Início Site Página 1219

Em ensaio arrebatador, Unidos do Viradouro canta forte e dá show em bateria e casal

Única escola a ensaiar neste domingo, a Unidos do Viradouro fez uma apresentação emocionante durante o teste de luz e som da Marquês de Sapucaí. Cantando alto a todo momento, a comunidade da escola abraçou o samba composto por Felipe Filósofo e parceria. A bateria Furacão Vermelho e Branco, comandada por mestre Ciça, deu um show à parte em suas bossas e coreografias. O elegante bailado do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Julinho e Rute, também foi um dos pontos altos do treino. A atual campeã do carnaval mostrou no chão da avenida, ao longo de 1h05 de ensaio, que deverá disputar o bicampeonato. * VEJA AQUI FOTOS DO ENSAIO

ensaiotecnico viradouro 2022 16
Fotos de Allan Duffes/Site CARNAVALESCO

Antes da arrancada da escola, o intérprete Zé Paulo Sierra entoou trechos do samba de cada uma das agremiações que compõem o Grupo Especial no carnaval de 2022. No esquenta, o cantor relembrou o samba do bicampeonato da escola, o famoso “Ensaboa”, que foi muito cantado pelo público das arquibancadas. Antes do início, o presidente de honra da escola, Marcelo Calil, discursou para incentivar a comunidade no ensaio. A se destacar, também, apresentação da bateria ao setor 3, na qual os ritmistas tiraram as máscaras, em alusão ao verso do samba da Viradouro. Em seu grito de guerra, Zé Paulo homenageou o falecido Dominguinhos do Estácio, muito identificado com a escola de Niterói, com o seu “Olha a Viradouro chegando”.

ensaiotecnico viradouro 2022 05

“Eu venho na bateria. Por isso, eu vou falar meu sentimento. Foi o melhor possível, conseguimos alinhar tudo aquilo que eu venho falando desde sempre que é emoção, alegria, espontaneidade e técnica. Isso é o que nós entendemos ser necessário para fazer um bom desfile, não estou falando de ganhar título, porque o importante é fazer um bom desfile e aí o título se torna uma consequência. A avaliação de hoje é a melhor possível, até mesmo pela resposta do público e pela resposta de alguns profissionais que passaram por aqui. Estou muito feliz e a gente sabe que treino é treino e jogo é jogo, mas é bom saber que se treina bem. É manter essa pegada de hoje, mas se você me perguntar no último ensaio eu ainda vou te responder que queremos trabalhar alguma coisa. Eu diria que hoje estamos 100% prontos, porque no desfile temos que estar 120%”, disse o presidente Marcelinho Calil.

Harmonia e Samba

Confirmando o que já vinha se repetindo nos ensaios da Avenida Amaral Peixoto, em Niterói, o canto dos componentes da Viradouro é forte e contínuo. Os componentes de todas as alas, do início ao fim da escola, berravam o samba, muitas vezes dificultando a audição da voz do intérprete e do carro de som. A ala das baianas passou cantando e girando bonito, com todas elas de saia branca, lenço branco e cordões coloridos. A escola está totalmente envolvida em um “lirismo e estado de graça” por conta dessa volta do carnaval. A primeira ala coreografada, e a ala 21, já perto do fim, que tinha componentes com guarda-chuvas na mão, foram os grandes destaques no canto.

Se havia qualquer dúvida ou questionamento acerca do funcionamento do samba da Viradouro, em formato de carta, essas foram completamente sanadas na Sapucaí. O auge é a declaração de amor no fim: “Carnaval te amo, na vida és tudo pra mim”, cantada com ainda mais intensidade pelos componentes da escola. O “clima envolvente” de todo o ensaio foi mantido com excelência pelo carro de som da escola, que tem o intérprete Zé Paulo Sierra como voz principal.

ensaiotecnico viradouro 2022 32

“Hoje a gente sabe que é uma grande festa. A Viradouro foi campeã, então é legítimo fazer essa festa, esse teste. Mas não esquecemos da parte técnica, pois estamos fazendo um bom trabalho na Amaral. Mostramos que de fato estamos preparados para disputar título e fazer uma boa apresentação no dia 22 de abril. A gente tem trabalhado muito tempo. É um carnaval que está demorando dois anos e dois meses. É claro que entre uma proibição e outra de fazer o carnaval, viemos ensaiando e treinando. A escola ensaia muito, a expectativa foi fazer o melhor possível aqui e no desfile ainda mais. O que erramos aqui, temos 10 dias para sentar, conversar e consertar. Não temos que ir com esse peso todo. Fazendo algo parecido com o que acontece na Amaral, consigo que seja satisfatório. Se alguma outra escola fazer melhor do que a gente, não é conosco. O que vamos fazer é algo melhor do que em 2020, posso garantir”, disse Dudu Falcão, um dos diretores de carnaval.

ensaiotecnico viradouro 2022 38

“Reproduzimos o que fizemos esse tempo todo na Amaral Peixoto. Queria muito aproveitar para agradecer a Deus por estar aqui, toda hora e glória a ele. Atravessamos um momento de muita dificuldade, não digo só a iradouro, e sim todas as outras escolas. Noite maravilhosa, espero que todos tenham sido abençoados por esse desfile. Se não estivéssemos prontos faltando 10 dias para o carnaval, seria um erro nosso. Mas aquilo que por ventura analisarmos que deu errado, sentaremos para conversar e ajustar com certeza. A marca da Viradouro é ser uma escola eclética. Uma escola que fala de amor, paixão e emociona as pessoas. Nosso sentimento é esse, nossa mensagem é essa. Retomar, renascer. Nossos artistas nos brindaram com um enredo que não é nosso, é de todos vocês que podem esperar um desfile com muito amor e paixão, pois é o que sabemos fazer”, completou Alex Fab, outro comandante da direção de carnaval.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Julinho e Rute, fez uma excelente apresentação, esbanjando talento e emoção do começo ao fim. A coreografia da dupla está muito bem sincronizada entre eles e o samba da escola. Os dois conversam no olhar para executarem seus movimentos e apresentarem o pavilhão da Viradouro. O figurino impecável era predominantemente bege, com detalhes amarelo na barra da calça dele e na barra da saia dela, como se fosse um tecido do século passado. Julinho levava uma coroa na cabeça, enquanto Rute usava uma tiara com as flores de Obaluaê, as pipocas. Os dois cantavam o samba durante toda a avenida. O bailado do casal em frente ao módulo de julgamento durou cerca de 2min23s.

“Eu vou repetir uma palavra para você que eu já repeti várias vezes, minha palavra é gratidão! Eu estou muito grata por poder estar aqui hoje. Sou grata pela saúde, saúde dos que podem estar aqui na arquibancada, cada desfilante e, que também é a sensação de poder estar aqui representando, desfilando e ensaiando para quem não pode estar aqui. A gente sempre ensaia com outro andamento, com o samba ao vivo, mas hoje pudemos fazer mais um ajuste de tempo, junto com a bateria. O bom é que a gente conseguiu ajustar no próprio ensaio e nas cabines saiu super certo”, disse a porta-bandeira.

ensaiotecnico viradouro 2022 29

“A sensação é de paz, de alegria, de agradecimento por a gente ter passado esses dois anos, do jeito que a gente passou, independente do carnaval foi o que aconteceu em nossas vidas, no mundo inteiro. Hoje, a gente tem a sensação de sobrevivência, o carnaval sobreviveu porque bateram muito na gente. Poder estar brindando o público depois de todas as escolas que passaram e a gente fechar um ciclo de ensaios, eu acredito que a Viradouro fez um grande desfile, não é ensaio não. Só agradecimento. Estou comemorando 15 anos dançando ao lado dessa diva que é a minha porta-bandeira”, completou o mestre-sala.

Bateria

ensaiotecnico viradouro 2022 06

A Furacão Vermelho e Branco, de mestre Ciça, já começou o ensaio levantando a arquibancada do setor 1, ao executar uma bossa coreografada, conhecida como “bossa dos pratos”. Os integrantes se ajoelham, silenciados, enquanto os repiques tocam. Depois, os ritmistas das caixas se levantam e mantêm o ritmo, até que tocadores de pratos surgem para complementar a convenção, que lembra o ritmo de marchinha. O público correspondeu aplaudindo e vibrando durante todas apresentações em frente aos módulos de julgamento. O andamento da escola foi mantido até fim, dando sustentação a todo o treino da Viradouro. Em seu primeiro carnaval à frente da bateria, a rainha Erika Januza utilizou uma bela roupa dourada. No momento da “bossa dos pratos”, ela levantava uma bandeira que remetia aos antigos carnavais.

“A bateria veio legal, teve problema com o som da Avenida, ainda não estava 100%. O desempenho da bateria foi ótimo, maravilhoso, a gente viu o resultado da nossa proposta para a bateria. Foi muito bom. A ‘bossa dos pratos’ é essa que apresentamos, ainda temos ajustes, mas até o dia do desfile tudo estará certo”, contou mestre Ciça, que vai desfilar com 290 ritmistas.

ensaiotecnico viradouro 2022 58

Evolução

A Viradouro evoluiu de forma compacta e dinâmica durante o seu ensaio. As alas percorreram a pista com muita fluidez. Destaque para a sincronia das alas coreografadas, que dançam, evoluem e não param de cantar o samba. O único problema aconteceu durante a passagem da ala de passistas pelo setor 10, um componente se machucou e teve que ser retirado. Abriu um espaçamento excessivo entre o segundo casal, o tripé, a ala de passistas e a ala que veio à frente dos passistas. Logo depois, a direção da escola e os componentes conseguiram corrigir o deslize para retomar a evolução compacta.

ensaiotecnico viradouro 2022 36

Outros destaques

A Unidos do Viradouro levou para a avenida, três caminhões/tripés com telões de led. No primeiro, eram exibidas imagens do carnaval de 1919. No segundo, um homem recebia uma carta e depois também eram exibidas imagens que remetiam a um carnaval antigo. E, no mais emocionante, o terceiro, eram mostradas personalidades do mundo do samba, de várias agremiações, retiram as máscaras, em uma referência a letra do samba-enredo.

“O som não ajudou em nada a gente hoje. Eu estou feliz demais, cansado. A gente pede um pouco mais de seriedade nisso, o espetáculo para ficar bonito, tem que estar tudo funcionando direitinho. A gente confia e tem certeza que no dia 20, o som vai estar ok. Mas hoje não é dia de reclamar, é dia de agradecer. A escola cantou muito e a arquibancada também correspondeu, espero que seja assim para o dia do desfile”, comentou o intérprete Zé Paulo Sierra.

ensaiotecnico viradouro 2022 67

A comissão de frente da Unidos do Viradouro abriu o ensaio com muita desenvoltura e dramaticidade em sua coreografia. Seus integrantes realizavam movimentos ágeis e expressivos para contar essa história de amor pelo carnaval. Dirigido por Alex Neoral e Márcio Jahú, o grupo dividiu a apresentação em dois momentos. O primeiro foi um grande bailado de saias vermelhas. O segundo envolvia uma dança mais suave, com os bailarinos de preto e vermelho trazendo leques nas mãos. Junto com a comissão de frente vinha lindo um tripé vermelho com o brasão da escola em dourado. Em frente ao módulo de julgamento, o grupo levou por volta de 2min16s para concluir sua apresentação.

ensaiotecnico viradouro 2022 62

“A energia foi lá em cima, a gente tentou jogar bastante com o público, também trabalhamos bastante a comissão para estar aqui hoje, produzimos, escolhemos uma roupa bonita e para mim a nossa nota de hoje é 10, ou melhor, é 50. A escola toda está preocupa em trazer o melhor carnaval, um desfile a altura do que foi o último ano”, comentou Márcio Jahú.

“Como no desfile de 2020, nós estamos sintetizando o enredo todo, mas é sempre uma incógnita qual será a recepção do público. A gente sempre acha que falta coisa, então realmente só sabemos no dia. Eu brinco que não tivemos tempo de comemorar nosso campeonato, mas parando para pensar nós fomos campeões por dois anos, né? Então representa muita ansiedade, não só pelos dois anos de carnaval parado, mas também pelo adiamento que tivemos, aí ficamos num misto de emoções. É uma aflição, porque estamos trabalhando há dois anos, mas também é a espera de uma catarse e eu acho que esse vai ser o carnaval do século. Vai ser o carnaval de todos os carnavais”, afirmou Neoral.

ensaiotecnico viradouro 2022 40

Pode-se ver uma escola alegre, emocionada e muito confiante de que fará um ótimo desfile. O amor pelo carnaval está no ar e no rosto maquiado dos componentes da Viradouro. Muitas alas utilizavam adereços de mão ou máscaras. Toda de vermelho e branco, a velha guarda passou com estilo e elegância. Veio até um grupo de artistas desfilando de ‘pernas de pau’. Lore Improta, musa da escola, também esteve presente no ensaio, com uma fantasia toda branca.

ensaiotecnico viradouro 2022 07

A vermelho e branco de Niterói encerrou os ensaios técnicos para o carnaval 2022 com muito lirismo e empolgação, confirmando que é uma das favoritas na briga pelo título. “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria” é o título do enredo que pode trazer à Viradouro um bicampeonato inédito. A agremiação será a quinta a desfilar no dia 22 de abril, pela primeira noite do Grupo Especial, que será em uma sexta-feira. Até lá, sua comunidade seguirá virando noites à sua espera.

Participaram da cobertura: Eduardo Fróis, Gabriel Gomes, Allan Duffes, Lucas Santos, Leonardo Damico, Isabelly Luz, Ingrid Marins, Karina Figueiredo, Philipe Rabelo, Marina Perdigão, José Luiz Moreira, Luan Costa e Walter Farias

Lavagem da Sapucaí celebra a vida, emociona sambistas e abre os caminhos para os desfiles

0

Após dois anos de saudade, a tradicional lavagem da Marquês de Sapucaí foi feita na noite de domingo. Com o objetivo de abençoar e abrir caminhos para as escolas de samba, a cerimônia deste ano teve um significado especial: o reencontro dos sambistas com o Sambódromo e a celebração da vida após momentos difíceis durante a pandemia. O cortejo, mais uma vez, encantou e emocionou o público presente. A celebração que une diferentes religiões contou com a presença de representantes religiosos, além de inúmeros componentes das agremiações dos Grupos Especial e da Série Ouro. * VEJA AQUI FOTOS

lavagem 2022 01
Fotos de Allan Dufes/Site CARNAVALESCO

A imagem de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, abriu o cortejo junto com a corte do carnaval e casais de mestres-salas e porta-bandeiras mirins e adultos das agremiações, além das baianas, munidas de vassouras, água de cheiro e defumadores. Esse ano o cortejo contou com a participação especial da cantora Mart´nália, que veio no carro de som, onde cantou sambas históricos, como “Kizomba, a festa da raça”. Ao lado da cantora, os intérpretes, Nêgo, Serginho do Porto, Leonardo Bessa e Diego Nicolau, entoaram sambas-enredos clássicos de todas as agremiações. O prefeito Eduardo Paes, vestido de branco e de chapéu, acompanhou os ritmistas, junto de um tantam.

lavagem 2022 07

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Perlingeiro, e o diretor de Carnaval da Liesa, Elmo José dos Santos, destacaram a importância desse momento para o carnaval e projetaram um ano de desfiles grandiosos. “É uma noite muito especial para todos nós, muita emoção e religiosidade, depois de alguns adiamentos a casa está pronta, já preparada para os desfiles e não vai ser pouco não, serão grandes desfiles, as escolas vão fazer o dever de casa”, pontuou Perlingeiro.

“Agradecer a papai do céu e a todos os orixás, é o momento de celebração, estamos celebrando a vida, obrigado a Deus por nos manter vivos e podendo continuar a ajudar manter viva a nossa raiz, vamos fazer o maior espetáculo de todos os tempos”, disse Elmo.

lavagem 2022 48

A lavagem começou com o sistema de som da Sapucaí tocando “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos. Na sequência, nas vozes dos cantores Serginho Piciani e Flávia Saoli, a música “Coisa de Pele” e “A voz do Morro” foram performadas, ao som dos cavaquinhos e dos atabaques. A cerimônia seguiu com o Centro Espírita Vovó Carolina. Foi formada uma roda com atabaques para as representações de Exu e Iemanjá. Logo após, Marcelo Guimarães cantou o hino de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. A imagem do santo, que representa Oxóssi no sincretismo religioso com a religião de matriz africana, foi levada por um carro na avenida.

Em seguida, o padre Antônio, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, pediu um minuto de silêncio pelos mortos da Covid-19. Depois, o padre chamou todos os foliões e os componentes, para orar o Pai Nosso. “É um momento único, de muitas felicidades, depois de um período de pandemia, de muita tristeza, nós estarmos aqui para expressar a nossa alegria e gratidão é muito bom, feliz por estar aqui novamente e partilhar dessa alegria, sinto uma grande felicidade no coração por estar aqui junto com a nossa comunidade carnavalesca”, disse o padre.

lavagem 2022 13

Antes da entrada das baianas de todas as agremiações para realizar a lavagem, o comentarista Milton Cunha foi chamado ao palco para discursar para os componentes. “Chegou o dia, a hora é essa de pedir a benção das nossas mães baianas. Nossas tias protetoras, rezadeiras, curandeiras, curadoras. Mães baianas, condutoras dos destinos da sagrada família do samba”.

O que se viu a seguir foi pura emoção, nas frisas e arquibancadas as pessoas acompanhavam com atenção a passagem dos integrantes, muitas baianas carregavam nas mãos água e folhas que serviam como prosperidade e purificação. O ritual, que já virou tradição no carnaval carioca, limpou os caminhos e enviou energias positivas e sorte nos desfiles oficiais das escolas de samba.

lavagem 2022 17

“Estava todo mundo com saudades, é uma felicidade só, estávamos todos doidos para voltar, cada uma pela sua agremiação, defender o hino da sua escola, a saudade tava enorme, a expectativa é de muita luz para a Marquês de Sapucaí, um grande retorno para todas as escolas, que tenhamos saúde, felicidade e um carnaval esplendoroso de alegria, foi difícil ficar longe, o coração ficou apertado e a lágrima rolou, mas estamos de volta”, contou Maria da Glória, representante da Associação de Baianas do Estado do Rio de Janeiro.

Tia Nilda, de 80 anos, que representava as baianas da Mocidade Independente de Padre Miguel, falou sobre esse momento que estamos vivendo. “A emoção é muito grande, temos que agradecer a Deus por nos dar a oportunidade de estarmos aqui, então a gente precisa saber a aproveitar com pé no chão, as pessoas tem que tirar o ódio do coração, deixar o seu amigo caminhar, na vida nós estamos se reinventando, a vida é um presente, vamos aproveitar”, comentou a baiana.

lavagem 2022 21

O site CARNAVALESCO conversou com diversos sambistas e personalidades, que nos falaram sobre a importância do evento para o mundo do samba e também sobre seus projetos para os desfiles oficiais. “É maravilhoso estar aqui, para nós, sambistas, é a redenção da realidade, visto tudo isso que a gente passou, poder estar aqui na Sapucaí lotada ver a lavagem é muito positivo, contando os dias para os desfiles oficiais, há pouco tempo atrás parecia inimaginável que isso aconteceria outra vez. Temos certeza que todo mundo no planeta precisava disso e o sambista também, então chegou a nossa hora de cantar e de sambar muito aqui”, comentou o diretor de marketing da Liesa, Gabriel David.

Sobre a expectativa para os desfiles, Gabriel acredita que serão todos de alto nível e que poder assistir esse espetáculo será um grande privilégio. “Os desfiles serão de altíssimo nível, tenho acompanhado a Cidade do Samba diariamente, praticamente todos os barracões estão prontos, todas as escolas, sem a menor sombra de dúvidas vão entregar desfiles para serem campeãs, agora só observando todas elas vamos ter o privilégio com certeza de ver um carnaval de alto nível e tão aguardado depois de um ano sem carnaval, expectativa lá em cima e que vença a melhor”.

lavagem 2022 45

Porta-bandeira da Beija-Flor de Nilópolis há 26 carnavais, Selminha Sorriso esteve ao lado de seu mestre-sala, Claudinho, durante a lavagem. Eles vieram a frente das crianças do projeto de escolinha de mestre-sala e porta-bandeira que ambos têm na escola da Baixada, bastante emocionada, ela falou sobre a importância dessa noite para o samba. “Eu já me emocionei no começo, ver a vida voltando, a nossa cultura sendo preservada, envergamos, mas não quebramos, foi um momento difícil para a humanidade, a cultura sofreu muito, nós somos aglomeração mesmo, ver o dia de hoje acontecendo é gratificante, é motivo de entrar aqui, agradecer aos deuses do samba e levar mesmo a avenida, com água de cheiro e abençoar a todos e os desfiles que acontecerão em breve. É um carnaval atípico, mas não perdeu o encanto, estamos com mais amor, estamos mais agradecidos e será o melhor e maior de todos os tempos, hoje é um dia de bençãos”, disse Selminha.

lavagem 2022 34

Sobre a importância das crianças no carnaval, Selminha acredita que é fundamental para a manutenção e perpetuação do samba junto às gerações futuras. “Criança é o futuro, vem as tias baianas, que são as nossas tradições, os moldes da nossa cultura e vem as crianças com os seus pavilhões mostrando que o samba tá vivo e que somos resistência cultural de um povo, vamos passar de geração em geração nossa cultura, que tudo se perpetue, que seja mais 100 anos da nossa cultura sendo elevada e preservada”, contou a renomada porta-bandeira.

Estreando na Unidos da Tijuca neste carnaval, a porta-bandeira Denadir Garcia fez questão de acompanhar a lavagem, ela desfilou ao lado de outros casais logo na abertura do cortejo, bastante emocionada, ela conta que é um privilégio estar ali. “A sensação é inexplicável, foram dois anos longe, a gente tentando fazer aquilo que mais ama e com a pandemia não conseguimos, hoje eu fiz questão de estar aqui, a lavagem da avenida é muito importante e o meu desfile com certeza com papai do céu abençoando vai ser maravilhoso”, pontuou Denadir.

lavagem 2022 25

Durante a lavagem, em torno de 130 ritmistas ficaram responsáveis por tocar pelo percurso, o mestre Casagrande foi responsável pela liderança, mas dividiu o comando com os outros mestres presentes. Dentre eles, o mestre da Unidos de Vila Isabel, Macaco Branco, que se mostrou extremamente feliz por poder presenciar esse retorno da lavagem. “A expectativa é a maior possível, poder voltar a fazer aquilo que a gente tanto ama é muito bom, a nossa cultura, o carnaval, não tem preço, não tem dinheiro no mundo que pague viver isso aqui, isso aqui é indescritível, parecia que a gente tava preso em um livro de história sem fim, que não acabava nunca, mas graças a Deus estamos voltando a respirar o carnaval outra vez”, comentou o comandante da bateria Swingueira de Noel.

lavagem 2022 10

A última lavagem da Sapucaí, em 2020, foi marcada pela grande quantidade de chuva que caiu, um verdadeiro dilúvio lavou a alma do sambista naquela noite, para esse ano a previsão era novamente de chuva. Mas, nem a natureza foi capaz de estragar o que se tornou mais uma noite memorável para os cariocas. (Colaborou Gabriel Gomes)

Fotos: ensaio técnico da Viradouro para o Carnaval 2022

0

Fotos: Lavagem do sambódromo para o Carnaval 2022

940

Campanha divulga desfiles do Grupo Especial em diversos pontos do Rio de Janeiro e em capitais do país

0

A Liesa, através do departamento de marketing, em parceria com a Eletromidia e a Tátil Design, conseguiu a divulgação da marca ‘Rio Carnaval’ em diversos pontos do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Curitiba e Brasília. Além disso, ao site CARNAVALESCO, Gabriel David revelou que no dia 18 de abril será feita uma ação que, segundo ele, será um marco “grande marco de divulgação e comunicação da história do carnaval”.

enfeitado rio carnaval3

“No dia 18 de abril teremos uma grande surpresa. Tenho certeza que vai emocionar todos. Será um grande marco de divulgação e comunicação da história do carnaval”, garante Gabriel David, diretor de marketing da Liesa.

Na parceria de divulgação dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro haverá mais de 20 mil de pontos espalhados pelo país para o carnaval carioca. São bancas de jornal, painéis, elevadores e outros espaços que vão exibir três vídeos de 10 segundos.

enfeitado rio carnaval1

“Vamos enfeitar toda cidade do Rio e várias capitais com a marca do ‘Rio Carnaval’. Ela estará estampada em todo o nosso país. Mostrando a importância do samba e da nossa cultura. Comunicando para todos que teremos carnaval em abril e está chegando. Estamos feliz com mais esse passo. Muito importante ressaltar a parceria com a Eletromídia, que é uma grande empresa, com todos esses painéis e é apoiadora e grande parceira do carnaval. Ela chegou com a Tátil Design, que desenvolveu a marca, e vem trabalhando com a gente”, disse David.

enfeitado rio carnaval2

enfeitado rio carnaval4

Pisou forte na Sapucaí! Chão da Unidos de Padre Miguel se destaca em ensaio com ótimo canto do Boi Vermelho

0

Com bom desempenho de seus quesitos de chão, com forte canto da comunidade, a Unidos de Padre Miguel, no último sábado, encerrou os ensaios técnicos da Série Ouro. Impulsionado pela garra do povo da Vila Vintém, o samba da UPM, composto por Sidney Myngal e parceiros, cresceu e teve bom desempenho na pista. Além disso, a comissão de frente do Boi vermelho, coreografada por David Lima, e o primeiro casal, Vinicius Antunes e Jéssica Ferreira, também se destacaram nos aproximadamente 55 minutos de ensaio da escola da Zona Oeste. * VEJA AQUI FOTOS DO ENSAIO

“Sinceridade, eu já esperava isso. Estamos ensaiando desde novembro, ensaio de canto na quadra. A gente começou e no incio foi massivamente. Mas a escola passou cantante. Sempre tem umas coisinhas e eu detectei isso durante o ensaio. Essa semana terei uma reunião com a direção de harmonia para poder vermos os detalhes e para no dia 21 (desfile) chegar à perfeição”, comentou Cícero Costa, diretor de carnaval.

Em seu esquenta, a escola de Padre Miguel cantou seu samba-exaltação, que abre a gravação de seu samba no cd da Série Ouro. Além disso, a UPM recordou um de seus maiores sucessos, também em homenagem a um orixá, Ossain. Nesse momento, uma ala da escola que trazia os orixás fez um “xirê”, junto com uma apresentação da ala de passistas e a utilização de fumaça, antes do início oficial do ensaio. O diretor de carnaval, Cícero Sousa, aproveitou para pedir o empenho e garra da comunidade.

Harmonia e Samba

Sem sombra de dúvida, a harmonia foi o principal quesito da Unidos de Padre Miguel em seu ensaio técnico. Do início ao fim, todas as alas da escolas entoavam o samba a pleno pulmões, muitas vezes impedindo que se escutasse as vozes do carro de som da escola. As alas “Semente da criação”, do início da escola e a ala 19, já perto do final, berravam o samba na Marquês de Sapucaí.

UPM 01 34
Fotos de Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

“O samba é muito bom! Temos uma grande obra. Demos uma amostra muito grande do que será o desfile da Unidos. Conseguimos fazer tudo conforme o planejado, graças a Deus na minha visão foi bem positivo. A escola cantou muito forte, principalmente nas alas. Eu acredito que foi um belo teste”, afirmou Guto.

UPM 01 32

“É um samba bom de cantar, com o uso de notas abertas. É um grande presente que os compositores prepararam para a escola.  A harmonia foi bem legal, as pessoas cantavam com alegria e o sorriso no rosto. Isso é muito importante, o povo da Unidos de Padre Miguel, da Vila Vintém está de parabéns. O ensaio foi bem maduro. Agora nós vamos estudar para fazer ainda melhor  no dia do desfile”, completou Diego Nicolau.

O samba da UPM, composto por Sidney Myngal e companhia, cresceu e teve ótimo desempenho na avenida, impulsionando o forte desempenho do chão da escola. O refrão principal, sobretudo o trecho “É tempo de xirê no terreiro da Vintém”, no qual os componentes entoavam com orgulho o local de origem da escola, foi o mais cantado pela comunidade de Padre Miguel. O carro de som, comandado por Diego Nicolau e Guto, teve bom desempenho na avenida e também contribui para o desempenho do canto. Diego desfilou no meio da bateria da escola, interagindo com os ritmistas.

UPM 01 5

Mestre-sala e Porta-bandeira

O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Unidos de Padre Miguel, Vinicius Antunes e Jéssica Ferreira, também se destacou no ensaio da escola. Vestidos com uma bela roupa no vermelho da UPM, a dupla mostrou muito entrosamento e elegância na condução do pavilhão da agremiação.

No trecho “E ao reluzir o opaxorô, Seu povo pede salvação!”, o casal fazia alguns passos coreográficos afro, de acordo com o enredo da escola. Além disso, a se destacar, os dois cantavam o samba a todo instante.

“Somos um pouquinho críticos e exigentes com nós mesmos, então hoje foi um 9.8, talvez um 9.9. Até mesmo para gente poder correr atrás do 10. Nós também ainda queremos ensaiar bastante até o dia do desfile. Eu acabei de ser mãe, meu filho vai fazer cinco meses
um dia depois do meu desfile, então é um dia não só para comemorar estar aqui novamente, mas também celebrar a vida do meu filho”, comentou a porta-bandeira.

“Realmente não há palavras para esse momento aqui, porque é uma coisa somente para sentir. Nós amamos o carnaval, trabalhamos e vivemos disso, então não tem palavras para dizer, é realmente apenas sentir cada momento e vibrar”, completou o mestre-sala.

UPM 01 15

Bateria

A bateria do boi vermelho de Padre Miguel, comandada pelo experiente mestre Dinho, teve desempenho satisfatório na avenida Marquês de Sapucaí. Com uma bandana na cabeça, os ritmistas souberam conduzir bem o ritmo e o andamento, no ensaio. No trecho do samba “Tempo, misterioso Tempo…”, a bateria realizava uma bossa com a participação de atabaques, que sustentavam o ritmo enquanto os outros instrumentos faziam a paradinha. Em outro momento, no refrão principal do samba, a bateria “jogava para o público cantar”. Durante a apresentação da escola na avenida, em diversos momentos, eram lançados papéis picados e acendia-se uma fumaça vermelha e branca sobre a bateria.

“A avaliação que eu faço do ensaio, é que foi 1000. Se melhorar, estraga. Nós vamos apresentar no desfile tudo que nós mostramos aí hoje, nem precisa de mais, são essas bossas. A fantasia está guardada, só esperando a hora, não posso revelar”, comentou mestre Dinho.

Evolução

A evolução da Unidos de Padre Miguel também teve um desempenho bem satisfatório na pista de ensaios, com as alas bem leves, soltas e com muita animação. O único porém ficou por conta do primeiro tripé levado pela escola, com um tamanho considerável, no qual estava escrito “Aqui se aprende a amar o samba” e “Sou Vila Vintém”, com um boi vermelho. Em alguns momentos, o tripé se locomovia de maneira mais lenta que o resto da escola, dando uma “travada” na evolução, mas nada que comprometesse o desempenho, nem ocasionou grandes buracos.

UPM 01 3

Nesse quesito, o destaque ficou por conta da ala “Iroko”, que, com uma folha como acessório nas mãos, demonstrou muita animação, leveza e entusiasmo, na avenida.

Outros destaques

Coreografada por David Lima, a comissão de frente da Unidos de Padre Miguel brindou o público com uma excelente apresentação na Sapucaí, arrancando aplausos das arquibancadas. Vestidos de dourada, com pinturas no corpo, os 15 homens da comissão fizeram uma dança muito expressiva. O ponto alto da apresentação se dava quando um dos componentes era levantado pelos demais e nele se acendia uma luz de led, o que animava o público presente no Sambódromo.

UPM 01 27

A ala das baianas da Unidos de Padre Miguel, algumas com roupa branca e outras com roupa vermelha, também deram um show na Sapucaí, com muita alegria e o samba na ponta da língua. Artigo raro nas escolas hoje em dia, a ala das crianças da UPM também se destacaram na noite, esbanjando fofura, com balões brilhosos ou em forma de coração nas
mãos.

UPM 01 29

Com o enredo “Iroko-É tempo de xirê”, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira, a Unidos de Padre Miguel será a quinta escola a desfilar na segunda noite de desfiles da Série Ouro. A julgar pelo desempenho apresentado no ensaio técnico, o Boi vermelho da zona oeste tem tudo para rasgar a Sapucaí na quinta-feira, com ótimo desempenho de seus quesitos de chão.

Participaram da cobertura: Lucas Santos, Dyego Terra, Gabriel Gomes, Nelson Malfacini, Leonardo Damico, Ingrid Marins, Karina Figueiredo e Walter Farias

Casal e bateria brilham em grande ensaio técnico da Porto da Pedra

Penúltima escola da Série Ouro a realizar ensaio técnico no Sambódromo, a Porto da Pedra fez grande trabalho neste sábado. A escola de São Gonçalo se destacou em vários quesitos, principalmente na bateria do mestre Pablo e na competência do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Rodrigo França e Cyntia Santos. O canto também foi um ponto alto da exibição, que passou com alguns pequenos erros de evolução. A agremiação cruzou a Marquês de Sapucaí em 58 minutos. * VEJA FOTOS DO ENSAIO

Harmonia

Dois anos longe da Avenida deixaram o canto da comunidade de São Gonçalo preso, e os componentes voltaram com tudo ao solo sagrado. A escola cantou o samba do início ao fim e embalou também os primeiros setores do Sambódromo. Várias alas se destacaram, como a ‘Guerreiros’ e a ‘Alegria do Tigre’. Vestidas com saias brancas e tecido vermelho brilhante na parte de cima, as baianas também não pouparam voz.

Com roupas pretas, uma das alas coreografadas também cantou e fez bonita apresentação. Outra mais à frente, com representação de mães e pais de santo, também chamou atenção pelo capricho na fantasia e no canto. Grande parte das alas traziam adereços para abrilhantar ainda mais o ensaio, como pompons, balões e fitas em vermelho e branco. Uma das alas também se apresentou com faixas e turbantes na cabeça e todas vieram com shorts ou bermudas brancas.

“A comunidade está com o canto na ponta da língua. Nós temos que cantar muito mais forte, e tenho certeza que a Porto da Pedra vai fazer isso. Sempre tem algo para melhorar. Por isso se chama ensaio técnico, pois nem sempre é perfeito”, disse Aluízio Mendonça, da direção de carnaval.

Mestre-sala e Porta-bandeira

Um dos grandes destaques da noite foi, sem dúvida, o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Porto da Pedra. Rodrigo França e Cyntia Santos fizeram grande apresentação, com sintonia e dança invejáveis. Os dois mostraram bastante entrosamento e variedade nos movimentos, com direito a uma abertura de pernas ao chão sincronizada, que levantou o público no primeiro módulo. A dupla vestia roupa toda branca, ele com uma gravata dourada e ela com detalhes em dourado na parte de cima. Em dado momento, Cyntia jogava um beijo para Rodrigo, que retribuía com uma rosa na mão. O casal fez exibição de 2m07s.

“Hoje saímos satisfeitos, porque a gente mostrou muita dança e pouca coreografia. Esse ano nós queremos mostrar isso, queremos mostrar o samba. A gente que passar um recado de que a dança do mestre-sala e porta-bandeira não pode morrer. Esse chão que a gente está pisando é um solo sagrado. Acho que só quem tem a oportunidade de pisar aqui é que entende a energia de estar aqui, então é totalmente diferente. Aguardem que esse ano nós iremos vir fortes, podem ter certeza que o tigre vai rugir na avenida”, prometeu a porta-bandeira.

PORTO DA PEDRA015
Fotos de Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

“O ensaio de hoje foi um sucesso, agora esperamos que ocorra tudo bem no desfile oficial que acontece no dia 20. A gente também estava com saudade do carnaval, né? Muito barulho, muita gente, muita gente gritando, então é claro que estamos esperando muita emoção e esperamos soltar nosso trabalho com tudo. Vai ter surpresas. Nós somos um casal de garra, vão ter coisas fortes”, completou o mestre-sala.

Samba

Elogiado, o samba não decepcionou na Avenida e foi cantado da comissão de frente até o último componente. Além do refrão outras partes da obra também ganham força na voz, como de ‘Okê Arô’ até ‘Bate o tambor’, e ‘O santo dança o céu relampejou’ até ‘Já escutava a voz dos terreiros’. De ‘Tem fita vermelha e branca’ até ‘Escritas à luz do luar’ não tem a mesma potência das outras partes do samba. Pitty de Menezes fez ótimo trabalho à frente do carro de som e manteve a mesma pegada durante todo ensaio.

PORTO DA PEDRA022

“Poder voltar depois de dois anos de pandemia é uma emoção muito grande. Esse samba é lindo, maravilhoso e fácil de cantar. É um samba que não precisamos fazer muito esforço, a comunicação está com o samba na ponta da língua, o mundo do samba está com o samba na ponta da língua, a obra conquista as pessoas. A comunidade cantou muito hoje, a comunidade na verdade gritou esse samba. A harmonia agiu perfeitamente com a evolução, a bateria do mestre Pablo nota mil”, enalteceu o intérprete.

Bateria

A bateria da Porto da Pedra também deu show à parte na Sapucaí. Com 250 ritmistas, mestre Pablo levará três bossas para o desfile oficial e já as adiantou no ensaio técnico. O destaque da Ritmo Feroz vai para a bossa da saída do refrão, marcada por surdos, de ‘Hoje vai ter festa no Orum’ até ‘É o caçador seu Eledá’. A Rainha de bateria, Tati Minerato, também chamou atenção, com fantasia em alusão às garras do tigre da escola de São Gonçalo.

“A avaliação de hoje, pra mim, foi mil. Graças a Deus, deu tudo certo e agora, mais um ensaio para poder finalizar e passar aqui no dia 20, nessa mesma energia, mesma pegada, que passamos hoje e estou feliz demais que deu tudo certo e, mesmo com muita dificuldade, com sabedoria e ajuda da minha diretoria, que me atura esses anos, a gente conseguiu fazer um ótimo ensaio e dia 20 estamos aí. Sempre temos uma surpresinha pra deixar pro dia do desfile e a bateria vem de ogã”, comentou mestre Pablo, que desfilará com 250 ritmistas.

PORTO DA PEDRA018

Evolução

O único quesito que deixou um pouco a desejar foi a evolução da escola. Na altura do setor 5, a agremiação abriu um pequeno buraco entre a comissão de frente e o casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Além disso, a Porto da Pedra também correu um pouco após a passagem do carro de som pelo segundo módulo de jurados. No entanto, os harmonias se mostraram muito empenhados na organização e com canto dos componentes no ensaio.

PORTO DA PEDRA019

Outros destaques

A comissão de frente da Porto da Pedra já demonstrou que a escola vem forte preparada para um grande Carnaval. Com bastante comprometimento dos dançarinos, o segmento fez ótima apresentação, com sincronia e bonitos movimentos. O grupo estava vestido com saia vermelha e dourada em brilhante, com turbante dourado na cabeça. Em determinado momento, eles simulam um arco e flecha na parte no verso ‘Flecha certeira de Odé’.

PORTO DA PEDRA013

O ensaio também foi marcado por duas faixas grandes trazidas pela escola, no início e no fim. Antes da comissão de frente, a agremiação trouxe escrito ‘Outra vez o Tigre mostra suas garras na Avenida’ e ao término da apresentação com ‘Cabeça feita para quando o Tigre passar’. Show pirotécnico e chuva de papel picado também foram vistos na exibição. Terceira colocada nos últimos três anos, a Porto da Pedra mostrou que mais uma vez vem na briga pelo acesso ao Grupo Especial.

Participaram da cobertura: Lucas Santos, Dyego Terra, Gabriel Gomes, Nelson Malfacini, Leonardo Damico, Ingrid Marins, Karina Figueiredo e Walter Farias

Casal e bateria e são destaques do ensaio da Bangu

0

A Unidos de Bangu abriu a última noite de ensaios técnicos da Série Ouro na avenida Marquês de Sapucaí. O enredo une a história do bairro da Zona Oeste carioca, do tradicional clube de futebol e de Castor de Andrade. A cadência da bateria Caldeirão da Zona Oeste e o bailado do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira foram os destaques do treino. A passagem da vermelho e branco pela passarela durou 58 minutos. Menção especial a presença da mascote Cartorzinho que participou do desfile com direito a blusa do Bangu, realizando embaixadinhas e saudando o público. * VEJA AS FOTOS

Harmonia e Samba

Alguns componentes das alas iniciais da Unidos de Bangu pareciam ainda não ter decorado o samba-enredo. Muitas pessoas cantavam apenas o refrão principal, o que de certa forma acabava diminuindo a empolgação dessas alas nos demais trechos do samba. A ala da “Melhor Idade” foi uma das que mais cantou o samba por completo.

U. BANGU007

O refrão foi sem dúvida a parte do samba-enredo da Unidos de Bangu cantada com mais intensidade. “O meu palpite é forte. O mundo já sabe, respeite meu nome: Castor de Andrade!” ganhava força a cada passada. O trecho “Vai dar Bangu na cabeça” também foi gritado por todas as alas em coro.O carro de som conduziu com empolgação e segurança a obra ao longo do ensaio. O intérprete Thiago Brito, juntamente com as vozes de apoio e os instrumentos de corda mostraram entrosamento na avenida.

“O samba rendeu e o pessoal que estava na escola cantou. Esse é um samba que a comunidade abraçou com um apelo muito forte ao Castor de Andrade. A impressão que eu tive do carro de som sobre o nosso trabalho foi bem bacana. Tem algumas coisas que nós podemos ajustar, mas é normal devido ao som que não é o oficial da pista que será utilizado no dia. Senti que a galera respondeu bem, principalmente, sobre o refrão “Vai dar Bangu na cabeça”. No dia do desfile, com a Sapucaí lotada, o pessoal vai aderir ao refrão e abraçar”, garantiu o intérprete.

“Hoje foi um dia muito especial pra gente. Conseguimos desenvolver um trabalho que já estamos fazendo no Largo de Bangu. A comunidade toda abraçou a ideia, nosso projeto. A nossa equipe de harmonia nos ajudou. Eu considero a avaliação como positiva, por mais que tenha erros que serão corrigidos ainda. Foi positiva graças a comunidade e de toda a diretoria que vem trabalhando arduamente nos bastidores. Tem algumas coisas que podemos melhorar, como o recuo da bateria que precisa de alguma ajustes. Não tivemos alguns ensaios de rua por causa das fortes chuvas e isso prejudicou um pouco, porém vamos ajudar tudo isso para o dia do desfile”, explicou Vitor Oliveira, um dos diretores de harmonia.

Mestre-sala e Porta-bandeira

U. BANGU005
Fotos de Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Anderson Abreu e Eliza Xavier, apresentou o pavilhão da escola com graça, elegância e bastante sincronia. Anderson veio praticamente todo de vermelho, apenas com um lenço branco e calçando sapatos branco e dourado. Eliza vestia uma saia no mesmo tom de vermelho com muito brilho na parte de cima, usando uma sandália dourada. Além de sorrir e de cantar o samba da escola, os dois realizaram um lindo bailado ao longo dos 2min22s de apresentação em frente à cabines de julgamento.

Muito bem coreografados, o mestre-sala apontava para o público em uma parte do samba em que dizia “eu acredito” e simulou uma batida de pênalti no momento em que a letra tocava “é gol de placa”. Rolou até uma pedalada. Os dois ainda corriam do fundo para a frente da pista em determinado momento da coreografia onde seguravam juntos a bandeira firmemente, parando de forma coesa e ao mesmo tempo, enquanto olhavam com muita garra e força para os módulos pelos quais passavam.

“Foi muito bom, deu para a gente sentir a energia do desfile, quer dizer… claro que não é a mesma, né? Até, porque no dia a arquibancada vai estar bombando, mas foi tudo ótimo hoje, as nossas entradas e a sincronização com a comissão de frente. Depois nós vamos sentar para ver direitinho como é que foi, mas a empolgação e a energia foram muito boas. Eu costumo dizer que somos um dos poucos casais que passam na Sapucaí e podem estar ensaiando na sala, na cozinha, no quintal, então isso é bem legal. Também é facilidade de estar com minha esposa o trabalho emocional, fica fácil mostrar o olhar apaixonado. Tem a questão que nós somos de Bangu, então esse amor que eu olho para o pavilhão e para minha porta-bandeira é um amor super legítimo, então acaba sendo uma experiência que não tem preço. O que podemos dizer é que o que o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Bangu vai fazer esse ano, nunca foi visto antes na Marquês de Sapucaí”, disse o mestre-sala.

“Acho que botamos tudo que a gente ensaia em prática, a energia foi maravilhosa, a escola também veio com uma pegada bacana então acho que vai dar bom. Eu amo o carnaval, acho que posso dizer que nós somos carnaval, o samba em si, porque a gente vive isso. Estar aqui agora é incrível, é emocionante”, completou a porta-bandeira.

Bateria

U. BANGU024

Comandada por Mestre Capoeira, a bateria Caldeirão da Zona Oeste deu sustentação ao ensaio da Unidos Bangu e executou suas bossas com sucesso. Em uma das convenções, durante o trecho “Minha palavra é lei, Nunca se esqueça” acontecia um ‘apagão’ para que a escola cantasse forte “Vai dar Bangu na cabeça”. Em outro breque o repique fazia uma chamada para a bateria voltar, o que é comum em torcidas de times de futebol. Cada ritmista do naipe de chocalhos usava um meião de futebol na cor vermelha.

Em frente ao setor 10, mestre Leo Capoeira e seus ritmistas realizaram uma bossa que lembrava o ritmo de uma marchinha, mostrando versatilidade e criatividade. O recuo foi feito de maneira tranquila com a escola entrando de trás para frente.

“A avaliação de hoje, pra mim, o ensaio foi mil. Graças a Deus, deu tudo certo e agora, mais um ensaio para poder finalizar e passar aqui no dia 20, nessa mesma energia, mesma pegada , que passamos hoje e estou feliz demais que deu tudo certo e, mesmo com muita dificuldade, com sabedoria e ajuda da minha diretoria, que me atura esses anos, a gente conseguiu fazer um ótimo ensaio e dia 20 estamos aí”, contou mestre Léo Capoeira, que vai desfilar com 230 ritmistas, fazendo seis bossas e a fantasia vai representar o time do Bangu.

Evolução

A evolução da Unidos de Bangu foi contínua, dinâmica e sem grandes erros durante o ensaio, que prosseguiu no mesmo andamento até o fim. Porém, algumas alas não preenchiam completamente a pista de desfiles, ocasionando um certo espaçamento nas laterais. Enquanto a bateria ia saindo do segundo recuo a ala que vinha à frente continuou evoluindo, o que formou um pequeno buraco no final, corrigido logo depois pela direção da escola. Cada setor da escola apresentou um tripé representando as alegorias com frases de Castor e desenhos que ajudavam a ilustrar o enredo e o samba da agremiação da Zona Oeste.

U. BANGU008

Outros destaques

As baianas da Bangu vieram todas de branco, com seus colares e fitas em rosa choque amarradas na cintura e na cabeça. Em seguida, vinha a ala do jogo do bicho, onde cada um estava fantasiado e maquiado como um dos 25 animais utilizados neste jogo tipicamente carioca. Com os homens vestidos de branco e as mulheres trajadas de vermelho, a ala dos passistas mostrou empolgação e muito samba na pé.

U. BANGU009

A comissão de frente, coordenada por Vinícius Rodrigues, iniciou o ensaio com muita alegria. Os integrantes desfilaram descalços, vestidos de amarelo, com uma pintura dourada pelo rosto, pescoço, braços, pés e outras partes do corpo. Eles fizeram uma coreografia com muita gingado no pé e irreverência, sem deixar de cantar o samba-enredo. Na frente do grupo, um homem representava um jogador de futebol com as cores do clube (e da escola) que leva o nome do bairro.

A Unidos de Bangu realizou um bom ensaio técnico de modo geral, com alguns pontos a evoluir até o desfile. Com o enredo “Deu Castor na cabeça” para o carnaval 2022, a agremiação será a sexta a desfilar na quarta-feira, dia 20 de abril, pela Série Ouro.

Participaram da cobertura: Eduardo Fróis, Lucas Santos, Dyego Terra, Gabriel Gomes, Nelson Malfacini, Leonardo Damico, Ingrid Marins, Karina Figueiredo e Walter Farias

Ensaiando tecnicamente, Mancha Verde mostra alto nível

A Mancha Verde realizou o seu segundo ensaio técnico visando o carnaval de 2022. O treino foi marcado pela forte presença da comunidade, canto e contingente. Diferente do primeiro ensaio, onde o presidente Paulo Serdan pediu para a escola apenas ‘brincar’, desta vez, o mandatário alviverde deu o discurso e falou para a agremiação fazer a mesma coisa, só que com seriedade. Devido a isso, deu para notar mais detalhes em relação ao primeiro ensaio. Vale destacar que todos os setores foram organizados. Evolução passou corretamente e dá para dizer que se fosse para valer, a comunidade alviverde estaria totalmente pronta.

Harmonia

Como no último ensaio, a Mancha Verde teve um ótimo desempenho no canto. É algo que vem sendo trabalho há muito tempo dentro da escola e, todos os anos, só o que se faz, é aprimorar dentro do samba. Todos os setores tiveram destaque e até as baianas cantaram muito. Uma prova disso foi quando a bateria executou a bossa da paradinha do refrão principal. Todos cantaram forte a uma só voz. Uma escola totalmente leve e pronta em relação ao quesito. A felicidade antes, durante e depois do treino, era nítida. Tanto da parte dos componentes, como dos diretores. As partes mais cantadas são o refrão, principal, refrão do meio e a última estrofe: ‘à terra, deixando um clamor à humanidade, a nobre missão de preservar, nosso futuro, nosso lar’.

mancha 2et 22 2

Paolo Bianchi, diretor de carnaval da escola, deu um balanço geral do que foi o treino. “Acabamos de sair da conversa ali com o nosso presidente. Acho que foi o primeiro ensaio que fizemos, na história da Mancha, que a gente grava o ensaio inteiro, que tudo que a gente combinou, funcionou. Ele fica ali na bateria, mas ele é muito técnico. A avaliação dele, e a nossa, é que tudo funcionou, que a escola cantou demais. Fizemos um trabalho muito grande de canto, com reuniões de 10 em 10 pessoas, pelo Zoom às vezes, fora as alas em ensaio de quadra. Então tudo funcionou bem demais. O andamento funcionou como a gente planejou. Foi um ensaio para lavar a alma. Estamos saindo bem felizes daqui hoje”, avaliou.

mancha 2et 22 6

O diretor falou de pontos a serem ajustados. “Temos um trabalho combinado para essas próximas duas semanas de doutrinar essas pessoas que só chegaram agora no final. Roupas, nós temos muita roupa pronta, muitas fantasias, há muito tempo, estamos revisando tudo de novo. Sabemos que não podemos subir no salto, até porque faz muito tempo já. Temos que ter humildade, e passar para a nossa comunidade que ninguém ganhou nada. Temos muito trabalho pela frente, porque se de um ano para o outro a gente já desaprende muito, após dois anos pra frente desaprende mais ainda. É botar o pé de todo mundo no chão. Temos que revisar roupas, revisar canto e trabalhar. A Mancha vem de trabalho, mas é o que falamos ali: Trabalhar mais um pouco. Foi um grande desfile, um grande ensaio, mas tem muita coisinha que a gente olha, o pessoal nosso fala de longe, e eu também faço isso, e nós anotamos tudo. O bom é que hoje foi um dia que teve muitos elogios, mas não podemos nos perder nisso”.

Mestre-sala e Porta-bandeira

O casal Marcelo Silva e Adriana Gomes fez um ensaio satisfatório. Olhando a apresentação para a primeira cabine de jurados, a coreografia dentro do samba, mostrada em ambos os ensaios técnicos, não demonstra tanta informação. Talvez, seja uma dança suficiente para uma leitura fácil dos jurados. Ou até mesmo, podem estar trabalhando em uma situação dentro da fantasia. Contudo, em análise, o casal fez um ensaio seguro, optando por preservar movimentos, com um bailado mais leve e elegante. A porta-bandeira estava vestida de branco e com saia verde e, o mestre-sala, inteiramente de branco.

Samba

Uma das melhores obras do carnaval paulistano, o samba da Mancha Verde, pegou dentro da comunidade. A escola se mostrou muito feliz com a escolha desde o primeiro instante, há dois anos atrás e, isso vem se provando a cada ensaio, seja técnico ou de quadra.

mancha 2et 22 8

O refrão, além de ter um significado forte, onde fala de benzimento, purificação e sede, é aquele famoso ‘chiclete’, onde os as palavras terminadas em ‘ar’ e, dá uma facilidade ao compositor para cantar (purificar, mar). A rima ‘vida’ e ‘avenida’ também facilita bastante para o canto. Prova essa são as ‘paradonas’, onde a comunidade canta a uma só voz de uma maneira que beneficia todo o conjunto musical.

O carro de som, liderado por Fredy Vianna, também foi destaque. O cantor é fundamental e sabe perfeitamente como jogar o samba para a comunidade. Nesse aspecto, Fredy destoa muito.

Bateria

A bateria ‘Puro Balanço’ regida por mestre Guma administrou muito bem o que a escola se propôs a fazer. Como dito anteriormente, as ‘paradonas’ se destacaram e a escola alviverde cantou forte devido ao desempenho de sua batucada também. Justamente, a bossa de destaque foi a citada antes. A ‘Puro Balanço’ foi localizada para depois do abre-alas. O desenho de tamborim e os chocalhos, são ouvidos com grande nitidez e dão um tom diferente dentro da batucada de mestre Guma.

mancha 2et 22 13

O diretor de bateria, mestre Guma, avaliou o desempenho. “Hoje apesar de ser o último ensaio técnico, de alguma forma conseguimos desfilar de uma forma descontraída. Com responsabilidade sim, pois hoje nosso contingente era maior. Vi um ensaio como o primeiro que a energia, atmosfera estava excelente. Hoje fizemos o apagão algumas vezes na pista, e a galera cantando. Isso motivou bastante, o que eu senti ali da bateria a galera firme, vibrante com a gente, foi um grande ensaio. Gostei muito, mais do que o primeiro. Tínhamos algumas coisas tipo volta, o entrosamento do carro de som com a bateria que aqui é diferente da quadra. Corrigimos o lance do canto, as divisões, com as bossas, deixar mais sequinho. A bateria mais firme, no primeiro ensaio veio mais ralentando, mais cadenciado, corrigimos e colocamos um pouquinho mais para frente. E tudo para melhorar o canto e a evolução da escola”, analisou.

Guma também falou dos ‘apagões’ que a bateria fez, onde soltou a comunidade para cantar. “Fizemos agora, uma semana atrás que começamos a fazer o apagão. Para sentir mesmo o canto da escola, de toda a comunidade, e a prova real é aqui, lá na quadra tem algumas dificuldades técnicas, de som e tals. Ficamos um pouco preocupado, mas sabia que aqui saberíamos a verdade, e graças a Deus aconteceu, a galera cantando muito, bateria cantando muito. Não tivemos nenhuma ocorrência e o que vai para o desfile”, disse.

Evolução

A escola alviverde passou brincando e sambando na avenida. Além de compacta, a evolução fluiu de uma maneira muito satisfatória. É sempre importante analisar que mesmo as alas sendo montada dessa forma, quando se faz de maneira correta, o componente pode flutuar na pista.

Na primeira medição de alegoria, uma ala encenada veio fazendo uma coreografia que deu um destaque belo na pista, onde eram divididas em duas partes: Mulheres com espelhos e panos. Um efeito muito bacana.

A escola não tem uma coreografia padronizada, mas tem uma sincronia entre as alas. No refrão principal, os braços se mexem para o alto. Já no refrão do meio, onde se canta: ‘Iemanjá ê, Iemanjá’, os componentes se movem de um lado para o outro.

Outros destaques

A comissão de frente foi com uma coreografia onde aparentemente os orixás, fazem uma adoração às águas e, as mães de santos, dançam ao redor. Quase todas as alas carregavam uma bandeira de porte médio nas cores em verde e branco. As alas coreografadas se mostraram bem sincronizadas.