O Carnaval 2024 vai marcar a mudança do modelo de gestão dos desfiles na Marquês de Sapucaí. Em entrevista coletiva, na tarde de segunda-feira, no Copacabana Palace, para apresentar o Carnaval 2024 no Rio de Janeiro, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, elogiou a mudança do modelo de negócios da Liesa, que fechou acordo com uma cervejaria exclusiva para todo Sambódromo e quadras das escolas de samba, gerando receitas novas para todas escolas de samba do Grupo Especial. Ele frisou que sempre ajudará todas agremiações, através da subvenção do poder público, e citou que o novo momento pode qualificar ainda mais o espetáculo.
“O novo modelo tem avanço enorme na importante agregação de valor ao carnaval da Sapucaí. É como o Flamengo, por exemplo, que consegue receitas extras. O mundo ideal que está se buscando, acredito que pela Liesa, é que a própria subvenção seja um plus para melhorar ainda mais a festa. O modelo de carnaval da Sapucaí pode ser sustentável e equilibrado. Jamais negarei ajudar as escolas, independentemente delas serem da cidade do Rio de Janeiro ou não. Assim, a gente vai qualificando cada vez mais o espetáculo, que diz muito sobre a identidade do Rio de Janeiro e do Brasil. Estamos lidando com manifestação cultural importante da cidade”, afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, sinalizou que é uma nova era do carnaval, com valorização dos sambistas, fortalecimento das escolas de samba e modernização do espetáculo. Foi citada a presença digital mais ativa, dando destaque para o envolvimento nas redes sociais. Na citação a “revolução no streaming”, Gabriel revelou que o álbum ao vivo Sapucaí 2023 teve mais de 1 milhão de reproduções. No sistema de som, foi falada em melhorias e na equalização personalizada de cada escola. O diretor de marketing apresentou também a venda de ingressos unificada para os desfiles de 2024. Segundo ele, trazendo mais segurança e comodidade. A marca Rio Carnaval foi citada como vencedora de dois prêmios em Cannes Lions, o maior festival de publicidade do mundo, além do carnaval do Rio ter estado em um dos painésis na Times Square, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
“Nosso objetivo é fortalecer as escolas de samba e valorizar os sambistas. Estamos mostrando a força do carnaval com mais de 1 milhão de reproduções dos sambas de 2023 no streaming. A nova iluminação do Sambódromo já foi usada em 2023 e será muito mais em 2024 pelas escolas. A qualidade sonora do Sambódromo teve melhoria com a equalização de todas escolas, acontece pela primeira vez e se estende para 2024. Cada escola de forma individual passa antes o seu som. Com o novo modelo de negócios da Liesa, a gente terá uma grande mudança que é a cervejaria exclusiva do carnaval, que estará presente em todos os camarotes e nas escolas de samba. Investimento fundamental para todas escolas de samba. Mostra o protagonismo dos sambistas. Agradeço a parceria que temos com a prefeitura e o estado”, disse Gabriel David.
Carnaval de rua
A abertura do carnaval de rua na cidade está programada para o dia 13 de janeiro de 2024. Sobre a festa foi falado que pela primeira vez a Prefeitura do Rio antecipou o caderno de encargos, definindo o melhor projeto e a empresa vencedora da licitação. Foi informado que ficou garantido o patrocínio para os anos de 2024, 2025 e 2026.
O caderno estipulou: sanitários, postos médicos, ambulância, maqueiro, inscrição de promotores de venda, coleta seletiva, proteção de canteiros e monumentos, controladores de tráfego, sinalização e euipamento de orientação viária, painel de mídia variada, utilização de mecanimos de informação turística e programação visual da cidade. A promessa é que o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro contará com infraestrutura aprimorada para garantir a segurança e o conforto dos foliões, além de melhor planejamento viário e logístico para os foliões e não foliões.
A parceria Estado e Prefeitura foi ressaltada como fundamental, sinalizando que o planejamento operacional integrado e antecipado viabilizou melhorias no controle de fluxo. Foi dada a garantia que o forte esquema de segurança implementado em 2023 será ainda maior para 2024, com aumento das áreas de bloqueios e detectores de metais que passarão a ser realizados em quatro áreas da cidade.
“Destaco a parceria da Prefeitura do Rio com o Estado. São festas especiais. A Lei do ICMS ajuda na organização dos eventos. Além disso, fizemos o acordo por três anos com a empresa para exploração comercial e isso significa menos custo para prefeitura e o estado. Queremos sempre o produto Rio de Janeiro valorizado, provavelmente, São Paulo vai copiar a gente e isso é um orgulho. Sobre os blocos, tem o excesso na Zona Sul, o carnaval é um período que restrições acontecem na cidade, buscamos fazer isso de forma organizada. A premissa é privilegiar os blocos com história e que tem relação com aquela determinada região da cidade”, disse Eduardo Paes.