InícioSão PauloMOCIDADE ALEGRE É CAMPEÃ DO GRUPO ESPECIAL DE SÃO PAULO NO CARNAVAL...

MOCIDADE ALEGRE É CAMPEÃ DO GRUPO ESPECIAL DE SÃO PAULO NO CARNAVAL 2023

A Mocidade Alegre conquistou o título do Grupo Especial no Carnaval 2023 de São Paulo. A Morada do Samba foi a quinta escola a se apresentar na noite deste sábado, dia 18 de fevereiro, pelo segundo dia de desfiles do Carnaval de São Paulo de 2023. A escola do Limão levou para a Avenida este ano o enredo “Yasuke”. É o 11º título da agremiação no Especial. Mancha Verde, Império de Casa Verde, Tatuapé e Dragões da Real volta no sábado nos desfiles das campeãs. Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio foram rebaixadas para o Acesso 1.

* VEJA AQUI FOTOS DO DESFILE

* LEIA AQUI: ANÁLISE COMPLETA DO DESFILE DA MOCIDADE ALEGRE

O principal destaque do desfile foi a narrativa da saga do lendário “guerreiro com a força de dez homens”, o escravo levado da África ao Japão que se tornou o primeiro samurai negro da história. Um espetáculo teatralizado no melhor estilo oriental, finalizado com uma hora e três minutos.

A maior campeã no Grupo Especial em 2023, já que outras estão no Grupo de Acesso I, não vencia o título desde 2014. Neste ano, trouxe o jovem Jorge Silveira para comandar e com um enredo diferente do que vinha apresentando nos últimos carnavais.

“O Yasuke apareceu para mim como uma possibilidade há mais ou menos dois anos, apresentado pelo Ricardo, que era meu assistente na época. Ele me apresentou o personagem, que eu não conhecia. Imediatamente, quando ele me mostrou, eu falei que achava ser um tema com um potencial enorme para o Carnaval. Comecei a me debruçar sobre o assunto, buscar referências, bibliografia. Achei muito conteúdo na internet, muito material. Existem vários vídeos que falam sobre a história dele. Embora ele seja desconhecido no Ocidente, no Oriente ele é cultuado como um herói, então existe muito material farto sobre ele. A partir daí, comecei a aprofundar a pesquisa e criar uma linha narrativa que pudesse contar a saga do Yasuke. É assim que ele aparece para mim, como a sugestão de um amigo”, disse o carnavalesco Jorge Silveira, em entrevista ao site CARNAVALESCO.

A Morada do Samba, como é conhecida, é uma das escolas mais tradicionais no Grupo Especial, assim como já citado, a maior campeã no grupo neste momento. Mantém uma grande regularidade desde que subiu em 1970, está na elite e quase sempre brigando pelo desfile das campeãs.

Fundação: 1967
Melhor resultado: 11 títulos do Grupo Especial
Títulos: Primeira Divisão (1971, 1972, 1973, 1980, 2004, 2007, 2009, 2012, 2013, 2014, 2023), Segunda Divisão (1970) e Bloco Especial (1969)

- ads-

Imperatriz Leopoldinense distribui três mil rosas em homenagem ao Dia das Mães

Em mais uma ação do projeto “Imperatriz Social”, a Imperatriz Leopoldinense foi neste sábado às ruas do Complexo do Alemão e toda a Zona...

União de Maricá tem novo presidente

A União de Maricá tem um novo presidente. Cria da escola e presente desde a fundação, Juliano Oliveira, de 28 anos, assume a função...

Luiz Vinícius Macedo é o novo presidente da Superliga

A Superliga, que administra os desfiles do Acesso, na Intendente Magalhães, anunciou que Luiz Vinícius Macedo é o novo presidente. O vice é Heitor...