InícioSão PauloNa exposição do Bicentenário, Uirapuru da Mooca agita Fábrica do Samba em...

Na exposição do Bicentenário, Uirapuru da Mooca agita Fábrica do Samba em apresentação cheia de energia

A escola da Zona Leste saiu pela rua da Fábrica do Samba em um breve desfile

A Uirapuru da Mooca, que está no Grupo de Acesso II, fez sua apresentação na exposição do Bicentenário e trouxe bastante energia para a Fábrica do Samba. Depois de uma semana sem apresentação devido às eleições de 2022, o retorno foi interativo e animado para o público presente no novo reduto do samba paulistano.

A agremiação da Mooca, Zona Leste de São Paulo, levou seu pavilhão para a Fábrica do Samba. Sob comando do Mestre Murilo Borges, aproveitou para fazer uma graça ao deixar o espaço do palco onde as escolas se apresentam e seguiu para as ruas da Fábrica.

Em conversa com o site CARNAVALESCO, o mestre Murilo Borges revelou: “Foi muito especial pois foi minha primeira “apresentação” nesta jornada como mestre de bateria e fico muito feliz com essas iniciativas da Liga, precisamos de muito mais coisas assim em São Paulo o ano todo, para não deixar o povo desanimar durante o ano”.

Com a rainha Acassia Amorim e a madrinha Tatiane Reis, a Moocadencia tirou onda, foi até a porta da exposição do Bicentenário e por lá ficou junto com membros da harmonia da escola. Fizeram uma roda, sambaram bastante, envolveram todo o público presente até retornaram para o local do palco.

Diretor de tamborim da Moocadencia, Kaique Oliveira contou com exclusividade sobre a apresentação: “A apresentação foi como reviver uma aventura pois se passaram dois anos sem ir a Fábrica do Samba e sentir essa energia vindo do lugar onde o Carnaval acontece é um privilégio; sem conta que estávamos com saudade de um Carnaval”.

A escola através do intérprete André Ricardo, cantou seus sambas tradicionais, e claro o samba-enredo de 2023 da escola. Assim como também trouxe músicas populares como o ‘Samba de Arerê’ do Grupo Revelação, ‘Vou Festejar’ de Beth Carvalho, e também a música tema da Globeleza, colocando a escola e o público presente para dançar.

Sobre a Uirapuru

Fundada em 1976, a escola participou do carnaval entre 78 e 80, quando ficou um longo período sem desfilar oficialmente. Ressurgindo somente em 2001 e começando uma grande ascensão de lá para cá.

Chegou ao auge no Grupo de Acesso I em 2010 e ficou no sexto lugar, mas no ano seguinte, duas escolas foram rebaixadas e ficou no 7ª lugar, voltando para o Grupo de Acesso II, onde está desde então chegou ao vice-campeonato em 2013, mas não bastou para subir. Desde então a escola vai alternando colocações e no último carnaval terminou em 5ª lugar entre as 14 escolas do Grupo de Acesso II.

Buscando o tão sonhado retorno ao Grupo de Acesso, a Uirapuru será a 6ª escola a desfilar e cantará “Amazônia: Terra do Uirapuru – Salve os donos da terra e suas lendas”, e claro, seu samba foi um dos apresentados na exposição.

Como ir na exposição

Aberta de quarta a domingo, das 10h às 17h, a entrada e o estacionamento são gratuitos. A exposição irá até o dia 30 de dezembro. Além da exposição, é muito legal ver como é a Fábrica do Samba, sua dimensão dentro do Barracão, algo marcante, e inédito para o público geral.

As apresentações das escolas de samba acontecem no período da tarde por agremiações do Grupo de Acesso I e II no carnaval de São Paulo, fique atento na programação:

19/11, sábado
14h: Nenê de Vila Matilde

20/11, domingo
14h: Pérola Negra

26/11, sábado
14h: X-9 Paulistana

27/11, domingo
16h: Unidos do Peruche

10/12, sábado
14h: Primeira da Cidade Líder

11/12, domingo
14h: Torcida Jovem

17/12, sábado
14h: Imperador do Ipiranga

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...