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Com ‘Garra de campeão, alma de vencedor’, Cabuçu se credencia como uma das grandes favoritas ao título da Série Bronze

Por Márcio Guilherme

A penúltima escola da noite, a Unidos do Cabuçu, levou para a Avenida o enredo “Há quem passe pela África, veja quem é você?”, desenvolvido pelo carnavalesco Wladimir Morellembaumm, em alusão aos 80 anos que a escola completará em 2025 e toda a sua ancestralidade. A agremiação fez um desfile de muita técnica e emoção, credenciando-se como uma das grandes favoritas ao título da Série Bronze.

Comissão de frente

Coreografada por Rodrigo Avelar, apresentou-se diante dos módulos com muita imponência. Muito rica, com excelente sincronismo e de fácil leitura do enredo. O ponto forte foi a metamorfose dos figurinos, dos guerreiros leões aos súditos da realeza, com direito a pirotecnia, causando grande impacto e arrancando aplausos com uma performance muito bem executada. Vieram dispostos a conquistar a nota máxima no quesito.

Mestre-sala e porta-bandeira

O casal Luan Castro e Jéssica Ramos apresentou-se em todos os módulos com muita classe, técnica e sincronismo. Jéssica, que foi contratada como segunda porta-bandeira e logo promovida a primeira, vem em uma crescente muito boa, demonstrando profissionalismo e dedicação à arte da dança. Juntamente com Luan, não poderia ser diferente: realizaram uma excelente apresentação com muita elegância. O bailado clássico deles foi um grande diferencial, à altura da grandeza do pavilhão pesado que conduzem. Performance digna de nota máxima.

Harmonia e evolução

Os comandados de Cosme Márcio levaram para a Avenida um trabalho de muita organização e técnica, sem espaçamentos entre as alas e com total controle da evolução. O desfile foi finalizado com tranquilidade, no tempo de 38 minutos e 4 segundos. Os componentes das alas apresentaram-se com um canto forte, elevando a qualidade do samba com muita garra e raça, contagiando o público, como exigia o enredo da agremiação. Foi um trabalho de excelência na harmonia, com disposição para alcançar a nota máxima.

Samba

A composição de Maykon Rodrigues, Ilair da Cabuçu, Lari Mendes, Vando Cardoso, Leco da ALERJ e Guilherme Kauã possui uma letra muito rica, que transcreveu corretamente a leitura do enredo, com nuances melódicas que a completaram. A interpretação de Flávio Climagia e seu carro de som só elevaram ainda mais a obra, contagiando e emocionando os componentes, resgatando o orgulho de ser cabuçuense com os 80 anos da escola. Um show de interpretação.

Bateria

Os ritmistas comandados pelo mestre Nandim deram conta do recado com uma apresentação impecável da mais pura cadência, com bossas variadas e nuances rítmicas que elevaram o desfile, contagiando o público e contribuindo significativamente para o excelente desfile da agremiação.

Acadêmicos do Peixe encanta com irreverência, mas peca na originalidade e execução

Por Márcio Guilherme

A última escola da noite, a Acadêmicos do Peixe, levou para a Avenida o enredo “Nem tudo que cai na rede é peixe!”, desenvolvido pelos carnavalescos Joe Uliana e Ramon Erbiste, ao falar de como a cobiça moldou os impérios, destruiu as nações e, ao mesmo tempo, conectou-se aos maiores tesouros da vida em uma viagem pela história da humanidade. A agremiação, agora administrada pela presidente Fernanda Mello, que defende que lugar de mulher também é no comando, desfilou mostrando toda a irreverência, retornando com sua marca registrada dos temas de maior complexidade.

Comissão de frente

Comandada pelo premiado Alexandre Medeiros, apresentou-se diante de todos os módulos com muita técnica e leveza, marcas registradas em seus trabalhos pelas escolas por onde passou. Em uma linguagem simplificada, de fácil entendimento e leitura do enredo, trouxe toda a irreverência, chamando a atenção dos jurados e arrancando aplausos. Dispostos a conquistar a nota máxima.

Mestre-sala e porta-bandeira

O casal Matheus Medeiros e Amanda Villaverde apresentou-se diante dos módulos com muita técnica e sincronismo. Com toda a elegância e um bailado clássico, defenderam muito bem o pavilhão da escola para garantir a nota máxima no quesito.

Harmonia e evolução

Os comandados por Alessandro Mongin realizaram um trabalho harmônico de muita organização e técnica, sem espaçamento entre as alas e os setores. Cumpriram muito bem o desempenho, fazendo a agremiação terminar seu desfile em 39 minutos, dentro do tempo regulamentar. A evolução foi vibrante, com canto forte de todos os componentes.

Samba

A composição de Dimas Mello, Robson Alcântara e Lício Pádua, muito bem interpretada pelos intérpretes Léo Simpatia e Bia Lopes, junto com seu carro de som, transmitiu com uma linguagem simplificada o enredo, com nuances melódicas que contagiaram os componentes, fazendo-os cantar forte o samba.

Bateria

Sob a cadência do mestre Serginho, seus ritmistas deram conta do recado. Com várias bossas, elevaram o samba de maneira contagiante, de forma muito positiva, fazendo os componentes vibrarem e cantarem com força.

Siri de Ramos encanta, mas falhas técnicas e correria comprometem o desfile

Por Ana Júlia Agra

A Siri de Ramos levou para a Avenida, no último sábado, pela Série Bronze, o enredo: “Sons e Ritmos da Capital da Encantaria”. A comissão de frente encantou e contagiou o público com uma bela performance que contava com um tripé com efeitos especiais e muita dança, introduzindo a viagem que a escola viria a apresentar.

Comissão de frente
A dupla de coreógrafos usou um elemento móvel, com efeitos pirotécnicos e um boi que saía dançando de dentro do tripé. A teatralização da coreografia desenvolvida para a comissão de frente e seus efeitos especiais foram uma grata surpresa para o público presente, contagiando a arquibancada, que assistia atentamente a cada apresentação dos componentes. Contudo, no terceiro módulo, o efeito especial da comissão de frente não funcionou.

Mestre-sala e porta-bandeira
O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego Lucas e Dandara Luiza, apresentou uma dança tradicional e cadenciada, com movimentos leves, suaves e elegantes. A fantasia do casal trouxe muito brilho, pedraria e plumas, com acabamento e plástica belíssimos. A conexão da dança do casal, o entrosamento e o carisma abrilhantaram o desempenho apresentado.

Harmonia e samba
A harmonia da escola se destacou pelo canto forte da comunidade, presente por todo o desfile. Um samba que fluiu bem e contagiou componentes e público presentes. A escola de Ramos tinha um grande número de torcedores empolgados na arquibancada, ecoando o samba juntamente com seus integrantes.

O intérprete Jefão conduziu a escola de forma satisfatória, conseguindo um bom entrosamento com a bateria comandada pelo mestre Gláucio Duque, que trouxe muitas paradinhas e pura cadência, valorizando a comunidade que entoava o samba.

Evolução
A escola apresentou certa correria, o que fez com que fossem abertos buracos em frente aos últimos dois módulos julgadores; entretanto, conseguiu encerrar seu desfile dentro do tempo estabelecido. A escola apresentou carros grandiosos e com boa plástica.

Caprichosos de Pilares se destaca com homenagem a Jackson Martins, mas é insuficiente na harmonia, o que dificulta suas chances de ascensão à Série Prata

Por Juan Tavares

A Caprichosos de Pilares, famosa escola por ter integrado as séries Especial e Ouro no Carnaval, desfilou pela Série Bronze na noite de sábado pela Superliga Carnavalesca do Brasil. Apesar de a agremiação ser tradicional no cenário carnavalesco, isso não garante que esteja imune à perda de prestígio e posição nas disputas de quem sobe e desce.

O samba-enredo, em homenagem ao antigo puxador, animou a plateia e permaneceu na cabeça das pessoas que acompanhavam o espetáculo na Intendente. No entanto, ele, sozinho, não tem como determinar o resultado da apuração.

A comissão de frente esteve belíssima, chegando de “mansinho” para depois fazer uma coreografia maravilhosa, tal como uma condução no tango.

Os buracos criados devem desfalcar a escola na pontuação dos jurados, mas não percebi que fosse pela falta de pessoas, e sim por falta de organização por parte da equipe responsável. É uma pena, porque o conjunto da obra estava em plena sinergia. Quem sabe, em uma próxima oportunidade, Pilares não volte para as cabeças, galgando, aos poucos, seu lugar ao sol.

Comissão de frente
Começou lentamente e, aos poucos, a coreografia se desenvolveu, digna de uma escola da Série Ouro. Apesar da simplicidade da indumentária – que não é o principal deste quesito – a escola conseguiu ter um bom desempenho em sua apresentação, cantando e encantando, com os casais performando lindamente o samba da Caprichosos.

Mestre-sala e porta-bandeira
Os irmãos Raison e Raessa Alves foram bastante competentes na apresentação: simpáticos, demonstraram muita perícia na execução dos movimentos de dança e, ainda por cima, animaram o público que aguardava ansiosamente o desfile da escola. O sucesso do casal não é para menos, a dupla deu seus primeiros passos na escola da Caprichosos. É claro que esse início iria reverberar futuramente. Os giros ficaram ainda mais bonitos graças à fantasia, que remetia às cores da agremiação.

Harmonia
A agremiação foi razoável neste quesito, porém poderia e deveria ter ido melhor, dada a história da escola na elite do Carnaval Carioca. Os buracos formados foram mais por falta de posicionamento do que pelo número de componentes inscritos para o desfile. A Caprichosos deveria investir mais nisso em 2026, se quiser avançar para a Série Prata.

Evolução
A Caprichosos evoluiu bem e conseguiu fazer tudo dentro do tempo estimado pelo cronômetro. Da comissão de frente às alas finais, a escola fez com que houvesse coesão durante os 38 minutos e 36 segundos de desfile. Um ponto positivo para eles, que, mesmo na Série Bronze, ainda conseguem executar a função com qualidade.

Samba
A escolha do tema “Jackson Martins, a estrela que não se apagou!” foi uma bela maneira de homenagear o puxador de nome homônimo, que foi brutalmente assassinado em 2004, quando iria se apresentar em uma casa de shows na Baixada Fluminense. O samba é empolgante, vibrante e, ao mesmo tempo, nostálgico.

Xande de Pilares, Jorginho Moreira, Pedrinho da Flor, Betinho de Pilares, Miguel Dibo, Gilson Bernini, Rafael Gigante, JB Oliveira, Vinicius Ferreira, W. Corrêa, Renato Galante e Jassa fizeram um excelente trabalho ao comporem esta música em homenagem ao colega de agremiação. O enredo é chiclete, gruda na cabeça, principalmente no refrão:

“Tem bumbum de fora pra chuchu, a Identidade tem zoeira, na Caprichosos é pra eternidade”

e

“Lembrança do meu nome, sonhar é reviver pro show continuar.
Eu quero ver você comigo caprichar.
Chegou Pilares, vai à luta, meu povo.
Eu voltei pra defender meu pavilhão.
Felicidade eterniza o meu legado,
Saudadeando, solto a voz do coração.”

Este samba é empolgante, dançante, enérgico e, ao mesmo tempo, nostálgico.

Outros destaques
A ala das baianas estava com fantasias de cores lindíssimas, semelhantes as dos nobres do século XVIII. Ademais, a animação e a execução estiveram muito à altura da escola. O desejo dos componentes que estavam ali, certamente, foi um dos fatores que fez a ala se destacar com louvor. Vale observar que havia alguns buracos bastante perceptíveis, mas mais por falta de ajustes na posição das pessoas do que por falta de integrantes.

Vale muito destacar a ala das passistas, pois sambaram com muita vontade e se entregaram muito bem durante o desfile. Não faltaram energia nem disposição de cada mulher presente na noite de sábado.

Acadêmicos do Dendê emociona, mas enfrenta desafios na Avenida

Por Ana Júlia Agra

A Acadêmicos do Dendê trouxe para a Avenida, no último sábado, uma comissão de frente homenageando David Miranda, que era o enredo da escola: “David Miranda: Um legado de resistência”.

Comissão de Frente
Mariana Paixão apresentou uma comissão com maquiagem artística, efeitos especiais, globos luminosos e um componente central representando o homenageado, que mostrava ao público o nome da agremiação através de um livro iluminado por luzes de LED. A teatralização da coreografia, expressiva e síncrona, desenvolvida para a comissão, introduziu o que viria a seguir para ser apresentado pela comunidade da Ilha do Governador.

Mestre-sala e porta-bandeira
O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Yuri Pires e Cassiane Figueiredo, apresentou uma dança tradicional e cadenciada, com movimentos suaves. O casal mostrou seu entrosamento, conexão, carinho e respeito ao pavilhão através de sua coreografia.

Harmonia e samba
A escola passou pela Passarela Popular do Samba com o canto da comunidade, ora mais tímido, ora mais intenso, mas presente por todo o desfile. Vale ressaltar que o Dendê desfilou com fantasias completas, mesmo que sem muito luxo.

O intérprete Doum Guerreiro conduziu a escola de forma satisfatória, conseguindo um bom entrosamento com a bateria comandada por mestre Mumu, cadenciada e ritmada, apresentando paradinhas por todo o desfile, a fim de valorizar o canto da comunidade.

Evolução
A escola apresentou alguns buracos visíveis em frente às cabines julgadoras e correria para não estourar o tempo regulamentar. O samba funcionou, e a comunidade da Ilha encerrou seu desfile dentro do tempo regulamentar.

Jorge Silveira segue como carnavalesco do Salgueiro

O Salgueiro anunciou na noite desta segunda-feira, nas redes sociais, a renovação com o carnavalesco Jorge Silveira para o desfile de 2026. Veja a publicação abaixo.

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“Nosso Torrão segue forte para mais um grande Carnaval! É com alegria que anunciamos a renovação do nosso carnavalesco Jorge Silveira!

Com sua criatividade e talento, Jorge seguirá escrevendo mais um capítulo dessa história de paixão e tradição. Vamos juntos rumo a mais um desfile inesquecível!”

jorge silveira salgueiro
Foto: Divulgação/Salgueiro

Portela informa saída dos coreógrafos da comissão de frente

A direção da Portela, através das redes sociais, anunciou nesta segunda-feira a saída dos coreógrafos da comissão de frente, Leo Senna e Kelly Siqueira. Veja abaixo o texto da escola.

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“Hoje, encerramos um ciclo com imensa gratidão por tudo o que @leonardossenna e @kellysiqueira11 fizeram pela Comissão de Frente ao longo desses anos.

Nos despedimos da dupla Léo Senna e Kelly Siqueira, que se desligaram da escola nesta tarde. Agradecemos a dupla pelo comprometimento, empenho e trabalho em prol da nossa Comissão de Frente. Eles estiveram conosco em momentos decisivos e de grande importância, como em 2017, quando assumiram o cargo e conquistamos o título de campeões do carnaval, e também, no retorno à escola para o carnaval de 2022.

Kelly e Leo Portela 2
Coreógrafos da comissão de frente da Portela Foto: Carnavalesco

Nosso muito obrigada pelo respeito a toda família portelense em todas as fases em que estiveram conosco.

Desejamos boa sorte e seguimos juntos no projeto Portela Planeta Azul”.

Tom Maior renova com Gilsinho

Em 2026 o intérprete Gilsinho irá para o seu quinto carnaval consecutivo na vermelho e amarelo. Neste ano, o cantor optou por ficar na escola mesmo com a queda para o Grupo de Acesso. Gilsinho cantou o icônico samba do carnaval paulistano de 2009, que foi reeditado com sucesso e vencido pela escola. Agora, com a volta da agremiação para o Grupo Especial, será a voz deste retorno. Veja a nota:

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O CARNAVAL ESPECIAL! ✨

Se desfilaremos na sexta ou no sábado? Ainda não sabemos, mas podemos dar essa certeza: Gilsinho brilhará como nosso intérprete oficial em 2026.

Defendendo a nossa #NovaAngola, ele conquistou o prêmio de Melhor Ala Musical no Grupo de Acesso I. Para 2026, o desafio é manter o desempenho e levar o vermelho e amarelo ao topo do pódio do Grupo Especial!

TomMaior2025 InterpreteGilsinho

Carnavalesco André Machado anuncia saída do Águia de Ouro

O carnavalesco André Machado anunciou em suas redes sociais a saída do Águia de Ouro. Em 2025, o artista assinou o enredo “Em Retalhos de cetim, a Águia de Ouro do jeito que a vida quer”, uma homenagem ao cantor Benito di Paula, ficando na sétima colocação. Na publicação, André agradeceu o presidente Sidnei Carrioulo, a comunidade e todos os segmentos da Pompeia. Veja abaixo o texto:

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“É com um coração cheio de gratidão que venho me despedir da nossa amada escola. Após um ciclo incrível e inesquecível, quero comunicar que não continuarei à frente da criação para o carnaval de 2026.

Foram momentos de muita dedicação, aprendizado e, acima de tudo, amor por esta comunidade. Juntos, conseguimos construir sonhos, superar desafios e celebrar cada momento com muita alegria e garra.

aguia barracao25

Quero agradecer ao presidente Sidnei Carriuollo, a cada componente da escola, aos Diretores, Harmonias, Time de canto, ritmistas, diretores de bateria e rainha, aos casais de M.S e P. B. , comissão de frente e coreógrafo, as musas, passistas, destaques, chefes de alas, coreografos de alegorias, time de alegoria, aos artistas de ateliê e barracão, e especialmente à comunidade, que me recebeu com tanto carinho e confiança. O trabalho realizado não teria sido possível sem a união e o empenho de cada um de vocês.

Agradeço por cada sorriso, por cada ensaio, por cada momento de emoção que compartilhamos. Mesmo não estando mais à frente do carnaval da Águia de Ouro, continuarei torcendo para que a Escola conquiste mais uma estrela.

Muito obrigado por tudo! A Águia de Ouro estará sempre no meu coração.

Com gratidão e amor!!
André Machado”

Big Brother Brasil segue para a metade da temporada com muitos embates e surpresas para o participantes até aqui

A vigésima quinta edição do Big Brother Brasil chegou trazendo muitas novidades,este ano por exemplo os participantes bbb entraram na casa em duplas e jogaram assim até o início da terceira semana de jogo. O programa que está no ar a mais de duas décadas no horário nobre na rede globo de televisão e teve em seu ano de estreia duas edições parece mesmo conseguir se reinventar e mesmo em épocas de rede sociais e fácil acesso a tudo que acontece na casa mais vigiada do Brasil quase que em tempo real através das mais diversas redes de fotos e vídeos, o programa consegue manter sua boa audiência nas edições diárias ao vivo e gravadas. 

tv

Nesta edição, como na maioria de todas as edições, os participantes vieram das mais variadas regiões do país, tivemos representantes de todas as regiões e com o diferencial de chegar até  a casa mais vigiada do Brasil formando duplas. Assim se iniciou o jogo sendo feito em duplas e durou assim por duas semanas. As primeiras duplas eliminadas no programa foram o casal de Manaus Arlene e Marcelo e em seguida a dupla formada por pai e filha, Raissa e Edi de Minas Gerais. 

As duplas no princípio do jogo, tinham que fazer tudo em dupla, disputar as provas do anjo e líder em dupla, assim como também usufruir de todos os benefícios de ser anjo e líder. assim como dar imunidade, estar imunes e também votar em dupla seja como líder ou como voto de confessionário. De todas as situações que os participantes a única que não era compartilhada em dupla eram as penalidades e  perda de estalecas.

Quem continua na disputa no bbb 2025?

Até hoje os eliminados do Big Brother Brasil foram Arleane e Marcelo, Edilberto e Raissa, Giovanna, Gabriel, Mateus, Diogo Almeida e Camilla, com exceção das duas primeiras eliminações que foram em dupla, onde o programa perdeu em duas semanas 4 parcipantes. Após isso todas as eliminações foram individuais a primeira delas foi de Giovanna irmã de Gracyanne, onde na após a eliminação Gracyanne ficou em quarto secreto por uns dias onde teve acesso a todos os vídeos e áudios do participante.

Com a volta de Gracyane do quarto secreto, os brothers tiveram a notícia que o jogo naquele momento passava a ser de maneira individual, fazendo com que as alianças entre eles pudessem ser refeitas já que não necessariamente tinham que respeitar a união de um dupla se não agir de modo individual. 

O fim das duplas? Persistência e fragilidade das alianças no BBB

O fim da dinâmica de duplas não mudou muita coisa no jogo, porque apesar de uma nova proposta de jogo ser possível, as duplas, mesmo que voltando separado e tendo acesso a outros fatores do jogo de maneira individual, preferiam seguir atuando como dupla e manter os mesmo alidados.

Com o tempo algumas  alianças do jogo foram se desfazendo como a aliança entre Camila, Vitória e Thamiris que era super forte, mas que se desgastou por conta de comentários das irmãs sobre a atriz. o Jogo do bbb muda muito rápido e aquele que um dia é favorito no outro pode se perder no jogo e desagradar o público.