InícioGrupo EspecialNovamente, parcerias de Júlio Alves e Totonho fazem grandes apresentações na Unidos...

Novamente, parcerias de Júlio Alves e Totonho fazem grandes apresentações na Unidos da Tijuca

Medrado também apresena de qualidade e Sereno evolui na semifinal tijucana

A Unidos da Tijuca apresentou quatro sambas em sua semifinal e a disputa mais uma vez mostrou estar bastante acirrada. Novamente, as parcerias de Júlio Alves e Totonho se destacaram em mais uma etapa do concurso que irá definir o samba-enredo da Azul e Amarela do Borel para o Carnaval 2024. O resultado será divulgado nos próximos dias através das redes sociais da agremiação. O site CARNAVALESCO acompanhou tudo através da série “Eliminatórias”, e a análise de cada um você acompanha ao longo do texto. A final acontece no dia 21 de outubro.

Foto: Divulgação/Tijuca

Em 2024, a Unidos da Tijuca apresentará o enredo “O Conto de Fados”, assinado pelo carnavalesco Alexandre Louzada, com a intenção de fazer uma viagem a Portugal, destacando diversos aspectos da história do país como fábulas, mistérios e lendas populares. A Unidos da Tijuca será a quinta agremiação a pisar na Marquês de Sapucaí na primeira noite de desfiles do Grupo Especial.

Parceria de Eduardo Medrado: A primeira parceria da noite foi composta pelos compositores Eduardo Medrado, Kleber Rodrigues, Adolpho Konder, Sandro Nery, André Braga, Luiz Pavarotti e com as participações especiais de André Diniz e Evandro Bocão. A torcida deu um show do início ao fim, com um destaque para a homenagem para a Mãe Fátima, a Nossa Senhora de Fátima logo no início. A torcida cantou bastante a obra de forma contínua. Tem-Tem Jr em mais uma ótima atuação conduziu o time no palco que era qualificado, com Rafael Tinguinha, Leandro Santos e Chicão. O refrão principal, sem dúvida, foi a parte mais cantada pela torcida e por adeptos do samba ao longo da apresentação. O segundo refrão de fácil assimilação também foi um destaque “Pra celebrar os Deuses, cultivar as flores//Desse teu caminho//E delirar em noite de luar//Ao saborear bom vinho”. O samba possui uma excelente letra e sobre a melodia, vale a pena frisar, mais uma vez, que ela é diferenciada. A apresentação foi muito boa da parceria, contagiando a galera dos camarotes.

Parceria de Totonho: Segundo samba da noite foi composto pelos poetas Totonho, Marcelo Adnet, Fadico, Dudu, Gabriel Machado e Rodrigo Alves. A obra ainda conta com as participações especiais de Claudio Mattos e Cadu Cardoso. Assim como foi na apresentação do primeiro samba, a torcida deu um grande show, com bandeirinhas até nos camarotes. O gogó estava afiado, pois cantaram bastante durante todo o tempo. Igor Sorriso cantou muito bem, com um grande destaque também para Igor Vianna. Completaram esse grande time Thiago Chaffin e Lucas Macedo. Assim como na parceria anterior, o refrão principal foi a parte mais cantada. A cada passada da obra, o refrão de cabeça erra berrado pela torcida e por simpatizantes do samba. O segundo refrão mais uma vez passou muito bem também com um canto forte. A chamada para o refrão de cabeça foi outro ponto de destaque, tanto pela beleza na letra quanto na melodia “Oh Santa! Oh Santa!//Fátima vos peço em oração//Rogai por nós, “salve rainha”//Seja luz da minha vida enquanto andar por esse chão”. Uma apresentação forte e consistente da parceria do samba 13, levantando a galera do camarotes.

Parceria de Sereno: A terceira parceria semifinalista foi composta pelos compositores Sereno, Dinny da Vila, JB Oliveira, Camila Lúcio, Deiny e Mano Kleber. A obra ainda contou com as participações especiais de Wagner Zanco e Almeida Sambista. A torcida fez a sua parte cantando o samba o tempo todo. Nino do Milênio foi o intérprete principal substituindo Wander Pires nessa apresentação. A parceria teve um ritmo bem melhor do que teve na semana passada. O refrão principal “Sou ouro de mãe//E azul pavão//Mostra teu segredo, me dê proteção//Senhora do manto, milagroso véu//Abençoa o povo do Borel”. O samba que tem uma das melhores pegadas da disputa se destaca também pela cabeça do samba “Orfeu da Conceição//Dedilha o fado em sua lira//Me dê a mão e vamos viajar//Em águas salgadas, delira”. Foi uma boa apresentação do samba 10.

Parceria de Júlio Alves: a última parceria da noite foi composta pelos compositores Julio Alves, Cláudio Russo, Jorge Arthur, Silas Augusto, Chico Alves e D’Sousa. A torcida veio com o samba na ponta da língua e cantou muito durante todo o tempo. Charles Silva, intérprete da Estácio de Sá, mostrou que está em um grande momento e cantou demais mais uma vez. O samba tem um refrão principal que foi muito cantado pela torcida, mas é o segundo refrão que contagia ainda mais “Põe no balaio um punhado de magia//Das divindades que invadiam o lugar//Põe no balaio e amassa com carinho//Que do cacho eu faço vinho//Pra colheita festejar”. Tanto na cabeça do samba, quanto no início da segunda, a obra possui força e ao longo do samba possui variações melódicas, principalmente, na segunda parte que é recheada delas. Apresentação muito forte da parceria de Júlio Alves.

- ads-

Liesa vai manter ‘arrastões’ após cada dia de desfile e promete parceria com poder público para melhorar o funcionamento do sistema de transporte

O presidente da Liesa, Gabriel David, em publicação nas redes sociais, garantiu que os "arrastões" após cada dia de desfile estão mantidos para o...

Carreta Social na Unidos de Padre Miguel oferecerá exames ginecológicos para a comunidade

Nos dias 08, 09 e 10 de maio, a quadra da Unidos de Padre Miguel, agremiação do Grupo Especial do Carnaval Carioca, será palco...

Fé é o que move a Morada! Religiosidade da escola foi o principal motivo da escolha do enredo da Mocidade Alegre

É verdade que o enredo da Mocidade Alegre repercutiu de forma bastante positiva dentro do carnaval, principalmente, internamente na escola. Desde o anúncio até...