InícioSão PauloMódulo musical e comissão de frente se destacam em segundo ensaio técnico...

Módulo musical e comissão de frente se destacam em segundo ensaio técnico do Barroca Zona Sul

Por Gustavo Lima. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

A Barroca Zona Sul realizou na noite de sexta-feira mais um ensaio técnico visando a preparação para seu desfile oficial no Carnaval 2020. A escola teve pontos positivos em todos os quesitos, nem a forte chuva atrapalhou a apresentação da escola, e se o primeiro treino foi positivo, este foi melhor ainda. Destaque para o conjunto musical. Bateria se entende muito com a ala musical, organizando muito bem seu andamento de acordo com o samba, o que faz a agremiação obter êxito na harmonia. Outro destaque foi a comissão de frente, que foge dos padrões do carnaval paulistano, e, mesmo assim, consegue apresentar bem o enredo e interagir com o público.

“Na realidade a gente vai ver se melhorou em relação ao outro ensaio, mas foi muito positivo, a escola estava cantando e evoluindo muito bem, e isso foi muito positivo pra gente. Nós somos uma escola bem emocionada, uma escola de vibração, de garra, fazemos com o coração e somos uma escola que tem um calor a mais”, declarou o presidente Everton Cebolinha.

Samba-Enredo

barroca ensaio3101 5

O samba fluiu bem novamente com outra grande interpretação do cantor Pixulé. Os componentes mostram muita garra ao cantá-lo e de fato contagia o público. Melodia para cima, letra que questiona, contém algumas palavras difíceis, mas não está sendo um problema, e sem dúvida alguma os compositores entenderam a ideia e fizeram uma obra que a coloca no patamar das melhores do carnaval 2020. Destaque para os dois primeiros versos da última estrofe do samba, onde a bateria e o carro de som fazem uma paradinha para os componentes cantarem em uma só voz.

Bateria

A bateria foi outro destaque do treino. É mais uma que está abusando das bossas e paradinhas, mostrando mais entrosamento com o regulamento, além de um andamento bem para cima, e os naipes mais notórios são os tamborins, caixas e repiques. Segundo o mestre Acerola de Angola, houve uma melhora considerável em relação ao primeiro ensaio da escola.

“Esse ensaio foi muito melhor, o que atrapalhou a gente foi a chuva, principalmente na afinação, mas a bateria veio melhor, andamento muito melhor e a escola também. Nós tivemos um pouco de problema no andamento no começo, mas é uma coisa simples de arrumar, queríamos correr da chuva, mas no geral foi muito bom. A bateria tem papel fundamental no canto da escola, nós costumamos falar que nosso clima é de copa, e a gente procura contagiar a escola inteira, e de uns três anos pra cá vem dando muito certo isso. Podemos ver uma escola evoluindo, cantando, curtindo o que está fazendo. As bossas são fruto de muito ensaio, e eu sempre falo que a gente é o termômetro de todas as escolas, porque a gente é a primeira a ser julgada, então a gente é meio que cobaia das outras escolas, mas está sendo muito bom, as bossas estão encaixando dentro da melodia, estamos seguindo à risca o regulamento e tem dado tudo certo”, disse o mestre Acerola de Angola.

barroca ensaio3101 4
Harmonia

barroca ensaio3101 1

Foi um dos quesitos destaques, é impressionante a garra que a comunidade do Barroca está tendo nestes ensaios. A bateria com um andamento alto e o samba forte ajudam muito para isso, mas os componentes estão com uma energia a mais, talvez pelo fato de a escola voltar ao especial depois de tanto tempo. Vale ressaltar o trabalho dos harmonias e chefes de ala, que em conjunto, orientam os componentes para cantarem cada vez mais forte.

barroca ensaio3101 3

Evolução

A escola não comprometeu neste quesito. Se no primeiro ensaio a agremiação quase passou do tempo, neste treino, mesmo com chuva, o Barroca passou no tempo certo, com certeza foi algo corrigido pelo departamento de harmonia e chefes de ala. No mais, a escola cumpriu os requisitos, não houve buracos, espaçamento entre as alas e nenhum componente comprometeu com a evolução da agremiação.

barroca ensaio3101 7

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

barroca ensaio3101 2

Igor Sena e Lenita Magrini mostram cada vez mais estarem sincronizados. O que chama a atenção é que mesmo com a chuva forte, a dupla passou muito bem, mostrou uma coreografia que casa com o samba e conduziram muito bem o pavilhão da “Faculdade do Samba”. Geralmente um casal de mestre-sala e porta-bandeira tem dificuldade para evoluir na chuva, principalmente a porta-bandeira, mas não foi o caso, Lenita executou muito bem seus movimentos usando um salto, o que demonstra um grande talento da jovem porta-bandeira.

Comissão de Frente

barroca ensaio3101 6

A comissão do Barroca é um show à parte no desfile, foge do padrão do carnaval paulistano. A ala fez muitas coreografias e uma extensa apresentação teatral, que demonstra um fácil entendimento. Ao que parece a coreografia representa o sofrimento dos negros em Benguela, que depois reverenciam os orixás que ficam em cima do tripé, com uma grande participação de um integrante que faz o papel de Zé Pilintra, interagindo com o público.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...