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Mocidade demonstra domínio técnico em todos quesitos e mantém favoritismo para o Carnaval 2020

Por Matheus Mattos. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

Última escola de samba a ensaiar na noite de sábado, a Mocidade Alegre trouxe uma organização bem definida, clima de muita emoção, bom domínio de praticamente todos os quesitos e alegria nos componentes. Com a exibição, a escola se credencia à luta pelo título.

“Nesse carnaval estamos com muita gana, muita vontade de vencer. E a vitória vem com muita dedicação, coragem. Eu quero sentir a alegria de cada um de vocês e a Mocidade renascerá”, enfatizou Igor Sorriso.

O cantor destacou o poder da fé, e motivou os componentes. Antes de abrir os portões, a escola organizou uma ação cênica da entrada das Yabás. Todas estavam abriram passagem na avenida. A presidente Solange Bichara discursou e se emocionou bastante durante. O clima diferenciado da agremiação foi percebido ainda no esquenta, e mantido até fechar os portões. A escola aproveitou a arquibancada lotada e interagiu todo momento.

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“Melhorou muito, acertamos bem o andamento da escola, meu tempo de comissão de frente foi o combinado, tanto na chega ao recuo, como da saída da escola. O andamento do meu casal, pra ele poder uma apresentação e leve pro jurado, eu estava acertando essa frente e graças a Deus veio muito bem. Eu estou muito satisfeito, eu não podia errar nesse ensaio. O primeiro foi razoável, o segundo foi melhor e nesse eu tinha que acertar, saio muito satisfeito e estou preparado pro desfile”, afirmou Júnior Dentista, Diretor de Carnaval.

Harmonia

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O quesito é um dos pontos fortes da Mocidade. O alto nível do volume é presente em todos os setores. O samba tem letras difíceis, com pronuncia mais difícil, mas a escola responde com muito domínio da letra do samba. Os componentes da harmonia andam com objetos nas mãos para sinalizar o momento do apagão.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

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O casal Uilian Cesário e Karina Zamparolli tem uma dança que valoriza cada passo. Eles trazem uma movimentação clássica e com expressividade no rosto. Ambos vestiam vestimentas de orixá, oxossi e oxum. Observados em frente à torre 04, a dupla cumpriu com maestria cada critério de julgamento.

Evolução

Pra impulsionar a animação dos componentes, a escola trouxe uma placa escrita: “O nosso desfile começa aqui. Nossa missão é cantar e evoluir. Precisamos de vocês”.

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Todos os componentes trazem adereços específicos da ala. Localizada na frente da última alegoria, a ala traz movimentos específicos. As duas primeiras fileiras andam pra direita, e as de trás pro sentido contrário.

Comissão de frente

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A ala trouxe um tripé embalado, o que da impressão de ser o oficial. A comissão trabalha com passos que abusam do sincronismo. No momento em que as mulheres dançam, os homens ficam no tripé interagindo com a arquibancada, isso até o momento deles descerem.

Bateria

Em comparação aos últimos ensaios, a bateria levantou a arquibancada, principalmente na bossa que pede palmas. A ala coreografada que vem a frente da bateria, realizam passos para preencher o vazio quando entram na avenida. Após a bateria cruzar a linha final, todos os ritmistas voltaram pra avenida, se abaixaram e efetuaram bossas literalmente agachados. O ato levantou a arquibancada nos últimos setores.

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Samba-enredo

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Como já destacado em todas as apresentações, o Igor Sorriso tem a comunidade nos braços. Ele brinca, canta com praticamente todos, mesmo os que não são da agremiação. O diretor musical acompanhou cada nota e variação vocal.

Comunidade canta forte, bateria se destaca e Rosas de Ouro fecha seu último ensaio com chave de ouro

Por Gustavo Lima. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

O Rosas de Ouro realizou na noite deste sábado, seu último ensaio técnico rumo ao carnaval 2020. O ensaio novamente foi marcado pela boa exibição da bateria e do canto forte da comunidade. Outro ponto positivo foi a comissão de frente, que apresentou uma dança de fácil leitura, mas com bastante repertório, pois o enredo permite isso, fala de tecnologia, mas há várias vertentes que o carnavalesco André Machado pretende explorar.

“Viemos crescendo, a gente ajustou os erros, nesses últimos vieram os componentes devidos, a escola estava maior. Eu estou feliz com o canto da comunidade, a gente foi agraciado por esse samba, que empurra a gente, super otimista, fala sobre o tempo de amar, conectar emoções, unir os corações, quer dizer, todo mundo gosta de falar disso, fora que a gente está provando com esse enredo, que a tecnologia vai entrar efetivamente nas escolas de samba”, declarou a presidente Angelina Basílio.

Samba-Enredo

É um samba que, além de ter uma letra que passa coisas boas, tem uma melodia que faz com que o componente cante bastante. Letra explicativa, positiva, fácil de cantar e que foi muito bem interpretada pelo intérprete Royce do Cavaco, um dos mais longevos do carnaval paulistano. Vale ressaltar o entendimento da ala musical com a bateria, todos ficam sincronizados nas bossas, cantores, cavacos e violões.

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“Meu ângulo de visão não é muito grande, mas aonde eu vi, as alas estavam pulando, cantando com muita garra e isso me deixou muito feliz. O samba é maravilhoso, tenho o maior prazer de cantar, a bateria está sensacional e temos tudo pra fazer um grande desfile, histórico. Precisamos atingir a timbragem de som, mas no dia do desfile vamos chegar mais cedo e ajustar isso, mas no plano geral, a ala musical está perfeita melodicamente, todo mundo sabe onde abre voz, isso é muito importante. A nossa parte de cavacos e violões, pra mim é a melhor do carnaval, eu canto com a melhor ala harmônica do carnaval”, disse o intérprete Royce do Cavaco.

Bateria

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Foi o quesito destaque da noite, novamente a bateria de mestre Rafa apostou em muitas bossas neste treino, e será assim em seu desfile oficial. Destaque para um arranjo que é feito no refrão do meio, onde dá para ouvir claramente todos os instrumentos. O alto andamento colocou a comunidade para cima, o que culminou no sucesso da harmonia da escola.

“Acho que corrigimos 95% do que faltava, acho que mais uma vez a gente cumpriu a nossa proposta, e eu falo sempre, a gente nunca está pronto, depende do clima lá do dia e tudo mais, mas foi um grande ensaio. Acho que não tem essa de quesito destaque, acredito que são todos, não adianta a bateria fazer nota e outro quesito não fazer e eu comemorar minha nota. A escola perde e eu fico um mês trancado sem olhar pra cara de ninguém. Não adianta a bateria ganhar troféu, a gente comemorar, mas a escola não. Modéstia a parte nós estamos loucos pra comemorar um título, e nós estamos trabalhando, e o quer vier vai ser bacana”, afirmou o diretor de bateria, mestre Rafa.

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Mestre-Sala e Porta-Bandeira

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O casal está cada vez mais entrosado, aparenta estar 100% para o primeiro desfile oficial juntos. Everson Sena e Isabel Casagrande mostraram sincronismo em seus movimentos, os dois estão se entendendo bem e estão conduzindo com maestria o pavilhão da Roseira.

Harmonia

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A escola evoluiu seu canto a cada ensaio. Se nos anteriores o desempenho foi satisfatório, neste último, foi melhor ainda, a comunidade brincou na avenida. Sempre bom ressaltar o entrosamento da ala musical com a bateria, claramente eles fazem um trabalho para a comunidade cantar. Destaque para os quatro últimos versos do samba, que pegou na comunidade, é cantado com mais fervor pelos componentes.

Evolução

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O Rosas de Ouro evoluiu corretamente em todos os setores, não houve presença de buracos e nem espaçamento entre as fileiras das alas. A agremiação optou por um andamento mais descontraído, com os componentes mais soltos e leves, o que deu certo. A escola também está apostando muito em coreografias para dar um efeito especial em seu desfile.

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Comissão de Frente

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A ala vem usando um tripé em que dois integrantes se equilibram em duas traves, uma apresentação circense. Aparentemente a comissão representará a passagem do robô ROXP4 (símbolo do enredo) por todas as revoluções industriais. A ala estava sincronizada e realizaram todos os movimentos com harmonia, destaque para a apresentação de fácil leitura que a comissão proporciona.

Bateria, evolução e festa da torcida se destacam no ensaio da Vila Maria

Por Matheus Mattos. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

Segunda agremiação do grupo especial a realizar o ensaio no último sábado, a Vila Maria mostrou domínio dos quesitos que se destacaram nos primeiros treinos, como bateria, casal e evolução. A escola abriu o último técnico com uma faixa escrita: “Força, China. Estamos unidos em orações por vocês”. A mesma faixa também estava na arquibancada do setor B, junto à “Torcida da Vila”, que deu um show, principalmente durante a passagem da bateria. Os torcedores levaram fumaça nas cores da escola, sinalizadores, bandeirão e confetes, e animaram a escola na avenida.

“A Vila Maria vem nessa ascensão, então não devemos fazer tudo no primeiro ensaio, nem tudo no segundo ensaio, tem que ter essa evolução e ficou clara nos três últimos ensaios, e com certeza no último ensaio vai colocar o resto do tempero de volta, vamos cada um vestir as nossas fantasias. E com certeza com a alegria de boas alegorias, fantasias, de um som bonito da arquibancada vai ser o que falta e nós vamos passar distribuindo alegria, sentimento positivo pra todo mundo e aqui no final ter a certeza de missão cumprida e colocar um pouco da mão nessa taça”, disse o presidente Adilson José.

Comissão de frente

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Diferente dos últimos ensaios, o quesito não trouxe as bailarinas chinesas que acompanhavam. Apenas os 7 componentes evoluíram. Eles, no caso, trouxeram leques nas mãos, todos com entrosamento bem trabalhado. Impressão foi comprovada pelo som que o objeto fazia quando aberto. A comissão evoluiu com roupas características do tema, os demais com Verde e o personagem principal com azul, e rabo amarelo.

Harmonia

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O quesito mostrou evolução em comparação aos dois primeiros, porém nota-se ainda componentes com falta de intimidade com a letra do samba. Algumas alas, por exemplo, cantam mais que as outras com uma diferença considerável. A primeira ala, logo atrás da comissão de frente, chamou a atenção no treino. No segundo, as meninas se destacaram pela evolução, dessa vez o destaque se da no canto. Elas não gritaram, e cantaram o samba de forma clara e objetiva.

Evolução

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A escola adotou um estilo de andar um pouco mais lento e cadenciado. A entrada no recuo foi realizado com destreza, o único ponto é que durante a reposição, a ala da frente andou antes da correção. Um detalhe que não afetou o desempenho do quesito. A “ala jovem”, localizada no terceiro setor, trouxe dois dragões, iguais aos usados na cultura chinesa. Os componentes também realizavam coreografias e se destacaram na noite.

Bateria

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Postura ousada, valorização do andamento durante o recuo e bossas recheadas de informações, fizeram a bateria também um dos destaques. A bossa do segundo refrão, que tem movimentação de braços dos ritmistas, se destacou, mas de forma diferente em relação ao último técnico. Dessa vez, a proposta foi executada por toda escola e até pela arquibancada. Um efeito visual bacana e bem pensado.

Os ritmistas vestiam uma camiseta preta e boné, no caso das mulheres, uma tiara com pena pendurada. Depois de ter cruzado a avenida, a batucada voltou e se curvou em respeito as chineses.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

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O casal, Bruno Matias e Tatiana dos Santos, trouxe muita simpatia e bailado com toques de modernidade. Mesmo sendo a estreia da dupla, ambos mostram passos bem elaborados e expressividade no rosto, principalmente no mestre-sala. A dupla utiliza um espaço considerável pra efetuar a dança. O casal vestiu roupa tradicional, terno e vestido, com as cores da agremiação.

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A ala musical da Vila Maria trouxe uma novidade que não apareceu nos dois últimos ensaios. Durante a passagem do trecho “É fascinante, sonho real”, alguns cantores realizaram um pequeno contracanto. O intérprete Wander Pires estava bem à vontade. Brincou com sambistas dos primeiros setores e, no recuo, cantou dentro da bateria e ao lado do Moleza.

Outros destaques

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As meninas que se localizam ao lado do abre-alas se destacaram. No último ensaio elas também foram pontuadas pela coreografia, dessa vez a quantidade chamou atenção. O número cresceu e fortaleceu a expectativa de impacto durante o desfile.

Outro destaque ficou por conta da Ala das crianças. Elas se encontram na quarta alegoria e, mesmo assim, tem coreografias que mais passa a impressão de brincadeira.

Módulo musical se destaca em segundo ensaio da Colorado do Brás

Por Gustavo Lima. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

A Colorado do Brás realizou neste sábado seu segundo e último ensaio visando a preparação para o carnaval de 2020. O treino foi marcado pelo bom desempenho do conjunto musical, onde a bateria e o carro de som mostraram entrosamento em todas as partes, e isso faz com que a harmonia tivesse uma exibição melhor. No geral, o ensaio foi satisfatório, mas os departamentos devem conversar e arrumar algumas coisas no quesito evolução.

“Hoje a proposta do Colorado do Brás é a questão do livre movimento do componente, dele estar se sentindo bem, então foi isso que basicamente a gente trabalhou e conseguimos fazer. Hoje os componentes do Colorado do Brás estavam livres, soltos, leves, vieram em uma animação diferencia, o samba subiu bem, a escola teve dois momentos de apagão, então a bateria deixou de tocar e a comunidade cantou bem e conseguimos alinhar o retorno do canto, graças a Deus não houve nenhuma ocorrência. A escola veio em uma crescente muito boa, na qual a gente estava se programando, lógico que sempre vão ter alguns acertos a se fazerem, mas dentro da programação da direção da escola, o ensaio aconteceu. Nós hoje estimamos uma média de 1500 a 1800 pessoas, então a gente conseguiu atingir bastante pessoas. Pra escola foi um ensaio ótimo e animador, mas a diretoria sempre vai ter o que arrumar, mas saímos satisfeitos”, declarou o diretor de harmonia, Diego Zulão.

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É um samba bastante enérgico, levanta a comunidade, e que apesar disso, o intérprete Chitão Martins não deixou o andamento da escola cair e levantou os componentes da concentração até a dispersão. Vale ressaltar novamente o fato de a obra ser cantada em primeira pessoa, como se o homenageado Dom Sebastião estivesse contando sua própria história.

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“O ensaio foi muito bom, as alas estão cantando muito, acho que isso é muito importante, é um problema que a escola tinha e esse ano estamos vendo uma evolução, a escola está cantando bastante. O entrosamento do carro de som com a bateria está muito bom também e eu estou muito feliz, a escola está vindo em uma crescente boa e a gente tem tudo pra fazer um grande desfile e quem saber voltar no sábado para o desfile das campeãs”, comentou o intérprete Chitão Martins.

Bateria

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A bateria do mestre Allan Meira apostou em um andamento alto e com muita variação de bossas, com destaque para o arranjo que começa na segunda parte do samba e se estende até o refrão principal. Se o regulamento prevê criatividade nas baterias, a “Ritmo Responsa” mostrou que tem de sobra nestes dois ensaios do Colorado do Brás, o que irá beneficiar na questão do novo regulamento.

“Acho que houve uma evolução em questão de ritmo. Alguns detalhes a serem acertados, mas vamos trabalhar muito nessa reta final para que possa ser corrigido. E esperamos que cada componente da Ritmo Responsa mantenha o sorriso no rosto e faça do carnaval o nosso melhor momento”, disse o mestre Allan Meira, diretor de bateria da agremiação.

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A dupla apostou bastante na execução de coreografias. O movimento do casal estava sincronizado e não houve nenhum momento em que se desencontraram na execução do bailado. Sorrindo o tempo inteiro, a dupla mostrou simpatia e se mostraram prontos para conseguir a nota máxima.

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A escola entrou com muita energia neste ensaio. Embalados pelas palavras do presidente Ka, a comunidade cantou forte e com clareza em todos os setores., corrigiu alguns erros que obteve no primeiro ensaio, onde alguns setores não acompanharam o resto da escola, mas desta vez foi diferente e os componentes cantaram do início ao fim do treino.

Evolução

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Houve um buraco gigante entre uma ala coreografada e a bateria, que se iniciou pouco antes da torre número oito, e só foi consertado antes da chegada da bateria ao portão final. Um erro gravíssimo que se repetido no dia do desfile oficial, custará muitos ponta a escola. De resto, não teve outros erros dentro do quesito, as alas estavam sincronizadas e com as fileiras alinhadas, mas a escola deve se atentar na formação de novos buracos.

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Comissão de Frente

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A ala aparentemente irá representar uma espécie de balé, com um componente de destaque no meio, que não deu para identificar o que ele irá representar. A comissão levou bastante integrantes para a pista e não utilizou nenhum tripé, o forte da apresentação da ala é a coreografia dentro do samba no formato de balé, que era predominante na Europa de Dom Sebastião.

Em ensaio, Wesley homenageia todos os mestres da Mangueira

Na noite de sábado, durante o ensaio no Palácio do Samba, o Mestre Wesley fez uma homenagem a todos os mestres que passaram pela Bateria da Mangueira. Um painel com fotos de todos os mestres foi exposto no palanque da ‘Tem Que Respeitar meu Tamborim’.

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A comunidade e visitantes puderam ver as fotos reunidas dos mestres Waldomiro, Chimbico, Taranta, Alcir Explosão, Russo, Marrom, Jaguara Filho, Ailton, Vitor Art e Rodrigo Explosão.

“Era um sonho antigo desde o ano passado e eu não poderia deixar passar mais um carnaval sem realizar esta homenagem justíssima a todos os mestres que tiveram seus momentos à frente da nossa bateria”, contou Wesley.

Baile do Mestre Wesley vai agitar o Teatro Rival próximo dia 17

Um dia após o teste de luz e som da Marquês de Sapucaí com a Mangueira, o Mestre Wesley vai realizar o primeiro baile de carnaval de um mestre de bateria, no Teatro Rival, dia 17 de fevereiro, às 19h30, com presença do Molejo, Bateria da Mangueira, Rainha Evelyn Bastos, Marquinho Artsamba e muito mais.

Galeria de fotos: Evelyn Bastos arranca suspiros com fantasia em ensaio de quadra da Mangueira

Na noite do sábado, no ensaio técnico da Mangueira, a rainha de bateria, Evelyn Bastos, usou um body cavado que exibiu suas belas curvas. A roupa foi confeccionada especialmente pelo Atelier “Top De Luxo” todo bordado em strass e pérolas.

Morre ex-coreógrafa da comissão de frente da Inocentes de Belford Roxo

A bailarina Vivian Borges, ex-coreógrafa da comissão de frente da Inocentes de Belford Roxo, morreu neste sábado, vítima de um câncer. Ela fez parte da comissão de frente da Beija-Flor por sete anos, comandada por Ghislaine Cavalcanti.

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Vivian teve sua primeira atividade na escola da Baixada em 2007, através de um convite feito pelo então presidente Rodrigo Gomes, permanecendo até 2008, quando a agremiação sagrou-se campeã no Grupo B. Em seguida foi para Acadêmicos do Cubango, sendo responsável pela comissão, em 2010 e 2011. Retornou para Inocentes em 2015 comandando a comissão por dois carnavais.

Vivian formou-se na Academia Tereza Petsold. Foi coreógrafa do Grupo Expressão, primeiro grupo profissional de dança da Baixada Fluminense.

Série Barracões: É a Marta! Inocentes retrata e homenageia ‘Rainha’ para além dos gramados

Por Diogo Sampaio

Camisa 10 do Brasil. Seis vezes melhor do mundo. Maior número de gols em Copas do Mundo e na Seleção Brasileira. Não é a toa que Marta Vieira da Silva, ou simplesmente Marta, é a “Rainha do Futebol”. A história da menina que deixou o sertão nordestino para conquistar os gramados do mundo, superando a pobreza e o preconceito, é o enredo da Inocentes de Belford Roxo para o carnaval 2020.

“Marta do Brasil – Chorar no começo para sorrir no fim” conta com a assinatura de Jorge Caribé que, após doze anos, retorna a Caçulinha da Baixada com um enredo e uma estética fora dos seus padrões, muito ligados a temática negra e ao uso de materiais alternativos. Para o site CARNAVALESCO, o artista contou como está sendo essa experiência:

“Saí da minha zona de conforto para assumir esse carnaval, que para mim também é novidade. Até eu estou doido para chegar o dia e vê se tudo deu certo, porque nunca tinha feito um enredo assim, sobre jogador de futebol ou ligado a esse universo. Mas a gente está levando numa boa, faltam três semanas para chegar o dia do desfile, como todas as escolas esse ano, não só dá Série A, estamos passando dificuldades financeiras, mas fazendo um carnaval digno, arrumadinho, direito. Por não ser nenhum carnaval africano, eu não consegui fazer a minha ‘xepa’: pegar uma escultura aqui, outra ali. Então, o presidente teve de se desdobrar, porque é tudo novo. Não teve nenhuma escola ano passado que falou de nada perto do nosso assunto, que eu pudesse pegar uma bola ou uma chuteira ou uma trave. Tudo foi construído a partir do zero. Muitas pessoas podem até não entender: ‘Estão sem dinheiro e colocando um carnaval desses?’. Mas vamos passar com dignidade, bonitos para brigar pela tabela de cima. Estou confiante!”, garantiu.

Sossego faz ensaio de bateria utilizando tambores de maracatu na bateria e promete ousadia no desfile

Por Victor Amancio

A bateria Swing da Batalha foi a última a ensaiar nesta sexta-feira no Setor 11 do Sambódromo. Fazendo bossas ousadas e fazendo uso de instrumentos de maracatu, a bateria de mestre Laion promete um verdadeiro show no desfile oficial. Sem erros e embalados pelo samba na voz do intérprete Nêgo, a escola realizou um grande ensaio com a promessa de um desfile empolgante.

“O ensaio foi positivo, estamos chegando muito perto do dia do desfile oficial. O treino aqui é muito importante para o trabalho. É muita luta mas isso aqui é muito gratificante. Nossa bateria pretende inovar trazendo instrumentos de maracatu, o andamento vai estar entre 144 BPM a 146 BPM (batidas por minuto), não quero nada de correria. Levo para avenida 4 bossas e o ritmo de maracatu, uma bossa afro com um elemento cenográfico, que será um personagem, e duas bossas de impacto. Saio desse ensaio de alma lavada”, comentou mestre Laion.

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Bateria da Renascer de Jacarepaguá realizou um ensaio vibrante com a presença da comunidade

Por Victor Amancio

Fechando a semana de ensaios de bateria, a Renascer de Jacarepaguá ensaiou com quase todos os segmentos da escola presentes. O mestre Junior e a bateria Guerreira fizeram um grande ensaio, empolgando tanto a comunidade quanto o público que estava presente. O carro de som, comandado por Leonardo Bessa, está em plena harmonia com a bateria que promete empolgar com as bossas, que estão sendo muito bem executadas. Durante uma dessas convenções a bateria faz um coreografia com todos se voltando para os jurados.

“O ensaio foi muito tranquilo, estamos conscientes de tudo que está sendo feito desde o primeiro ensaio. Eu sou muito detalhista, cobro muito e eu acredito que se o trabalho é feito da forma certa a gente colhe bons resultados. Temos pequenas coisas para acertar em questão de equalização mas é detalhe meu. O ensaio foi uma confraternização para agradecer por todo o trabalho que eles estão fazendo e se o desfile fosse hoje eu sairia daqui muito feliz. No desfile a bateria vem com o andamento de 144 BPM (batidas por minuto), 4 bossas muito bem elaboradas com cuidado para não ferir a obra”, explicou mestre Júnior.

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