InícioGrupo EspecialGrande RioNos braços do povo, Grande Rio realiza último ensaio de rua poderoso...

Nos braços do povo, Grande Rio realiza último ensaio de rua poderoso na busca pelo bicampeonato

Atual campeã do carnaval, escola de Caxias mostra credenciais que a colocam novamente na briga pelo título

Por Luan Costa e Rhyan de Meira

Caxias ferveu no último ensaio de rua da Acadêmicos do Grande Rio na preparação para o próximo carnaval, não tinha como ser diferente, a escola, atual campeã, está mais feliz do que nunca, seus torcedores, empolgados com a possibilidade da conquista de mais um título compareceram em peso neste que foi o último ensaio na Brigadeiro Lima e Silva antes do desfile oficial. No próximo domingo o ensaio será na Sapucaí. A junção de calor, alegria e comemoração do aniversário de Zeca Pagodinho, grande homenageado no desfile deste ano, resultou em uma noite de muita festa. A presença da rainha de bateria Paolla Oliveira também contribuiu para que a festa fosse ainda maior.

Mestre Fafá e Paolla. Foto: Luan Costa/Site CARNAVALESCO

A tricolor de Caxias mostrou que está preparada para brigar pelo bicampeonato, algo que o Grupo Especial não vê desde 2008, quando a Beija-Flor de Nilópolis se sagrou campeã. Se depender da garra dos componentes e do comprometimento dos segmentos, o sonho pode sim ser real. No ensaio deste sábado, que durou pouco mais de uma hora, a agremiação deu vários motivos de que está pronta para encantar a avenida novamente, o samba, extremamente popular, está da boca do povo, a bateria de mestre Fafá e o carro de som comandado por Evandro Malandro se completam. O primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Daniel Werneck e Taciana Couto não estiveram presentes no ensaio desta noite.

Sobre o ensaio, Thiago Monteiro, diretor de carnaval da escola, frisou que foi o momento de festejar com a comunidade e retribuir todo o carinho que eles têm dado. Desde dezembro realizando ensaios de rua, o de hoje foi o último e Thiago ressaltou que na próxima terça terá o ensaio geral de quadra.

“Nosso último ensaio de rua é tradicionalmente a festa com o povo de Caxias. A gente tem ensaiado na rua desde a primeira semana de dezembro, a gente já ensaiou exaustivamente aqui e hoje aquele envio. É aquele do nosso último encontro na nossa na nossa rua. Terça-feira ainda temos um na quadra que será o ensaio geral, mas na rua foi o último, tradicionalmente é uma festa, é a gente no braço do povo e estou muito feliz com o nosso resultado, embora hoje realmente foi um ensaio cheio, muito caudaloso. É uma festa, hoje é muito mais uma festa, um encontro com o nosso povo, com a nossa galera”.

Comissão de frente

Os consagrados coreógrafos Hélio e Beth Bejani seguem por mais um ano à frente da comissão de frente da Grande Rio, nos dois últimos carnavais a aclamação foi unânime, portanto, a expectativa é enorme para saber o que eles planejam para o próximo carnaval. No ensaio a sensação foi de estar imerso no enredo da escola, mesmo sem fantasias ou elementos cênicos, os componentes da comissão encantaram o público com uma dança alegre, bem coreografada e com passos bem marcados na letra do samba, o destaque fica para a menina que performa durante o refrão do meio, ela exala muito carisma e ainda interage com o público durante as apresentações.

Evolução

Como disse o diretor Thiago Monteiro, o ensaio deste sábado foi uma grande festa, porém, todo o cuidado para que a escola evoluísse da melhor maneira também foram tomados, durante todo o período foi possível ver as alas distribuídas de forma correta, sem atropelos ou espaçamentos desnecessários, os componentes tinham liberdade para brincar, e assim faziam, mas todos estavam comprometidos em entregar o melhor resultado. O único senão fica para o grande assédio em torno da rainha de bateria Paolla Oliveira, todos queriam ver a musa, o que causou um pouco de dificuldade para que a escola pudesse prosseguir o cortejo de forma mais tranquila.

Thiago Monteiro conta que o ensaio é o momento de corrigir pequenos problemas que possam aparecer, perguntado se tem algo para corrigir, ele disse que sempre tem pontos a serem observados e que o ensaio serve justamente para isso.

“Sempre, a gente na concentração conserta coisas, teremos o ensaio técnico no campo de jogo, conto muito com esse ensaio, tenho certeza que lá vamos acertar mais coisas, a gente fica atento até o último minuto para que tudo saia da melhor forma nesse desfile”, conta o diretor.

Harmonia

Um dos grandes destaques do ensaio foi o canto dos componentes de Caxias, fruto de muitos ensaios, fica claro que eles têm total domínio do que estão cantando, todas as partes do samba foram cantadas com extrema empolgação e entrosamento. O casamento entre o mestre Fafá e Evandro Malandro é algo que deve ser estudado, ano após ano eles demonstram ainda mais sincronia e união, o resultado é um show de ritmo que faz bem ouvir e apreciar.

Mesmo recebendo muitos elogios e sendo aclamado pelo público, o mestre Fafá diz que sempre tem alguns detalhes para serem corrigidos. Ele aproveitou para fazer uma balanço desse pré-carnaval da Grande Rio e acredita ter sido positivo.

“As pessoas dizem que está bom, mas eu sou muito chato e perfeccionista. Pra mim nunca está bom, sempre tem um detalhe a mais e algo a mais que possa ser ajeitado. O balanço é positivo. A gente vem trabalhando com muita humildade e pé no chão, sabendo o que a gente precisa fazer pra conquistar o bicampeonato. A gente sabe que é difícil, que tem muita escola boa. A gente sabe que carnaval se decide dentro da pista. Esperamos fazer um grande desfile”, contou Fafá.

Seguindo a mesma linha de Fafá, o intérprete Evandro Malandro se diz muito feliz com o trabalho desempenhado pela escola, para ele, a sensação é de que tudo está dando certo, ele quer levar o trabalho realizado nos ensaios para a avenida, afinal, a responsabilidade da Grande Rio aumentou após o título no carnaval passado.

“Eu estou muito feliz com o trabalho e desempenho. O balanço que eu faço é que deu tudo certo e está dando tudo certo. A gente quer levar esse pensamento e essa ideia pra avenida. Pra acertar (no desfile) não, é pra manter o equilíbrio e o trabalho que a gente vem mantendo durante os ensaios. A responsabilidade aumenta, mas a Grande Rio está acostumada. Foram tantos carnavais que mereceram ser campeões e, depois desse, a gente vem praticamente nos mesmos moldes de excelência”, pontuou Evandro.

Samba-Enredo

De autoria Igor Leal, Arlindinho, Diogo Nogueira, Myngal, Mingauzinho e Gustavo Clarão, o
quitandinha de erê, como ficou popularmente conhecido, já estava na boca do povo antes mesmo de ser escolhido oficialmente pela escola como o samba-enredo oficial na homenagem a Zeca Pagodinho. Com uma melodia leve e uma letra fácil, é possível rapidamente viajar pelo subúrbio carioca nessa grande procura pelo Zeca, como propõe os carnavalescos. Várias são as partes cantadas com mais empolgação pelos componentes, mas destaca-se o refrão do meio e o final do samba, “Zeca! Levante o copo para o povo brasileiro, te encontrei nesse terreiro, Xerém é o seu quintal!”.

Outros destaques

Figura carimbada da escola, David Brazil marcou presença no ensaio de sua escola do coração, assim como ele, outras personalidades da mídia também estiveram presentes, como a influencer Pequena Lo e o músico Xamã, esse último muito festejado pelo público. Porém, todos os holofotes estavam voltados para a rainha Paolla Oliveira, ela, com seu habitual carisma, respondeu todo o carinho do público com muito samba no pé.

Expectativa para ensaio técnico

No próximo domingo, dia 12 de fevereiro, a Grande Rio será responsável por finalizar a maratona de ensaios técnicos realizados no Sambódromo, pela primeira vez, a escola participará do teste de luz e som, para Thiago Monteiro, é um ensaio diferente e que enche a escola de orgulho. “É a primeira vez na história da Grande Rio que a gente testa som e luz do sambódromo, pra gente é motivo de alegria e orgulho, a escola, apesar de já ter sido vice-campeã algumas vezes, nunca teve a honra de testar a luz e som do Sambódromo, é um ensaio diferente, seremos a última a pisar, é um motivo de orgulho muito grande”, disse o diretor.

Foto: Rhyan de Meira/Site CARNAVALESCO

Perguntado sobre o que podemos esperar para o ensaio técnico, Thiago contou que a escola está preparando surpresas e atrações para entreter e brindar o público, mas que o grande foco da agremiação é treinar para corrigir os erros, ele inclusive disse que se tiver que errar, que seja no próximo ensaio.

“Ensaio técnico é uma das etapas importantíssimas para que seja feito um grande desfile. Agora a gente também tem que brindar aquele público com atrações e a Grande Rio, como no passado, não vai fazer diferente. A gente vai com o nosso melhor lógico, estamos vendo coisas pra em entreter o público também, mas acima de tudo, acima de qualquer coisa, nosso maior foco é treinar a escola, é ensaiar a escola, é corrigir o que tiver que corrigir, se tiver que errar que seja dia 12, problema nenhum. Então a gente quer realmente usar aquele momento, aqueles minutos que nós teremos na pista desfilando, mas acima de tudo também treinando”, finalizou Thiago.

Foto: Rhyan de Meira/Site CARNAVALESCO

A Grande Rio será a segunda a desfilar no domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro, quando levará para a Marquês de Sapucaí uma homenagem ao cantor Zeca Pagodinho, através do enredo “Ô Zeca, O Pagode, Onde É Que É? Andei Descalço, Carroça E Trem, Procurando Por Xerém, Pra Te Ver, Pra Te Abraçar, Pra Beber E Batucar”, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora.

- ads-

Conheça o enredo da União da Ilha para o Carnaval 2025

A União da Ilha anunciou o enredo para o Carnaval 2025. O carnavalesco Marcus Ferreira será o responsável pelo desfile. Veja abaixo a publicação...

Jackson Carvalho, Marcelinho Emoção e Fabão Rodrigues assumem Comissão de Harmonia no Arranco

Para o Carnaval 2025, o Arranco contará com uma Comissão de Harmonia formada por Jackson Carvalho, Marcelinho Emoção e Fabão Rodrigues. Jackson Carvalho começou sua...

Vizinha Faladeira será homenageada com conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto

No próximo dia 23 de abril, a histórica Associação Recreativa Escola de Samba Vizinha Faladeira, uma das pioneiras no cenário do carnaval carioca, terá...