Foi com clima de festas de final de ano que a Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi, do grupo especial do carnaval paulistano, encerrou seus ensaios do ano de 2021. A agremiação da Cantareira abriu as portas da sua quadra para celebrar com a comunidade e fechar com chave de ouro os treinos realizados para o carnaval de 2022.
Foto: JoBelli / Renaqto Cipriano – Divulgação
Para abrilhantar ainda mais a festa, as passistas Plus Sizes que integram o Grupo PlusZaca, coordenadas por Welton Honório, entraram no clima do ensaio e todas estavam com look vermelho natalino, gorros vermelhos, remetendo a mamãe noel, no clima do ensaio festivo, onde com muita graciosidade posaram aos fotógrafos e em seguida deram um show de simpatia e samba no pé.
Em 2022 será o quarto ano que a ala especial desfilará pela agremiação da Zona Norte Paulistana, a qual foi a primeira escola a montar uma ala inteira contendo 40 meninas, sendo todas passistas Plus Size.
Outro grande destaque ficou para as Musas que integram o Grupo Show Tucuruvi. Estas optaram por looks na cor branca, exibindo muita elegância e sensualidade.
O ensaio também contou com a presença da comunidade e segmentos que juntos estarão em busca de mostrar a força da Cantareira, após o vice-campeonato do Grupo de acesso no carnaval de 2020.
Para o carnaval de 2022, a agremiação que é presidida pelo Sr Jamil, terá a missão de abrir os desfiles da sexta-feira de carnaval, sendo a primeira noite do Grupo Especial Paulistano, onde o Acadêmicos do Tucuruvi levará para o Sambódromo do Anhembi o enredo “Carnavais…De lá pra cá o que mudou? Daqui pra lá o que será?”, o qual está sendo desenvolvido pela dupla de carnavalescos Dione Leite e Fernando Dias, e irão falar sobre o carnaval do passado, o que está acontecendo com o carnaval atual e o que eles querem para o futuro do carnaval.
A chuva forte que cai na cidade do Rio de Janeiro na tarde desta sexta-feira, 1está colocando em risco 20 anos de história do Museu do Samba, localizado no bairro de Mangueira, Zona Norte do Rio. Com salas inundadas e o telhado com ameaça de desabamento, o acervo de 45 mil itens da história do samba e do carnaval correm perigo. Confira as imagens da chuva caindo dentro do Museu do Samba.
Foto: Divulgação
Na coleção do museu há peças que pertenceram a personalidades como Cartola, Zé Kéti, Nelson Sargento, Candeia, entre outros, um acervo audiovisual com 160 depoimentos de grandes sambistas (Monarco, Neguinho da Beija-Flor, Tia Surica, Haroldo Costa, Delegado , Dodô da Portela, por exemplo). Duas exposições estão atualmente em cartaz, além de atividades e workshops culturais, e as instalações do Pré-Vestibular Social Tia Zica.
Uma reforma do telhado iniciada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) há dois anos e hoje paralisada tem causado a maioria dos problemas, segundo Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e fundadora do Museu do Samba. Na chuva do fim de semana passado, um muro desabou. Com a água caindo diretamente sobre as instalações elétricas, existe ainda risco de incêndio.
“É impressionante como tudo com o samba é na base da resistênia. O Museu do Samba existe graças a mobilização dos sambistas para criar esse espaço, que tem um acervo ímpar e que está vivendo agora este momento alarmante, colocando em risco 20 anos de trabalho”, desabafa Nilcemar.
“Como este prédio é federal, não podemos sequer realizar obras emergenciais; o Iphan precisa se posicionar, porque está tudo paralisado e este patrimônio todo ameaçado”, alerta Nilcemar Nogueira.
A Cidade do Samba recebe nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro mais uma etapa do concurso que vai eleger a Corte Real do Carnaval 2022. A partir das 18h, a Comissão Julgadora vai selecionar os quatro finalistas a Rei Momo. A grande final acontece no dia 07 de janeiro.
Essa é mais uma etapa do processo de planejamento da cidade para o carnaval, desde que o cenário epidemiológico da pandemia da Covid-19 e as determinações dos órgãos competentes no combate à doença sejam favoráveis à realização da festa.
Ao todo, a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, recebeu 15 candidaturas para o posto de Rei Momo 1º e Único do Carnaval carioca. O segundo colocado será o vice-Rei na etapa final da disputa.
A semifinal feminina escolheu na última sexta-feira, dia 10 de dezembro, as seis finalistas ao posto de Rainha e Princesas do Carnaval 2022. Para a grande final, seguem na competição Luara Neto Lino, Thaiana Rodrigues Pinheiro, Deisiane Conceição de Jesus, Elaine Menezes Ribeiro, Juliana Santos de Campos e Cíntia Barboza Amaro Batista. Além do posto de Rainha do Carnaval 2022, as segunda e terceira colocadas serão eleitas princesas na etapa final.
As inscrições foram encerradas no dia 30 de novembro. As etapas de seleção são abertas ao público e têm entrada gratuita. A final está prevista para acontecer no dia 07 de janeiro, com a coroação dos selecionados após voto dos jurados e do público. A votação abre nesta sábado, 18, no site do G1.
A noite de quinta-feira foi de muito samba e homenagens no último ensaio de canto da Beija-Flor este ano. Aliás, o ensaio foi bem diferente. A escola até treinou seu samba para 2022, mas o clima era de confraternização e a festa aumentava quando as outras 12 escolas do Grupo Especial cantavam seu samba para o ano que vem e, em alguns momentos, algumas obras de outros anos.
A grande homenagem foi para os compositores vencedores do Grupo Especial que receberam um troféu simbólico, o Troféu J. Velloso. A ideia do título do prêmio é para honrar a memória do ex-presidente da ala de compositores da Beija-flor, Jorge Velloso que faleceu no ano passado. Com os sambas-enredo assinados por Jorge Velloso a Beija-Flor foi campeã do Grupo Especial em 2007, 2008 e 2015. A intenção foi condecorar no mês do samba todos aqueles que produzem as obras que passam e passaram na Avenida e ficam eternizadas na memória do mundo do samba.
Dudu Azevedo, diretor de carnaval da Azul e Branca de Nilópolis, explicou que a ideia da festa partiu do presidente Almir Reis.
“É o nosso presidente Almir que toda hora conversa com a gente, toda hora quer chamar o mundo do samba para todo mundo caminhar junto. E é o mês do samba. E também é uma homenagem ao Jorge Velloso, ex-presidente da ala de compositores e é uma pessoa que foi muito querida na escola, campeão várias vezes, o samba dele já deu título para a escola, por isso essa homenagem”, explicou o diretor de carnaval.
O presidente Almir Reis à reportagem do CARNAVALESCO fez questão de valorizar a importância dos compositores para a essência das escolas de samba.
“Esse evento é uma ideia nossa, aqui não existe minha, existe nossa, o crédito é de todos. Não podemos passar essas obras de arte, esses sambas são lindos. Os sambistas tem que ser reconhecidos, essa é a verdade.Tem muita gente que não consegue enxergar isso, mas nós somos importantes para a cultura brasileira”, afirmou o presidente.
O compositor Fábio Borges da parceria vencedora da Viradouro 2022 vai ao encontro do pensamento do presidente da Beija-Flor e também valorizou a importância de quem faz os sambas-enredo.
“Esse evento é importantíssimo porque exalta a essência da escola de samba, que é o compositor. E, principalmente, o Jorge Velloso, um compositor de muito sucesso da Beija-Flor. E a Beija-Flor está de parabéns por esse evento e nós da parceria vencedora da Viradouro, nós nos sentimos muito honrados”, admite o compositor.
Já o compositor Diego Nicolau, da Mocidade, exaltou o legado do ex-presidente da ala de compositores da Beija-Flor, Jorge Velloso, para a categoria.
“Eu acho que é isso, o sentido é homenagear os compositores, uma coisa que quase não acontece. Nós compositores precisamos desse reconhecimento, e a Beija Flor hoje vai entregar o troféu com um nome muito especial, meu amigo, meu parceiro,grande Jorge Velloso, muito especial para mim e para todo compositor. A Beija-flor é uma escola muito querida por todos, então legal essa iniciativa dela e que possa reverberar para outras”, espera Nicolau.
Anfitrião da noite entre os compositores, Júlio Assis, vencedor pela Beija-Flor em 2022, também lembrou com carinho de Jorge Velloso que por muitas vezes também fez parte da parceria dele, inclusive do samba de 2022 produzido ainda em 2021 quando J. Velloso ainda estava vivo.
“É uma emoção muito grande para a gente porque é um troféu que vai levar o nome de um grande ídolo pra gente que é o J. Velloso, então é uma noite muito emocionante para gente em especial da parceria 01 que o Velloso também fazia parte e para todas as escolas, pois o Velloso era importante para todas as escolas de samba”, entende Júlio.
Um dos grandes momentos da noite foi quando a Imperatriz veio ao palco. Gabriel Mello, compositor solo, feito pouco comum nos dias de hoje, da obra da Verde e Branca de Ramos, ao agradecer pelo prêmio recebido, lembrou de dois grandes ícones, um da Beija-Flor e outro da Imperatriz que hoje já não estão mais entre nós.
“Eu gostaria de agradecer ao presidente Luiz Pacheco Drummond, que será eterno na Imperatriz, a presidente Cátia, ao presidente Almir da Beija-Flor de Nilópolis, ao Dudu Azevedo, a essa bateria linda,e dizer que nessa minha trajetória existe um nome que eu preciso reverenciar nesse instante, que foi o meu pai, o meu criador, o meu professor, Luis Fernando Ribeiro do Carmo, Laíla, esse prêmio é seu” definiu o compositor.
Após quatro etapas da pesquisa do site CARNAVALESCO com os leitores, apaixonados por carnaval, a Grande Rio foi a grande vencedora e declarada a melhor do Grupo Especial do Rio de Janeiro para 2022. A obra da escola de Duque de Caxias somou 39,58 pontos, seguida da Beija-Flor com 39,53 e da Mocidade com 39,38. O samba-enredo da tricolor caxiense é assinado pelos compositores Gustavo Clarão, Thiago Meiners, Arlindinho, Igor Leal, J.R. Fragga e Cláudio Mattos. Evandro Malandro é o intérprete. Nos próximos dias, a equipe do site fará a entrega da premiação. * OUÇA AQUI O SAMBA-ENREDO DA GRANDE RIO – Vice-campeã do Grupo Especial em 2020, a Grande Rio levará para Avenida no ano que vem o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exú”, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddas e Leonardo Bora.
Foto: Leandro Ribeiro/Divulgação TV Globo
“É uma sensação maravilhosa. Sou do candomblé. Tenho Exú como protetor. Tenho a Grande Rio como uma escola no meu coração, já fui campeão algumas vezes, e o enredo me emocionou. Estou emocionado e feliz com a repercussão do samba. Ver pessoas da escola cantando o samba com garra é muito gratificante”, disse o compositor Arlindinho, em entrevista ao site CARNAVALESCO, quando ganhou o samba-enredo para 2022.
Confira abaixo o resultado final da pesquisa do CARNAVALESCO da safra de sambas do Grupo Especial do Rio de Janeiro para 2022
COMPOSITORES: CARLINHOS BROWN, DIEGO NICOLAU, RICHARD VALENÇA, ORLANDO AMBROSIO, GIGI DA ESTIVA, NATTAN LOPES, JJ SANTOS E CABEÇA DO AJAX
OKÊ ARÔ OFÁ DA MIRA CERTEIRA
DONO DA MATA, OKÊ OKÊ, MUTALAMBÔ
SEU AJEUM JÁ PREPAREI NA QUINTA-FEIRA
NO FUNDAMENTO A BATIDA INCORPOROU
SAMBORÊ PEMBA FOLHA DE JUREMA
HÁ PROTEÇÃO DE OGBOJU ODÉ
PAI OXALÁ LHE DEU SEU DIADEMA
QUEM REGE MEU ORI, GOVERNA A MINHA FÉ
NOS IDILÊS, A ANCESTRALIDADE
O ALAKETU NO EGBÉ DA MOCIDADE
OXOSSI É CAÇADOR DE UMA FLECHA SÓ
HERDEIRO DE IEMANJÁ, IRMÃO DE OGUM (EXU)
AQUELE QUE NA COBRA DÁ UM NÓ
AQUELE APAIXONADO POR OXUM
IBUALAMA O MAR ATRAVESSOU
NO GANTOIS VIROU SÃO JORGE GUARDIÃO
UM RIO INTEIRO EM TEU NOME, MEU SENHOR
QUEM É DE OXOSSI É DE SÃO SEBASTIÃO
Ô JUREMÊ, Ô JUREMÁ
CABOCLO LÁ DA JUREMA É CACIQUE NESSE CONGÁ
Ô JUREMÊ, Ô JUREMÁ
MANDINGA DE TIA CHICA
FEZ A CAIXA GUERREAR
INVERTEU MEU TAMBOR,
DE DUDU E DE COÉ, FOI QUIRINO, FOI MIQUIMBA
DE JORJÃO, O AGUERÉ
FEZ DO AGUIDAVI, BAQUETA DA NOSSA GENTE
PRA EVOCAR NESSE TERREIRO TODA ALMA INDEPENDENTE
ARERÊ ARERÊ KOMORODE
KOMORODE AROLE KOMORODE
ARERÊ ARERÊ KOMORODE
TODO OGÃ DA MOCIDADE É CRIA DE MESTRE ANDRÉ
A magia do Natal vai invadir a quadra da Unidos do Porto da Pedra nesta quinta-feira com a chegada de Papai Noel. O evento será realizado a partir das 18h com a entrega de brinquedos e distribuição de cachorro quente, pipoca, refrigerante e algodão doce para a criançada.
Em seguida, o couro vai comer com mais um ensaio geral da Unidos do Porto da Pedra e apresentação de todos os segmentos. EFechando a noite, o pagode do presidente com o projeto Quem é de Samba Sabe.
A quadra da Unidos do Porto da Pedra está localizada na Travessa João Silva, 84, Porto da Pedra.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, utilizou o Twitter, no início da tarde desta quarta-feira, para falar da situação do Carnaval 2022 no município. Paes garantiu a realização dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.
“Havendo a possibilidade, como há nesse momento e acontece semanalmente, de realização de jogos de futebol com os controles já previstos nas normas estabelecidas pela prefeitura, não há qualquer motivo para não garantimos que o carnaval da Marquês de Sapucaí será realizado. Essa informação é importante para diminuir as especulações acerca dessa festa. O carnaval na Marquês de Sapucaí exige uma preparação com muita antecedência, inclusive com repasse de recursos públicos as escolas de samba. Portanto, a não ser que haja uma mudança completa em todas as regras hoje existentes e no quadro da epidemia, o carnaval da Sapucaí é algo garantido. Já estamos discutindo com a Liesa regras muito restritas que serão apresentadas a nosso comitê científico. Estamos inclusive nos utilizando do belo exemplo estabelecido pela direção do Flamengo que consideramos um caso de sucesso. Ou seja, não teremos necessariamente uma decisão uniforme sobre todas as formas de celebração da maior manifestação cultural de nosso país”, comentou o prefeito do Rio de Janeiro.
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio
O prefeito também explicou explicou que existem diferentes tipos de eventos.
“Ainda é muito cedo para tomarmos uma decisão em definitivo. No entanto, é importante entender que quando falamos de carnaval estamos nos referindo a, pelo menos, três tipos de eventos. Primeiro temos os bailes que acontecem em espaços fechados. Segundo as regras desse momento a realização dessas festividades é possível em razão da possibilidade de cobrança do passaporte de vacinação e/ou testes. Depois temos o carnaval de rua. Esse obviamente requer uma análise ainda mais detalhada uma vez que não há qualquer possibilidade de controle daqueles que estarão participando das celebrações. E finalmente, temos a grande celebração que acontece na Marquês de Sapucaí. Gostaria de estabelecer nesse caso uma comparação com estádios de futebol. A Marquês de Sapucaí nada mais é do que o estádio do samba”, disse.
O Paraíso do Tuiuti está desde novembro ensaiando na rua e seguirá sem descanso até o dia do desfile. A expectativa da escola é repetir ou até ir melhor do que em 2018, quando conquistou o vice-campeonato do Grupo Especial. Dessa vez, a preparação, segundo os integrantes, caminha para mais forte da realizada no ano inesquecível para agremiação de São Cristóvão.
Começando pelo carro de som. Celsinho Mody contará agora com Carlos Jr, intérprete também do Império de Casa Verde, uma das principais vozes do carnaval, e, a dupla recebeu um presente recentemente que foi a volta da cantora Grazzi Brasil. O trio paulistano possui todos os requisitos para fazer uma apresentação inesquecível no ano que vem. O samba-enredo “KA RÍBA TÍ YE – Que Nossos Caminhos Se Abram. O Tuiuti Canta Histórias de Luta, Sabedoria e Resistência Negra”, de autoria de Claudio Russo, Moacyr Luz, Julio Alves, Alessandro Falcão, W. Correa, Chico Alves e Píer, sem dúvida, é um dos melhores do ano.
“O Tuiuti já virou uma grande paixão na minha vida. A escola que tem a mesma característica que a nossa. É uma escola de luta, buscar cada dia seu melhor, que tem orgulho de ser uma comunidade negra. A Grazzi é minha maior parceria de canto e estou estreando a parceria com o Carlos Jr. É um momento muito mágico. Te falo com toda certeza que esse ano está muito melhor do que 2018 e que essa energia toda cresça. O Carlos Jr veio, nos entrosamos, temos energia muito boa musicial, e a Grazzi é o elemento que faltava para buscarmos algo que para muitos é impossível, mas para gente é uma realidade que está sendo criada nas nossas vidas. Brinco que já sou carioca. Estou apaixonado pela cidade. Só não moro ainda no Rio. O presidente Thor teve a coragem de dar a oportunidade para gente lá em 2018. Sou muito grato. É tudo a mesma coisa (falando do Rio e de São Paulo), a gente só sai de casa um pouco mais cedo. Temos também no carro de som o Ciganerey e o Hudson. Estamos prezando pela qualidade”, disse Celsinho Mody.
Fotos: Ewerton Pereira/Divulgação Tuiuti
“É sempre um honra fazer música e estar no pavilhão que comecei no Rio de Janeiro. É maravilhoso. Estou feliz. Mais uma vez, eu estou cantando a história do meu povo e trabalho com os meus amigos Celsinho Mody e Carlos Jr. Ainda sinto uma energia melhor até do que 2018. Nunca tive problema de dividir carro de som. O importante é a sintonia. É maravilhoso ver nosso povo aqui. Somos todos iguais. Já fizemos isso desde 2018 e vai ficando cada vez mais natural. Sou amiga de todos. Admiro o Thor que faz tudo com muita coragem, ele é um bamba”, completou Grazzi.
Para o diretor de carnaval do Tuiuti, André Gonçalves, o pouco tempo para os ensaios exige que todas escolas treinem sem descanso. “Esperamos continuar com o mesmo padrão de trabalho desde o início. A tendência é só crescer. Todo mundo estava esperando o momento de voltar ao ensaio. O povo estava ansioso. Vamos treinar direto. O tempo ficou curto para todas escolas. Precisamos ensaiar demais. São quase três mil componentes. Sinto a energia de 2018, que eu fazia parte da comissão de carnaval. Vamos correr atrás daquele 0,1 décimo que deixoamos na época. Podem esperar muitas surpresas na Avenida”, disse o diretor de carnaval.
Estreando no Tuiuti, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Raphael e Dandara, exala confiança para o desfile e ressalta a ótima recepção dada pela comunidade. “Tudo é novo para gente. Estou gostando demais. A magia está maravilhosa, está acontecendo. Nossa sintonia com os guardiões, com o samba e a bateria. Tudo vai entrando no corpo. Quando vê você está tomado pela emoção. Tudo está no caminho certo”, afirmou o mestre-sala.
“Estávamos em uma vivência muito boa na quadra. Criamos o laço. Quando veio para rua pegamos a energia da comunidade. Isso motiva ainda mais para o trabalho que iniciamos como parceria e escola nova. Está sendo um encontro muito forte. Estamos muito empolgados. Quando formamos uma parceria é preciso ter tempo e ensaio. A energia fica renovada, garra para dar certo e a gente se empenha mais para estarmos prontos no momento certo”, explicou Dandara.
Dono do ritmo no Tuiuti, mestre Marcão promete um grande espetáculo na sua volta para o carnaval do Rio de Janeiro. “Está sendo mágico. Fiquei quase três anos fora. É gratificante demais voltar. Temos um samba espetacular. Isso facilita muito. Ele encaixa com a bateria. Não tivemos dificuldade em acharmos o andamento. Vamos de 143 a 144 BPM (batidas por minuto). A nossa bateria é de comunidade. Temos muitos amigos por aqui. Fizemos uma reunião e quando cheguei tive a surpresa de estar realmente em casa. Trabalho com esse carro de som é ótimo também. A gente conversa o tempo inteiro. Estou gostando muito”, garantiu.
A União da Ilha do Governador realiza uma grande festa no próximo sábado, a partir das 18h, para coroar a nova rainha de bateria da escola, Juliana Souza. Na noite também haverá o show completo do sambista e compositor Arlindinho, apresentação dos segmentos ao som da Baterilha e Ito Melodia e muitas outras surpresas. Vale ressaltar que os integrantes das alas e demais segmentos terão entrada gratuita mediante apresentação da carteirinha.
Foto: Divulgação/Ilha
Há 25 anos, Juliana passou a frequentar a quadra da agremiação, sempre levada pelo seu pai (um dos grandes compositores da escola e diretor de carnaval por vários carnavais). Além disso, ela desfilou por muitos anos como destaque em alegorias até chegar ao posto de uma das musas da escola. A vez de ser rainha chegou para ela para o carnaval de 2022.
Serviço:
Horário: a partir das 18h
Pista: R$ 10 ou 1kg de alimento não perecível
Mesa: 40 reais (4 lugares)
Camarote: 250 reais (8 lugares)
Vendas na secretaria da escola (21) 21470660
A quadra da União da Ilha fica localizada na Estrada do Galeão 322, Cacuia – Ilha do Governador.