pelo menos na minha opinião, eu acho que foi bem melhor do que o primeiro. O fato de a escola estar sendo cotada na parte de baixo só me fortalece, meu carnaval está muito bonito, e não é porque eu acabei de sair do Acesso, que obrigatoriamente eu vou voltar. Eu vou permanecer no Especial, se Deus quiser”, declarou a presidente Sheila Mônaco.

Samba-Enredo

O samba do Pérola Negra se destaca por sua letra. Pode não ser o samba do ano, mas é muito bem interpretado por Daniel Collete, que está indo para seu vigésimo carnaval em São Paulo, como também explica de uma forma acertada o enredo da escola, tem uma fácil leitura, além do fato de que a obra teve uma assimilação clara por parte dos componentes, que estão cantando forte seu hino para 2020.

perola7

“Papai do céu ajudou dessa vez, quer dizer, ajudou das duas vezes e eu prefiro assim, das adversidades a gente tirar o melhor. E eu acho que da outra vez lavou tudo pra hoje vir esse mar de gente em uma quinta-feira, amanhã é dia de trabalho, o paulistano não libera de jeito nenhum seu cotidiano e liberou hoje pra ensaiar no Pérola. Mais uma vez, a escola se postou bem na avenida, entrou bem, saiu bem, alguma coisa ou outra a gente vai ter que arrumar, é óbvio que é um ensaio, e a gente vai conversar e se ajustar. Quem me conhece sabe muito bem que eu gosto de trabalhar com as adversidades, essa atual gestão do Pérola pegou a escola com uma dívida alta, fizemos um carnaval digno em 2018, mais que digno em 2019, até que subimos sendo candidata a cair, e eu prefiro que continue achando assim (sobre terminar na parte inferior da tabela)”, disse o intérprete oficial Daniel Collete.

Bateria

perola2

A bateria de mestre Neninho optou por um andamento alto e abusou das bossas, que foram executadas em praticamente todas as passagens do samba. As caixas ditam o ritmo da bateria e é dominante em todos os arranjos, com destaques para as bossas do refrão do meio e dos três últimos versos do samba.

“Melhorou em relação ao primeiro ensaio, temos que vir em constante evolução. No primeiro ensaio, como a gente tem muitos arranjos, um ou outro não estava preparado pra pista, trabalhamos em cima deles, fizemos um ensaio só de bateria aqui no Anhembi, ajustamos e eu pedi pra ser um ensaio 100% hoje, e a meu ver e dos diretores, alcançamos esse 100%. Desde que eu me conheço como mestre de bateria, quando não era obrigatório fazer arranjo, eu sempre apresentei pro espetáculo. Eu aprendi que além dos jurados, temos que fazer espetáculo, não tivemos que nos adaptar a esse modo, mas em relação ao critério está tudo certo, a gente vai colocar ritmo pra escola pulsar e as bossas para os jurados ouvirem, com 8, 16 ou mais compassos. Abrir os desfiles no sábado é muita pressão, é um horário nobre, não desmerecendo a sexta, mas lutamos pra isso e queríamos isso. A pressão é muito grande, ainda mais que têm baterias muito boas que vem depois de nós. Vamos tentar deixar o chão bem quente pra eles passarem e fazerem o melhor deles também”, concluiu o mestre Neninho, diretor de bateria da agremiação.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

perola3

O casal do Pérola Negra havia sofrido no primeiro ensaio com a forte chuva, o que impossibilitou a prática da evolução desejada, mas neste ensaio, a dupla passou com a pista em boas condições, evoluíram bem e tiveram uma apresentação segura. O casal foi fantasiado de dourado e predominou o bailado intercalado com a coreografia em sua apresentação.

Harmonia

perola8

A escola passou muito bem nesse quesito, a comunidade teve um desempenho satisfatório em todos os setores. As alas eram orientadas o tempo todo pelos seus coordenadores e harmonias, onde fizeram os componentes cantarem o samba com clareza. Destaque para a ala dos ciganos, que cantaram muito forte, além de fazerem uma coreografia que dá um efeito especial na ala, até pelas vestimentas, roupas coloridas que se movimentavam muito.

perola6

Evolução

perola5

Apesar de o ensaio ter sido realizado no meio da semana, a escola levou muita gente para o Anhembi, aparentemente ainda mais do que no primeiro. O Pérola Negra apostou em muito em alas coreografadas. No geral, o desempenho no quesito foi seguro, não houve presença de buracos e nem espaçamento entre as alas.

perola4

Comissão de Frente

perola1

Foi o quesito destaque da noite. Os componentes estavam vestidos com roupa de exército, mostrando muito sincronismo e repertório em sua apresentação, dançando como ciganos e fazendo a coreografia de forma compacta. A ala usou um tripé, onde os componentes se alternavam para fazer a apresentação teatral sendo intercalada com a coreografia citada acima.

Vigário Geral faz ensaio de bateria com direito a ‘paradona’ e presença dos segmentos

Por Victor Amancio

Nesta quinta-feira, a agremiação recém chegada na Série A, o Vigário Geral realizou seu ensaio de bateria no Setor 11 da Marquês de Sapucaí. Fazendo uma paradona e bossas criativas, a bateria fez um bom ensaio mostrando estar preparada para o desfile oficial. Durante a paradona, a rainha, Egili, entra e samba no meio dos ritmistas que em coreografia abrem a bateria para sua passagem. Bossas e convenções bem realizadas animaram o ensaio da escola. Outro destaque vai para o intérprete Tem-Tem Jr que está confiante e entrosado com o samba.

“Esse ensaio aqui foi muito importante devido as dificuldades que enfrentamos. Posso dizer que não tenho 200 ritmista, tenho na verdade 200 amigos. Somos muito mais que uma bateria, somos uma família. Esse ensaio para mim é muito importante. Não estamos 100% ainda, estamos 90% e temos mais dois ensaios para fazer e acertar tudo para chegarmos no desfile prontos. O andamento vai ser 146 BPM (batidas por minuto), vou levar duas bossas, um break e um paradão”, explicou o mestre Luygui.

vigario ensaiosapucai1 vigario ensaiosapucai2

Vídeos e fotos: Estácio na Cidade do Samba

 

De olho nos quesitos: o que os jurados puniram em harmonia nos últimos cinco anos

    Segundo o manual do julgador, distribuído pela Liesa aos jurados e divulgado em seu site oficial na internet, no quesito harmonia deve-se observar “a perfeita igualdade do canto do samba-enredo, pelos componentes da escola, em consonância com o puxador e a manutenção de sua tonalidade; o canto do samba-enredo, pela totalidade da escola e a harmonia do samba”. Mas o que de fato tem feito as escolas do Grupo Especial perderem pontos neste quesito tão importante para um bom desfile?

    harmonia

    Em busca dessa resposta o site CARNAVALESCO apresenta um nova série de reportagens, totalmente baseada em um levantamento nas própria justificativas dos últimos cinco anos. ‘De olho nos quesitos’ procura apontar onde, na opinião da comissão julgadora, as escolas precisam estar atentas, os erros mais comuns apontados por aqueles que têm a responsabilidade de dar notas.

    No quesito harmonia, especificamente falando, há uma tendência de se julgar o carro de som e não apenas o canto da escola. Muitos dirigentes especialistas no quesito reclamam dessa forma de se julgar o quesito, mas o fato é que o desempenho dos intérpretes, seus apoios, a equipe de cordas e até a bateria estão sob os olhares dos julgadores do quesito, segundo as justificativas dos últimos cinco carnavais.

    As penalidades mais comuns apontadas em justificativas são o desencontro entre o canto da escola e o dos intérpretes, junto com a bateria; o excesso de cacos e palavras de empolgação emitidos pelos intérpretes oficiais e andamentos de bateria inadequados que prejudicam o entendimento daquilo que se é cantado.

    De fato, segundo as justificativas, os intérpretes se encontram na marca do pênalti. Usando formas de linguagem diferentes, em praticamente todos os anos pesquisados há punições em cima dos cacos dos intérpretes. Foi o que justificou o julgador Humberto Fajardo em 2015, para punir o desfile da Unidos da Tijuca com uma nota 9,8: “A execução excessiva de ornamentos (cacos) por parte do intérprete principal, prejudicou a execução do samba”.

    O desempenho da bateria é muito importante para a sustentação da parte musical de um desfile. E o quesito harmonia tem tido muita atenção em um dos temas mais debatidos por mestres e sambistas: o andamento adotado por algumas baterias. Em 2016 a Grande Rio perdeu pontos preciosos, segundo os julgadores, por andamento acelerado demais. O mesmo Humberto Fajardo alertou ao aplicar um 9,9: “o andamento acelerado prejudicou a execução do canto”. Fajardo repetiu a punição, desta vez para a Imperatriz Leopoldinense em 2017, também 9,9: “a execução do canto pela escola foi prejudicado pelo andamento acelerado”.

    O carro de som é um dos aspectos mais complexos do desfile. Primeiro por não depender apenas da escola o seu bom desempenho, uma vez que a empresa contratada para realizar o som da avenida é alvo de severas críticas. A equalização mal feita pode colocar todo um trabalho no lixo. Já foram justificadas algumas vezes que as vozes principais ou estavam muito mais altas ou muito mais baixas que as auxiliares e também o inverso. As cordas são outro crasso problema. Elas foram alvo de justificativas sete vezes desde 2015. Isso representa que a cada 40 justificativas em harmonia uma é em cima de problemas de cordas. Como justificou neste ano Deborah Levy, ao aplicar um 9,9 à Vila Isabel: “houve alguns momentos de embolação na base, devido ao excesso de desenhos dos cavacos, violões e tamborins, causando ‘polirritmias'”.

    Aspectos mais citados pelos jurados em harmonia desde 2015:

    – Falta de sincronia entre o canto do carro de som, da escola e a bateria;
    – andamento excessivamente acelerado da bateria, prejudicando o canto;
    – irregularidade no canto, com alas cantando muito mais que outras;
    – excesso de cacos emitidos pelos intérpretes;
    – equalização mal feita no carro de som, acarretando desencontros entre cantores, cordas e o canto dos componentes.

    Penúltimo ranking dos sambas mais ouvidos do Especial: Mocidade segue líder e passa de 100 mil audições

    O site CARNAVALESCO divulga a penúltima lista dos sambas-enredo mais ouvidos do Grupo Especial para o Carnaval de 2020. A contagem segue o link de cada samba. A última lista será divulgada no dia 19 de fevereiro.

    ensaio rua mocidade 2020079

    1 – Mocidade: 104.367 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    2 – Beija-Flor: 85.968 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    3 – Mangueira: 85.823 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    4 – Salgueiro: 72.816 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    5 – Portela: 72.751 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    6 – Paraíso do Tuiuti: 66.421 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    7 – Viradouro: 66.218 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    8 – Grande Rio: 65.954 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    9 – Vila Isabel: 61.427 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    10 – Unidos da Tijuca: 52.855 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    11 – União da Ilha: 43.962 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    12 – São Clemente: 41.038 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)

    13 – Estácio de Sá: 29.187 audições (CLIQUE AQUI PARA OUVIR O SAMBA)